como-encontrar-links-quebrados-no-site

Como encontrar links quebrados no site e como resolver (#Tutorial)

No Blog Marketing Online tem várias páginas e links internos e externos, normalmente sempre tento criar em cada artigo algum link para artigos antigos ou links externos no mesmo assunto/nicho, e no início dia 16 de Agosto de 2013 esse blog começou com artigos que eu tinha importado de outro blog que estava uma bagunça, fui reparar no dia 19 de outubro de 2013 havia mais de 400 links quebrados e deu muito trabalho encontrar links quebrados no site.

Durante um bom tempo fiquei corrigindo links quebrados e demorou muito tempo, porém valeu a pena principalmente em SEO. Hoje esse artigo é para tirar as seguintes duvidas.

. como consertar links quebrados

. links quebrados no wordpress

Por que corrigir e encontrar links quebrados no site?

Todo blogueiro um dia vai enfrentar essa questão de links quebrados, essa verificação de links quebrados é uma tarefa que a maioria dos web designers não gosta. A menos que você só tem algumas páginas em seu site, o controle e a fixação dos links quebrados pode levar pouco tempo. E os benefícios quando corrigir é excelente em termos de SEO e para o Google.

O Google recomenda que você verifique se você esta com links quebrados. O Google sugere que você “Verifique se tem links quebrados e corrija”. E isso ajuda ao Google a encontrar, indexar e classificar o seu site.

Junto ao Google para saber se você tem links quebrados ou erros de rastreamento entre na sua conta do Search Console.

encontrar-links-quebrados-no-site

Passei muito tempo corrigindo os links quebrados nas páginas e artigos onde muitos dos meus leitores nunca (e possivelmente nunca) estariam vendo, mas para o Google isso seria ruim.

Alguns motivos para dar atenção aos links quebrados:

  • Links quebrados são ruins para o seu blog/site.
    Quando um leitor clica em um link e ele vai para uma em branco ou com erro 404 parece que o proprietário do site não se preocupa com o conteúdo. E se você não se preocupa com o conteúdo do seu site, então por que seu leitor vai se preocupar em voltar a ler?
  • Removendo links quebrados mantém seus leitores felizes.
    Quando você remover um link quebrado você não está enviando os seus leitores para uma página com erro.
  • Links corrigidos ajuda aos  motores de buscas (aranhas) na hora de navegar no seu site.
    Uma parte fundamental do SEO é está fazendo o seu site amigável para as aranhas (buscadores). Se eles podem encontrar o seu caminho (link), eles podem indexar e, em seguida, o site vai obter mais visualizações de páginas. Mas se os links estão quebrados, a aranha não pode seguir.
  • O SEO melhora quando as páginas são atualizadas e os links quebrados corrigidos.
    Os motores de busca podem verificar novamente o seu link quebrado se foi corrigido quando você faz uma mudança, e vai voltar para ver se eles precisam mudar suas listas. Ao fixar regularmente os seus links quebrados, está atualizando regularmente as páginas do seu site.

Para quem usa WordPress indico instalar o plugin Broken Link Checker este plugin vai sempre verificar de forma automática links quebrados no blog.

Para quem usa WordPress segue outra vantagem para criar redirecionamentos. É válido lembrar que todos os nossos artigos por mais que pareçam está perfeitos sempre haverá algum detalhe a ser ajustado. E justamente com o tempo a necessidade de melhorar. Existem vários fatores que contribuem para a necessidade de reajustar o seu artigo mais antigo, entre tantos, veja alguns:

  • Por ser um pouco antigo ou linguagem pode está um tanto inapropriada;
  • Falta profundidade no assunto;
  • As dicas estão ultrapassadas e desatualizadas;
  • Uma determinada opinião sua mudou, automaticamente o artigo deverá ser alterado;
  • O artigo precisa ser reotimizado e etc…

Dessa forma, com a mudança e reajuste dos seus artigos por várias vezes é necessário mudar também o título do artigo e se for preciso também mudar a URL do artigo ou página que acaba influenciado. E essa mudança acaba direcionando o endereço para outra página, fazendo com que a antiga página fique como página não encontrada.

E como a sua página mais antiga já está indexada no Google  qualquer usuário que clicar nela será direcionado para uma página de erro, ou página não encontrada, caso é claro você não tenha feito o redirecionamento da página. E é justamente isso que eu quero mostrar como fazer isso de forma simples, e como redirecionar uma URL do seu blog para outro endereço, ou simplesmente fazer um redirecionamento 301.

O uso do redirecionamento 301 transfere toda a autoridade, o “link love”, tudo o que o link anterior tinha para o novo link. Por isso é super importante fazer redirecionamento 301 e deve ser utilizado e não o redirecionamento 302 que nesse caso é um redirecionamento temporário. Usando o redirecionamento 302 ele não altera a maneira como o sistema indexa por ser temporário e não passa todo o link da página anterior por ser temporário.

Indico a leitura (Inglês) no site Moz sobre Redirecionamento 301 https://moz.com/blog/301-redirection-rules-for-seo

Então vamos ao assunto links quebrados como resolver?

Como fazer redirecionamento 301 usando o plugin redirection

A dica que estarei passando a você é bem simples. A primeira coisa que você irá fazer é baixar o plugin redirections é por meio desse plugin que vamos fazer o redirecionamento 301.

Após ter baixado e instalado o plugin, ele estará disponível no menu ferramentas, redirection, veja a imagem abaixo:

plugin-redirection

Na nova página basta você adicionar o link de origem e o link de destino e clicar em “Adicionar redirecionamento“. Veja:

redirecionamento-301

Pronto, após ter seguido esses passos o seu redirecionamento estará funcionando perfeitamente. Agora você não terá mais problemas de alguém clicar em um endereço do seu blog e cair em alguma página não encontrada. Dessa forma, procure em seu blog algum endereço que foi alterado e não foi feito o redirecionamento 301 e faça.

Tem pessoas que dizem não terem se adaptado ao plugin redirection nesse caso indico outro plugin que também é excelente Simple 301 Redirects.

Link checker uma forma de verificar links quebrados

Para o meu site Blog Marketing Online e outros, eu uso uma ferramenta online e um plugin para wordpress. Isso é útil porque existem muitos links que eu não controlo. E usando estas ferramentas eu posso ver os links quebrados que posso corrigir os links de anúncios, não tenho como corrigir indiretamente se estiverem fora do ar no máximo remover os links.

Para os meus sites eu uso um dos sites Link Checker W3CXenuDeadlinkchecker. Eu não sei se existe e não procurei para quem usa Macintosh, por isso, se você souber de algum pode avisar que adiciono o link.

Como encontrar links quebrados no site e como resolver (#Tutorial)
5 (100%) 3 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*