E-mail-marketing-passo-a-passo

E-mail marketing passo a passo – 8 passos para você otimizar e vender

8 passos para você otimizar seu trabalho e vender mais com blog e e-mail marketing passo a passo de forma fácil, descomplicado e direto e você vai conseguir fazer e aplicar hoje mesmo.Uma coisa é certa: “O que eu devo fazer para vender mais com meu blog e e-mail marketing?” É a pergunta mais recorrente de 10 entre 10 empreendedores digitais.

E-mail-marketing-passo-a-passo

E-mail marketing passo a passo e o que fazer

Um relatório da DMA (Direct Marketing Association) revelou que o Retorno sobre Investimento (ROI) do e-mail marketing é de, em média, 4.000%.

Ou seja, para cada $1 investido, o retorno é de $41, superando até mesmo as mídias sociais ($12.71), displays ($19.72) e campanhas de Search Engine Marketing ($22,24).

Portanto, daqui para frente, você e sua equipe terão tudo para atingir esses ótimos números.

Muitas empresas registram indicadores bem menos significativos que os apresentados pela DMA.

Entender onde a campanha poderia ser melhorada passa diretamente pela otimização das ações de e-mail marketing e conteúdo de seu blog.

Então, primeiramente, respire um pouco e fique atento em tudo que lhe direi a seguir.

Fazer de seu blog e e-mail marketing eficazes na tarefa de vender o seu trabalho – seja qual for – é possível.

E eu irei lhe ajudar com essa missão em apenas oito passos!

Nesse compilado, a seguir, com as oito melhores e mais recentes orientações sobre e-mail marketing passo a passo está tudo o que você e sua empresa precisam para se tornar campeões de vendas!

Dicas essenciais que possibilitam maximizar os resultados de blogs e email marketing.

#1- Não confunda seu leitor com uma enxurrada de ofertas. Seja específico!

As pessoas andam sem tempo. Enquanto estão conectadas, via smartphone, tablete ou PC, elas abrem e-mails, conversam no chat do Facebook, realizam pesquisas e baixam músicas e vídeos.

Tudo isso ao mesmo tempo. Portanto, quanto mais relevante e específica sua mensagem for, melhor será para o cliente.

E, claro, maiores serão suas chances de conquistar a venda!

#2 – Nem e-mails demais, nem de menos!

Se você enviar muitos e-mails, é quase certo que vá importunar seu usuário.

Como consequência mais imediata, sua taxa de ‘unsubscribe’ (pessoas que deixam sua lista) será muito grande. E não é isso que queremos, certo?!

Entretanto, envios muito espaçados também podem ser prejudiciais. Isso porque, você ou o seu blog pode cair no esquecimento, além de restringir suas possibilidades de retorno.

Uma média semanal de três envios é uma boa taxa.

Vale lembrar também que usar bem as ferramentas de gestão de e-mails – mesmo porque as mesmas cobram por quantidade de usuários na sua lista e não por quantidade de envios – é fundamental neste processo.

Essa é uma dica de ouro e você não pode desperdiçá-la!

#3 – Ofereça seu conhecimento. Esse é seu diferencial!

Utilizar o Marketing de Conteúdo também é uma das formas mais eficazes, quando o assunto é fidelizar o cliente.

Em outras palavras, dispor à sua lista de e-mails materiais técnicos densos, como e-books, artigos e webinars, vai fazer a diferença em seu favor.

Esse é o seu diferencial: o seu conhecimento sobre o assunto ajuda o usuário a entender melhor como você pode ajudá-lo.

Isso é a tão falada “autoridade”no meio digital. Se você conseguir se posicionar assim, as vendas acontecerão de forma natural e crescente.

#4 – Crie vínculos com seus clientes!

Não há nada mais chato que um vendedor insistente, não é?!

Então, não deixe que suas mensagens ganhem esse rótulo.

As pessoas estão cansadas de e-mails de vendas.

Para ganhar a confiança do usuário, é preciso criar um vínculo, através do qual o leitor veja você como uma empresa que está ali para ajudá-lo no assunto que ele precisa e que você é o especialista.

Então, não se esqueça: crie um relacionamento sério e duradouro com seus clientes.

Assim, a venda será feita de forma muito mais fácil e não somente o preço será a sua arma, mas o vínculo que foi construído entre vocês.

#5 – Use “pessoas reais” em seus e-mails!

Diversos testes A/B comprovam: o uso de e-mails de “pessoas reais” melhora consideravelmente a taxa de abertura.

Na prática, é o seguinte: o usuário tende a confiar mais numa mensagem enviada por marcelo@seudomínio.com.br do que em news@seudominio.com.br.

Aproximar do internauta, deixando sua empresa mais “pessoal” no relacionamento, é uma das chaves para ver as taxas de conversão dispararem.

#6 – Simplicidade é uma arma poderosa!

Anote essa aí: enviar ao seu leitor um email do CEO da empresa é uma ótima opção.

Assim, o usuário pode enxergar de forma mais humanizada a sua empresa.

Além disso, os clientes irão ver que vocês trabalham muito para ajudar a melhorar, de alguma forma, a vida dele.

Por exemplo: pense que no momento em que um usuário se cadastra para um teste em seu blog, sua empresa poderia enviar a ela um email do CEO, dando boas-vindas.

Não seria fantástico receber este contato caso você fosse o cliente?!

#7 – Segmente sua base

Quando a relação de e-mails (mailing) começa a aumentar, pode ter diferentes origens e perfis. e isto vai permitir um direcionamento melhor das suas campanhas.

A dica aqui é usar as ferramentas atuais de gestão de e-mail marketing para uma segmentação através de tags.

Assim, você vai entregar conteúdos mais específicos para cada segmento.

Ou seja: enviar mensagens e conteúdos sobre produtos esportivos para quem pratica atividade física é muito mais eficaz do que encaminhar a alguém que demonstre se interessar apenas por música!

#8 – Não seja apenas bom. Pareça bom!

Depois de abrir o e-mail, clicar e acessar seu blog, o que seu cliente vai encontrar?

Não duvide de uma coisa: se você não parece ser um expert naquilo que faz (e o blog servirá como termômetro), as pessoas não vão querer ouvir.

Elas querem falar com os especialistas, porque são justamente esses que vão dizer coisas novas sobre o seu negócio.

Então, ainda que você seja de fato um especialista no que faz, é preciso parecer também!

E não se descuide também de outro aspecto muito importante: para vender mais é preciso tentar ser uma pessoa melhor.

Consertar as falhas que cometemos com clientes e com os colegas de trabalho a cada dia, nos faz evoluirmos.

E, acredite, isso vai refletir também nas suas vendas!

No mais, faça uma autoanálise e verifique se em você e em sua equipe faltam:

1 – Espírito de liderança.

2 – Força de vontade.

3 – Desejo por mudanças.

4 – Persistência.

6 – Atualização.

7 – Empreendedorismo.

8 – Aperfeiçoamento.

Todos esses fatores, conjuntamente, vão refletir na postura e perfil da sua empresa.

E, por consequência, no relacionamento com seus clientes através do blog, redes sociais e e-mail marketing.

É comum não atentarmos para essas características internas da empresa, mas nunca se esqueça:

O mundo virtual reflete o real e as pessoas estão cada vez mais antenadas.

Assim, qualquer deslize pode influenciar no relacionamento com seu cliente e gerar impactos!

Dicas bônus para o sucesso com o seu blog e e-mail marketing passo a passo

Não se descuide na hora de fazer o título!

Perdoe-nos a redundância, mas vamos começar do começo! Quem recebe uma mensagem sua na caixa de entrada, precisa se interessar em abri-la.

Essa é a primeira tarefa que você precisa cumprir.

Para isso, um título que chame a atenção é primordial.

É como o embrulho de um presente: quanto mais bonita a caixa, o papel e a fita, mais curiosidade desperta em quem o recebe.

Muita gente não valoriza o título. Seja criativo e gaste o tempo que for necessário até ter a certeza de ter criado um ótimo título.

Esse será o seu cartão de visitas. Errar na cor, na quantidade e qualidade de informações contidas ali, podem atrapalhar você.

Mas, o contrário também é verdadeiro: acertando no título, no post do blog e no e-mail marketing, abrimos o diálogo com seu cliente em potencial, de forma orgânica e fluida.

Mas, (lembra-se do presente?!) nada poderia ser mais frustrante que, após abrir o lindo embrulho, perceber que a caixa veio vazia, não é?!

Portanto, o título precisa estar relacionado ao conteúdo da mensagem que você está enviando a seu cliente.

De nada adianta despertar interesse e, no momento seguinte, ter a mensagem deletada (no caso do e-mail marketing).

Imagine se, em sua caixa de entrada, por exemplo, aparecesse um e-mail cujo título fosse: “Nota de falecimento”.

Eu poderia apostar que você se sentiria impulsionado a abrir a mensagem.

Mas, no momento seguinte, percebendo que essa era apenas uma estratégia para atrair sua atenção, a chance de se sentir decepcionado com quem enviou o e-mail é grande.

Não se esqueça de que a diferença entre ser um spam e uma oferta tentadora é o interesse real do usuário.

Por isso, quanto mais relevante for o que você estiver entregando, melhor.

É extremamente importante a realização de testes A / B até conseguir chegar ao seu objetivo. Alguns dos parâmetros de interesse podem ser as taxas de abertura, taxas de cliques e conversões para aqueles que visitam o site.

Alguns pontos que poderá ajudar:

 

  • Apelo à ação
  • Título do e-mail / linhas de assunto
  • Se deve ou não incluir depoimentos
  • Layout de mensagem – número de colunas, a colocação de vários elementos etc.
  • Saudação e-mail e personalização
  • Incluir manchetes
  • Corpo do texto
  • Fechamento do e-mail
  • Presença de número e posicionamento das imagens
  • Ofertas específicas

Considerações finais

Por último, entenda: você deve assumir a liderança de todo este processo e influenciar sua equipe de colaboradores.

Como efeito imediato, irão gerar um relacionamento saudável com seus clientes. E todos saem ganhando!

Coloque essas dicas em prática o quanto antes. “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente”. (Aristóteles).

É o hábito saudável em todas as vertentes do empreendimento que asseguram as conquistas. Portanto, não há mais tempo a perder: o sucesso aguarda você!

E-mail marketing passo a passo – 8 passos para você otimizar e vender
5 (100%) 3 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

2 comentários em “E-mail marketing passo a passo – 8 passos para você otimizar e vender

  1. Olá Cláudio, tudo bem? Este Conteúdo que você apresenta em seu blog lá na parte de cima, seria bom ter este
    Conteúdo Programático. Plugin para wordpress?
    Obrigada
    Magda

    1. Olá Magda. Tudo na paz.

      Esta falando do banner no topo do artigo “Crie centenas de artigos para o seu blog em segundos”? Se for é uma propaganda de plugin muito interessante e prático que estou divulgando como afiliado.

      Sobre Conteúdo Programático: Teoricamente pode ser dividido por série ou por quantidade de palavras.

      Exemplo: SEO na prática (parte 1) – SEO em blogs wordpress (parte 2)