→ Formas de ganhar dinheiro na internet com um blog ou site

Vou falar um pouco de como ganhar dinheiro com blogs, neste caso mini-blogs ou mini sites. Como todos sabem um blog é um dos formatos de sites que está na moda neste momento, este pode durar um ano ou pode durar dez, é impossível de dizer o tempo.

Com a rapidez da mudança da internet nunca se sabe quando surgirá um novo formato que ultrapasse os blogs no nível de popularidade. Mas devido a esta popularidade os blogs conseguem algo que provavelmente nunca se assistiu na internet até hoje: os blogs conseguem ser indexados muito rapidamente, e conseguem rapidamente começar a receber visitas do motor de pesquisa do Google claro que vai entrar alguns fatores como SEO, Keywords e Links.

Como ganhar dinheiro com a internet usando mini sites?

Outra vantagem de se usar mini-blogs ou mini sites para ganhar dinheiro é a facilidade com que se instala e configura um blog WordPress sim isso mesmo usando Wordpres será uma das formas de ganhar dinheiro na internet. A instalação de um blog WordPress em um site é um processo que demora 5 a 10 minutos, e adicionar conteúdo a um blog também é um processo bem fácil. Se usarmos as ferramentas ao nosso alcance e fizermos um bom trabalho de SEO, então em poucos dias teremos o blog indexado, e teremos os posts indexados em poucas horas. Sim, em poucas horas!

Vou explicar este formato de mini-blog e explicar qual seria a melhor maneira de capitalizar neste conceito.

formas-de-ganhar-dinheiro-na-internet

Formas de ganhar dinheiro na internet usando SEO para criar um blog WordPress

Agora vamos ao assunto sobre blogs WordPress e como ganhar dinheiro com blogs. Em alguns casos existe o fator sorte isso mesmo sorte no sentido de criar um artigo prevendo alguma informação e acertar naquela data com isso o seu artigo já foi indexado nos buscadores e conseguindo trazer várias visitas, esta estratégia tem mais resultados se for “atrás” de palavras chaves que tenha pouca concorrência. O fator “pouca concorrência” e sorte podem durar enquanto os principais órgãos ou portais de informações não “pegarem” a notícia, pois neste momento já pode ser ultrapassado por sites como a CNN, Globo e Uol dependendo do tipo de anúncio/artigo. Se tiver um blog que antecipe as principais notícias não é má ideia, e melhor ainda se explorar “nichos”.

Benefícios e importância da escolha de um nicho específico

A falta de um nicho específico. Mas o que é um “nicho” no mundo online?

Um “nicho” é um “pedaço” (segmento) de mercado que normalmente faz parte de um assunto muito mais abrangente. Por exemplo, “pessoas com carro” pode ser um segmento de mercado, mas “proprietários de um Audi” é um nicho.

Outro exemplo, “pessoas com animais de estimação” é um mercado vasto, mas “pessoas com gatos”, ou então “pessoas com gatos persas”, já são dois nichos, sendo o segundo um sub-nicho do primeiro. Normalmente, quanto mais específico o nicho, maior é a rentabilidade (em proporção com o número de visitas), e mais fácil é ganhar dinheiro, desde que, obviamente, o nicho tenha procura suficiente para ser rentável. Existem várias formas de ganhar dinheiro na internet, porém você precisa definir um nicho de mercado para trabalhar.

Ter um nicho é importante?

  • Mais fácil para obter links – Os links continuam sendo um dos principais fatores de “rankeamento”, e se o teu site operar em um nicho específico vai ser mais fácil conseguir links (valiosos) de sites que operam em nichos relacionados. Se mandar um e-mail pedindo um link a um site relacionado com o teu, e oferecendo a sua informação valiosa para os visitantes desse site, a sua probabilidade de obter um link ou uma referência vai ser muito maior. Ainda em relação aos links, também é muito mais fácil obter links naturais, não “solicitados”, se o teu site for tido com autoridade e oferecendo boa informação nesse nicho.
  • Mais fácil para obter anunciantes – Quanto mais especifico for o teu nicho mais fácil será contatar e obter anunciantes diretos para o seu site.
  •  Lista de e-mails – Captar endereço de e-mail dos teus visitantes é a melhor forma de ganhar dinheiro com um site. Por um lado, vai ser mais fácil captar endereços de e-mail, porque é mais fácil elaborar um texto (ou uma oferta) que convença os visitantes a se inscreverem-se na sua lista.  Por outro lado é mais fácil promover essa lista e manter a lista ativa com conteúdo de qualidade e que sabe ser relevante para os leitores.
  • Mais fácil para vender e-books – A venda de um e-book, ou de outro tipo de produto ou serviço, será melhor para rentabilizar um site, mas mais uma vez, isso só pode ser conseguido se o site tiver um nicho especifico. A venda do e-book pode ser feita diretamente no site, e/ou através da lista de e-mails. O que normalmente acontece é que primeiro, e ao longo de alguns meses, desenvolvesse a lista de e-mails e depois vem então um e-book para promover junto da lista.
  • Menor concorrência – A outra vantagem em trabalhar com nichos específicos que é que obviamente menos concorrência. É muito mais fácil começar a receber visitantes para assuntos mais específicos, onde há menos concorrência e menos conteúdo, do que para temas mais genéricos. E além de ser mais fácil receber visitantes, estes são normalmente visitantes que vão converter muito melhor.

Escolha do nicho

Em relação à escolha do nicho, escolha de preferência, e em especial no princípio, nichos com os quais se identificam, ou então um assunto pelo qual têm interesse e sobre o qual vão ter gosto em aprender. Também pode escolher nichos que resolvam “problemas” que têm no dia-a-dia, sendo que certamente haverá outras pessoas com o mesmo problema.

Existem muitos exemplos do nosso dia-a-dia e que podem ser usados para criar sites de nicho, muitas vezes baseados em nossas experiências. Volto afirmar existem várias formas de ganhar dinheiro na internet, porém precisa explorar e analisar o mercado que vai entrar.

Por exemplo, alguma vez foi pego em uma multa por excesso de velocidade e conseguiu se “livrar” dela?

Um site de nicho em que comparti esta experiência, em que fala sobre temas relacionados com multas, como evitar, etc. é um possível exemplo de um site de nicho. A venda de um e-book com o detalhe dos passos de como “fugir da multa” é apenas uma das muitas opções de monetização.

Outro exemplo para um possível site de nicho, e que aproveita a conjuntura atual seria, por exemplo, um site que abordasse assuntos relacionados com emigração para Angola (ou Brasil). Este é mais um exemplo de um site que responde as dúvidas de muitas pessoas e com enorme potencial de monetização. Mais uma vez, alguém com alguma experiência nesta área e que tenha passado por este desafio pode compartilhar a sua experiência.

Eu dei estes exemplos porque são situações do nosso dia-a-dia, são assuntos e conhecimentos que cada um de nós tem e sobre os quais pode criar um site para resolver os problemas. E dei estes exemplos porque muitas vezes nós pensamos que não temos nenhum conhecimento especial, que não dominamos nenhum assunto, mas como podem ver na maioria das vezes isto não é verdade.

Penso que nos primeiros projetos é importante escrever sobre assuntos sobre os quais temos experiência, interesse, paixão e uma voz própria. Se estas condições estiverem reunidas, certamente que a probabilidade de sucesso aumenta, e ao mesmo tempo o prazer com que encaramos o “trabalho” de atualizar os sites vai ser outra. Penso também que à medida que forem ganhando experiência online vão ter noção do equilíbrio entre um nicho pelo qual têm interesse e a concorrência que possa já existir, o que permite que à medida que forem ganhando experiência à rentabilidade dos projetos vai aumentando.

Você esta entendendo a ideia de como ganhar dinheiro com a internet? Se tiver dúvidas após ler todo o artigo comente abaixo.

Ganhar dinheiro com blogs de nicho e venda de links

Uma coisa que caracteriza este blog é que sempre divulguei os métodos e as ideias para ganhar dinheiro na internet que eu mesmo estou colocando em prática. Algumas dessas ideias são muito boas, outras nem tanto, e algumas deixam de funcionar tão bem assim que as divulgo no blog pela simples razão que muitas outras pessoas entram no mercado.

Vou compartilhar algo que coloquei pela primeira vez em prática este mês, mas que acho ser muito boa ideia, em especial para o mercado Brasileiro. O conceito não é exatamente novo, mas agrega vários conceitos, que juntos, podem dar para um modelo de negócio muito lucrativo.

Como tudo começou

Em vez de começar logo explicando este “modelo de negócio”, vou explicar primeiro como isto começou. Eu tenho um pequeno site/blog de nicho,  e que dava alguns trocados com Adsense por mês  (mais ou menos $6 a $8).   É um nicho em que os anunciantes no Adwords até têm que pagar um valor interessante pelos cliques, na casa dos $0.40 a $0.60 por clique. O site tem apenas 4 ou 5 posts, e não tem “leitores”, mas sim “visitantes”.

Anunciantes no Adwords

Um dia destes, e por curiosidade, na tentativa de arranjar uma maneira de rentabilizar mais o site, reparei que havia muitos anunciantes no Adwords para as palavras chaves do meu site e pensei que tinha que haver uma maneira de aproveitar esse fato. Foi então que fiz mais um “post” no blog chamado sites recomendados para XYZ.

Contatar os anunciantes do Adwords

Comecei recomendando os sites de  5 ou 6 anunciantes no Adwords que apareciam nas primeiras posições nos links patrocinados. Deixei de fora o anunciante que aparecia em número 1 e mandei um e-mail em que focava os seguintes aspectos:

  • Conteúdo do meu site muito relevante
  • Site tem autoridade
  • Um link do meu site teria muito valor para ele
  • Subir nos motores de busca para receber mais visitantes grátis e gastar menos no Adwords
  • Os visitantes da pesquisa natural são mais valiosos que os do Adwords

No e-mail tentei de uma forma simplificada tentei explicar as vantagens de ter um link no meu site, isto para pessoas que provavelmente não tem muitos conceitos de SEO. O meu e-mail fechou com esta frase (é importante):

Pode visitar aqui a página em que o seu link será incluído e onde já encontra links para alguns dos seus concorrentes.

No e-mail não disse que tinha recebido dinheiro dos outros sites, porque de fato não tinha, mas deixei no ar a ideia de que os “concorrentes” tinha aceitado. Dois dias depois tinha vendido o link de R$ 200 por um ano.

Repeti esta formula mais 9 vezes, no espaço de alguns dias, mandado sempre o mesmo e-mail. Consegui ao todo 6 vendas que deu + – um total de R$ 900,00.

Resumindo a ideia

Acho que já perceberam a ideia. Como não podia vender visitas, porque não as tinha, nem valia a pena promover programas de afiliados, pela mesma razão, restou vender outra coisa: benefícios de SEO. Agora que você entendeu e viu várias formas de ganhar dinheiro na internet coloque em prática.

Neste caso era um site que eu já tinha, num nicho e com conteúdo muito específico e autoridade.

Eis algumas das coisas para levar em conta:

  • É importante que o domínio tenha as palavras chaves no URL – Aumenta o valor do link, pois é mais contextual e torna mais fácil vender a ideia ao anunciante.
  • É ainda mais importante o conteúdo ser muito específico ao nicho – As mesmas razões que dei acima aplicam-se aqui.
  • Não interessa se o domínio é .com, .net ou .info – Como o objetivo deste site é estar bem indexado no Google com autoridade.
  • Deixar repousar 3 meses – Depois de registrarem o domínio, adicionarem o conteúdo, deixem repousar o site durante uns 3 meses. Durante este tempo arranje links apontando para esse site.
  • Contatar os anunciantes – Depois de passar o devido tempo, e de conseguirem autoridade faça contato com os anunciantes que encontram no Adwords ou no próprio Google nos resultados de buscas os anúncios patrocinados.

Ideias adicionais

Além das ideias básicas que enumerei acima, acho que há mais algumas coisas que se pode fazer:

  • Links para sites de autoridade – Além dos links que esta apontando para os sites que estão a pagando pelo link, convém linkar também para sites de autoridade como a Wikipédia.
  • O valor dos links pode ser maior – O valor pelo qual vendi os links é barato comparado com os valores que se tem no mercado, mas a realidade é que foi a minha primeira experiência neste negócio e o nosso mercado também não suporta preços tão caros. Como podem compreender, o valor dos links também está relacionado com o nicho.

Outras opiniões ou sugestões

Como disse, esta ideia é recente e ainda só coloquei em prática em um site e, portanto natural que haja aspectos no qual não pensei e gostaria também de ouvir algumas sugestões e opiniões. Em relação ao conceito em si, parece muito fácil de por em prática, sem grande investimento a não ser o registro do domínio, hospedagem e com pouco tempo investido.

Vai compreender que não posso divulgar o site em que já fiz isto devido à concorrência.

→ Formas de ganhar dinheiro na internet com um blog ou site
5 (100%) 2 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*