como-fazer-um-blog

17 dicas de como fazer um blog mais rápido

Você precisa entender como fazer um blog mais rápido pra gerar mais visitas e dinheiro. Tutorial com 17 dicas.

À medida que adicionamos plugins, imagens e publicidade em nossos blogs, o seu tempo de carregamento acaba crescendo e, às vezes, atinge proporções intoleráveis, principalmente para usuários de internet lenta ou acessando por mobile, que ainda existem em grande número no Brasil. Entenda como fazer um blog ficar mais rápido.

como-fazer-um-blog

Existem 17 grandes e simples passos de  como fazer um blog mais rápido

1. Use um plugin de cache

Esse é o básico do básico. Um plugin desses simplesmente cria versões estáticas de suas páginas, não precisando, assim, acessarem toda vez o banco de dados de seu blog, atrasando o carregamento destas páginas. Além da maior velocidade experimentada pelo usuário, você economiza largura de banda de sua hospedagem. Eu recomendo usar o WP Fastest Cache.

2. Otimize os códigos do seu blog

Alguns temas WordPress (ou templates para Blogger) acabam vindo com alguns espaços desnecessários. Eu já vi temas que pulam 3 linhas para cada código diferente. Deixando apenas uma linha você consegue poupar um bom tempo de carregamento sem atrapalhar seu trabalho de edição.

3. Pague por uma hospedagem decente

Muitas empresas fazem tremendas sacanagens só para ganhar dinheiro como usar servidores com pouca potência e seu blog acaba pagando o pato. Antes de contratar uma empresa, pesquise na internet alguns feedbacks de usuários.

4. Fique ligado nos updates do WordPress

Nunca deixe seu blog com uma versão antiga com uma atualização fecha buracos e de quebra deixando o  seu blog um pouquinho mais rápido.

5. Delete plugins inúteis

Estes são os grandes inimigos da velocidade de carregamento de um blog. Se não usa, por que deixar ativado ou jogado em uma pasta do servidor, ocupando espaço?

6. Como fazer um blog diminuir o tamanho dos códigos CSS

Esse é um trabalho muito fácil de ser feito. O plugin que indiquei acima WP Fastest Cache tem esse recurso.

7.  Troque PHP por HTML

Códigos em PHP carregam muito mais devagar do que simples HTML claro onde for possível. Você pode adaptar isso para praticamente todo o seu blog, mudando muita coisa de PHP para HTML e melhorando muito a velocidade de carregamento do blog.

8. Como fazer um blog poupar ainda mais tempo de carregamento com PHP

Existem vários snippets em PHP que chamam a mesma coisa. Acontece que alguns fazem esse trabalho muito mais rápido. Eu encontrei um ótimo site no blog do Daniel Camargo, o PHP Benchmark  ele compara vários códigos que fazem a mesma coisa e mostra qual tem um tempo de carregamento mais rápido que outro. Atenção eu não sou nenhum guru ou expert em PHP eu olho, estudo e testo.

9. Use um servidor do seu país

A conexão de pessoas vindas do mesmo país do servidor fica mais rápida do que se viesse de um outro continente, por exemplo. Hoje em dia infelizmente boa parte dos serviços de datacenters são de outros países.

10. Como fazer um blog comprimir seus scripts em Javascript

O plugin que indiquei de cache também tem esse recurso e para quem entende mais pode usar um site que compacta códigos Javascript rapidamente.

11. Acabe com os comentários de códigos

Alguns temas WordPress vêm com descrições em cada parte do código. Algo do tipo:

<!– header START –> e <!– header END –>

Se você já conhece bem seu código, não precisa mais disso, pode cortar tudo fora.

12. Diminua o tamanho das imagens

Quando puder, use imagens quadradas e pequenas, no estilo 150×150 pixels, como thumbnails. Não precisa colocar um quadrado gigante de imagem que demore anos para carregar. Também utilize imagens em formatos .GIF ou .JPG, os ideais para publicações na Web.

Sempre de uma estudada para descobrir como pode diminuir o tamanho de suas imagens. Para quem usa WordPress indico o plugin EWWW Image Optimizer e para quem usa Windows indico o site Otimizador de imagens.

13. Diminua o uso de Widgets na barra lateral

Para quem deixa a barra lateral do blog com vários widgets tenha cuidado isso pode interferir no desempenho do seu blog.

14. Utilize apenas Meta Tags principais

Você não precisa usar todas, use só as principais: a Meta Tag de Título, de Descrição e de Keywords. O resto é resto.

15. Pouco é muito e muito é pouco

Isso que dizer não exagere na quantidade de widgets, imagens e animações isso vai atrapalhar na hora de carregar o seu blog.

16. Coloque o seu código do Analytics no rodapé

Assim, ele só carregará depois que todo o blog carregar. Se colocá-lo no Header.php para quem usar WordPress. Ele atrasará o conteúdo do seu blog, que deve ser carregado antes, como falei acima.

17. Diminua o tempo de carregamento do seu blog

Calcule o tempo de carregamento de suas páginas usando esta ferramenta.  O ideal é ter um tempo de carregamento médio de, no máximo, 10 segundos. Mas isto pode variar com blogs que utilizam muitas imagens sempre vai demorar na hora de carregar.

Como fazer um blog é fácil o complicado é fazer os ajustes e arruma a casa até ficar do jeito que deseja.

Indico a leitura do artigo Como tornar o site menor e mais rápido com gzip wordpress

17 dicas de como fazer um blog mais rápido
2.96 (59.13%) 23 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*