publicar-conteudo-na-web

12 Dicas que deve seguir antes de publicar conteúdo na web

Publicar conteúdo na web não é tão simples assim, claro que quando o processo é automatizado em nossa mente fica relativamente mais fácil escrever um artigo e publicar. Escrever por escrever não é o caminho, antes de lançar uma postagem na web é preciso observar alguns princípios imprescindíveis para sua publicação.

publicar-conteúdo-na-web

Dicas valiosas que você precisa entender antes de publicar conteúdo na web

E nesse artigo quero mostrar 12 dicas antes de você publicar um artigo em seu blog. Algumas com certeza você já utiliza, outras talvez não, meu intuito nesse artigo é acrescentar algo novo para você.

Como sei também que existem muitas pessoas que estão iniciando e gostariam de saber basicamente como se fazem determinas coisas, então vai aí algumas orientações adicionais a serem seguidas quanto a criação do seu conteúdo.

CERTIFIQUE-SE QUE SEU CONTEÚDO É RELEVANTE

Tenha sempre a certeza que seu Conteúdo é relevante e que ele está agregando valor para o usuário, procure se esforçar para está sempre desenvolvendo Conteúdo de qualidade, de forma a  acrescentar conhecimentos e informações para quem está consumindo seu conteúdo.

Uma dica é olhar no próprio Google Analytics, e observar quais as palavras que as pessoas mais usam para chegar ao seu site e qual o seu Conteúdo mais acessado, baseado nisso você poderá ter uma noção do que as pessoas estão procurando, dessa forma use sua criatividade para criar sempre coisas novas em cima das maiores buscas.

USE CONTEÚDO ORIGINAL

Evite fazer postagens igual a da maioria mudando somente as palavras, procure investir em si, baixe e-books, compre, leia blogs que trazem conteúdos de qualidade e estude bastante, assim automaticamente as ideias começarão a surgir, dessa forma você passará a produzir seus próprios conteúdos.

Não faça plágios de forma alguma, não diminua a sua capacidade, leve em consideração o que citei a cima e será capaz de produzir seu próprio conteúdo.

Se você faz conteúdo igual ao de muitos outros, porque as pessoas deveriam acessar seu site se eles podem encontrar as mesmas informações em outros lugares? Eis a questão, então procure sempre produzir conteúdos originais.

REVISE SEU CONTEÚDO E EVITE ERROS ORTOGRÁFICOS E GRAMATICAIS.

Não estou dizendo que você precisa ser um Expert em português nem muito menos professor dessa matéria, só quero dizer que para postar algo na web você precisa pelo menos sistematizar corretamente suas ideias e não cometer erros grotescos, sejam eles ortográficos ou gramaticais.

Pois em detrimento disso além das pessoas não entenderem a mensagem do seu artigo você vai publicar conteúdo na web sem sentido e terão também que adivinhar o que você tentou escrever, e sejamos sinceros ninguém tem paciência principalmente na internet de ficar tentando entender seu texto a não ser seu professor de pré-escola. Como já passou dessa fase procure revisar detalhadamente seu texto antes de publica-lo, isso será bom para si, como também para quem está lendo.

USE PARÁGRAFOS CURTOS

Para você que não sabe a leitura na frente da tela de um computador é muito diferente da leitura em um livro propriamente dito, ou seja, na tela do computador a leitura fica um pouco mais cansativa, e outra as pessoas quando não te conhecem dificilmente param para ler todo o seu texto, dessa forma você precisa saber como dividir corretamente as linhas do seu artigo.

Dito isso procure diminuir as linhas do seu parágrafo caso seja muito grande, eu particularmente faço no máximo 5 linhas por parágrafo. Segundo eu li, os espaços em branco ajudam as pessoas a se orientarem nas páginas. Também evite escrever muita linhas em um parágrafo e no outro escrever bem pouco, mantenha um padrão para todos os parágrafos.

FAÇA SEU ARTIGO EM SUBTÍTULOS

Escrever um texto todo sem nenhum tópico é demasiado cansativo, além de dificultar o entendimento de quem está lendo. Posto isso recomendo que divida o seu artigo em subtítulos para que o seu leitor tenha uma visão geral dele somente ao olhar.

Além de fazer a mensagem ser entendida mais facilmente, ao publicar conteúdo na web fica mais interessante e com uma aparência bonita.

FAÇA USO DE PALAVRAS CHAVE

Antes de você publicar conteúdo na web preste atenção nas palavras chaves, elas não são a peça principal do seu texto, mas também não devem ser deixadas de lado.

Observe sempre o contexto do seu artigo para que ele esteja sempre relacionado com o título, não fuja do assunto principal, pois assim seu artigo perde a relevância.

Outro sim, procure não abusar e nem exagerar no uso das palavras-chaves, use-as somente onde elas forem necessárias e fizerem sentido.

USE UM PEDIDO DE AÇÃO

Como todo artigo tem a sua finalidade e objetivo, é justo que você faça um pedido de ação, ou seja, qual foi a finalidade do seu artigo? dependendo de qual seja, peça ao seu leitor que execute alguma ação, seja ela subscrever sua newsletter, preencher um formulário, fazer uma compra, em fim, isso por vezes é sempre muito importante que se faça.

Claro que essa estratégia deverá ser moderada, caso contrário ao invés de te ajudar poderá prejudicar.

ARTIGOS EM FORMATO DE LISTA

Esse são os artigos ditos “normais”, são aqueles que você escreve diariamente ou frequentemente em sue blog. Podem ser informativos, como também podem ser dicas disponibilizadas por você. Nesse tipo de artigo você separa uma lista com subtítulos importantes e desenvolve seu artigo, exemplo, “10 Passos Para Organizar seu Blog da Criação Até a Monetização“.

Esses são os mais usados e você já pode começar a fazer isso em seu blog, tenha o cuidado com as proporções, ou seja, não escreva muitas linhas dentro de um subtítulo e no outro poucas, observe esses por menores, para que seu artigo seja de alta qualidade.

ARTIGOS TUTORIAIS

Esse outro, são artigos onde você irá ensinar alguma coisa dentro da sua área de atuação. Se em seu blog você aborda sobre mídias sociais, e a importância delas para o crescimento de um blog, você poderá ensinar como criar uma página de fãs, como criar uma conta no twitter e google+ ou outras redes sociais.

Se você recomenda o WordPress como a melhor plataforma para se ter um blog para negócios e consequentemente ganhar dinheiro, o que poderá fazer, é ensinar como publicar um post, como criar uma categoria, como inserir um Widgets, ou até mesmo como traduzir um blog Wordpress para português.

ARTIGOS OTIMIZADOS

Esses são os artigos que lhe trarão bastante tráfego dos buscadores, principalmente o do Google. Dessa forma, você precisa aprender a gerenciar algumas ferramentas para encontrar palavras que são mensalmente procuradas por muitas pessoas e assim usa-las como Keyword quando for publicar um artigo. Além de aprender a otimizar os seus artigos e ficar bem posicionado nos motores de busca.

ARTIGOS DE ANALISES OU RESENHAS

Como a intenção é também monetizar nossos blogs e passar a ganhar dinheiro com o mesmo, temos que usar estratégias que nos levem a isso, e como o blogueiro tem como forte a escrita, é preciso usa-la, para que também se alcance esses resultados.

Pois bem, com essa habilidade você poderá está escrevendo artigos em forma de resenhas, ou seja, que fale de forma didática a respeito de um serviço ou produto, explicando todas a vantagens e desvantagens desse serviço.  As pessoas se sentem mais seguras em comprar alguma coisa que conhecem e você pode fazer isso por elas escrevendo artigos em forma de resenhas.

ARTIGOS DE IMPACTO OU LANDING PAGE

Esses artigos tem um único objetivo, VENDER, pois é, deixei a parte motivante por ultimo, esses artigos são preparados especificamente para a conversão. Os mesmos devem ser observados o máximo para que não saia nada errado.

  • Neles você não pode inserir nenhum link para outra página, a não ser o do produto que está a oferecer;
  • O texto deve ser atraente e persuasivo para que o leitor se sinta atraído em comprar o produto;
  • Esses artigos contém no máximo 700 palavras, você precisa ser claro e objetivo;

Esse tipo de artigo deve receber tráfego de todas as áreas de seu site. Ou seja, os artigos otimizados precisam ter links que levem  usuário para essas páginas, os artigos tutoriais, as resenhas, ou seja, ele precisa está interligado para que as pessoas caíam na sua Landing Page ou artigos de Impacto caso realmente você queira efetuar bastante vendas.

Outra forma que você pode usar para publicar e divulgar o seu conteúdo é comentando em outros blogs deixando no campo correspondente o link do seu artigo.

Algumas dicas que precisa dar atenção ao fazer comentários em outros blogs.

comentários-wordpress

Eu particularmente não gosto de deixar comentários em blogs que tenha somente o campo do Facebook para comentar prefiro os que tem conforme imagem acima por ser mais relevante junto ao Google.

Repare no campo “Nome” muitos tem a ideia de colocar  uma palavra chave ou o nome do blog eu prefiro colocar meu nome e sobre nome interagir e ser conhecido pelo meu nome.

No campo “Email” infelizmente muitos tem a ideia de colocar email falsos eu não aconselho se a ideia é interagir então faça conforme exige.

No campo “Site” você vai colocar a URL do seu blog ou do seu artigo, porém seja útil e relevante conforme o artigo não poste coisas bobas e até mesmo pode postar perguntas referente ao artigo. Se o seu comentário não for útil ou não tiver nada relacionado com o tema provavelmente vai para o lixo/spam. Tem alguns doidos que deixam vários links na sua respostas e bem certo de não ser aprovado ou até mesmo o plugin akismet bloquear como spam. Se você pretende colocar um link no seu comentários escreva uma boa resposta e aconselho que use algum encurtador de url.

Quem responder no seu artigo poste uma resposta mesmo que seja agradecendo.

Outro ponto que acho importante ao comentar em outros blogs deixe associado o seu e-mail ao seu gravatar (Imagem) aqueles rostos ou imagens que aparecem ao lado do comentário. Se você não sabe como criar um gravatar o Gustavo Freitas fez um artigo explicando como criar um gravatar no wordpress.

Avalie
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*