criar-site

Criar site ou criar um blog? Dúvida cruel e vai aprender agora

Devo criar site ou criar um blog? Qual seria o ideal? Conheça agora as dicas para tomar a sua decisão.

O ideal é criar site?

criar-site

Quando eu comecei no mundo digital tive acesso ao HTML e logo migrei para o Dream Weaver. Comecei a criar meus sites com Dream Weaver e agreguei os conhecimentos que aprendi com HTML e alguns eu uso até hoje e consegui fazer o desenvolvimento de site.

Achava que era o máximo usando Dream Weaver e o Google na época tinha suas métricas e regras mais tranquilas e logo começaram aparecer novas plataformas e fui negando e persistindo no HTML com Dream Weaver. Chegou uma época que eu percebi e necessitava migrar o Dream Weaver não conseguia mais atender as minhas necessidades e as mudanças do mundo digital.

Precisei decidir e migrei para plataforma que na época estava começando WordPress e instalei na minha hospedagem. Um mundo novo com grandes novidades para criar site e um novo mundo para criar um blog.

Atenção isso não quer dizer que ao criar site não vai conseguir o que deseja somente migrei para uma plataforma que atendia as minhas necessidades e estava de olho no mundo dos blogs.

Desenvolvimento de site era fácil depois que eu peguei todos os detalhes agora era aprender uma nova plataforma. Ao criar um blog logo percebi novas ferramentas e recursos que não tinha na época do HTML e Dream Weaver.

O que ajudou na decisão para migrar e começar com blogs?

. Serve para qualquer finalidade ou negócio

. Diversos plugins para diversas funções

. Fácil de usar

. Instalação rápida

. Plataforma esta sempre atualizando

. Pode usar qualquer tipo de tema (template)

Como fazer um blog?

A primeira vez tomei um susto quando olhei tantas ferramentas e precisei pesquisar no Google Como fazer um blog.

Errei muito na hora de criar um blog e peguei muitas dicas erradas e não existiam muitos cursos ou era muito caro e logo pensei vou aprender sozinho.

Criei o primeiro blog misturando todos os assuntos e conseguia muito acesso e com o tempo percebi que precisava separar o público (visitante) não estava conseguindo voltando por publicar diversos assuntos diferentes sem segmentar o meu nicho de trabalho.

O primeiro passo na hora de criar um site ou criar um blog é escolher o nicho.

Melhores nichos de mercado na internet

Na época não era divulgado e não se pensava em blogs responsivos o foco era no SEO. Hoje o Google deseja sites responsivos compatíveis com dispositivos Mobile. Quando surgiu a ideia da necessidade de adaptar o blog para dispositivos Mobile logo usei o plugin Wptouch.

Novas técnicas de SEO em 2015

Após tantas mudanças fui adaptando e aprendendo como criar um blog de sucesso gerando acesso e vendas, porém precisei novamente adaptar tudo.

Se precisar alguns passos básicos sobre Wordprees leia essa seção sobre WordPress e se deja aprender sobre SEO leia essa seção sobre SEO.

Hoje eu falo como criar um blog é moleza somente preciso fazer ajustes que é o assunto principal hoje desse artigo.

Após ficar alguns anos com o mesmo Template (Tema) para o novo visual responsivo sem necessidade de usar plugin para Mobile e com o novo tema mais atualizado para as novas realidades. Comecei fazendo a remoção de alguns plug-ins que não tinha mais necessidade deixando o carregamento do blog mais leve e tirei alguns plug-ins que os autores não atualizavam mais fiz uma faxina geral no blog.

Existe necessidade de uma faxina no blog?

Com certeza você precisa fazer mudanças e adaptações seja site ou blog.

Após a mudança do template e remoção dos plugins desnecessários precisei baixar outros e vou indicar abaixo por achar uma mão na roda esses novos plugins.

Antes de fazer qualquer alteração no seu blog acesse o site Page Speed do Google e verifique sua pontuação (velocidade) e após as mudanças check novamente.

Dois exemplos abaixo.

pagespeed

Para você ter uma ideia das numerações.

Pontuações

0 a 64 pontos – Desempenho do site está baixo. Precisa sair do vermelho com urgência.

65 a 84 pontos – Desempenho do site moderado. Fique com o alerta ligado.

85 pontos ou mais – Desempenho do site está excelente.

Como criar um blog?

Criar um blog não é complicado e com ajuda dos plugins e as configurações certas se torna ainda mais fácil.

Agora vou explicar sobre os plugins do meu blog.

Durante muito tempo usei o All In One (SEO) e hoje uso o Yoast SEO bem mais completo em minha opinião com recursos que são uma mão na roda e precisando de ajuda para configurar indico a leitura do artigo Como Configurar O Plugin WordPress SEO By Yoast (Guia Completo).

Nos plugins abaixo eu vou mostra as opções que eu deixo marcadas e não vou explicar nesse momento para o que serve cada uma, porém entenda que vai ajudar no desempenho do seu blog.

Instalei o plugin Broken Link Checker ele verifica todos os links quebrados no meu blog e envia um e-mail notificando. Um exemplo quando eu faço algum artigo com um link para um site externo e esse site não exista mais o plugin avisa e retiro o site e isso é indicado para o SEO do blog evitando links quebrados. O plugin vem todo configurado eu não alterei nada.

broken-link-checker

Outro plugin que eu percebi um aumento no acesso foi Date Exclusion SEO ele remove dos buscadores a data que o artigo foi postado. Existem alguns tutoriais se precisar de ajuda poste abaixo.

data-exclusion-seo

Qual a vantagem de fazer isso?

Para alguns podem dizer que não para outros sim, porém eu percebi e consegui mais tráfego orgânico. A vantagem quando um usuário procura sobre um determinado assunto e o meu artigo aparece no meio de vários outros normalmente o usuário olha a data que foi postado e mesmo que o meu artigo seja excelente se estiver mostrando o ano 2014 e o concorrente mostrando 2015 vai influência e muito na hora do usuário (visitante) clicar.

Agora estou usando um plugin excelente para comprimir as imagens EWWW Image Optimizer. O anterior WP Smush.it precisava pagar para comprimir além do que ele mostrava e com esse comprimi ao máximo sem cobrar e da outras opções extras. No EWWW Image Optimizer existe a opção para comprimir em massa e consegui uma mega espaço com essa opção. A configuração do plugin é fácil e tranquila se precisar de ajuda poste abaixo.

ewww-image-optimizer

otimizar-imagem

reduzir-imagem

compactar-imagem-wordpress

Aproveitando essa questão de imagens também aconselho a instalação do plugin SEO Friendly Images ajuda na configuração do SEO da sua imagem. Se precisar de ajuda para configurar poste abaixo.

seo-friendly-images

Esse plugin de cache foi um grande achado WP Fastest Cache antes usava o Wp Super Cache e estava dando problemas com alguns plugins. A diferença entre o WP Fastest Cache e WP Fastest Cache é na configuração super simples do WP Fastest Cache.

wp-fastest-cache

O Wp Super Cache tem muitas coisas para configurar e acaba ficando perdido e o Wp Super Cache vai direto ao assunto e com alguns recursos interessantes para blogs WordPress.

Alguns dos recursos são:

Minimizar HTML – Permite reduzir o tamanho das páginas

Minimizar CSS – Permite reduzir o tamanho dos arquivos CSS

Combinar CSS – Reduz requisições HTTP combinando arquivos CSS

Combinar JS – Reduz requisições HTTP combinando arquivos JavaScript

Gzip –

Na opção Tempo máximo de cache você pode configurar para ele zerar o cache e aconselho configurar essa opção.

Configuração fácil e se precisar de ajuda poste abaixo.

Uso outros plugins para outras funções os que eu troquei recente foram esses indicados.

Criar um blog é uma arte e cheio de recursos que poderá aproveitar cada detalhe que deixam a desejar no HTML.

Outro recurso fabuloso no WordPress é poder otimizar e aproveitar o cache do navegador ajudando na hora de carregar mais rápido para o visitante.

Existe uma grande vantagem ao aproveitar o cache do navegador que consiste em definir uma data de validade nos cabeçalhos de HTTP para recursos estáticos, ajudando o navegador carregar os recursos baixados anteriormente a partir do disco local e não através da rede alterando algumas linhas do seu htaccess.

Não esqueça teste antes para saber como esta a velocidade e desempenho do seu blog nos sites Pingdom e Page Speed do Google e após as mudanças faça o teste novamente.

A forma simples e rápida é acessando o CPANEL do seu WordPress e abra o gerenciador de arquivos. Normalmente o htaccess fica na raiz ou dentro do www. Achando o htaccess primeiro passo é fazer um backup dele caso você erre alguma coisa poderá restaurar. Abra o seu htaccess e coloque as seguintes linhas.

htaccess

Para pegar o código completo clique aqui.

Outro dica é usar o plugin Autoptimize.

Instale no seu WordPress e após a instalação entre na opção Configurações e clique no Autoptimize.

Marque as opções: Otimizar código HTML / Manter comentários HTML / Otimizar código JavaScript / Otimizar código CSS e clique em Salvar modificações e esvaziar o cache.


Não esqueça após as mudanças acima faça novamente o teste nos sites Pingdom e Page Speed do Google.

Ao criar site você precisa entender o básico de desenvolvimento de site ou criar um blog que indico e aconselho por ser mais fácil e didático.


Pronto mudanças feitas e espero ter ajudado de alguma forma com essas novas dicas.

Indico a leitura do artigo 17 dicas de como fazer um blog mais rápido

Criar site ou criar um blog? Dúvida cruel e vai aprender agora
3.14 (62.86%) 14 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

2 comentários em “Criar site ou criar um blog? Dúvida cruel e vai aprender agora

  1. Olá Cláudio muito obrigada pelo artigo , de grande valor, principalmente para mim que sei pouco ainda, mas sempre aprendendo.
    A única coisa que não consegui foi a chave de API do plugin EWWW Image Optimizer.
    Vlw
    Um grande abraço
    Magda