otimizar-seu-blog

8 DICAS EFICAZES PARA OTIMIZAR SEU BLOG

Para tanto é necessário conhecer algumas maneiras simples mais muito eficazes para otimizar.

otimizar-seu-blog

OTIMIZAR SEU BLOG PARA USABILIDADE

Quanto mais acessível e simples for o seu blog a nível de usabilidade mais agradável ele se tornará e maior será o seu sucesso, por isso é importante sempre que acessar:

Se os conteúdos publicados podem ser encontrados rapidamente, ou se os leitores tem fácil acesso aos arquivos do blog, se os visitantes conseguem encontrar rapidamente os seus Feeds RSS ou subscrever o blog por Email e se caso queiram entrar em contato será que conseguem fazer com facilidade?

Observando as questões acima você terá a linha condutora que o ajudará a melhorar o acesso e a usabilidade que o seu blog realmente necessita. E com base nesses princípios quero descrever em alguns tópicos o que você poderá está fazendo para melhorar a Usabilidade do seu blog.

Procure:

  • Produzir conteúdos de qualidade, que atendam as necessidades do visitante;
  • Acelerar o tempo de carregamento das páginas do blog (site);
  • Utilizar a linkagem interna para recomendar posts que possam ser relevantes para os visitantes;
  • Manter o layout do blog (site) bem organizado, com navegação simples e atrativa;
  • Facilitar o acesso aos posts e páginas mesmos que os visitantes não estejam na homepage;
  • Link para artigos de outros blogs e sites;

FAÇA ARTIGOS OTIMIZADOS PARA SEO

Uma das principais formas de otimizar seu blog é também submeter seus artigos aos mecanismos de busca, para isso existem algumas técnicas entre tantas exigidas pelo Google, que podem ser usadas e que são bastante eficazes, considere por em prática cada uma, vejamos:
  • Oferecer Conteúdo de Qualidade;
  • Criar Títulos Únicos e Atualizados;
  • Usar palavra Chaves;
  • Utilizar as codificações e Tags Corretas;
  • Otimizar as URLs do Blog;
  • Adicionar Imagens Atualizadas;
  • Escreva Texto Âncora Melhores;
  • Divulgar seus artigos nas mídias sociais;

Dentre tantas técnicas de SEO que pode ser usadas procurei frisar as mais relevantes, passe a utiliza-las em seus artigos e espere os resultados.

INTERLIGUE OS CONTEÚDOS DO SEU BLOG

Como já citei acima, o mais importante é a preocupação que tem que se ter com o leitor, em responder suas duvidas e passar a informação completa a ele, e isso pode ser feito através de conteúdos interligados dentro do seu blog, sendo assim a navegação torna-se menos complicada, bem intuitiva e mais completa.

Veremos agora com mais clareza quais as vantagens diretas de interligarmos os conteúdos de nosso blog:

  • Satisfação Garantida por parte do Leitor. Imagina um visitante entrar em seu site naturalmente via Google e acaba se agradando do conteúdo, pois o mesmo é bem útil e de alta qualidade, agora esse leitor vai ficar mais satisfeito, pois além de você oferecer um conteúdo de qualidade oferece também conteúdos relacionados que complementam aquilo que ele está procurando. Então ele entra no site em busca de uma coisa e encontra várias outras informações como dicas e exercícios relevantes e uteis para sua pesquisa, e a grande possibilidade de ficarem satisfeitos e retornarem ao seu blog é bem grande. E quanto melhor for a experiência de navegação dos seus leitores maior será a probabilidade destes te gerarem dinheiro a médio e longo prazo.
  • Melhor Indexação. Uma fator importantes para um bom posicionamento nos motores de busca além de receber links de outros blogs é você usar a estratégia de organizar seus conteúdos interligando-os internamente, isso ajudará no rankeamento da sua página ou conteúdo. Faça isso usando texto âncora de qualidade.
  • Aumenta as Visualizações de Páginas, pois um visitante chega a uma página do seu site, lê o conteúdo e logo é direcionado para outras páginas relacionadas a esse mesmo conteúdo e tudo sem sair do seu blog, e isso se dá através dos links internos que conseguem espalhar valor entre páginas e isso acaba por diminuir a taxa de rejeição, e aumentar o tempo de visualizações e a permanência dos visitantes em suas páginas. Além de aumentar em muito a probabilidade de lerem várias páginas em uma única visita.

ORGANIZE SEUS ARTIGOS EM CATEGORIAS

Da mesma forma que é importante usar a linkagem interna dentro de seu blog de modo a contribuir para uma boa navegação e até mesmo diminuir a taxa de rejeição, é muito importante também você dividir os seus artigos em categorias para que possa melhorar ainda mais a facilidade de acesso no Seu blog.

Imagina que um leitor a um tempo atrás leu um artigo, e ele acaba retornando para seu blog afim de lê-lo novamente, ficará muito mais fácil para ele encontrar seus artigos se os mesmos tiverem divididos em categorias.

O site Blog Marketing Online, divide seus artigos, da seguinte forma, tome nota:

  • Organização Profissional: Os visitantes encontram tudo que precisam pra organizar e sistematizar seus negócios;
  • SEO Motores de Busca: Está relacionado a tudo que diz respeito aos mecanismos de busca, indexação e otimização de sites;
  • Ferramentas: Aqui é disponibilizado as principais ferramentas que são usadas para otimizar blogs;
  • Recomendo: É uma página direcionada a programas de afiliados que podem ser usados para seu desenvolvimento profissional como também para rentabilizar seu blog;
  • Tutoriais: Aqui ficam os artigos que ensinam como fazer determinadas configurações em blogs, todos em forma de tutoriasProcure organizar seus artigos e facilitar a vida dos seus leitores.

EVITE O EXCESSO DE BANNERS

Um dos fatores frequente na blogosfera infelizmente é a quantidade demasiada de banners que vemos em blogs, e isso tem se tornado um problema, porque os conteúdos tem deixado de ser prioridade, e quem sofre são as pessoas que procuram por conteúdos de qualidade que atendam as suas necessidades.

E por isso quero mostrar como você pode estruturar seu blog colocando banners, evitando assim a poluição visual e deixando-o mais limpo e agradável. Veja:

Na sua Homepage:

  • No topo do Site ao lado da sua Logomarca, coloque um Banner 468X60;
  • Na Sidebar coloque dois Banners de 125×125;
Nos seus Artigos:
  • Na parte superior do lado esquerdo um banner de 250×250;
  • Na parte Inferior do lado direito outro banner com a mesma dimensão 250×250;

Tenha em vista esses critérios e procure utilizar em seu blog, isso dará uma nova cara para ele e um visual mais agradável e limpo. Lembrando são dicas, porém você sabe melhor do que ninguém como o seu blog funciona e precisa testar.

INTEGRE-SE COM AS MÍDIAS SOCIAIS

A principal maneira para um blogueiro ter sucesso na internet, é ser visto por várias pessoas, pelo contrario nunca seira lembrado, e nesses últimos anos a redes sociais tem crescido de forma massiva, para ter uma ideia o Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 500 milhões de usuários.

Só isso já é motivo suficiente para qualquer blogueiro que almeja sucesso na internet integrar-se nas redes sociais. Diante disso quero listar algumas coisas imprescindíveis para você  usar como ferramenta no seu blog. Vejamos:

  • Crie uma Página de Fãs no Facebook;
  • Insira a Página de Fãs no seu Blog;
  •  Coloque as Postagens do Blog no Facebook;
  • Crie uma Conta no Google +.

Não descarte essas estratégias, pois elas são muito poderosas, já que essa é atualmente uma das formas mais simples e eficazes de se divulgar um trabalho na web. Utilize todas as mídias sociais para divulgar o seu trabalho.

CADASTRO NOS AGREGADORES DE CONTEÚDOS

O tráfego mais relevante para o Google são os tráfegos de qualidade, não adianta ter milhares de visitas no seu site, sendo a taxa de rejeição alta e o tráfego desqualificado. Eu no começo usava muito agregadores de conteúdo era uma boa fonte de tráfego hoje nem tanto e os agregadores de conteúdo quando usados corretamente podem trazer visitas qualificadas.

Pingando Seu Blog em Vários Sites

Existem inúmeras formas de divulgarmos um blog e isso já mostrei no artigo como divulgar um blog e gerar visitas. Pois bem, hoje quero mostrar alguns sites no qual você poderá está pingando o seu blog. Ou seja toda vez que você publicar um artigo, o seu conteúdo será pingado automaticamente nesses sites.

O que você terá que fazer é na administração do seu wordpress abra em Configurações – Escrita – e na parte de baixo em Serviços de atualização dentro da caixinha coloque essas seguintes URLs e pronto, agora é só salvar. Existem vários outros e poderá encontrar na internet e pode ter vários nessa lista sem problema. Agora toda vez que seu blog for atualizado, automaticamente ele será pingado nos sites abaixo, veja:

http://api.feedster.com/ping

http://api.feedster.com/ping.php

http://api.moreover.com/RPC2

http://api.moreover.com/ping

http://api.my.yahoo.com/RPC2

http://api.my.yahoo.com/rss/ping

http://bblog.com/ping.php

http://bitacoras.net/ping

http://blo.gs/ping.php

http://blog.goo.ne.jp/XMLRPC

http://blogping.unidatum.com/RPC2/

http://blogsearch.google.com/ping/RPC2

http://bulkfeeds.net/rpc

http://coreblog.org/ping/

http://geourl.org/ping

http://mod-pubsub.org/kn_apps/blogchatt

http://ping.amagle.com/

http://ping.bitacoras.com

http://ping.blo.gs/

http://ping.blogg.de/

http://ping.bloggers.jp/rpc/

http://ping.blogmura.jp/rpc/

http://ping.exblog.jp/xmlrpc

http://ping.feedburner.com

http://ping.myblog.jp

http://ping.rootblog.com/rpc.php

http://ping.syndic8.com/xmlrpc.php

http://ping.weblogs.se/

http://pinger.blogflux.com/rpc/

http://pingoat.com/goat/RPC2

http://rpc.blogrolling.com/pinger/

http://rpc.britblog.com/

http://rpc.icerocket.com:10080/

http://rpc.newsgator.com/

http://rpc.pingomatic.com

http://rpc.tailrank.com/feedburner/RPC2

http://rpc.technorati.com/rpc/ping

http://rpc.twingly.com

http://rpc.weblogs.com/RPC2

http://rpc.wpkeys.com/

http://services.newsgator.com/ngws/xmlrpcping.aspx

http://signup.alerts.msn.com/alerts-PREP/submitPingExtended.doz

http://topicexchange.com/RPC2

http://trackback.bakeinu.jp/bakeping.php

http://www.a2b.cc/setloc/bp.a2b

http://www.blogdigger.com/RPC2

http://www.blogoon.net/ping/

http://www.blogpeople.net/servlet/weblogUpdates

http://www.blogshares.com/rpc.php

http://www.blogstreet.com/xrbin/xmlrpc.cgi

http://www.feedsubmitter.com

http://www.lasermemory.com/lsrpc/

http://www.mod-pubsub.org/kn_apps/blogchatter/ping.php

http://www.pingerati.net

http://www.popdex.com/addsite.php

http://www.snipsnap.org/RPC2

http://xmlrpc.blogg.de

http://xping.pubsub.com/ping

Checklist de análise do site

Criar link entre as páginas internas
Cada produto/serviço tem sua página individual ou somente uma?
Analisar número de páginas indexadas
Analisar categorias criadas
O site está categorizado?
Número de categorias
Criar links internos entre os artigos
O conteúdo é único ou copiado? Analisar com CopyScape
Conteúdo com qualidade para os visitantes?
Se possível colocar nos artigos imagem, vídeo ou slides
Criar backlinks ou comentários em blogs relevantes

URL amigável?
URL otimizada?
Para separar as palavras são utilizados hífens ou underscore? Prefira hífens
Palavra-chave na URL?
A arquitetura está correta? (categoria ->produto/serviço/artigo)

A página tem título?
Títulos únicos por página?
Analisar existência de títulos duplicados
Analisar títulos muito longos
Analisar existência de páginas sem títulos
Analisar possível melhoria no título chamar atenção
H1 é único no primeiro título?

Analisar existência de descriptions duplicadas
Analisar existência de páginas sem descriptions
A description descreve a página de forma persuasiva? (instiga o clique)
Analisar possível melhoria na description

Existe paginação no site?
Existem links quebrados? Use algum plugin ou com o Xenu
Vá no Webmaster tools e confira em Crawl -> Crawl errors
Se forem muitos erros, gere um sitemap.xml com todas as páginas corrigidas e peça indexação dele

Possui breadcrumb?
A estrutura do breadcrumb está correta? (Home > Categoria > Produto / Serviço)
O breadcrumb está visível e bem posicionado na página?

Existe página de erro 404?
Página 404 está personalizada?
A página retorna erro 404?

Desempenho – velocidade do blog e SEO nas imagens.

Avalie
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*