Estratégias de link building – Guia para criar novos backlinks

Construir links para seu site é o componente mais importante para um mecanismo de pesquisa e para um site bem sucedido e hoje terá essas estratégias de backlinks expostas.

Sem rodeios e direto ao ponto, se você não construir links para o seu site, você provavelmente não receberá muitos visitantes dos motores de buscas (fato). Nesse caso você precisa aprender com urgência isso e colocar links apontando para o seu projeto.

Estratégias de link building – Construção de links para novos sites

Para muitas pessoas, o processo de construção de um website pode ser muito frustrante, confuso e tedioso porque nem sequer sabem por onde começar. Alguns até consideram quase impossível obter links de outros sites apontando por achar impossível.

Usar estratégias de link building não tem que ser tão difícil!

Existem vários métodos diferentes para construir links para um site. Nesse artigo de hoje você vai aprender algumas dessas formas “di grátis” e poderá fazer sozinho sem precisar pagar nada.

Alguns métodos serão fáceis, enquanto outros serão mais desafiadores. Alguns métodos só funcionam em certos nichos. A boa notícia é que você não precisa usar todos os métodos de construção de links que vou explicar. Escolha um que ache mais fácil nesse começo e goste e coloque em prática.

Alguns pontos que você precisa observar:

  • Tentar diversificar as estratégias que você usa para construir backlinks.
  • Não precisa correr para criar os seus links até para não levantar suspeitas do Google principalmente se for um projeto novo, mas também não pare de criar links. Use somente técnicas de construção de link que você esteja confortável em fazer.
  • Comece a criar os links imediatamente não deixe para amanhã ou outro dia.

Antes vou bater em alguns pontos que eu vejo como necessários antes que receber os backlinks.

1. Corrigir todos os erros técnicos

Erros técnicos prejudicam a experiência do usuário no site. Quando você prejudica a experiência do usuário, o Google limita o seu crescimento de tráfego orgânico.

Verifique se o site esta otimizado – organizado e corrija os erros.

  • Velocidade de carregamento do site
  • Se esta compatível com mobile
  • Conteúdo duplicado
  • Redirecionamentos errados 302
  • Erro 404
  • Erros canônicos
  • META TAGS duplicados
  • Usos incorretos de diretrizes (noindex, nofollow, etc)

Uma ferramenta que poderá usar e ajudar na maioria dos problemas/correção é o screaming frog.

Distribua seu texto de âncora de forma inteligente

Distribuindo os textos âncoras nos seus backlinks de forma imprudente pode prejudicar junto ao Google. O texto âncora agressivo pode derrubar ou causar penalidade.

Como uma regra geral eu sigo e tento manter o texto âncora de correspondência exata abaixo de 1%.

O texto âncora é a palavra de ligação (link) para o seu site. Vou citar alguns exemplos que uso quando faço um link para esse blog.

  • Claudio
  • Claudio Gomes
  • Blog Marketing Online
  • BMO

Evite esses backlinks no primeiro nível

Existem alguns backlinks que nunca devem tocar o seu site. Se você decidir usar esses backlinks, basta saber que o risco de penalidade é bem maior.

Como assim? Que backlinks são esses? Apontar para onde?

Vamos lá. Alguns backlinks são chamados de fracos, spam, conteúdo adulto ou podres e esses não devem chegar/tocar no seu site, porém você viu que alguns deles são fortes e você gostaria de alguma forma de usar.

Nesse caso eu aconselho você a criar um site em uma web 2.0 e jogar esses links para esse local e usar a força/autoridade que esse local vai ganhar e criar um link nessa web 2.0 para você.

Tenha muito cuidado se for usar redes públicas

Você pode procurar na internet ou em fóruns e comprar backlinks em redes públicas. Essas redes costumam anunciar seu serviço como “redes de blogs privados”. Mas, nem sempre isso é verdade. Vou explicar

Uma vez que você está anunciando uma rede, ela não é mais privada.

Em algumas dessas redes é fácil para o Google detectar porque:

A) há uma quantidade excessiva de links externos (tipicamente 25-50 +) na página inicial: homepages em sites REAIS não tem uma quantidade de links externos na página inicial.

B) os links de saída são completamente irrelevantes para o outro: em alguns terá links para sites de jogos, sites de SEO, sites de fitness, etc. Não faz qualquer sentido você ter um link em um local desses que de privado não tem mais nada e o Google vai pegar.

C) o conteúdo de cada post é pequeno (apenas 250-300 palavras): o algoritmo Panda do Google odeia conteúdo pequeno.

D) você pode correr, mas alguns não conseguem esconder: algumas redes privadas podem bloquear Ahrefs e alguns rastreadores, mas outros deixam pegadas e nessa você pode se lascar. Por outro lado, as redes que não bloqueiam os rastreadores provavelmente serão reportadas ao Google por causa de algum concorrente com raiva.

Comentários em blogs doFollow

Esses você precisa ter cuidado de nada adianta ter uma quantidade absurda de links dofollow e quase zero de links nofollow. Os dois servem como uma base de segurança para o seu site lembre-se o Google olha tudo e desconfia de tudo.

Imagina uma grande quantidade de links externos dofollow + irrelevantes + jogos de azar + links pornô apontando para um site de tecnologia isso é um backlink tóxico.

Uma boa forma de proteger o seu site (criar uma fortaleza social) é usar as redes sociais. Sim isso mesmo sinais sociais podem proteger o seu site.

No mínimo você precisa ter essas redes ou links desses locais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Instagram

Você não tem que estar ativamente nessas plataformas, mas receber links (sinais) e tráfego desses locais poderá proteger o seu site junto aos buscadores.

Escolha quais plataformas funcionam melhor para você.

No mínimo, faça sua conta e compartilhe algum conteúdo, para que você tenha pelo menos uma base em um desses locais e para quem tem um site/blog indico e aconselho que use ícones de compartilhamento de rede sociais para que o seu visitante possa clicar e compartilhar o seu conteúdo na rede.

Vamos começar!

Faça guest post para outros blogs

Forneça conteúdo de graça para outros blogs do mesmo nicho e vai conseguir visitante e um link.

Descrição: Artigo Marketing

Entre em contato com outros blogueiros/sites e pergunte se você pode fornecer um artigo original. Conteúdo exclusivo e grátis a grande maioria gosta.

Dicas:

  • Uma boa maneira de encontrar os sites que tenha interesse em guest post é procurando no google.

Guest Post

Palavra chave + intitle:envie seu artigo

Palavra chave + intitle:escreva para nós

Palavra chave + “guest post”

Nicho + “postagem convidado”
Nicho + “escreva para nós”
Nicho + “colaboradores”
Nicho + “escritor convidado”
Nicho + “post convidado”

enviar artigo, enviar guest post, enviar um artigo, envie seu artigo

Pense em outras formas não fique preso somente a essas.

  • Quando você envia um e-mail, seja pessoal. Eu particularmente evito usar o mesmo modelo de (texto) e-mail para contactar todos os webmasters. Pergunte em que tipo de conteúdo eles estão interessados ​​e certifique-se de obter aprovação antecipada para incluir seus links clicáveis ​​no conteúdo e a quantidade de palavras que deseja no conteúdo.

Se a pessoa diz que sim, siga com o seu compromisso de fornecer o conteúdo.

Sites para compartilhamento de artigos

Categoria: Compartilhar Documentos Online

Existem muitos sites de compartilhamento de documentos on-line, como Google Docs, Docstoc, Scribd e outros que permitem que você carregue um PDF ou um documento Word e compartilhe com o mundo. Muitas vezes, você pode incluir links no seu documento e estes artigos podem fornecer bons links para o seu site.

Dicas

  • Alguns sites de compartilhamento de documentos exigem conteúdo exclusivo, enquanto outros podem permitir que você envie artigos de direitos autorais. Alguns dos sites podem ter certas limitações nos links em seus documentos. Não desperdice tempo em sites de compartilhamento de documentos que não permitem links.

http://blogmarketingonline.com.br/mais-visitas-com-slideshare/

Escrever e enviar guias “How-to”

Categoria: Artigo Marketing

Você pode escrever um artigo sobre como fazer algo relacionado ao seu nicho de site e apresentar esses sites. Alguns exemplos desses tipos de sites incluem EHow.com, Instructables.com e Wikihow.com.

Publicar comentários em blogs .Gov – .Edu – .Org.br

Categoria: Blog Comentário

A ideia é deixar comentários relevantes se possível do mesmo nicho e ganhar um pouco de força/autoridade desses sites. Você pode encontrar esses tipos de sites com facilidade usando os comandos abaixo.

site:.edu.br “palavra-chave”

site:.edu.br “palavra-chave” + “recursos”

site:.edu.br “palavra-chave” + inurl:links

site:.edu.br “palavra-chave” + “outros sites”

site:.edu.br “blog”

site:.edu.br “comentários”

site:.edu.br inurl:blog “seo”

Publicar em sites de classificados

Categoria: Divulgação em sites de classificados

Publique anúncios em sites de classificados para seus produtos ou serviços. Certifique-se de incluir um link para o seu site na lista de anúncios. Se fizer direito a divulgação nos sites de anúncios classificados eles podem trazer grande tráfego para suas páginas de vendas, bem como os links.

Criar um e-book grátis

Categoria: E-books

Crie um ebook grátis e compartilhe de graça no seu blog ou em sites de nicho. Nunca se esqueça de colocar no e-book o link do seu site, mas você também pode adicionar links dentro de seu ebook que podem apontar para o seu site ou sites afiliados.

É fácil encontrar Web site para enviar ebooks grátis. Basta digitar uma frase como “submit free Ebook” ou “submeter seu ebook” no Google e você encontrará os locais que permitem.

http://blogmarketingonline.com.br/como-criar-um-ebook-passo-passo-com-dicas-simples-e-diretas/

Links em Fóruns

Categoria: Links Fórum

Encontre foruns e participe das conversas. Quando permitido, adicione um link para seu site ou use a opção de assinatura do fórum para deixar o seu link. Se você fornecer qualidade para o fórum, você também vai obter tráfego de boa qualidade a partir desses links além do benefício de SEO.

A melhor maneira de encontrar fóruns relevantes em seu nicho para postar é usar as sequências de pesquisa do Google para procurar por fóruns. Abaixo estão alguns exemplos de frases de pesquisa que você pode usar para encontrar esses foruns:

“keyword” “powered by phpbb” inurl:/forum
“keyword” “powered by vbulletin” inurl:/forum
“keyword” “powered by smf” site: /forum
“keyword” “powered by phpbb” inurl:/community
“keyword” “powered by vbulletin” inurl:/community
“keyword” “powered by smf” inurl:/community
“keyword” “powered by vbulletin” site:.edu.br
“keyword” “powered by phpbb” site:.edu.br
“keyword” “powered by smf” site:.edu.br

Fórum + nicho

Nicho + fórum

Use o Bing Maps

Categoria: Estratégias construção de link

Adicione sua empresa, site ou blog no Mapa do Bing e adicione o link do seu site. Certifique-se também de reforçar o seu perfil Bing Map com outras informações de qualidade sobre o seu negócio.

https://www.bing.com/maps

Adicione ao Google Places

Categoria: Estratégias construção de link

Certifique-se de que seu site está listado no Google Places (Google Maps). Adicione seu link ao seu perfil e adicione outras informações ao seu perfil para aumentar sua classificação no Google.

https://maps.google.com/

Respondendo dúvidas online

Categoria: Estratégias construção de link

Existem vários sites de perguntas e respostas on-line. Acesse de vez em quando e pesquise as perguntas relacionadas ao seu nicho e ofereça respostas reais e um link para seu site (quando permitido). Exemplo de um site é o Yahoo Respostas.

Copie os links do seu concorrente

Categoria: Pegar links dos concorrentes

Existem alguns sites que você pode verificar os links apontando para o site do seu concorrente. Em seguida, entre em contato com esses sites e veja se você também pode obter o mesmo link. Esta é uma ótima maneira de não reinventar a roda. Basta copiar o que já está funcionando para um site do
seu nicho. Claro que você vai fazer um artigo novo nada copiado do seu concorrente.

https://pt.majestic.com/

https://moz.com/researchtools/ose/

Criar rodas de links webs 2.0

Categoria: Construção de link web 2.0

Com essas webs 2.0 vai ajudar a obter mais um link para o seu site. Uma boa estratégia/regra é criar um link do site A para o site B e, em seguida, vincular o site B ao site C e apontar para o seu site.

http://blogmarketingonline.com.br/como-classificar-qualquer-site-no-topo-do-google/

Ping seu site

Categoria: Construção de Link

Ping todas as páginas do seu site e posts com serviços de ping on-line. O serviço de ping avisar ao buscador e da uma ajuda na hora de indexar um pouco mais rápido o seu site ou artigo.

http://pingomatic.com/

http://www.pingoat.com/

Coloque o seu link na sua assinatura de e-mail

Categoria: Divulgação do link por e-mail

Embora esta não seja uma estratégia de construção de link, você pode usar para divulgar os seus projetos basta usar o seu link na parte de assinatura do e-mail. Quando você enviar um e-mail o seu link será enviado junto.

Envie seus RSS Feeds

Categoria: Link de RSS Feed

Você pode enviar o seu link de feed para muitos RSS ou diretórios e obter links para a sua página ou artigo.

Diretórios populares do RSS Feed:

http://blogmarketingonline.com.br/ferramentas-gratis/

Alertas do Google

Categoria: Construção de link

Configurar os alertas do Google para palavra-chave que deseja ser avisado que algum novo artigo que foi postado na web. Quando você vê novos sites ou aqueles que postam conteúdos frequentes, contacte e ofereça conteúdo gratuito. Você pode até mesmo oferecer uma troca de conteúdo com eles.

http://blogmarketingonline.com.br/alertas-google-maneiras-nao-convencional-para-usar-e-conquistar-novos-visitantes/

Lançamento de um estudo de caso

Categoria: Link Isca

Reúna um estudo de caso sobre algo relacionado alguma área ou nicho e poste no seu site. Promova o estudo de caso em um comunicado de imprensa, em fóruns e mídia social.

Um estudo de caso não tem que ser de natureza científica. Poderia ser um estudo de caso de um cliente Sucesso usando seu produto ou serviço.

Publique seu link no perfil de fórum

Categoria: Perfil Link Building

Sempre que você se registrar em algum fórum, não se esqueça de adicionar links para seu website no seu perfil de usuário. Você pode criar perfis em muitos fóruns. Uma dica é o site abaixo que envia para o seu e-mail de graça como adicionar links perfil em vários fóruns.

http://www.paulieciara.com/freeweeklybacklinks/

Artigo Wikipédia

Categoria: Artigo Marketing

Sempre que possível, adicione artigos no site wikipedia ou wikicompany.

http://pt.wikihow.com/Escrever-um-Artigo-na-Wikip%C3%A9dia

https://pt.wikipedia.org/

Compartilhar Vídeos

Categoria: Vídeo Marketing

Você pode enviar vídeos para sites como YouTube, Vimeo, Metacafe e outras. Essa é uma excelente estratégia para ganhar links. Envie seu vídeo para mais de um site de vídeo e também compartilhe em seu site e convide outras pessoas para ver e compartilhar.

Gerar link e tráfego

Categoria: Links e visitas

Esses dois sites uso muito para criar links e ganhar algumas visitas direcionadas.

https://medium.com/

https://www.linkedin.com/

Outras ideias de backlinks seguros: infográficos, sites de doações, entrevistas, webinários, sites de descontos e criando backlinks de ferramentas / widgets / plugins.

Rede de testes de sites

Um outra dica que uso e vou passar é criar uma rede de testes de sites. A ideia é bem simples algumas vezes precisamos fazer alguns testes para saber qual o resultado e infelizmente quando testamos em nossos projetos pessoais podemos ter bons resultados ou os piores resultados, pois infelizmente são testes.

Você pode resolver criando contas e testando nas plataformas Angelfire.com, Jimdo.com, Newsvine.com ou Storify.com, por serem grátis nem sempre vai dar certo por não ter o que você precisa ou até mesmo ser banido e todo teste inicial vai para o ralo.

Outra ideia é criar rede de testes (atenção não é rede de blogs privados – PBN), pois nesse caso você contrata uma hospedagem barata que aceite vários domínios na mesma conta. Nesse caso você terá controle total sobre as suas ações e até mesmo poderá usar programas afiliados nos testes. Lembrando que poderá queimar (ser banido) domínio junto aos buscadores dependendo dos testes que faça.

A ideia principal é bem simples comprar domínio baratinhos no site https://www.namecheap.com/ por $0.88. É literalmente simples e você pode executar qualquer teste que você pode pensar em sua rede de teste e ver como sua teoria acaba e poderá usar no seu projeto principal.

Outro detalhe se o teste for positivo e não acontecer nada de errado com o domínio poderá até mesmo usar como um money site.

Agora é com você e coloque todas as estratégias de link building em prática.

Estratégias de link building – Guia para criar novos backlinks
5 (100%) 12 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

14 comentários em “Estratégias de link building – Guia para criar novos backlinks

  1. Claudio que artigo amigo. Muito bom…

    Muitas dicas que nem conhecia, agora é correr e testar.

    Com relação ao registro no namecheap, a renovação após um ano é tranquila em questão de $$?

    Parabéns pelo artigo e sucesso.

  2. Ótimo artigo sobre link… Tbm deixo o registro dá importância de links internos, saber fazer o link juice… Fiquem atentos a isso tbm.
    Aproveito relatar ao Cláudio, senti falta do botão de subir em seu post, mas depois entendi que ele.existe, o problema é seu banner Google que estoura rolagem horizontal e não deixa visualizar o subir dá página!!!

    1. Sim bem lembrado os links internos tem um valor muito importante para o blog.

      Aqui esta normal no meu monitor o banner do adsense e aparece normalmente a barra.

      Pedi para alguns colegas testarem e não mostrou nada de errado para eles.

      Vou ficar de olho caso alguém mais fale sobre isso.

  3. Muito obrigado! Bastante instrutivo este artigo!

    Um ótimo artigo, especialmente pelo fato de frisar a importância de filtrar as fontes de links que você irá escolher para apontar para seu site/blog, especialmente em uma fase como a atual em que os algoritmos do google estão cada vez mais inteligentes.

    A importância deste fator ficou muito clara em seu artigo em trechos como por exemplo a parte em que você fala sobre os links a serem evitados.

    Pude confirmar muitas coisas por aqui. Muito obrigado.

    Agora eu tenho um sistema completo de criação de links relevantes fácil de aplicar que visa a criação de links externos que criam um grande diferencial para uma indexação rápida e eficaz.

    Eu ficaria feliz em compartilhar estes segredos que são muitas vezes o elo de massa que falta para fazer um site se destacar neste vasto Mercado.

    Este é o link para o vídeo com este segredo: Tutorial Backlinks Magia – Backlinks de Qualidade Comprovada

  4. Que legal! Várias dicas e informações muito preciosas, Valeu!!!
    Só uma questão que queria esclarecer com você, nos links que deixarmos em fóruns, estes são NOFOLLOW ou DOFOLLOW?
    E quantos links NOFOLLOW e quantos links DOFOLLOW posso fazer por semana?
    Aguardo ansiosa a resposta.
    Muito Obrigada

    1. Adriana eu sempre olho se o fórum é dof ou nof antes de postar e nesse caso uso no Google Chrome o “Strike Out Nofollow Links”.

      Os dois tipos de links são importantes para o seu blog e cada um tem uma utilidade. Vou dar um exemplo: se o seu blog receber somente links dof vai acender um alerta junto ao Google ou se receber somente links nof também poderá despertar o Google e nesse caso é necessário ter uma certa fortaleza criando os dois tipos de links, porém dof vai seguir e o nof não segue o link.

      Não existe uma quantidade de links que possa criar por dia somente fique de olho se for um blog novo com semanas e começar a receber uma tonelada de links o Google poderá ficar de olho, mas isso também não quer dizer que será punido eu sempre faço aos poucos de forma constante.