Como Criar Lista de E-mail Para seu Negócio Online

Como criar lista de e-mail para seu negócio online é uma frase muito distorcida na prática pelas pessoas na internet. Distorcida porque existem 2 formas de aprender como criar lista de e-mail para seu negócio online, uma correta e outra totalmente errada (diria até criminosa).

Neste artigo você vai aprender como criar lista de e-mail de forma profissional e ética usando as ferramentas e serviços online corretas e a disposição na internet, porém, antes de tudo é preciso entender o que é uma lista de e-mails e perceber que é muito mais do que simplesmente ter milhares de e-mails.

Como falei a cima, existem 2 formas de criar uma lista de e-mail e a grande maioria das pessoas que se aventuram na internet utilizam a forma errada que eu considero criminosa.

Essa forma errada consiste em usar algum tipo de software para sair extraindo e-mails de páginas da internet como por exemplo, o Google. Outra forma muito utilizada também é a compra de listas prontas com milhares e até milhões de e-mails que algumas pessoas mais malandras criaram da forma errada e depois se aproveitam da ingenuidade dos iniciantes para vender.

Mas porque as pessoas acabam comprando ou criando essas listas erradas? Por 2 motivos. Primeiro porque sabem a forma correta de fazer, porém, não querem ter trabalho e acham que enviando milhares de e-mails alguém vai acabar comprando seus produtos. Segundo porque são iniciantes e não tem o mínimo conhecimento do que estão fazendo, ou seja, desconhecem o profissionalismo sobre negócios na internet.

Mas Porque você Deve Aprender Como Criar Lista de E-mail?

Bom, muitas pessoas que já possuem sites, blog, páginas de fãs no Facebook e até mesmo vídeos no youtube me  fazem a seguinte pergunta. “Luciano, o tráfego não é suficiente?” Eu respondo que em 98% dos casos não é suficiente, dessa forma, vamos entender porque você deve aprender como criar lista de e-mail para seu negócio.

– Sem lista você não tem controle sobre o seu negócio,  ou seja, as pessoas visitam seu site, sua página de fãs, seus vídeos e páginas de vendas e depois que elas consumir seu conteúdo simplesmente vão embora e podem nunca mais voltar.

– Tráfego sem gerar lista sai muito mais caro, vamos a um exemplo. Digamos que você faça um anúncio no Facebook e quando a pessoa clicar nesse anúncio abra a página de vendas de um produto, se a pessoa não comprar você pagou pelo clique em vão, agora se você focar em criar a lista primeiro, mesmo que essa pessoa não compre esse produto, poderá comprar depois ou até mesmo outro no futuro, porém, a lista será seu ativo que vai te gerar renda futura.

– A lista é um ativo que ninguém pode tirar de você, portanto, foque sempre em criar sua lista de e-mail. Uma Página de fãs não é sua, é do Facebook, da mesma forma os vídeos no youtube, ou seja, a qualquer momento as regras podem ser mudadas e simplesmente você pode ter sua conta cancelada, já a sua lista estará sempre com você.

Quem já aprendeu como criar lista de e-mail sempre diz que a lista é uma máquina de imprimir dinheiro que pode gerar vendas no piloto automático desde que sua lista seja quente, ou seja, interessada no que você promove. Para que essa lista seja quente é preciso primeiro identificar seu avatar que nada mais é que seu público alvo.

Porque e como Identificar o Avatar Correto?

Para aprender como criar lista de e-mail é preciso entender o porque é necessário identificar o avatar correto e abaixo segue alguns motivos.

– o avatar correto tem mais satisfação e fidelidade com os materiais e produtos que você promove.

– São leads mais quentes e qualificados para comprar de você.

– São leads mais baratos.

– Você terá menos esforço para persuadir que comprem de você.

– Conversão mais rápida.

– Menos insatisfação com o produto.

– Você vai ter mais lucros e o seu avatar mais satisfação.

Outra coisa, aprender como criar lista de e-mail passa pela identificação correta do avatar, mas como fazer isso? É simples. Você já deve ter ouvido falar em criar página de captura de e-mails, em formulários de inscrição para sites e blogues, fan gates em página de fãs do Facebook e etc. Pois é, isso tudo são formas utilizadas para capturar o e-mail do visitante e assim construir sua lista.

Mas o problema não se resolve só criando os mecanismos de captura de e-mails, é preciso convencer o visitante a deixar o e-mail e para isso existe o chamado brinde que geralmente é oferecido ao visitante em troca do e-mail, esse brinde ou isca digital pode ser um e-book, um curso grátis, uma série de dicas e etc.

O maior erro que 90% das pessoas que estão aprendendo como criar lista de e-mail cometem é usar a isca digital errada.

Agora imagine se eu colocasse de isca um vídeo ou um e-book que falasse sobre emagrecer com saúde, ou seja, só iria colocar o e-mail quem tivesse interesse em emagrecer, dessa forma, meus esforços seriam em vão porque o avatar não tem interesse em comprar produtos digitais para montar negócio e sim emagrecer.

Portanto, faça sempre 3 perguntas para você mesmo sobre o avatar que você quer identificar e crie uma isca digital que responda essas perguntas abaixo:

1°- Qual a transformação o seu avatar deseja?

2°- Qual seu maior sonho?

3°- Qual sua maior dor?

Como pode observar, o sonho de uma pessoa pode ser ganhar dinheiro na internet e para atrair esse avatar você pode oferecer um e-book e um vídeo que ensinam o que ela vai precisar.

Já uma dor pode ser não saber criar uma página de captura e aí pode oferecer um e-book que fale sobre isso ou um curso grátis de criação de páginas de captura.

Ferramentas Necessárias Para Aprender Como criar uma lista de e-mail

As principais ferramentas que você precisa são o autoresponder e a página de captura. O autoresponder que eu indico é o E-goi por ser profissional, totalmente em português e oferecer o serviço gratuitamente até você ter 500 contatos, além de várias funcionalidades que não são oferecidas em outros autoresponders do mercado.

O autoresponder é um serviço online que armazena os e-mails capturados e também onde será programado as mensagens de envio automático para sua lista.

Como citei a cima, a outra ferramenta é a página de captura e caso você já tenha um blog ou site em wordpress poderá criar a sua gratuitamente. Talvez você tenha ficado decepcionado por não ter um site ou blog, mas não se preocupe que no mesmo link anterior também tem uma opção para você criar sua página de captura sem precisar de um blog em WordPress.

7 Dicas para seus E-mails não cair no Spam

Na luta diária para Ganhar Dinheiro na Internet, as pessoas acabam por exagerar no envio de e-mails , sendo assim, os filtros de spam são ótimos aliados para evitar e-mails que não solicitamos. Mas quando queremos enviar um e-mail aos nossos seguidores, esses filtros podem ser um obstáculo, pois várias vezes acabam enviando incorretamente nossas mensagens para spam. Não existe fórmula mágica para evitar que isso aconteça.

Muitas destas dicas aplicam-se melhor com a ajuda de um sistema de e-mail marketing, falando em sistema, muitas pessoas ficam na dúvida se fazem E-mail marketing com software ou sistema online, pessoalmente, uso a Plataforma E-goi, que está muito completa, é Portuguesa e tem conta gratuita até 500 contatos.

1) Não envie E-mails que os seus seguidores não pediram

Este é o motivo numero 1 para os seus e-mails caírem no spam. O fato de ter vários seguidores ou contatos não implica que todos tenham dado autorização para receber a sua mensagem. Se enviar e-mail marketing sem a permissão deles, muitos vão denunciar como spam e quando isso acontecer, os ISP – Provedores de serviços de internet (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) tendem a bloquear a mensagem para todas as outras pessoas.

Sendo assim, instale no seu site um formulário double opt-in de inscrição ( inscrição voluntária pelo próprio interessado),  dessa forma as pessoas estarão dando permissão para receber seus e-mails. Depois, envie sempre as suas mensagens somente a estas pessoas.

2) Envie E-mails com conteúdo interessante e pertinente para os seus clientes

Mesmo quando você envia e-mails só a quem pediu para a receber, os ISP estão sempre atentos ao interesse que as suas mensagens geram nas pessoas. Se elas não abrirem e clicarem na newsletter,  os ISP podem envia-las para spam nos próximos envios.

Por isso, tente sempre criar conteúdos que sejam realmente interessantes e úteis para os seus clientes e que os incentivem a abrir e clicar. A Plataforma E-goi disponibiliza relatórios de resultados.

3) Atualize sua Lista de E-mails constantemente

Sempre que enviar campanhas de e-mail marketing para e-mails desativados ou inválidos (comportamento de spammers) os ISP podem penalizá-lo e bloquear futuros envios. Portanto, é fundamental remover da lista todos os endereços que já não estão sendo usados.

A Plataforma de e-mail marketing E-goi faz a limpeza automaticamente e também insere um link  para que as pessoas possam clicar e se descadastrar imediatamente da lista. Quanto mais limpa a sua lista de e-mails, mais comportada ela se apresenta perante os ISP e melhor será a taxa de entrega na pasta de entrada.

4) Não envie E-mails com conteúdo que se confunda com spam

Antes de enviar sua newsletter, confirme que não vai acionar logo todos os filtros de spam! Embora cada filtro tenha as suas próprias regras, há algumas normas a seguir.

→ Não envie e-mails compostos só  por imagens (precisa haver um equilíbrio entre texto e imagens).

→ Use código HTML bem formatado (ex. não crie o HTML da mensagem no Word ou no Photoshop).

→ Sempre prepare uma versão alternativa dos e-mails em texto simples.

A Plataforma disponibiliza um relatório anti-spam, que além de criar automaticamente a versão em texto simples, analisa o conteúdo e dá uma pontuação e dicas para melhorar o resultado.

5) Certifique os seus remetentes e servidores de e-mails

Os ISP estão atentos à reputação do servidor através do qual você envia os e-mails. Para ter uma boa reputação, é fundamental autenticar o seu servidor com as principais certificações de e-mail (SPF, SenderID, DKIM e DomainKeys). Este processo deve ser feito pelos responsáveis técnicos do seu servidor.

Ao optar pelo serviço de e-mail marketing  E-goi, o trabalho fica facilitado, pois além de incluir servidores certificados, disponibiliza todos os dados necessários para que os seus responsáveis técnicos configurem o seu servidor corretamente.

6) Fique atento à frequência de envio dos e-mails

Mesmo que as pessoas queiram receber seus e-mails, podem achar exagero envios diários e marcá-los como spam. Por outro lado, se fizer envios mensais, elas podem ter esquecido de você e também considerar spam.

Caso tenha uma mensagem diária, dê a possibilidade para que recebam com menos frequência, tipo a cada 2 ou 3 dias. Caso envie esporadicamente, é recomendável incluir uma referência relembrando a pessoa do motivo pelo qual está  recebendo os e-mails e a data em que se inscreveu autorizando o envio, o E-goi pode inserir automaticamente  a opção de frequência de envios, o motivo e a data da inscrição.

7) Peça às pessoas para adicionar o seu remetente à lista de endereços de e-mails seguros

Mesmo seguindo todas as dicas acima, há sempre a possibilidade de alguns filtros enviar a seus e-mails para spam. Para tentar driblar este problema, insira uma frase num local bem visível do e-mail pedindo às pessoas para adicionar o seu remetente à lista de endereços seguros.

Desta forma, mesmo que elas vejam que a newsletter foi incorretamente para o spam, têm logo uma forma fácil de prevenir que isso volte a acontecer.

E você, conhece alguma outra dica para evitar que os e-mails caiam no spam?

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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