blogs

76 dicas para blogs e sites

76 dicas para blogs e sites para qualquer blogueiro que queira aprender mais sobre blogs e busque destaque!

Hoje espero que você tenha tempo e paciência para fazer a leitura do artigo completo com dicas valiosas para implementar e colocar em prática no seu blog ou site.

blogs

Todas essas dicas eu uso ou usei um dia e passo para você e espero que coloque em prática.

Dicas para blogs e sites

Divulgação

1. Comente em outros artigos do mesmo nicho do seu blog.

2. Faça críticas. Um blog sem críticas é um blog morto.

3. Crie promoções. Qualquer pessoa gosta de promoções. Dê um prêmio para o blogueiro que criar um artigo com a melhor review do seu blog, por exemplo. Se 10 blogueiros aderirem à promoção, você já recebe um tráfego ótimo, vindo desses blogs.

4. Entreviste outros blogueiros maiores que você. Assim você tem grandes chances que esse blogueiro divulgue sua entrevista e você receba visitas deste blog.

5. Acesse fóruns interessantes, com bastante visitas e que discuta sobre seu nicho.

6. Faça guest-posts: são artigos que você escreve para outros blogueiros (preferencialmente de nicho semelhante). Isso é ótimo, pois seu material pode ser publicado em um blog maior que o seu, que recebe milhares de visitas. E duvido que algum blogueiro recuse um artigo de qualidade.

7. Publique artigos em sites de notícias com um link para seu blog. Se o seu artigo for selecionado, ele vai para página inicial e você recebe muitas visitas.

8. Envie seus links para agregadores de links, como o Uêba e Ocioso.

9. Trabalhe o SEO do seu blog.

10. Use as Redes Sociais.

11. Atraia leitores pelos seus títulos e descrições. A maioria dos internautas (principalmente os que utilizam Redes Sociais) acessa um artigo seu porque ele tem um título ou uma descrição interessante.

12. Complemente o trabalho de outros blogueiros: você pode enviar um artigo seu que esteja sobrando e que possa contribuir para o conteúdo de outro blogueiro conhecido. Imagine só a confiança que este blogueiro terá em você e em seu trabalho (se seu artigo for bom, é claro).

13. Puxa-saquismo. Há quem diga que isso funciona…

14. Fidelize seus leitores divulgando seu Feed RSS.

15. Crie uma camiseta personalizada sua e saia pela rua com um link bem grande nas suas costas (eu ainda quero fazer isso!). O link não irá prestar para seu PageRank, mas pelo menos alguém pode visitar seu blog. E você nem lembra que está divulgando.

16. Adesivos e divulgação offline. Mostre a seus amigos e parentes seu blog e adesivinhos que podem ser colados no notebook do pessoal.

17. Compre anúncios em outros blogs com grandes visitas. Talvez não em blogs do mesmo nicho que o seu, pois se seu blog tiver menos conteúdo, não adiantará nada. O bom é anunciar em blogs com conteúdo relacionado. Um “blog sobre blogs” pode ser divulgado num blog de humor, por exemplo. Ainda mais se tiver um banner com algo engraçado.

18. Crie um meme: uma pergunta interessante que você responda e passe para mais alguns blogueiros conhecidos. Estes blogueiros respondem o meme e passam para outros blogueiros, e assim vai. Um meme pode tomar proporções incríveis, e geralmente o blog do criador do meme é divulgado em cada postagem.

19. Converse com outros blogueiros, divulgue seu trabalho por e-mail, isso não mata ninguém. O que mata é o desgraçado do spam.

20. Coloque o endereço do seu blog no fim de seus e-mails, ou na assinatura de uma postagem em algum Fórum.

21. Divulgue seu blog em grupos de discussão do Google para determinados assuntos relacionados ao seu blog.

22. Sane dúvidas de usuários novatos no Yahoo Respostas e, de quebra, coloque o link para seu blog no fim das respostas. Isso da um bom trabalho para alguns compensa e outros não.

23. Envie novos artigos para seus seguidores nas redes sociais.

24. Complemente outros artigos feitos por blogueiros do seu nicho.

SEO – Search Engine Optimization

25. Adquira um domínio que mostre bem sobre o que se trata seu blog.

26. Use os permalinks: são links auto-descritivos das páginas do seu blog, ou seja, a pessoa não precisa entrar nas páginas para saber do que se trata. No WordPress, mude seu permalink em “Configurações > Links Permanentes”.

27. Meta Tags. Dizem aos buscadores algumas informações básicas, como a descrição do seu conteúdo e as palavras-chave principais do blog.

28. Sitemap XML. É um estilo de página que mostra aos buscadores todas as páginas do seu blog. No WordPress, utilize o plugin Google XML Sitemaps ou plugin Yoast SEO que também cria um sitemap para gerar esta página.

29. Evite os links quebrados. O robô do Google odeia quando entra em um link que vai para lugar nenhum No WordPress, use o plugin Broken Link Checker para solucionar este problema.

30. Defina bem seu conteúdo. Suas páginas devem mostrar ao Google que você escreve coisa de qualidade. O Google deve achar que você tem conteúdo de qualidade e que sane as necessidades de quem faz as pesquisas.

31. Ser linkado. Isso é o que mais define um bom blog: ser linkado por outros blogs ou sites melhores e maiores. Assim o robô do Google sabe que seu material é realmente de qualidade, já que outras pessoas estão falando de você. E isso só vem, claro, se você escrever coisa boa.

32. Não faça troca de links, ou seja, “eu linko seu blog, e você linka o meu”. Os links no seu blog devem apontar para páginas relevantes aos seus leitores.

33. A força dos outros buscadores. Aqui eu falo principalmente sobre o Google, e cito ele nas dicas de SEO. Mas isso não quer dizer que os buscadores menores devem ser esquecidos.

34. Links no conteúdo dos seus textos são mais relevantes do que links no seu rodapé ou na barra lateral.

35. Quanto mais alto for seu PageRank, mais facilmente você se posicionará nos primeiros resultados das buscas para certas palavras-chave. Mas isso não significa que um blog com Page Rank mais baixo não possa conseguir ficar no topo.

36. Os vídeos também podem ser otimizados para os sistemas de busca.

37. E as imagens também não podem escapar do SEO.

Redes Sociais

38. Escreva comentários inteligentes e interessantes nos artigos.

39. Vote apenas em artigos decentes e bons.

40. Especialize-se em no máximo 4 Redes Sociais, onde você vai gastar seu tempo diariamente reforçando sua esfera de amigos.

41. Gaste até 3 horas usando as Redes Sociais. Depois vai ler ou produzir algo de qualidade.

42. Siga notícias de amigos que falem sobre o mesmo assunto que o seu.

43. Adicione o máximo de pessoas que você puder. São elas que receberão recomendações de seus artigos.

44. Use o Post Social e economize tempo enviando seus artigos para várias Redes Sociais de uma vez só.

45. Não crie um blog dentro de uma Rede Social (como o diHITT) para divulgar seus artigos, pois esses artigos não linkarão para seu próprio blog.

46. Agradeça quando alguém te adiciona e dê boas vindas.

47. E aproveite para divulgar seu último artigo neste recado.

48. Especialize-se em uma Rede Social principal e espalhe alguns Widgets pelo seu blog dessa Rede Social (principalmente o botão para Votar).

49. Crie artigos com dicas para a Rede Social em questão. Uma lista de dicas para o diHITT pode receber vários votos no próprio diHITT.

50. Reforce vínculos com blogueiros do mesmo nicho que o seu.

51. Arregace nos títulos e descrições.

52. Não use apenas Redes Sociais com vários usuários. Nas Redes Sociais menores você pode ganhar destaque mais rapidamente.

53. Não divulgue seus artigos em Redes Sociais em inglês se você não escreve em inglês. Há quem diga que vale a pena. É muito mais fácil fidelizar leitores das Redes Sociais brasileiras (o trabalho para fidelizar um visitante é menor).

Ganhar dinheiro

54. Utilize no máximo 4 programas para ganhar dinheiro com seu blog.

55. Programas que funcionam para um blog podem não funcionar para outros. Portanto, teste vários programas de monetização até encontrar um que seja bastante rentável.

56. Os que eu uso e indico Adsense, Popads, IMF e Spider.

Você também pode gostar dos artigos abaixo:

57. Não exagere nos banners de anúncios no seu blog. Priorize a boa leitura das informações pelos seus visitantes.

58. Se escreve em português, ganhará mais dinheiro com programas para ganhar dinheiro em português.

59. Quando seu blog tiver várias visitas, crie uma página própria com os preços de diversos formatos de anúncios.

AdSense

60. Teste sempre. É testando que você irá encontrar os posicionamentos mais rentáveis para seus banners no seu blog.

Google publicidade como aumentar os seus ganhos

61. Utilize um fundo para os banners da mesma cor que o fundo do seu blog.

62. Não clique nos seus próprios anúncios e nem peça para outras pessoas clicarem. Também não peça para seus visitantes clicarem para “manter o blog gratuito”, ou algo do tipo.

63. Utilize as tags do Adsense no texto da página em questão que melhor fala sobre o seu conteúdo. Assim o Google utilizará as palavras-chave para direcionar anúncios relevantes aos leitores nesta página. O melhor é posicionar esta tag no texto do seu artigo.

64. Seja qual for o programa para ganhar dinheiro sempre faça testes.

Dicas Gerais

65. Use o WordPress.

66. Não faça spam.

67. Hospede imagens que você vai usar nos seus artigos no seu próprio servidor. Se você apenas usar o link de uma imagem da web, estará praticando Hotlink.

68. Não copie conteúdo, nem tente tapar uma cópia com pano transparente.

69. Dê atenção aos blogs menores. Eles adoram receber comentários ou links de blogs maiores. É leitor fidelizado na certa.

70. Não é porque você linkou que perderá visitantes. Existem pessoas que evitam links no meio dos textos porque acham que seus visitantes irão sair do seu blog para entrar em outro. Isso não é verdade. A maioria dos leitores abre links em outras janelas ou, após ver o conteúdo do link, volta a ler o texto anterior.

71. Responda seus comentários ou dúvidas de leitores. Um blogueiro deve participar das discussões e dúvidas de seu blog, pois foi ele mesmo quem as gerou.

72. Quando crescer, tenha humildade. Olhe para trás e veja como foi difícil estar onde está. Trate os novos blogueiros com esse mesmo pensamento: eles podem ter conteúdo pior, mas você já passou por isso também. Trate grandes e pequenos blogueiros igualmente, pois todos fazem parte da mesma esfera.

73. Tenha um rascunho sempre ao seu lado.

Dicas de Escrita

74. Crie conteúdo original.

75. Escreva textos e títulos atraentes e fáceis de se entender.

76. Encontre uma rotina de escrita que você consiga seguir.

Espero que tenham gostado e que aproveitem bem as informações contidas aqui. Algumas dicas já foram faladas por aqui, mas há várias que são novas. Espero realmente que o artigo torne-se um ponto de referência para os blogueiros de primeira viagem.

Avalie
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*