Como criar e-book gratuito – 10 motivos para gerar tráfego grátis

Já apareceram diversos e-books no passado, aparecem muito nos dias de hoje e aparecerão muitos no futuro. Porque que ainda existem tantos e-books? Qual a vantagem afinal? Aprenda como criar e-book gratuito para gerar tráfego.

Nesse artigo vou explicar o porque você deve ter um material gratuito em seu blog, e principalmente em formato de e-book. Leia esse artigo, porque serão dez dicas, e motivos para um criar e-book gratuito. No final, você usar esse conhecimento em várias áreas, não só nos e-books. E ainda tem um desafio para você no final.

A MANEIRA MAIS BARATA DE SE PROMOVER É CRIAR E-BOOK GRATUITO

Para começara a fazer seu nome circular no mercado, é muito importante algum material onde suas ideias estão organizadas e seu ponto de vista bem demonstrado. Um e-book é uma das melhores maneiras de se fazer isso. Criar um e-book é muito fácil. Qualquer editor de texto pode dar conta do recado no inicio dos seus trabalhos. Não requer nada de muito complicado, apenas dedicação e empenho para a conclusão. Ao fim,uma edição de leve, para melhorar a aparência.

DISTRIBUIÇÃO DE BAIXO CUSTO

Arquivos de texto em formatos de PDF, ou até mesmo TXT, são leves e fáceis de hospedar em qualquer lugar. Pode ser guardado em uma conta do Dropbox e compartilhado com seus contatos. Um e-book pode ser enviado por e-mail, para celulares, através de muitos meios. Pode ser enviado como extra, junto de algum outro produto. As possibilidades são infinitas, e por isso é mais uma vantagem para seu negócio.

MELHOR MANEIRA DE EDUCAR SUA AUDIÊNCIA

As vezes sua audiência ainda não sabe de todas as vantagens do produto ou serviço. E nem sempre eles vão ter paciência ou habilidades para ler seus artigos passados. Um E-book é uma ferramenta perfeita, uma compilação dos principais pontos fortes, por exemplo. Bons exemplos são os e-books do Google Adwords, que mostra os pontos fortes da ferramenta de anúncios do Google, mas não dá todas as instruções. Serve somente para tirar duvidas iniciais, educando quem acabou de chegar.

MELHOR FORMA DE COMEÇAR UM PRODUTO

Se um dia você planejou fazer um curso em vídeo, mas não sabe se existe audiência para isso, ou se você não tem a visão completa sobre as dúvidas da sua audiência, um e-book é a melhor forma de começar. Por ser criada uma versão 1.0 de qualquer produto, começando a capitalizar seu produto e melhorar para uma versão posterior. O que me lembra outro bom motivo.

MANEIRA MAIS FÁCIL DE TER UM FEEDBACK

Um e-book é um produto fácil de ser criado e reeditado depois. Pode ir fazendo vários e-books e fazendo recall a cada nova versão, completando e melhorando o produto, com mais páginas, novos bônus, ou mudar completamente a estrutura, mudar a mídia de distribuição, como fazendo uma versão em vídeo aulas ou um blog secreto, por exemplo. É muito fácil criar um e-book

MELHOR MANEIRA DE GERAR LISTA

O dinheiro está na lista. A melhor maneira de construir uma lista é dando alguma coisa em troca. E um e-book é um ótimo bônus para ser dado, devido sua facilidade de distribuição. Aéem de educar sua audiência, como já citado, cria presença. Você pode solicitar que a pessoa entre na sua lista de e-mails e passar a enviar seu material para ela. Essa versatilidade vai ser melhor discutida melhor depois.

UM E-BOOK É UM ARQUIVO LEVE E PRÁTICO

Um arquivo de texto tem proporções mínimas. Geralmente eles ficam mais pesados com algumas imagens. Mas mesmo assim não são maiores que arquivos de MP3. Um e-book é um arquivo fácil de ser baixado e armazenado. Eu por exemplo, tenho vários e-books que não encontro mais para baixar. Estavam guardados em um DVD de backup, e os abro vez ou outra.

Recentemente notei que a maioria dos e-books gratuitos se transformaram em cursos em vídeo aulas e deixaram de ser distribuídos de forma gratuita. Alguns evoluíram, sendo atualizados com as táticas mais recentes. Mas alguns deles contêm ainda a essência, a linha mestra do curso pago. E ainda me dão aquela sensação: “De graça já é assim, imagina o pago”

PODE SER ABERTO EM DIVERSOS DISPOSITIVOS

Os arquivos de texto são muito dinâmicos, podendo ser transportados em qualquer pen drive ou cartão de memória. Podem ser abertos em Smartphones ou Tablets, e lidos no caminho do trabalho, por exemplo, abertos em poucos cliques. São compartilhados via Bluetooth entre amigos, podendo ser abertos em computadores ou notebooks e redistribuídos novamente. O que nos leva ao próximo ponto.

PODE SER REDISTRIBUÍDO PARA SEMPRE

Assim como no meu DVD de backup, o mesmo vai ocorrer com você. Alguém vai manter esse seu e-book guardado. Por isso é sempre importante apontar links para o seu blog, ou para o site do produto. As pessoas clicam neles e veem a versão mais recente ou até mesmo outros produtos que você criou ou passou a promover mais recentemente.

Você pode criar um link para trackear o visitante que vem do e-book. Assim sempre saberá quando um leitor acessou seu site vindo do e-book. Sempre é bom encurtar esse link, para não assustar seu leitor. Links para trackear são bem longos e complexos.

PODE GERAR TRÁFEGO DE FORMA CONTINUA

Juntando os itens anteriores podemos ver que o potencial de um e-book é infinito. Se sua audiência viralizar seu produto gratuito, pode gerar mais tráfego para seu site e mais vendas de um produto pago no futuro. Daí a importância de criar um e-book de qualidade, com potencial de retorno. Se seu produto fala de ferramentas que sofrem atualizações, por exemplo, alguém pode querer a versão atualizada do curso.

DICA EXTRA | PODE DESBLOQUEAR ALGUM CONTEÚDO EXTRA

Que tal uma estratégia mais avançada? Um e-book realmente tem um potencial viral sem limites, com combinações infinitas. Mas o mais legal é quando você dá a possibilidade do leitor ter acesso a mais um conteúdo extra. E você pode iniciar uma viralização de várias formas.

Aqui vai uma lista com algumas ideias, que podem ser misturadas e testadas entre si. Aproveite.

  • Troca o bônus por um artigo e um link no blog do seu leitor;
  • Troca uma Curtida por acesso a um grupo secreto no Facebook;
  • Troca uma Twitada por um “Promocode” com desconto;
  • Troca o reenvio do e-book por uma hora de tirando dúvidas no skype;
  • Troca uma circulada no Google Plus por um webinar secreto;
  • Troca de um feedback bem feito por acesso a um vídeo complementar;

Aqui as possibilidades são infinitas mesmo…

QUAL A SUA SUGESTÃO?

Deixe nos comentários o que você daria em em troca do seu e-book grátis.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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