como-fazer-seo

Como Fazer SEO E Otimizar Seu Negócio Online

Como fazer SEO da forma correta? Existem algumas regras que se deve seguir e outras se aprendem com o tempo e melhora as técnicas. SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites para os motores de busca, palavra muito conhecida por quem trabalha na internet, algum tempo atrás quando comecei na internet achava que para um conteúdo ser visto na internet, bastava escrever, postar e estava tudo certo, e isso foi um dos primeiros erros que cometi no inicio da minha careira como Empreendedor Digital.

como-fazer-seo

Como Fazer SEO

Nesse artigo vou falar um pouco da importância da otimização em seus  negócio online e o quanto é importante a utilização de  SEO de uma forma correta para atrair visitas para os seus negócios online seja um site, um blog ou uma loja virtual.

O que é SEO?

Search Engine Optimization também conhecido como SEO, é a otimização de sites para os motores de busca. Otimização essa que é possível através de um conjunto de técnicas e práticas aplicadas a um site buscando melhorar o posicionamento das paginas de um site ou de um site por inteiro nos resultados das buscas realizadas nos buscadores para as palavras chaves escolhidas.

Entendendo os motores de busca

Para que você faça um ótimo trabalho de otimização usando técnicas de SEO, você primeiro precisa entender como funciona os motores de busca.

Os mecanismos de busca ou motores de busca como são conhecidos, são Softwares projetados para procurar, encontra e catalogar informações espalhadas pela a internet, para fazer esse trabalho os motores de busca utilizam Robôs chamados de Spiders (aranhas) que fazem rondas diárias por toda a internet em busca de novas paginas para serem indexadas de maneira que as mesmas possam  ser futuramente pesquisadas e encontradas por seus usuários.

Por falar em Motores de Busca, para efeito de exemplo vamos usar o Google por ser o mecanismo de busca mais acessado da internet, lembrando que os demais buscadores que existem na internet também trabalham de maneira semelhante ao Google.

O Google possui diversas variáveis e algoritmos de ranqueamento para que dessa forma apenas as melhores páginas sejam ranqueadas e fiquem na primeira página dos resultados de pesquisa orgânica.

Agora vamos conhecer algumas:

PageRank –  O Page Rank é um algoritmo que classifica  sites ou blogs através da qualidade de links que apontem para esses sites ou blogs. Esse algoritmo, tendo em vista que se algum site que possui conteúdo de qualidade criar um link apontando para outro site quer dizer que aquele site também possui conteúdos qualidade.

TrustRank – o TrustRank permite que páginas sejam enviadas para que sejam analisadas por especialistas manualmente, evitando que conteúdos com pouca ou nem uma relevância acabem alcançando posições não merecidas nas primeiras paginas de resultados de pesquisas orgânicas.

InfluenceRank – O Influence Rank é um algoritmo que foi criado para medir ou avaliar o nível de influência que uma página ou pessoa possa ter no meio online. Um dos critérios para classificação de um blog, site ou pessoa é o número de compartilhamento em redes sociais, o número de citações a página  em outros blogs ou sites e até mesmo o número de comentários.

AgentRank – O AgentRank permite a associação entre conteúdo e autores, usando a base de dados do Google PLus ele permite que sejam feita busca de autores.

Através desses algoritmos o Google tem a capacidade de encontrar as melhores paginas para um determinado termo de pesquisa e exibir as mesmas na primeira página de resultados de buscas orgânicas. Logo após a ordem dos resultados serem escolhidas, o Google os lança em sua interface eventualmente junto com alguns resultados pagos.

Como Fazer SEO Da Forma Correta?

Agora que você esta por dentro de como os motores de busca funciona, vamos ver agora como podem ser aplicadas algumas técnicas de SEO.

Para que sejam aplicada  técnicas de SEO em seus Negócios Online, existem dois método que são fundamentais e indispensáveis para que você possa  fazer um bom trabalho de SEO que são: on-page e off-page.

Como Fazer SEO On-page – No On-Page o método de aplicação de técnicas são aplicadas na parte interna do site, ou seja, em sua  estrutura, para que de alguma forma o Google dê uma maior autoridade a ele em determinadas palavras chaves que podem ser long tail ou short tail.

Como falei no paragrafo acima, são técnicas usadas dentro de site que pode ser dentro de artigos, páginas, programas de afiliados ou em qualquer ação que você for executar de maneira interna, usando uma linguagem mais clara, resumida e simplificada para que você entenda melhor, On-page são atividades internas que se aplicadas de forma correta oferecem uma melhor leitura para os Robôs de indexação dos motores de busca. Veja abaixo algumas estratégias de SEO On-page;

– Título
– Head Tags
– URL
– Meta descriptions
– Meta keywords
– Atributo ALT em imagens
– Utilização de nofollow em links externos

A implementação das estratégias citadas acima podem fazer a total diferença no trabalho de otimização (SEO) do seu site ou blog.

Como Fazer SEO Off-page –  Se tratando de estratégias de SEO o Off-page é a parte da otimização mais complicada no que diz respeito a ranquear nos motores de busca, pois é uma estratégia que consiste na construção de links (link building), ou seja, fazer com que o seu site seja citado por outros sites.

link building – O link building é um conjunto de estratégias que tem como objetivo a construção de links externo que apontam para o seu site tendo como objetivo melhorar a popularidade do mesmo nos motores de busca, tendo também consequentemente a geração de tráfego.

No link building a algumas variáveis a considerar como: Quantidade, qualidade e relevância dos links, pois os motores de buscas compreendem que quanto mais links apontem para o seu site, quanto mais pessoas recomendarem o se site é porque com certeza ele tem qualidade e relevância, o que consequentemente facilitará o ranqueamento do seu site nos motores de busca.

Cuidados com o SEO

Como você pode observa no começo desse artigo até agora eu tenho mostrado que o SEO é a melhor estratégia que podemos utilizar para que os projetos online e fique de olhos abertos com os motores de busca em especial aos olhos do Google. Mais o seu uso desordenado e de forma errada pode trazer grandes frustrações e transtornos.

Black Hat SEO e White Hat SEO

Black Hat e White Hat, você sabe qual a diferença entre essas duas estratégias de SEO?

White Hat é uma técnica de SEO que obedece e segue todas as diretrizes do Google e dos demais motores de busca levando você a fazer um trabalho de otimização (SEO) de maneira correta sem complicações futuras com os motores de busca.

Black Hat é totalmente o oposto do White Hat, são técnicas que muitas pessoas utilizam com objetivo de burla o sistema dos buscadores enganando dessa forma encontrando brechas para alcançar boas posições nos resultados de busca orgânica.

Isso é ruim? Depende. Cada caso é um caso diferente. Eu uso as duas técnicas com responsabilidade.

Abaixo listei algumas  técnicas de SEO consideradas Black Hat nas quais eu deixo bem claro que você deve evitara qualquer custo.

  • Evite fazer uso de texto ou links ocultos.
  • Não utilize técnicas de cloaking (camuflagem de conteúdo ) nem faça redirecionamentos  sem autorização.
  • Não carregue páginas com palavras-chave sem relevância.
  • Não crie múltiplas páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo  repetido.

Fazendo a Otimização (SEO) de seus sites ou blogs usando essas técnicas que acabei de citar acima, as consequências vai desde você perder posições nas pesquisas realizadas nos mecanismos de busca, a ter sites ou blogs (negócios online) desindexados, ou seja, excluídos do índice dos principais motores de busca. Black Hat precisa ser feito com sabedoria e primeiro sempre indico que faça os testes nos seus blogs pequenos para aprender com os seus erros.

Conclusão

Para concluir, fazer a otimização de seus negócios na internet de um jeito certo é simples, basta seguir as regras para o bom uso do SEO.

Para quem não sabe, existe o SEO de ontem e o SEO de hoje. Existem muitas técnicas ultrapassadas que hoje não são mais utilizadas.

Se você gostou do que leu não se esqueça de comentar, até o próximo artigo sucesso.

Avalie
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

4 comentários em “Como Fazer SEO E Otimizar Seu Negócio Online

  1. “No link building a algumas variáveis a considerar como: Quantidade, qualidade e relevância dos links, pois os motores de buscas compreendem que quanto mais links apontem para o seu site, quanto mais pessoas recomendarem o se site é porque com certeza ele tem qualidade e relevância, o que consequentemente facilitará o ranqueamento do seu site nos motores de busca.”

    Não é bem assim. O Google não leva necessariamente em conta a quantidade de backlinks e de domínios, e, sim, a qualidade deles. Não adianta nada ter 100, 200 citações em sites pouco relevantes. 1 ou 2 em sites de alta relevância já são mais importantes. Ah, esses links tem de ser naturais também, ou seja, entendidos pelo buscador não como algo provocado por quem postou – SPAM.
    Não tem como usar Black Hat com sabedoria! O Google está cada vez mais esperto para isso e as punições estão cada vez mais severas…

    1. Willian primeiro obrigado por sua resposta.

      Na questão de link building você tem toda razão e também já falei sobre essa mesma questão em outros artigos existem muitas variáveis.

      O Google esta sempre mudando os seus algoritmos hoje o que é certo amanhã não é mais sempre indico ficar antenado com as atualizações do Google e não depender somente dele. Hoje em termos de Pagehank o Google não olha mais da mesma forma que antigamente e a qualidade tem um valor maior que a quantidade como eu sempre digo prefiro um backlink de um site de qualidade do que um backlink de um site de spam ou com artigos de baixa qualidade ou que não tenha nada a ver com o meu assunto (nicho).

      O que é natural para o Google não é entendido como natural para os blogueiros. O Google é bem claro natural é aquilo que você ganha sem pedir isso é natural um bom exemplo Guest Post não é algo natural você trocou/pediu ou quando deixa um comentário em um blog e no campo Website você deixa o link do seu blog não é tão natural e podem ser considerados blackhat.

      O problema que muitos tem olhos errados para o black hat e gosto de usar de forma que não possa prejudicar como exemplo postar no tumblr para ajudar em termos de DA e PA e ajuda a indexar os meus artigos e isso não é natural e pode ser considerado uma técnica de black hat.

      Quando eu falo de black hat de forma correta não é a forma que muitos blogueiros tem usado para massacrar ou tentar burlar o Google a todo custo.

  2. Cara, gostei muito do artigo. Comecei a estudar SEO agora e até então eu via o Black Hat como algo “do mal”. Enfim, obrigado, artigo muito bom, mas cuidado com algumas falhas na escrita como no trecho: “(…) existe o SEO de ontem e o SEO de hoje existem muitas técnicas ultrapassadas que hoje não são mais utilizadas”.

    1. Lucas Ximenes o primeiro passo é estudar SEO que é a base de tudo, porém sempre falo que não se deve prender somente a isso. Existem duas formas de usar black hat e tem muitos blogueiros julgando errado sem ter usado ou até mesmo não tem ideia de como funciona. Obrigado corrigi o texto.