Google adsense como funciona? Adsense quanto ganha?

Já surgiu essas perguntas: Google adsense como funciona? Quanto se ganha por clique? Entenda e faça da forma correta para gera mais dinheiro com os anúncios.

Google Adsense é um programa de afiliados que permite ganhar com o seu próprio site graças à inserção automática de publicidade contextual nas páginas. Agora vou explicar sobre um assunto que é um mito ou bem complicado para algumas pessoas: Google adsense como funciona essa tranqueira?

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Google adsense como funciona?

Por cada clique feito no anúncio, o patrocinador (anunciante ou anunciantes) passa ao Google um determinado valor, que será distribuído com o dono do blog que apareceu o anúncio. Google AdSense é tão popular que muitas empresas estão dispostas a pagar até US $ 80 por um único clique de um cliente potencial. Geralmente, a estratégia utilizada pelos editores é aumentar o número de cliques.

A melhor estratégia para aumentar os lucros com o Google AdSense não é aumentar o número de cliques, mas seu valor (independentemente do número). Se você é um novato (Iniciante) deveria ter perguntado: será que este anúncio que paga US $ 80 por clique vai aparecer no meu blog?

Não existe um mecanismo introduzido no AdSense para controlar os seus anúncios e que possa mostra as mais remuneradoras, ou seja, significa que você pode ganhar muito ou nem mesmo chegar perto desse valor.

Esse mecanismo é chamado smartpricing em geral é usado para marcar as os melhores anúncios para os sites mais relevantes para o anúncio com o conteúdo ideal.

Deixo algumas dicas que poderá ajudar:

O conteúdo acima de tudo.

Como sempre se diz “O conteúdo é rei” e você já deve ter ouvido milhares de vezes. A parte automática consiste no cálculo de cliques que geram vendas, registros e etc…

Essa porcentagem determina um fator muito importante em quem paga a publicidade: o ROI (retorno sobre o investimento). Quanto maior o ROI mais terá retorno no blog e será recompensado com anúncios contextuais altamente produtivos.

É necessário satisfazer aos requisitos descritos com a qualidade do conteúdo e o nível de aprofundamento dos temas tratados com clareza.

Outro ponto que precisa observar. Deixe o Adsense somente nas páginas dos artigos. Se estiver usando o Google Adsense nas tags ou categorias remova desses locais não existem conteúdo de qualidade para mostrar bons anúncios e isso prejudica a você mesmo.

Outro fator importante para o valor do clique é composto de contextualização, ou seja, o nível de relevância da publicidade com o tema da página. Se você não tem um bom nível de artigos com relevância isso causa um declínio no ROI e vai prejudicar todos os blocos de anúncios do seu blog.

A mesma página pode gerar alguns cliques para alguns dólares ou cliques por alguns centavos depende da probabilidade do clique através dos seus visitantes ao comprar o produto ou serviço publicado no anúncio.

Por isso mencionei que não deve usar o Google Adsense nas tags e categorias por não ter um assunto relevante e que possa mostrar bons anúncios e com isso os anúncios não serão muito relevantes e podem reduzir o percentual de conversão de cliques.

Outro detalhe importante se você tem vários blogs com anúncios do Adsense e usa a mesma conta do Adsense e colocar um bloco de anúncios em um blog de baixa relevância ou conteúdo ruim poderá prejudicar a sua conta e os anúncios de outros blogs que estiverem usando blocos de anúncios da mesma conta podem ser prejudicados.

Um fator importante é escolher um bom nicho que uma boa quantidade de procura no Google. Exemplo: Não adianta de nada criar um blog em um nicho que tenha 200 buscas por mês por gera poucas visitas procure nichos que uma boa quantidade de buscas com pelo menos 1000 buscas mês que possa gera mais visitas com bons conteúdos para os visitantes.

5 dicas para aumentar o CTR do Adsense

Uma das formas mais simples de se ganhar muito dinheiro com um blog, é monetiza-lo com o Google Adsense. O processo é bem simples, basta criar uma conta no Adsense, gerar um código de anúncio, inseri-lo em seu blog e deixar o resto com o Google, afinal, é o Google que irá escolher os anúncios que serão exibidos em seu conteúdo, sendo assim, toda vez que aquele anúncio dentro do seu site recebe um clique, você recebe uma parte do valor que o anunciante paga para o Google.

Um dos grandes desejos de quem trabalha com o Google Adsense, é sempre aumentar o CTR dos anúncios exibidos em seu blog. Se você não sabe o que é CTR, irei explicar de forma muito simples.

O termo CTR refere-se à taxa de cliques nos seus anúncios do Adsense. Por exemplo, se sua página teve 100 visualizações e você teve 5 cliques em seus anúncios, nesse caso o seu CTR é de 5%. Que bom seria que pudéssemos alcançar um CTR de 100%, mas na verdade isso é praticamente impossível. Mas se conseguir fazer um bom trabalho com seu blog, o seu CTR pode ser bem próximo que 2% e em alguns casos até mais que isso. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a aumentar o CTR do Adsense e aumentar a sua renda com o Adsense.

Dicas para Aumentar o CTR do Adsense

Anúncios de Texto ou Gráfico?

Dentro do Google Adsense é possível escolher o tipo de anúncio que irá aparecer dentro do seu blog, ou seja, escolher entre exibir somente os anúncios de texto, somente os anúncios gráficos/rich media ou exibir ambos. É muito comum utilizarmos sempre os dois tipos de anúncios, tanto o de texto como o de gráfico/rich media e com isso o Google irá intercalar de forma automatizada a exibição dos anúncios dentro do seu blog. Mas isso nem sempre funciona para todos, isso é algo que varia de acordo com o nicho, com o tipo de público e também com o layout do seu blog.

Sendo assim, eu recomendo que faça alguns testes habilitando e desabilitando alguns tipos de anúncios, ou seja, teste exibindo apenas os anúncios de texto, depois faça um teste só com anúncios gráficos/rich media e teste também com os dois tipos de anúncios, depois disso você poderá saber qual tipo de anúncio gera um maior CTR dentro do seu projeto.

Estilo dos anúncios

Ao utilizar os anúncios de texto é possível dar um estilo para os mesmos, mudando o esquema de cores e também a fonte dos anúncios. Essa configuração é algo que passa desapercebido por muitos blogueiros e sem dúvida é algo que pode melhorar e muito a taxa de CTR.

Por isso, eu recomendo que você utilize cores e fontes parecidas com as que são usadas no seu blog, assim os anúncios darão a impressão que fazem parte do seu site, sendo mais agradável aos olhos e gerando mais cliques.

Posição dos anúncios

A posição dos anúncios do Adsense dentro do blog é um fator muito importante e que deve ser testado com muita atenção. Por isso teste a posicionamento dos anúncios em seu blog para ver qual das posições gera mais resultados.

Uma dica bem interessante é deixar sempre um anúncio no começo dos artigos, de preferência que ele esteja acima da dobra e outro bloco no fim de cada artigo.

Tamanho dos anúncios

Outro fator que influência muito é o tamanho dos blocos de anúncios, principalmente para os anúncios gráficos/rich media. Por isso é recomendado testar os diversos tamanhos de anúncios em posições diferentes e avaliar os resultados. Eu recomendo fortemente a utilização dos seguintes tamanhos:

  • 336×280
  • 300×250
  • 300×600
  • 728×90
  • 120×600

Esses são os tamanhos de anúncios que mais utilizo e que tem gerado para mim ótimos resultados, mas cabe você testar e avaliar qual o melhor tamanho para seu nicho.

Tráfego de Qualidade x Conteúdo de Qualidade

Ganhar dinheiro com o Adsense é realmente possível, mas quem já trabalha com o programa sabe que é necessário possuir um bom tráfego de qualidade e para que isso aconteça é necessário investir em conteúdo de qualidade para seu blog, pois com certeza o tráfego e o conteúdo qualificado interferem e muito no CTR do Adsense.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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