Começar uma rede de contatos – Entenda o que precisa fazer

Quando usado com sabedoria e adequadamente, a rede de contatos é um dos meios mais eficazes como ferramenta de construção de negócios. Mas, não abordar alguém como um método para vender. Networking é o processo de criação de relacionamentos onde você pode ajudar outras pessoas a atingir os seus objetivos, e que podem ajudar a alcançar o seu.

Seja capaz de desenvolver relacionamentos. Pense em rede de contatos como o cultivo de benéficos, relacionamentos ganha ganha. Para ser ganha ganha, deve haver o dar e receber.  Networking não deve ser visto como “eventos” onde você vai vender seu negócio. Quando a rede de contatos for eficiente, as partes envolvidas com certeza irá compartilhar idéias, informações e recursos.

É necessário esta em contato com pessoas porque é uma das mais rentáveis atividades de geração de contatos e vendas, quando usado sabiamente, de forma adequada e profissional. Mas, talvez, possa parecer mais fácil dizer do que fazer. Algumas dicas que podem ser usadas para começar essa rede de contatos.

1. Confira vários grupos para encontrar a melhor química e valor para o seu negócio e contatos. A maioria dos grupos permite visitar mesmo antes que você tenha de aderir. Pergunte ao redor para descobrir por que as pessoas se juntaram e qual o valor que isso trouxe a elas é uma forma de começar um contato (conversa).

Resista à tentação de simplesmente ir juntar-se a qualquer grupo simplesmente porque todo mundo diz que é o melhor que você precisa fazer. Se esse não é o seu grupo alvo, então você pode apenas estar desperdiçando uma quantidade considerável de tempo e dinheiro.

Não estou dizendo que você não deve visitar ou aderir. Basta ser claro sobre o que você gostaria de conseguir e contatcar no local e se é útil para sua rede de contatos. Se é para encontrar clientes ou potenciais fontes de referência, então você precisa procurar os locais certos onde esses recursos podem ser encontrados.

2. Quando você encontrar um grupo ou dois, faça visitas nas reuniões que você puder.  Não faça apenas uma ou duas vezes esperando que as coisas aconteçam. Tem que construir mutuamente benéficos, relacionamentos ganha ganha e isso vai levar algum tempo.

Os contatos que você faz precisam constantemente ver o seu rosto e ouvir a sua mensagem. Contato contínuo com os outros ao longo do tempo vai abrir oportunidades para você ir mais fundo e aprender mais sobre cada de seus pensamentos, idéias e capacidades no que diz respeito aos seus respectivos negócios.

Conhecer, gostar e confiar geralmente só acontece ao longo do tempo. Seja regular e persistente.

3. Envolva-se. Seja visível faça o máximo que puder para se tornar mais visível dentro da sua rede de contatos. Ofereça para ajudar com as reuniões mas não seja um chato.

Se envolvendo ou ajudando nas reuniões terá mais oportunidades para estabelecer conexões e conhecer alguns dos contatos que você deseja no futuro. Em segundo lugar, quanto maior a visibilidade que você tem no grupo melhor para as pessoas conhecerem você e forma a sua rede de contatos e com isso as novas pessoas que entrem no grupo, provavelmente elas vão procurar você por ver como um líder dentro da organização.

4. Mantenha seus círculos de contatos informados.

Enviar convites para seus eventos ou casas abertas. Envie emails ou cartas para compartilhar uma grande notícia ou histórias de sucesso, especialmente qualquer coisa de relevância. Se você acredita que tenha idéias valiosas, informações e recursos comece a compartilhar.

5. Trabalhe em dar referências e compartilhar informações valiosas.  É isso mesmo, você precisa estar disposto a dar antes de você chegar. Que tipos de informações que você poderia ter acesso e que poderia ser útil para eles?

Você pode pensar inicialmente que não tem muito valor para compartilhar com as outras pessoas além de seu negócio e o que você fornece. Parte da chave para a obtenção em dar e receber é não fazer suposições. Por exemplo, não assuma que algum recurso básico (por exemplo, um site na Internet) que você está ciente e visita que não poderia estar falando apenas porque eles são o “expert” nesse campo. Esteja disposto a perguntar se eles sabem sobre o recurso e pronto para compartilhar.

6. Foco na qualidade e não quantidade. Não é necessariamente sobre o número de conexões que você faz, mas sobre a qualidade dos que você vai fazer.

Conexões de qualidade será identificável porque todas as partes envolvidas serão ativamente compartilhando idéias, informações e recursos. Mas, você também precisa ser claro e objetivo  pensando sobre quais informações ou recursos que você quer e precisa.

Permanecer em contato e acompanhamento com um menor número de relações de qualidade geralmente será muito mais produtivo do que tentar acompanhar com um número maior de contatos superficiais.

7. Seja persistente, mas seja paciente. O objetivo de um evento de networking não deve ser necessariamente para conseguir contatos para vendas imediatas mas para sair com grandes contatos para sua lista. Networking geralmente leva tempo para obter as relações desenvolvidas e alimentadas.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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