erro-404-pagina-nao-pode-ser-encontrada

Erro 404 a página não pode ser encontrada – Aprenda como corrigir

Você já passou por esse tipo de problema erro 404 a página não pode ser encontrada? Sua página 404 é a página que aparece quando um motor de busca ou um visitante não consegue encontrar. É necessário corrigir esse link quebrado com urgência. Nesse artigo explico como resolver e evitar esse problema.

Já falei no artigo anterior como encontrar links quebrados no site e como resolver sobre o quanto é importante capturar e corrigir erros 404 que existem no blog, bem como qualquer link quebrado que esteja enviando para outros sites.

Erro 404 o que significa?

Tecnicamente falando, uma página 404 ou “nada encontrado” é uma mensagem de erro criado quando o cliente (blog visitante) é incapaz de encontrar o determinado endereço/informação. Em alguns casos poderá aparecer a seguinte mensagem erro 404 page not found que também é a mesma coisa.

E posso garantir que os usuários e motores de buscas estão fazendo contato com os seus links quebrados diariamente e a primeira resposta é para você corrigir todos os links quebrados.

Portanto, o seu trabalho é fazer com que a sua página 404 seja útil e utilizável.

Um bom conteúdo é bom quando o seu leitor consegue ler, certo?

O que acontece ao longo do tempo com um blog ele cresce e as coisas inevitavelmente se “perdem” na confusão do seu crescimento e até mesmo você talvez tenha alterado alguma url e esqueceu de redirecionar para o novo endereço.

Em outras palavras, se você não se lembrar de redirecionar a sua antiga para a nova você terá um erro 404.

Essencialmente, o objetivo aqui é capturar e fixar qualquer link quebrado que exista, tanto interno como externamente a partir do seu blog.

Encontrar erro 404 a página não pode ser encontrada

A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar seus erros 404 que exista no seu blog. Existem algumas maneiras de fazer isso:

  1. Logs de Servidor Web
  2. Algumas hospedagens oferece esse recurso para verificar links quebrados
  3. Algum plugin para WordPress
  4. Google Webmasters (Search Console)
  5. Usando algum site para verificação de links quebrados

Uma das maneiras que eu mais gosto é usando a quarta opção: Search Console. Claro que você precisa ter e configurar para que ele funcione, alguns dizem que demora muito configurar o Search Console e acho uma loucura dizer isso devido à quantidade de recursos grátis que poderá encontrar.

Já com o seu cadastro o primeiro é fazer login no Google Webmasters e clique no link erros de rastreamento do lado esquerdo:

erro-404-a-página-não-pode-ser-encontrada

 

Em seguida, você verá uma lista indicando os erros 404 no seu blog. Não preste atenção a quaisquer erros que incluem qualquer link que contenha replytocom = como os links para os seus comentários particulares não há necessidade de corrigir esses. Neste caso somente clique em cima e marque a opção que foi corrigido.
O que você está procurando são URLS diretas para um de seus posts, páginas ou artigos do seu blog como na imagem acima.

Já teve algumas vezes de encontrar vários erros 404 e hoje dei um print na imagem para usar como exemplo e tinha somente um com ligação quebrada para um artigo.

Para ter certeza que o link estava quebrado eu clique no primeiro link para testar e o Search Console estava certo o link estava quebrado.

É, obviamente, vai para a minha página 404 personalizada e não para o post diretamente. Preciso corrigir isso.

Se você quiser também poderá usar algum site para encontrar links quebrados no site:

http://www.brokenlinkcheck.com/

http://www.deadlinkchecker.com/

Verificar e reparar erro 404 no wordpress com plugin

Bem, tenho o prazer de informar outra vez para quem usa WordPress uma facilidade que é o uso de, plugins e digo que esse plugin pode ajudar aos companheiros de blogs e amigos facilitando a vida quanto aos erros de 404.

Erro 404 como solucionar?

Molezinha para quem usa WordPress e poderá baixar um plugin que vai simplesmente notificar de qualquer página, artigo ou arquivo solicitado por um usuário ou motor de busca no seu blog e caso não encontre vai informar e o mesmo vai acontecer com links externos que tenha criado e esteja fora do ar.

Certifique-se de baixar hoje mesmo e comece a otimizar o seu site para os usuários e os motores de buscas evitando esse tipo de problema.

O plugin que uso é o Broken Link Checker e você pode baixar também direto no painel do seu WordPress ou no site de repositórios de plugins do wordpress. Esse plugin vai sempre verificar links quebrados e informar no seu e-mail ou no painel do wordpress.

Veja as configurações do plugin broken link checker e configure conforme a sua necessidade:

broken-link-checker-1broken-link-checker-2broken-link-checker-3broken-link-checker-4broken-link-checker-5

Ok achei no Search Console links quebrados e após instalar o plugin broken link também achou outros. O que eu faço agora?

Existem várias maneiras de redirecionar os seus erros 404, mas se você estiver usando o WordPress eu recomendo usar outro plugin chamado de Redirection para você redirecionar para nova url e tem outro plugin bem legal que faz a mesma coisa redirecionar que é o 404 Redirected. Com um dos plugins instalados você pode dar tchau ao erro 404 a página não pode ser encontrada

Com este plugin você pode criar rapidamente esses redirecionamentos que você precisa para manter seus rank no motor de pesquisa ou para corrigir as suas páginas ou artigos/url modificadas.

plugin-redirection

Então, agora tudo que faço é adicionar no plugin de redirecionamento a URL quebrada na primeira caixa e a URL correta na segunda e clique no botão Adicionar redirecionamento e está feito! Tudo que você tem que fazer agora é testar a URL quebrada se vai redirecionar automaticamente para a URL correta.


Alguns exemplos de páginas de erro 404.

a página não pode ser encontrada erro 404

Os dois exemplos acima eu particularmente não gosto e não aconselho.

Existem algumas opções diferentes e o tema que uso já tem nativo uma boa página de erro 404 ou pode criar uma do zero. No tema que estou usando atualmente da Colorlib no Blog Marketing Online tem uma página de erro 404 bem legal que orienta ao usuário e se quiser também posso personalizar. 

erro-404-a-página-não-pode-ser-encontrada

Uma página de erro 404 pode ter as opções abaixo:

  • Uma imagem inteligente ou idiota – você pode dar um pouco de “tempero” a sua página 404.
  • O conteúdo que explica por que alguém poderia estar aqui, bem como soluções.
  • Páginas populares que o usuário pode querer visitar.
  • Uma barra de busca e um link para página inicial
  • Pode incluir links para o Twitter, Facebook ou outra rede social que você tenha, bem como opções para se inscrever na news do site.
  • Posts estratégicos que você pode querer levar o visitante.

Eu quero fazer uma página 404 personalizada eu posso? Claro que sim e mais uma vez temos outro plugin para WordPress.

Com o plugin 404page você pode criar da forma que desejar.


Muitos dos temas atuais para WordPress utilizam página com um arquivo 404.php que abriga o seu modelo de página 404.

Agora você sabe como resolver o erro 404 not found coloque em prática no seu blog.

Erro 404 a página não pode ser encontrada – Aprenda como corrigir
4.29 (85.71%) 7 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*