O que é um blog diferentemente criativo – Importante Ser Diferente

Em posts anteriores apontei alguns pontos que devemos levar em consideração na elaboração de um blog, nomeadamente os nichos de mercado, a abordagem a efetuar, as vantagens e desvantagens de determinadas abordagens, entre outros conceitos. Hoje o assunto é blog diferentemente criativo.

O conceito que você definir para o seu blog, será extremamente importante na equação que define o seu sucesso ou o seu fracasso. Por isso mesmo, este último passo é igualmente importante de reter!

Blog diferentemente criativo

    Se o seu blog não for único, ele provavelmente irá passar uma imagem não marcante.

O que significa não marcante neste contexto?

Na internet, os usuários que acham determinados sites ou blogs marcantes, normalmente linkam para eles, ou votam nos seus conteúdos através das mídias sociais. Os links e votos são algo de muita importância na vida de um blog. Seu blog não for único ele blog provavelmente não chegará a lugar nenhum.

Para ter sucesso com um blog diferentemente criativo, antes de sua configuração você terá que responder algumas questões:

O que você deseja conseguir com seu blog?
Onde você pretende estar com seu blog daqui a 2 anos?
Qual é a sua audiência alvo?
O que significa algo de valor para a sua audiência?
Você vai atacar num nicho popular, ou num nicho específico/não popular?

Embora as perguntas anteriores possam parecer generalizada de todo o conceito, é necessário ter em consideração que você consegue responder a todas essas perguntassem na verdade nunca ser único. Neste artigo tenho como objetivo ajudá-lo a compreender como passar de um conceito de blog, para um blog marcante e único — algo que valha a pena passar por palavra.

Antes de continuar, talvez seja importante explicar o porquê de ser tão importante ter um blog único. Afinal de contas, você precisa de ser diferente para ser único?

Na verdade não, mas você necessita de ser diferente para que os usuários possa dar conta que você existe. O seu blog até pode ser fantástico, mas se na verdade parecer mais do mesmo, ele será interpretado como mais do mesmo, e você irá perder seu tráfego para outros blogs que estejam produzindo o mesmo tipo de conteúdos. Eles começaram primeiro que você, e você será sempre tido como um imitador.

Uma das coisas mais importantes da diferenciação é conseguir corresponder às necessidades dos usuários. Se você só corresponder às necessidades que os seus concorrentes já correspondem, você estará fazendo somente o mesmo que eles. E na verdade, para um leitor, o primeiro/original é sempre o melhor.

Mas então, como é que podemos saber quais as necessidades dos usuários?

Esta pergunta é muito complicada de responder, porque na verdade você vai viver a experiência de não saber que precisava de mudar algo, até que esse algo o interrompa.

Para o ajudar com isto, é importante saber que tipo de falhas seus concorrentes possuem. Leia alguns dos outros sites e blogs no seu nicho de mercado, e faça as seguintes questões em cada um deles:

Eles estão fazendo as pessoas rir?
Eles estão partilhando conhecimento e conselhos?
Eles estão reportando ou analisando notícias?
Eles estão dando opiniões e fazendo argumentos?
Eles estão introduzindo novos e interessantes recursos?
Eles estão melhorando a sua forma de atuação ao longo do tempo?
Eles estão maximizando o valor do entretenimento?
Eles estão tentando ser incrivelmente úteis?
Eles são tanto teóricos como práticos?
Eles estão gozando com eles próprios?
Eles estão providenciando um tour guiado por partes interessantes do blog?

Se por ventura você responder ?

Não! a alguma dessas perguntas num site ou blog que visitou, então você provavelmente encontrou uma falha a partir da qual poderá tirar suas vantagens. No entanto, isso não é garantido. Se os seus concorrentes estão negligenciando um tipo de conteúdo e/ou um tipo de estratégia, isso também poderá acontecer porque esse conteúdo/estratégia tem pouco interesse para os usuários. Antes de você por em prática sua estratégia, é importante que você a teste.

Vejamos passo-a-passo como fazer isso:

Encontrar Novas Necessidades
Este método significa encontrar novas necessidades que os seus concorrentes não tenha ainda descoberto e/ou por ventura tenham negligenciado.

Como falei no início deste post, é muito difícil saber o que sua audiência necessita simplesmente tentando adivinhar. A dificuldade óbvia no meio disso tudo, é que se você for único e/ou o primeiro a pensar nisso, é provável que você não encontre exemplos.

Mas isso é apenas meia verdade. Embora você possa não encontrar outros blogs que tenham o mesmo conceito ou foco do seu, é bem provável que você encontre porções de conteúdo que sejam similares aquilo que você pretende escrever.

Se você nunca criou um blog antes, ou nunca escreveu um guest-post para outro blog, esta opção de tomar um determinado rumo pode parecer o mesmo que dar um tiro no escuro, sem na verdade nunca saber para onde a bala se movimentou. No entanto, a opção de testar é sempre possível e exequível.

O problema deste método as escuras é que na verdade ele é imensamente difícil de reverter. Por exemplo, se você começar um blog sobre quadradinhos de economia, e nunca conseguir visitantes?

Mudar seu tipo de conteúdo é na verdade muito fácil, mas o seu nome, o seu domínio, e o seu design podem ser irreversíveis tendo em conta que você descobriu que esse é um cenário sem possibilidades de sucesso.

A questão que se coloca é, você continuava escrevendo na mesma, ou começava tudo do zero?

Obviamente que o exemplo anterior é o pior cenário possível, mas na verdade representa a importância de você conhecer a sua audiência alvo bem antes de se lançar num grande investimento (seja tempo ou dinheiro). Além de ser importante você falar com sua audiência alvo, participar com eles nos mesmos locais online, ler os blogs que eles também podem ler, ler seus comentários e analisar seus comportamentos e reações a vários tipos de conteúdos, é também muito importante você escutar a si mesmo.

Sendo parte da sua própria audiência, quais são as suas necessidades que nunca foram supridas por outros blogs?

Você está desesperado para encontrar um blog sobre direitos dos animais?

Um blog sobre conselhos de apostas online?

Um blog com dicas práticas de psicologia positiva?

Um blog sobre como ganhar dinheiro na internet?

Uma das formas de você tentar descobrir que tipo de assunto funciona melhor ou pior, passa por você entrar num fórum onde a sua audiência alvo normalmente se junta e criar um novo tópico do tipo?

Quais destas ideias para um blog você gosta mais?

Você gostaria de ler um blog destes?

Se você receber poucas respostas no fórum, é importante que você experimente o mesmo modelo em vários fóruns, de forma a ter uma visão periférica do assunto.

Também é possível que você faça justamente aquilo que os outros estão fazendo, mas fazendo-o melhor. Embora já existam blogs sobre webdesign, você pode desejar entrar no mesmo nicho de mercado, mas com o intuito de se diferenciar ou simplesmente ser melhor do que os blogs já estabelecidos. Essa é sempre uma opção também!

As Mesmas Ideias de Uma Forma Diferente
Começarei com um exemplo prático: um blog sobre carros modificados (tunning). O autor do blog pretende ganhar dinheiro mostrando anúncios de partes e peças para automóveis. Ele pretende que o seu blog seja lido por pessoas que já modificam automóveis e/ou pretendem vir a modificar.

O problema é, que existem muitos outros blogs na mesma área e com o mesmo objetivo. Um blog providencia conselhos sólidos na instalação de novas peças no automóvel. Outro blog providencia notícias atualizadas sobre novos automóveis e peças. Outro blog encontra excelentes negócios de peças em lojas online, e partilha-as com seus leitores.

E por fim, existe um outro blog que publica vídeos e fotos de carros modificados, no intuito de puro entretenimento. Em termos gerais, parece que todas as necessidades neste nicho de mercado foram complementadas.

A esta altura, o blogueiro começa a pensar como poderia ele abordar necessidades diferentes dos usuários. Embora ele tenha conhecimento sobre carros, ele é muito melhor a modificá-los do que a otimizá-los para correrem mais rápido.

Tendo consciência que as modificações visuais são muito importantes para a sua audiência, ele decide avançar para um modelo de aconselhamento diferente e único: providenciando guias e tutoriais e conselhos exclusivos no que toca a mudar o aspecto dos automóveis. Ao fazer, ele encontrou uma forma única e diferente de abordar as necessidades de seus usuários, oferecendo valor acrescentado e unicidade para um nicho de mercado muito específico.

Este exemplo mostra que, embora muitos blogueiros já estejam dando conselhos sobre modificações automóveis, isso não significa que você tenha de abordar notícias ou vídeos, por exemplo. Na verdade, você pode abordar as mesmas ideias de uma forma diferenciadora, tendo como base a especialização, ou então personalizando o seu blog.

Não desista se você tiver uma ideia, e entretanto encontrar 3 ou 4 blogs que já a estão explorando. Se eles estão escrevendo postagens curtas, todos os dias, tente uma abordagem mais técnica e completa, em intervalos de tempo maiores.

Adicionar um vídeo às suas páginas/artigos aumenta a chance do permanência do usuário no blog e a chance de venda de um produto.

As possibilidades de diferenciação são ilimitadas, especialmente quando você as conhece!

Resumo da dica de hoje: Diferencie e será único – Blog diferentemente criativo.

O que é um blog diferentemente criativo – Importante Ser Diferente
5 (100%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*