elaborar-um-artigo

Como elaborar um artigo e os primeiros passos necessários

Como elaborar um artigo ou como conquistar o visitante com o meu artigo? Não sabe como escrever seus primeiros artigos? Vou dar algumas dicas. Primeiro quero dizer que como tudo neste dinâmico e vasto ambiente que é a internet sempre teremos que estar bem informados e atualizados sobre coisas novas.

como-elaborar-um-artigo

Também sempre disposto para aprender e utilizar novas técnicas que aparecem diariamente. Mais vamos com calma, pois tudo se aprende praticando e com o tempo.

Tenho certeza que quando você menos esperar já vai ser um especialista no assunto. Então vai olhar seus primeiros artigos e reparar sua evolução.

Como elaborar um artigo  eficiente? Tem que ter Qualidade e ser Verdadeiro

Quando o assunto é escrever artigos, falamos em levar conhecimento a outras pessoas, por isso devemos pensar em qualidade e veracidade (verdadeiro). Este é o ponto chave para quem quer ter sucesso em um blog, e como eu disse com o tempo e a prática vamos adquirindo os outros requisitos.

Para se escrever artigos, devemos combinar duas coisas. Primeiro como atrair e fidelizar pessoas através de seus artigos ou seja seus visitantes, e a segunda é como tornar seus artigos otimizados para os mecanismos de busca como o  google, bing, yahoo e os demais.

Como elaborar um artigo para atrair e fidelizar visitantes

1- Título: Vamos começar pelo título de seus artigos. Elabore um título que chame a atenção do seu leitor que desperte sua curiosidade. Inicie o título com as palavras – Como… Aviso… Quanto… Você… Dicas… Maneiras… Aprenda… O Que é?… Qual…

EX: Como Ganhar dinheiro na internet, Aviso: blogueiro ensina a ganhar 200 reais por dia. Quanto vou ganhar na internet?, Você está pronto para trabalhar com seu computador? 10 dicas para melhorar o trafego de seu blog e assim por diante.

2- Abrindo seus artigos: o título do artigo é muito importante, mais seu artigo deve ser bem elaborado para que o visitante não desista e leia até o final. E outra forma de prender o visitante em seus artigos é o início do artigo, esse deve estimular a leitura do visitante. O inicio de seus artigos devem apresentar uma vantagem, o visitante tem que saber que vai ganhar algo de valor lendo seu artigo até o final. Pode começar seu Artigo assim: “Imagine trabalhar  em casa com seu computador e ganhar milhares de reais nesse artigo vou mostrar como”

3- Corpo do Artigo: Procure formatá-lo de uma forma que facilite a leitura. Além do titulo divida seus artigos em subtítulos. Use negrito, itálico, sublinhado, aumente o tamanho da fonte para destacar  os pontos importantes utilizem imagens para que se torne mais agradável seus artigos, use em seu texto uma fonte que não seja muito pequena e que seja fácil de ler. Recomendo Arial, verdana ou Times new roman, e por ultimo verifique os erros de ortografia.

Como elaborar um artigo otimizado para os mecanismos de busca

O google está cada vez mais exigente quanto à indexação de sites. Falo do google por que entre os outros buscadores ele é o que tem mais impacto e também é o mais utilizado para pesquisas. Então se quer ter um bom posicionamento de seu Blog fique atento a algumas dicas.

Graças a grandes desenvolvedores e contribuintes, foram disponibilizadas varias ferramentas para ajudar em nosso trabalho, vou indicar uma que vai ajudar bastante o processo de otimização é o plugin wordpress seo by yoast este é um dos mais completos para wordpress, automaticamente ele faz a verificação do seu artigo dentro dos padrões de SEO e sugere onde tem que ser feita uma mudança para que você otimize seu artigo.

Depois de instalado o WordPress SEO estas descrições vai encontrar logo abaixo do espaço de edição do seu artigo. Repare que aonde esta escrito (Yes) é onde a otimização está correta, caso contrário estaria escrito (No).

O Titulo que deve conter a palavra chave de preferência no começo. Também deve conter entre 40 a 70 caracteres que são o limite máximo de um titulo.

O corpo do texto que deve conter mais de 300 palavras que é o mínimo estipulado de um artigo.

A meta descrição que deve conter a palavra chave.

A densidade, ou seja, quantas vezes a palavra chave aparece em seus artigos.

As imagens que são colocadas no artigo que devem conter as tags alt com a palavra chave.

Os links de saída no seu artigo. Considere colocar links para outros sites e para seus outros artigos.

A palavra chave na url do seu blog, também é sugerido.

Crie subtítulos com as tags H2, H3, H4….. (Já que o titulo deve estar definido com a tag H1)

Mais não se assuste e também não precisa seguir ao pé da letra tudo que foi dito aqui, lembre-se que você em primeiro lugar deve agradar o visitante de seu blog.

10 PASSOS ANTES DE PUBLICAR SEU BLOG

elaborar-um-artigo

Chegou o momento mais esperado, para quem vai começar um blog. Este momento é o lançamento, hora de colocar seu blog no ar, para que seja visto na web, por amigos parentes e outros internautas. Não podemos nos esquecer que estou falando aqui de um Blog profissional que a intenção é que ele gere lucros. Então temos que ficar atentos em alguns pontos importantes antes deste lançamento. Vamos então dar uma repassada em todos os passos para este esperado momento.

Escolha do Nicho de seu blog

Ou seja, segmento ou publico que você deseja atingir com seu blog.

Escolha e registro de Domínio.

Este é o endereço de seu blog ou site.

Escolha da Hospedagem.

Serviço onde seu site é guardado e através deste serviço ele fica disponível para visualização através da internet em todo o mundo.

Plataforma de gerenciamento do Blog.

No meu caso o WordPress que é a plataforma que eu e a maioria dos Blogueiros recomendam.

Escolha do Tema (Template)

Muito importante, pois é o cartão de visita de seu Blog  Procure um que atenda suas necessidades mais ao mesmo tempo que tenha um layout agradável, personalize-o para que ele seja Único.

Instalação de plugins:

Adiciona funcionalidades ao seu Blog. Estes são alguns essenciais, existem vários plugins para facilitar seu trabalho na internet, Só tenha cuidado com a quantidade demasiada, pois pode causar lentidão no acesso de seu Blog (recomendado no máximo 15 a 20 plugins).

Configurar as definições.

Dedique alguns minutos para verificar as configurações disponíveis  de seu painel WordPress e fazer as modificações que você deseja para o seu blog. Você pode alterar as configurações relacionadas ao seu perfil de autor, como as mensagens são apresentadas, permissões de usuários, moderação de comentários entre outras funcionalidades.

Configurar Sidebar rodapé e cabeçalho.

Configure da maneira que desejar, conforme as informações que queira exibir.

Criação de Páginas.

É necessário a criação de algumas páginas.

Página Sobre:

É onde vai descrever a história do blog, criador, data de criação Objetivo do Blog.

Página  de Contato:

Faça um formulário de contato para que seus visitantes deixem suas informações, deixe também seu e-mail.

Política de Privacidade:

Se utilizar o Google Adsense para rentabilizar o seu Blog deve saber que é obrigatório segundo as regras do Google, ter uma página com os termos e condições da plataforma. Não é obrigatório.

Página de termo e condições:

(opcional)

Produza alguns Artigos Antes do Lançamento.

E por ultimo antes de lançar o seu blog, procure escrever pelo menos uns 20 artigos para que seu leitor venha ter conteúdo para segui-lo assim podendo ser fidelizado.

A grande verdade é que não importa quantas vezes você publica no seu blog. É importante que você esteja produzindo valor em uma base diária para o seu visitante/resolver o problema. Quanto mais você produzir, melhor você se tornará. Claro que não fique meses sem postar nada no seu blog.

Para ganhar backlinks de forma natural, você precisa construir relacionamentos o seu blog não pode ser uma ilha no meio do oceano. Você precisa construir conexões e relacionamentos. Estas relações vão levar a backlinks. Apenas o ato de estabelecer relações com outros blogueiros, muitas vezes, você ganha um backlink isto é, desde que o seu conteúdo seja valioso e único.

Relações que podem ajudar a crescer o seu negócio.

  • Encontrar grandes palavras-chave
  • Criar um grande conteúdo
  • Agradar seus usuários
  • Construir relacionamentos com outros blogueiros

Pontos que precisar observar:

  • Criação da page title (título da página) relevantes
  • Inclusão das tags H1, H2 e H3 relevantes
  • Layout e design fáceis de entender
  • Usar uma boa densidade de palavras ­chave para os termos de busca desejados com variações
  • Usar o tag “alt” para imagens
  • Verificar o tempo de carregamento da página
  • Criar links internos eficientes
  • Envio de Site Map (XML) para o Search Console (Google Webmaster Tools)
  • Criar e enviar o Robots.txt para o Search Console (Google Webmaster Tools)

Pare de pensar sobre como eu posso ganhar dinheiro rapidamente. Comece a pensar sobre como você pode ganhar dinheiro para o resto da sua vida. Jogue o jogo por muito tempo.

Agora que você aprendeu como elaborar um artigo coloque em prática e comece pensando no seu visitante em como poderá ajudar.

Como elaborar um artigo e os primeiros passos necessários
3 (60%) 2 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

2 comentários em “Como elaborar um artigo e os primeiros passos necessários