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Evolução das vendas diretas

Evolução das vendas diretas. Em um mundo globalizado e altamente competitivo, as empresas vem buscando uma flexibilidade nos processos de distribuição de seus produtos e nas relações com seus clientes, no intuito de obter uma expansão a novas oportunidades de mercado.

Globalização desencadeou mudanças rápidas no setor empresarial, onde ocorre o aparecimento constante de empresas concorrentes, fazendo com que algumas delas utilizem o Marketing de Rede como estratégia de ação mercadológica. Segundo GRACIOSO & NAJJAR (1997, p.13), o Marketing de Rede “É uma das formas que assume a venda direta, distinguindo-se apenas pela maneira de remunerar o vendedor”.

Evolução das vendas diretas

Anteriormente, a concorrência se baseava na qualidade do produto e serviços, mas hoje a qualidade do relacionamento com o cliente é a medida mais apropriada para o sucesso. Nesse sentido, também é fundamental analisar os caminhos empregados para se chegar ao mercado e avaliar a eficácia do sistema existente, para o atendimento das exigências dos clientes.

No ano de 1990, surge o Marketing de Relacionamento (MR) como fator primordial para os relacionamentos de longo prazo com os clientes e entre parceiros comerciais, ocorrendo uma participação em programas conjuntos, vinculo em comunicação e troca relacional.

Segundo KOTLER & ARMSTRONG (1998, p.397), o Marketing de Relacionamento significa “criar, manter e acentuar relacionamentos com os clientes e outros públicos”. Para PEPPERS & ROGERS (1997, p.82), o MR “implica, acima de tudo, uma grande mudança na forma de mensurar o sucesso.

Um grupo de consumidores potenciais com necessidades similares que dispostos a trocar algo de valor com vendedores que oferecem vários bens e/ou serviços, formas de satisfazer a essas necessidades. (McCarthy, 1997, p.66).

Antes da industrialização, os contratos entre quem comprava e quem vendia eram diretos. Com o processo de industrialização e aumento da produção, surgiu a necessidade de promoção de vendas, realizada por reembolso postal. Nasce, a propaganda postal, a mala direta, e as agências especializadas. Posteriormente, surge o telemarketing, o mais importante do Marketing Direto (BIRD, 1991). Portanto, o Marketing de Relacionamento continuado entre empresa e pessoa, possibilitando uma mútua satisfação.

Para que um produto obtenha sucesso, o cliente deve atribuir alguns valores além do preço, como a informação direta sobre a qualidade e utilização do produto, por meio do fornecedor (KOTLER, 1998). Segundo BUAIZ (1998, p.150) esse fornecedor, no Marketing de Rede, denominado de distribuidor independente, a pessoa que firma contrato com uma empresa de Vendas Diretas e/ou Marketing de Rede para representar seus produtos”.

Existem várias formas de comunicação

Existem várias formas de comunicação: corporal, verbal, escrito, fumaça, bandeiras, códigos, rádio, telefone, televisão, fax, correio eletrônico e a internet. E como nos comunicamos?

Existe um estudo que menos de 10 por cento de todas as habilidades de comunicação são verbais. Ou seja existe muito mais na comunicação que apenas falar.

Os cincos sentidos principais mais usados.

Visão, Tato, Audição, Paladar e Olfato.

As principais para comunicação são: ver, sentir e ouvir. E se der pode usar todas em uma conversa.

É muito importante saber ouvir em qualquer negócio. Saber ouvir é muito importante e sempre que estou na casa, escritório ou em algum lugar marcado me apresento e começo a falar do que tenho a oferecer e logo após fico quieto e começo a ouvir a pessoa e com isso posso ter todas as informações que preciso.

Nunca use a imaginação para tentar ler os lábios das pessoas e tentar adivinhar o que a pessoa vai falar antes de ter dito.

Pode-se entender mal e isso gera uma grande confusão o que terá um resultado negativo.

É bom falar porém na hora certa.

Respeite as pessoas com quem você fala.

Elogie a pessoa.

Fale menos do que você ouve.

Certifique-se de que você entende o que foi dito antes de responder.

Algumas dicas para melhorar a comunicação por escrito.

Tome cuidado – sempre escreva positivamente.

Escreva para agradecer aos outros.

Dinheiro é um elemento de troca?

O dinheiro é um símbolo de liberdade, beleza, luxo, poder e refinamento e de uma vida alegre. Leve sempre a sua ideia até o fim. Nunca diga: “Isto é muito bom para ser verdade”. Ao contrário, fale com convicção: “Esta ideia é Bem-Vinda”.

Dinheiro é um elemento de troca?

Você é contra ou a favor de doações ? É preciso ser muito cuidadoso ao fazer doações a parentes ou aos pobres.

dinheiro

Primeiro que seja de coração.

Segundo não esperar nada em troca com a doação.

Não a mal algum em ajudar a vencer as dificuldades mas tenha cuidado em não privar a pessoa da iniciativa ou do incentivo de resolver seus próprios problemas de acordo com a sua capacidade.

Quando o auxílio é obtido com muita facilidade a pessoa torna-se dependente e em últimos casos fica conformada com a situação.

Outras Informações Desistir ?

Tudo que fizer na vida faça com dedicação e amor para ter a sua volta o fruto de seu trabalho.

Faça algo diferente hoje para colher os frutos do resultado no futuro.

Ja escutei muitas pessoas dizendo: Dinheiro fácil no Marketing Multinível! Mentira.

É suado por ser um trabalho como qualquer outro. Você tem que falar, mostrar, vender, conquistar, fidelizar, convidar, forma equipe e saber lidar com várias situações diferentes de pessoas de sua equipe.

Com isso se aprende a ajudar pessoas e ser um líder.

Nunca se envergonhe de tentar e fracassar pois aquele que nunca fracassou é porque nunca tentou.

“O fracasso jamais me surpreenderá, se a minha decisão de vencer for suficientemente forte”.

Foque a idéia do sucesso.

Gostar do que faz.

Persistir até alcansar.

Criatividade para cada ação.

Controle suas emoções.

Mantenha o seu humor.

Supere cada dia sua própria capacidade.

Vou postar uma frase de um livro “O maior vendedor do mundo – OG Mandino” Oitava edição.

Os obstáculos são necessários para o êxito pois em vendas como em todas as carreiras de importância a vitória só vem apenas após muitas lutas e inúmeras derrotas.

Contudo, cada luta, cada derrota, aguça suas técnicas e forças, a coragem e persistência, sua capacidade e confiança e, assim, cada obstáculos é um companheiro de armas forçando a melhorar ou desistir.

Os prêmios da vida estão no fim de cada jornada, não próximos do começo, não me é dado saber quantos passos são necessários a fim de alcansar o objetivo.

O fracasso ainda pode encontrar-se no milésimo passo.

O êxito, contudo, se esconde atrás da próxima curva da estrada.

Jamais saberei a que distância esta, a não ser que dobre a curva. Sempre darei um passo avante. Se este for em vão darei outro e mais outros.

Tenha uma boa semana e muito sucesso na vida e nos negócios.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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