10 Regras de SEO que um webdesigner deve saber

No Blog Marketing online falo diversas vezes sobre SEO e otimização para motores de buscas e um webdesigner deve saber e aplicar.

O que é SEO e como usa-lo corretamente no blog

SEO é o termo sempre mencionado quando o assunto é gerar tráfego qualificado, porém o que é realmente o SEO, e ainda o que significa ele e como o utilizar para melhorar o ranqueamento de seu site?

Muitas pessoas já sabem estas respostas, mas tem pessoas que não tem a mínima ideia sobre esse assunto, e por isso irei tratar desse um pouco sobre ele, começando por toda a sua definição e posteriormente irei aprofundar neste assunto que sempre dá o que falar, por isso confira a seguir algumas perguntas bastante frequentes sobre o assunto.

O que significa a sigla de SEO?

O SEO nada mais é do que a sigla em inglês para o termo de Search Engine Optimization, e que em um bom português nada mais é do que a otimização de sites.

Qual é o objetivo do SEO?

A otimização existente dos sites é realizada para que se possa melhorar o posicionamento dos sites em resultados através dos motores de busca, como por exemplo o Google. Além disto toda a otimização determinada é focada em palavras chave existentes e relevantes ao conteúdo do seu site. Estas palavras chaves são procuradas e consequentemente encontradas primeiramente nos sites que estiverem otimizados para elas, além disto é possível se melhorar não somente a quantidade mas também a qualidade existente das visitas deste site.

Como e onde são feitas estas otimizações?

Existem várias técnicas de SEO, mas basicamente elas se dividem em duas partes como por exemplo o On – Page e Off –  Page.

Os fatores on – page

Este tipo de otimização deverão ser feitas em uma parte escrita através do site, como os títulos, as urls, textos alternativos para as imagens, o corpo do texto, entre outros, por isso confira alguns exemplos a seguir:

  • É possível se definir uma palavra chave existente para cada uma das páginas.
  • A url amigável deverá conter as palavras chave totalmente desejadas.
  • A utilização de todos os atributos alt em todas as imagens determinadas.
  • Os títulos das páginas deverão conter entre 40 e 70 caracteres, e ainda preferencialmente começando com a sua palavra chave.
  • A utilização da tag h2 contendo toda a palavra chave, a headling tags.
  • Os conteúdos com mais de 300 palavras determinadas e preferencialmente que não sejam mais do que mil palavras.
  • A meta descrição existente das páginas com até 160 caracteres contendo as palavras chaves específicas em questão.

Os chamados fatores Off – Page

Estes fatores se resumem em toda a quantidade e qualidade dos seus links externos, também conhecidos como backlinks. Como exemplos podemos citar a quantidade de links externos apontando para o seu site. A qualidade dos links que apontam para o seu site específico, e o texto âncora (texto linkado) dos links externos.

Os plug-ins de SEO para WordPress

Para quem utiliza toda a plataforma de wordpress deverá ter excelentes alternativas de plug-ins para ajudar em toda a otimização existente do seu site, dentre eles podemos citar o WordPress SEO by Yoast. Ambos são considerados como ótimos e ajudam muito para otimizar os seus artigos determinados, apesar de o All in one SEO for algo mais amigável, o WordPress SEO é mais interessante e também completo que poderá ajudar a potencializar todos os seus resultados determinados.

Existe diferença entre o SEO e os links patrocinados?

Todas as estratégias de SEO servem para melhorar o posicionamento do seu blog para uma ou várias palavras chaves, assim é possível contar com resultados orgânicos de buscas.

Já os links patrocinados são anúncios pagos onde você escolhe uma determinada palavra chave é compra um anuncio (pode ser link ou banner) para seu conteúdo. Levando em conta o SEO não se é uma boa garantia de resultados, e os links patrocinados poderão garantir os primeiros resultados de busca, e caso você estiver disposto a pagar o preço para isto.

SEO X Conteúdo de Qualidade

A melhor forma para se conseguir um tráfego qualificado para o seu site é a qualidade dos conteúdos que você oferece para seus leitores. Por isso, nunca troque a relevância dos seus textos por uma estratégia de SEO. O seu conteúdo é o que poderá cativar os leitores fiéis e mantém toda a sua credibilidade existente como o autor.

Isso não significa que você não precisa utilizar nenhuma estratégia existente de SEO, mas que você deve priorizar qualidade do conteúdo do seu blog.

Agora em termos de webdesigner o que fazer?

Inúmeros webdesigners costumam ficar fora dos nossos artigos, então achei importante indicar as 10 regras de SEO que um webdesigner deve saber.

Regras de SEO que um webdesigner deve saber

webdesigners

Tenho recebido alguns emails com a perguntar como criar websites em Joomla e WordPress. Nesse sentido, vou mostrar como deve apresentar o website ao cliente antes de entregar.

1) Tenha cuidado quando for tentar enganar o Google

Esta é uma regra de ouro para tudo ligado a Internet. Em termos de SEO, tentar enganar o Google é uma opção que precisa ser tomada com cautela sabendo das punições.

2) Use keywords

Dê prioridade na descrição e na utilização de frases com palavras-chave no seu website. Use-as nos títulos dos artigos, nas metatags, no título do website e nos títulos h2, h3 e h4. Mas não tente abusar nas keywords com o objetivo de rankear mais favoravelmente, porque o Google não é burro.

3) O conteúdo serve para converter o visitante

Poderá ser o melhor designer do Mundo, mas na realidade as pessoas procuram conteúdo de qualidade nos motores de busca. Não procuram pelo website com o melhor visual. Aplique a técnica da pirâmide invertida, ou seja, concentre-se nas keywords e nos títulos H1 na página principal e resuma os seus artigos no primeiro parágrafo.

4) Código limpo e comentado

Código HTML, CSS ou PHP é mais apreciado quando está limpo, organizado e comentado. No fundo, ele é o melhor para os motores de busca, pois a sua leitura é menos demorosa e mais eficiente. Tente melhor o seu código HTML, utilizando devidamente as tags.

5) Página principal

A chave do seu website é a página principal, nomeadamente a home. Nela deverá encontrar um resumo de todos os conteúdos que apresenta e uma estrutura que cative o leitor.

6) Link internos e links externos

Noutros artigos afirmamos que os links são muito importantes e isso é verdade. O Google preocupa-se imenso nos links internos ou links externos. Eles funcionam como uma âncora no seu texto, permitindo chamar mais leitores. Não utilize expressões como “veja aqui”, “clique aqui” ou “leia mais aqui”, uma vez que não captará muito a atenção.

7) Otimizar através das imagens

Com a tag ALT poderá otimizar o seu website. Preocupe-se em atribuir o nome adequado e ao mesmo tempo indicar uma keyword. Atribua atributos nas suas imagens e será uma forma de aumentar o tráfego no seu website.

8) Sitemap

Desenvolver um sitemap é uma tarefa extremamente simples, especialmente para webdesigners e programadores. Elabore um ficheiro xml que importe todos os links do seu website e coloque-o no Google Webmaster Tools.

9) Meta tag

Se tiver que optar entre as meta tags e a tag de descrição, claramente que deve apostar na tag de descrição. Os motores de busca como o Google usam essa tag para definir resumidamente o conteúdo que apresenta e a apresentação do website. Normalmente, esse texto tem que ser relevante e interessante para ser encontrado.

10) Webdesign

Os motores de busca oferecem maior relevância aos websites ou blogs com excelente conteúdo. No entanto, os motores de busca também estão programados para encontrar aquilo que nós queremos, logo é importante que apresente um design apelativo.

Foque essencialmente na estrutura e resolva os pequenos problemas, mantendo-se fiel as 10 regras de SEO que um webdesigner deve saber. Isso é o mais importante na hora de rankear e é aquilo que os motores de busca procuram.

Esqueça a arte dentro de si e apresente um website ou blog de qualidade e uma estrutura sólida. Se possível, brinque com o CSS e introduza um estilo seu, bem como a sua própria arte.

Qualquer dúvida que tenha sobre as 10 regras de SEO que um webdesigner deve saber, eu estarei à disposição para esclarecer e ajudar.

Tipos de artigos e produtividade

Podemos fazer uma divisão muito clara entre dois tipos de artigos ou posts: unicamente informativa, que se limita a repetir uma informação específica, e de desenvolvimento no qual o autor possa refletir sobre os seus conhecimentos.

Antes de seguir vamos observar o processo básico para seguir ao escrever um post informativo:

O autor encontra algo para escrever sobre
Lê a notícia
Geralmente está em Inglês
Faz a tradução e pronto

E agora, o processo básico do artigo pelo autor:

Você pode pensar primeiro na ideia
Ordena um pouco algumas ideias
Complementa as ideias que você deseja
Escreve um artigo

O tempo de leitura é semelhante em ambos os tipos de artigos, o tempo para escrever não. Traduzir ou repetir nas suas próprias palavras um pedaço de informação demora mais do que simplesmente transferir o texto que você já sabe.

O cansaço e o esforço é muito superior quando você repete informações, e a recompensa (satisfação, por exemplo, mesmo com um trabalho) é muito maior quando você cria algo do nada. Poderíamos dizer também que a notícia informa, e desenvolvimento muitas vezes diz-lhe que ajuda a clarificar ideias e dá-lhe o caminho para outras ideias.

A Internet deve combinar os dois tipos de artigos, semelhante aos papéis (aos seus sites). Mas um jornal é, antes de informar, em seguida, é um editorial lido, o contraste da informação, dá para jogar ou fazer as palavras cruzadas. Um site ou blog, por exemplo, como o Blog Marketing Online (cada um se encaixa no assunto) o seu ponto forte é o de aprender e ter ideias e, em seguida, manter-se informado.

A maioria dos sites são informativos (com uma grande variedade de documentação sobre um assunto), e entre eles, com algumas atualizações nas informações mais recentes sobre o assunto.

Se atualizarmos o nosso blog diariamente com notícias sobre o Google, mantemos a par do que acontece, mas não aprendemos nada. No máximo, podemos escrever um post sobre a direção que acredito que vai dar retorno.

Se ficarmos a par das últimas sobre SEO, podemos aprender sobre o tema e poderemos desenvolver muitos artigos interessantes para o leitor.

Se considerarmos que os artigos são os que podem atrair mais atenção e atrair mais links (notícias, obviamente importante será sempre links para os maiores meios de comunicação), e que a mera notícia pode ler em mil lugares e as pessoas através do desenvolvimento da lealdade, podemos concluir que os tipos de artigos são mais produtivos e lucrativos.

10 Regras de SEO que um webdesigner deve saber
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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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