Criar-Um-Blog-Profissional

Como Criar Um Blog Profissional – Guia Completo

Se realmente pretendemos ganhar dinheiro com um blog, precisamos trabalhar incansavelmente para isso, pois os resultados não serão imediatos. Aqui no Blog Marketing Online ainda não tinha feito um artigo para abordar sobre esse assunto completo, mas como é sempre importante diversificarmos, hoje vou fazer esse artigo bem completo com diversas dicas sobre como criar um blog profissional e o que você precisa para ter um.

Dicas valiosas para você aprender como criar um blog profissional

Criar-Um-Blog-Profissional

São dicas bem simples, mas ao mesmo tempo muito relevantes, tendo em vista as dificuldades de muitas pessoas que estão iniciando. Estarei sendo bem claro e espero que sinceramente esse artigo possa servir como um suporte nessa empreitada.

HOSPEDAGEM E DOMÍNIO PRÓPRIO

Se a sua intenção é realmente criar um blog profissional e passar a ganhar dinheiro com ele, é imprescindível que você pague pelo seu domínio e hospedagem, pois usar hospedagem gratuita é uma péssima escolha para os seus negócios, dessa forma, entre escolher uma hospedagem paga ou gratuita escolha a paga, pois isso passa credibilidade e profissionalismo.

Eu particularmente recomendo o serviço da HostGator, pois é o que eu utilizo e, aliás, estou muitíssimo satisfeito em todos os aspectos.

Uma das grandes perguntas que nunca acabam e nem ficam poucas é – Hospedagem paga ou gratuita?

Mediante a isso e até mesmo já esclarecendo para as pessoas que estão iniciando vou esclarecer em por menores os prós e os contras de cada uma, deixando por último minha opinião pessoal.

Como tudo tem suas vantagens e desvantagens, cito abaixo as vantagens e desvantagens de ter uma hospedagem paga ou uma gratuita.

VANTAGENS AO USAR UMA HOSPEDAGEM GRATUITA

  • Você não precisa pagar uma mensalidade todos os meses;
  • Seu site vem semi otimizado para os motores de busca;

DESVANTAGENS AO USAR UMA HOSPEDAGEM GRATUITA

  • Pelo fato de não ser pago, você corre o risco de perder todo o seu projeto por qualquer coisa, basta julgarem que seu site não está de acordo com a norma deles;
  • Não passa profissionalismo, sendo assim você perde bastante credibilidade caso queira montar um negócio online;
  • Muitas limitações. Com um site gratuito você não tem muitas opções, ou seja, as possibilidades de configurações são mínimas, sendo assim terá que se contentar com isso.

DESVANTAGENS AO USAR UMA HOSPEDAGEM PAGA

Você tem que pagar um valor todos os meses para manter seu site no ar. Claro que isso relativamente não pode ser chamado de desvantagem, pois é um investimento, e todo investimento é saudável, e na internet se quisermos manter um negócio sempre funcionando eficazmente precisamos está sempre investindo nele.

VANTAGENS AO USAR UMA HOSPEDAGEM PAGA

  • O site é seu, ou seja, você está livre de propagandas de terceiros, ao não ser que opte por elas;
  • A sua credibilidade sobe e muito, pois seu domínio passa a ser amigável, e as pessoas percebem mesmo que indiretamente que está fazendo  um trabalho sério e compromissado.
  • Aumenta às possibilidades de configurações, você pode deixar seu blog da forma que desejar. Pode escolher o layout que quiser e configurar do seu jeito, ou seja, a infinitas opções de configurações em blog hospedado em uma plataforma paga.

. Hospedagem de blogs e como usar

MINHA OPINIÃO

Não existe uma resposta exata, pois tudo na vida depende do nosso objetivo. Vejamos, se você quiser construir um blog somente por robe ou entretenimento porque gosta de escrever e compartilhar informações, seria bem viável que montasse o mesmo em uma plataforma gratuita.

Mas em contrapartida queira construir seu blog com a finalidade de montar um negócio online, é indiscutivelmente aconselhável que opte por uma plataforma de hospedagem paga. Pois só assim você conseguirá futuramente fazendo as coisas corretas ganhar dinheiro através de um blog.

TEMPLATE BEM ORGANIZADO

Pagar por um domínio e por uma hospedagem para levar o seu blog a um nível profissional, é apenas o primeiro passo. É necessário que agora você cuide do design dele.

A aparência é muito importante também para a sua credibilidade, além de passar profissionalismo, um dos motivos que me levam a não mais visitar alguns blogs é a desorganização do mesmo, ou seja, além do template ser bem diferente, para não dizer feio, a usabilidade do blog é péssima.

Assim, caso não tenha dinheiro para contratar um serviço para criação de um layout, procure um template grátis na internet, mas faça uma boa escolha.

Não use Iframes era muito usado na época do FrontPage hoje em dia não é válido em termos de SEO e evite usar Flash. Outra questão que é pessoal acho ruim sites abrindo música automaticamente hoje não vejo mais utilidade nisso.

. 30 erros de design que deve evitar no seu blog

PLUGINS ESSENCIAIS

Os Plugins são extensões que potencializam uma melhor navegabilidade na plataforma WordPress, ele nos livra de usar códigos difíceis para executarmos uma determinada tarefa em nosso site. Ou seja, em vez de usarmos o HTML para configurarmos alguma coisa em nosso blog, o plugin pode fazer isso facilmente sem nenhum trabalho, bastando somente instalar e ativar. Claro que nem tudo dá para fazer, mas pelo menos as exigências principais são possíveis executar por meio de um plugin.

. WordPress plugins essenciais grátis e pagos

CONTEÚDO DE QUALIDADE

Conteúdo de qualidade, pronto, agora que já criamos o nosso blog e montamos um pouco da estrutura técnica, é hora de começarmos a desenvolver o nosso conteúdo, artigos ou textos. Escreva artigos bem otimizados (SEO) pensando no seu público. Aconselho mínimo de 500 palavras.

. Marketing com conteúdo – O conteúdo que gera resultados

Checklist do site

Instalação do Google Analytics
Configurar conta no search console – webmaster tools
Integração GA e Webmaster Tools
Criação de alertas (Google Alerts) – Criar alerta para palavra-chave principal
Criar alertas para nome da marca ou artigo
Criação de sitemap.xml
Submeter sitmap no Google Webmaster tools
Submeter sitemap no Bing Webmaster tools
Cadastrar o site nos buscadores que julgar relevante
Arquivo gzip ativar

CRIAR UMA FÃ PAGE

Agora é a hora de começar a organizar, de modo, a explorar as principais redes sociais, pois sabemos que a nível de divulgação as redes sociais tem um potencial enorme.

A primeira coisa, depois que o seu blog já estiver no ar, é criar uma página de fãs para ele, tendo em vista que o Facebook é muito importante para maximizar o potencial do seu blog. Assim sendo, quanto mais fãs engajados você tiver em seu blog, maiores serão as possibilidades de conversões, subscrições, vendas, tráfego e etc…

Então, criar uma fã page não é nada mau, quando se está em uma rede social com mais de 40 milhões de usuários.

COLOCAR A LIKE BOX DO FACEBOOK NO BLOG

Após ter criado a sua página de fãs, o próximo passo agora é inserir a Like Box (caixa de fã do facebook) em seu blog. Assim as pessoas que passarem a visitar o seu site e gostarem terão a opção de CURTIR a sua página.

Isso é muito bom, pois quanto mais aumenta o seu número de fãs mais aumenta a sua credibilidade também na internet, daí a importância de você receber curtidas naturais, e não aquelas curtidas que você recebe por ter curtido a página de outras pessoas. Usando esse método de trocas de curtidas, você estará trazendo pessoas para a sua página que não se interessam pelo o assunto do seu blog e muito dificilmente irão realizar alguma ação.

Dessa forma, coloque a caixinha na sidebar do seu blog e também no final dos seus artigos e deixe que naturalmente as pessoas curtam a sua página. A não ser que você faça uma campanha no próprio Facebook com a intenção de aumentar o número de fãs em seu blog, essa estratégia já é 10 vezes mais eficiente e traz maiores resultados.

INSERIR A FÃ BOX DO GOOGLE PLUS

Além do Facebook temos também o google plus, é uma rede social que está crescendo dia a dia e também tem um potencial enorme que poderá beneficiar diretamente os nossos blogs nas mais variadas formas de conversões.

Quanto mais opções de geração de tráfego gratuito na internet melhor será para os nossos negócios, assim é preciso que saiba explorar o grande potencial de cada uma delas.

Dito isso, é aconselhável que você marque presença no maior número de plataformas de geração de tráfegos gratuitos possíveis e as redes sociais tem possibilitado isso.

INSERIR ÍCONES DAS REDES SOCIAIS PARA COMPARTILHAR SEU CONTEÚDO

Quanto mais opções de compartilhamento pudermos usar melhor será para o crescimento de nossos blogs. Existem vários plugins que tem essa função e dá a opção para o leitor compartilhar nossos artigos em várias redes sociais.

Não se esqueça de utilizar, pois é você que tem que lembrar e pedir para que as pessoas tomem uma atitude, ou seja, você tem que dá opções aos usuários para que eles possam agir de forma efetiva em seu blog, caso contrário eles não irão fazer.

A ideia é criar ícones em baixo de cada artigo, dando assim a possibilidade de compartilhamento para os seus leitores, sempre no final dos artigos lembre eles para que compartilhem o seu conteúdo nas redes sociais.

. Mídias sociais construindo backlinks

TER UM CANAL NO YOUTUBE

canal-no-youtube

Ter um blog profissional é mesmo trabalhoso, e talvez esse o motivo de muitas pessoas abandonarem seus blogs. Precisamos está onde as pessoas estão e isso demanda tempo e muito trabalho, só que a médio e longo prazo os resultados são maravilhosos.

Uma outra dica é para que você crie um canal para o seu blog no youtube, essa estratégia poderá render muito tráfego, além de você poder capturar muitos contatos por lá também.

Ainda estou engatinhando quando se fala na criação e edição de vídeos, mas tenho procurado desenvolver nessa área, pois tenho percebido um grande potencial para qualquer negócio, tendo em vista que o youtube recebe diariamente milhões de usuários também.

. Método revelado gera mais tráfego com video no youtube

Checklist de Análise Social

Participação em mídias sociais
Quais mídias e redes sociais divulga?
Ações sociais
Qual estratégia utilizada nas mídias sociais? Promoções, brindes, doações e etc…
Usar imagens para divulgar artigos nas mídias sociais
O público-alvo está interagindo nas redes sociais?
Quais assuntos geram mais interação? (Likes, RTs, Shares, Comentários)

ESTRATÉGIAS PARA CAPTURAR CONTATOS

capturar-contatos

É imprescindível para criar um blog profissional, é criar uma estratégia para começar a capturar contatos. Sem uma lista seus negócios estão correndo sérios riscos de afundar, pois ter uma lista é essencial e existem muitos benefícios em se ter uma dessa forma não ignore essa possibilidade.

. Como crescer a sua lista de emails

TER UM AUTO RESPONDER

É o auto responder que vai automatizar todo o seu trabalho e enviar mensagens automáticas para as pessoas que se subscrevem em sua lista, seja pelo formulário de contatos, popup, ou qualquer outro.

Se realmente pretende ter um blog profissional não poderá deixar de usar essa ferramenta, caso contrário estará atrasando seu negócio.

. Software autoresponder como usar

TER O SEU PRÓPRIO E-BOOK

As dicas apresentadas já seriam o suficiente, mais quero ir mais longe e mostrar a você o máximo de possibilidades possíveis para criar um blog profissional. É importante que no futuro, depois que já estiver com todas essas dicas colocadas em prática, você crie um e-book gratuito.

Isso vai diferenciar dos concorrentes, pois a grande maioria oferece algo que todo mundo já oferece também. É necessário que você disponibilize algo novo e exclusivo para os usuários, isso é indispensável para o desenvolvimento dos seus negócios, além de está passando mais credibilidade e profissionalismo.

. Como fazer dinheiro com ebooks grátis

MONETIZE SEU BLOG COM CURSOS DE QUALIDADE

monetize-seu-blog

Para ter um blog profissional e ganhar dinheiro com ele é preciso que você também o monetize com produtos rentáveis e de qualidade que poderá beneficiar tanto a você que será recompensado por isso, quanto ao usuário que será contemplado com um produto de qualidade que o ensinará a dá os mesmos passos rumo ao sucesso.

Veja abaixo os produtos digitais que recomendo em meu blog. Você pode perceber que não são muitos, pois recomendo somente aqueles que são de altíssima qualidade e que ajudarão a ganhar dinheiro.

. Mini sites de sucesso

. Clube marketing  digital

. Construindo backlinks sem spam

. Formula negócio online

. Sites de vídeos em piloto automático

Estas foram às dicas que estou passando gratuitamente para você, mas que usei muito para aprender, pois na internet as informações não são sistematizadas, e agora seu único trabalho vai ser ler todo o artigo e colocar em prática.

Como Criar Um Blog Profissional – Guia Completo
5 (100%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

2 comentários em “Como Criar Um Blog Profissional – Guia Completo

  1. Obrigada Cláudio
    Sempre nos ajudando a melhor , e estarmos mais atentos no que fazer , do errado para o certo. Excelente artigo.
    Leio todos que você me manda.
    Um grande abraço
    Magda