Como Fazer Segmentação de Mercado na Internet

Neste artigo vou falar sobre como fazer segmentação de mercado na internet. Esse é um tema muito importante para quem quer começar um negócio na internet, porém, a grande maioria pula essa etapa e começa seu empreendimento de forma errada. No decorrer do texto vou explicar e dar a definição de alguns termos que são muito importantes saber diferenciá-los.

Antes de falar sobre como fazer  segmentação de mercado na internet é necessário definir alguns termos como mercado, segmento, nicho e  super nicho ou micro nicho.

O que é Mercado?

Esta não é uma definição técnica, mas sim voltada para negócios online, portanto, mercado são negócios amplos, sem afunilamento, não atacam nenhum problema em específico e sim vários ao mesmo tempo. Temos como exemplo de grandes mercados na internet:

⇒ Ganhar Dinheiro na Internet.

⇒ Saúde e bem estar

⇒ Relacionamento

Existem vários outros mercados a serem explorados, mas esses 3 são os maiores e mais procurados para criação de negócios online.

O que é Segmento?

Segmento nada mais é que uma fatia do mercado, ou seja, significa pegar o mercado e dividir em várias áreas de interesse. Seguindo um dos exemplos a cima como o mercado de saúde e bem estar teremos alguns segmentos abaixo:

⇒ Perda de peso

⇒ Ganho de peso

⇒ Definição muscular

O que é Nicho?

Nicho nada mais é que a divisão do segmento e acredito que você já começou a perceber onde está o erro que eu falei no início do artigo que a maioria das pessoas cometem, caso ainda não se deu conta, no decorrer do texto você vai perceber. Seguindo o mesmo exemplo de mercado posso citar como exemplo de nicho de um segmento os seguintes:

⇒ Perda de peso para mulheres

⇒ Ganho de peso para mulheres

⇒ Definição muscular para mulheres

O que é Super Nicho ou Micro Nicho?

Super nicho é a divisão do nicho e aqui chegamos a um público bem específico dentro do mercado de saúde e bem estar, como exemplo posso citar os seguintes:

⇒ Perda de peso para mulheres que acabaram de sair de uma gravidez

⇒ Definição muscular para mulheres a cima de 40 anos

Se você prestou bem atenção nos exemplos e diferenças dos termos a cima pode constatar que “ganhar dinheiro na internet”, “saúde e bem estar” e “relacionamento” não são nichos e sim mercados.

É nesse ponto que a maioria das pessoas erram quando querem montar um negócio na internet, ou seja, quando você escolhe o todo acaba ficando sem foco e não consegue abraçar os vários segmentos, nicho e micro nichos existentes.

A sua concorrência acaba ficando maior e sendo assim, fica difícil competir com quem já está bem posicionado no mercado. Também é verdade que seu público alvo é maior, mas mais difícil de ser atingido justamente em suas dores e sonhos.

Uma coisa que precisa ficar bem claro é que cada pessoa de um determinado mercado tem uma dor a ser curada ou um sonho a ser alcançado e quanto mais você souber identificar isso, melhor.

Fazendo a Segmentação de Mercado na Internet

Vamos pegar como exemplo o mercado de saúde e bem estar e fazer a segmentação desse mercado recapitulando os exemplos a cima. Agora vou escolher o segmento Perda de peso, ou seja, nada mais me interessa agora a não ser estudar tudo sobre perder peso.

Observe que ainda podemos afunilar mais, segmentando mais ainda, agora vamos focar no nicho Perda de peso para mulheres, observe que agora estou em um nicho sobre perder peso só de mulheres, dessa forma, os homens não são meu público alvo.

Que tal afunilar mais a segmentação de mercado? Podemos agora escolher o micro nicho perda de peso para mulheres que acabaram de sair de uma gravidez, ou seja, agora só me interessa as mulheres que passaram por uma gravidez.

Caso queira saber se o nicho que está interessado tem procura na internet e é rentável pesquise antes tudo o que for possível sobre o assunto e verifique como anda os seus concorrentes.

Conseguiu entender como fazer segmentação de mercado? Agora você deve estar se perguntando. “Qual é a vantagem de trabalhar com um micro nicho que talvez tenha 5% do público de todo o mercado ao invés de atacar o mercado inteiro?”

Vantagens em Fazer Segmentação de Mercado

A resposta é muito simples. Como falei anteriormente, atacar todo o mercado é praticamente impossível para quem está começando, outra coisa, a concorrência é maior porque a maioria ataca o mercado inteiro justamente por não saber segmentar.

Também falei a cima que cada pessoa dentro de um mercado tem uma dor ou um sonho a ser atingido, dessa forma, a melhor opção é identificar essa dor, criar ou oferecer um produto de afiliado específico para esse público.

Vamos supor que o mercado de saúde e bem estar tenha um público de 100 mil pessoas e você consiga converter em clientes 1% desse público por ano que daria 1000 pessoas, ou seja, você efetuaria 1000 vendas ao ano (estou sendo bem generoso) e se o produto vendido tivesse uma margem de lucro de R$ 100,00 você faturaria R$ 100.000,00 por ano.

Agora imagina que você fez a segmentação de mercado do exemplo a cima e encontrou o micro nicho de perda de peso para mulheres que acabaram de sair de uma gravidez. Suponha que esse super nicho tenha apenas 5% do público do mercado de saúde e bem estar, portanto, apenas 5 mil pessoas. Qual é a dor ou sonho desse público? Com certeza você vai responder que essas mulheres querem perder peso após a gravidez.

Note que agora você identificou um super nicho e sabe o que ele quer e pode criar ou oferecer um produto específico ao invés de tentar vender um produto de emagrecimento para um mercado onde boa parte não que emagrecer.

A sua conversão em vendas nesse caso é extraordinariamente superior porque você está falando diretamente para um público interessado no que você tem para oferecer, sendo assim, vamos partir do princípio que você consiga converter em vendas 20% somente desse público com a mesma margem de lucro a cima, ou seja, seriam 1000 vendas com o mesmo faturamento de R$ 100.000,00 ao ano.

Observe que você teve o mesmo faturamento anual com apenas 5% do público do mercado e isso é possível porque em alguns nichos você será talvez o único a explorá-lo. Claro que você deve entender que é apenas uma simulação para entender como funciona uma segmentação de mercado e não uma regra geral que vai servir para todos os mercados.

Conclusão

Nesse artigo você conseguiu diferenciar mercado, segmento, nicho e micro nicho e a ideia central foi justamente mostrar como fazer segmentação de mercado na internet com o objetivo de fazer você perceber que o correto não é atacar o mercado inteiro e sim começar fazendo o contrário, atacar os super nichos, um de cada vez e assim tentar com o tempo dominar o mercado inteiro.

Agora que você já sabe como fazer segmentação de mercado na internet deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou e compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam aprender.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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