como-escrever-em-seu-blog

Como escrever em seu blog – 9 Dicas e ideias criativas

Um dos problemas frequentes para muitos blogueiros, isso a médio e longo prazo, é a falta ou conhecimento sobre como escrever em seu blog e as vezes nem mesmo sabemos aonde encontrar essas ideias.

COMO ESCREVER EM SEU BLOG COM IDEIAS CRIATIVAS

Isso pode ser bem negativo, pois se deixar a falta dessas Ideias Criativas te vencer, seu site ficará desatualizado, e aos poucos as pessoas perceberão e o abandonarão.

Observe que além da importância de atualizar seu blog, é importante também correlacionar seus conteúdos, mantendo sempre a coerência entre eles, para que em detrimento disso seu blog não se torne confuso e sem uma definição ao certo.

Em consequência desse bloqueio momentâneo que em certos momentos nos alcançam, nesse artigo quero descrever uma lista com seis dicas para te ajudar a ter sempre novas ideias. Considere observar cada uma e colocar em prática.

NUNCA PERCA O HÁBITO DA LEITURA

Antes de tudo é importante ressaltar a importância de não perder o hábito de ler diariamente. É através da leitura que surgirão sempre ideias novas para que você continue desenvolvendo bem seu projeto.

como-escrever-em-seu-blog

Não perca a oportunidade de sempre baixar e ler E-books gratuitos relacionados ao seu nicho de atuação, não se engane pensando que por ser gratuito isso diminuirá a qualidade do conteúdo, já li vários E books gratuitos que me ajudaram e ajudam até hoje.

Em contrapartida existem também E books pagos que não valem nem um pouco apena, assim como também alguns e-book grátis. Mas seria um pecado se generaliza-se, pois tenho alguns E-books que comprei com conteúdos imprescindíveis para quem quer realmente obter sucesso gerenciando blogs.

Recomendo que leia blogs que considera relevante e quando puder compre bons E-books, baixe grátis, sempre ponderando seleciona-los independente de que forma você venha adquirir. Lembre que, quem pouco ler, pouco ouve, pouco ver e pouco escreve.

USE AS DICAS DE BUSCA DO GOOGLE E APRENDA COMO ESCREVER EM SEU BLOG O QUE PRECISA

Você já deve ter percebido que, algumas vezes que é digitado uma palavra no local de pesquisa do Google  aparecem outras sugestões completando automaticamente a palavra que você digitou. Pois bem, você pode tirar proveito disso observando as dicas e até tirando novas ideias para escrever artigos. Veja a imagem abaixo:

ideias-criativas-negócios

Você terá duas opções aqui. Uma é pegar a ideia do jeito que o google está sugerindo e fazer seu artigo, ou aproveitar a ideia para personalizar a frase sugerida sendo mais específico, transformando termos de cabeça em cauda longa, para assim alcançar um publico mais específico.

USE O GOOGLE ADWORDS 

Outra forma de você conseguir ideias criativas e saber como escrever em seu blog títulos de artigos é utilizando a ferramenta de palavras chaves do google. Nela você pode digitar uma palavra e ter um retorno de centenas de outras palavras relacionadas com o que você procura.

APRENDA COMO ESCREVER EM SEU BLOG COM OS COMENTÁRIOS DE SEUS LEITORES

É muito bacana ver um artigo seu sendo lido por outras pessoas, e mais ainda ver as pessoas interagindo com o texto que você escreveu. Se não percebeu até nesse momento você pode retirar ideias para escrever mais artigos.

Muitos leitores ao interagirem, acrescentam e enriquecem ainda mais seu artigo com dicas e sugestões, aproveite essas sugestões para criar ou repensar novos artigos, observe aonde foi a maior interação e procure escrever seu post baseado aí.

TRANSFORME DÚVIDAS EM POSTS

Recomendo que você passe a dá uma olhadinha nos comentários dos seus leitores e observe as dúvidas existentes, veja as que estão bem relacionadas e que podem ser todas exploradas em um único artigo.

Assim transforme essas dúvidas em artigos explicativos, podendo até ser em forma de tutoriais. Além de ser uma forma de você criar novas ideias pra seus artigos, estará ajudando também outras pessoas.

FAÇA ENTREVISTAS COM OUTROS BLOGUEIROS

Uma outra forma criativa de escrever um artigo é mostrando aos seus leitores uma entrevista feita por você com outro blogueiro. Escolha um blogueiro que tem servido de referência, ou até mesmo um blogueiro que julga promissor, e faça uma entrevista com ele.

ideias-criativas-blogueiros

Somente com essa entrevista você vai ver que surgirão muitas novas ideias para futuramente serem transformadas em artigos.

Se você precisa de alguma ideia de como fazer olhe a nossa área de entrevistas.

VÁ ALÉM DOS TEXTOS

Quando se fala em artigos muitos imaginam logo uma imensidão de palavras. Mas um post pode ser muito mais que um simples aglomerado de palavras, pois essa não é a única forma de conteúdo possível.

Sugiro a você que, além das palavras contidas em seus artigos, insira vídeos tutorias, ensinando na prática como seu leitor poderá executar determinada coisa.

Existem assuntos bem complexos, que se você fosse expor somente em palavras ficaria um tanto confuso. Nesse caso, use sua criatividade e utilize vídeos, grave áudios e etc.

REVEJA SEUS ANTIGOS CONTEÚDOS

É claro que com a prática nossos artigos tendem a melhorar, seja na escrita ou na forma que organizamos nossas ideias, o certo é que melhoramos, contudo sugiro que reveja seus conteúdos bem antigos, de modo a refaze-los, ou até mesmo melhora-los.

Use seus artigos antigos como base para aplicar tudo que você tem aprendido até hoje, acrescente suas novas ideias, suas experiências. Fale com mais precisão e profundidade daquilo que lhe era um tanto estranho.

UTILIZE O BRAINSTORMING

Conhecido como tempestade de ideias, o brainstorming pode ser utilizado para te proporcionar novas ideias, ou seja, sempre que você estiver desocupado, caminhando, relaxando em algum lugar, poderá surgir uma tempestade de ideias a respeito do seu negócio, você tem que está preparado para anotar todas essas ideias sem deixar escapar nada.

Ao chegar em sua casa ou no escritório, o que você tem que fazer é compilar essas ideias de uma forma organizada e aplicar. Pronto, essa é uma outra forma de você ter ideias criativas e conseguir saber como escrever em seu blog para os visitantes.

Mapa Mental de Como Organizar Seu Blog

CONTEÚDO

Você não tem escolha, se realmente quiser conseguir alguma coisa com seu blog, seja para ganhar dinheiro, ou só por reconhecimento, o seu blog precisa de bastante conteúdo, pois é só através destes que você vai obter tráfego.

Você pode diversificar os conteúdos do seu blog, veja abaixo os tipos de artigos que podem ser explorados por você, como já disse não vou entrar em detalhes, pois ficará para um próximo artigo, tome nota:

  • Artigos de Analises ou Resenhas
  • Artigos em Formato de Lista
  • Artigos Tutoriais 
  • Artigos de Impacto
  • Landing Page

FERRAMENTAS

Não adianta também ter bastante conteúdos se você não tiver ferramentas para trabalhar os seus usuários, sendo assim eu destaquei 3 que além de imprescindíveis são suficientes para a captura de contatos. São elas:

Popup Domination, essa ferramenta é disparada logo quando um usuário entra no seu site, você pode trocar qualquer brinde pelo e-mail de uma pessoa.

Auto responder (Aweber), É uma ferramenta profissional que te possibilita enviar e-mail de forma automática para os seus subscritores, nessa parte você tem que ter pelo menos uma noção de e-mail marketing para não fazer besteira. Observar a frequência de e-mails, não fazer spam, enfim, estarei detalhando no próximo artigo.

Squeeze Page. Essa é uma página que tem um único objetivo, capturar contatos. Ou seja, você pode oferecer um curso ou qualquer outro produto gratuito e no momento que o usuário clicar no link será levado a sua squeeze page e ele só poderá acessar o curso ou o produto caso deixe o seu e-mail.

PRODUTO

Após criar os conteúdos e ter em mãos as ferramentas acima citadas, você pode tranquilamente começar a promover produtos em seu blog, seja de sua autoria ou um produto de qualidade de outra pessoa. E para promover de forma eficaz,ou seja, para que você obtenha resultados positivos no ponto de vista de conversão é preciso ter algumas estratégias. Dessa forma você pode:

  • Fazer Resenhas sobre o Produto
  • Artigos que direcionam para a resenha do Produto
  • Landig Page para o Produto

AÇÃO

Existem duas ações muito eficientes que poderá está a utilizar em seu blog. Poderá usar tanto as estratégias para a captura de contatos quanto o próprio e-mail marketing.

Para a Captura de Contatos, você poderá está utilizando alguma técnicas que muitos blogueiros usam e que por sinal são muito eficientes, são elas:

  • Popup Domination
  • Caixa de Subscrição na sidebar do Blog
  • Caixa de Subscrição no Final dos Artigos
  • Captura de Contatos pelo Facebook

Já no e-mail marketing, você precisa oferecer algo que traga valor acrescido para o seu subscritor, para que dessa forma seus e-mails e campanhas sejam eficientes, veja abaixo 3 formas:

  • Dicas relevantes
  • Oferta de Algum Curso Gratuito
  • Usando as duas dicas acima, poderá então fazer a oferta de algum produto de afiliado 

Checklist de Análise de Público Alvo

Descobrir influenciadores e fazer entrevistas
Descobrir canais do nicho de mercado e interagir deixando comentários
Descobrir comunidades nas mídias sociais e participar (Facebook Grupos, Linkedin Grupos, Google+ e etc…)
Yahoo! Respostas – Extrair o perfil do usuário através de seus comentários e dúvidas mais comuns e criar artigos

Avalie
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*