A importância do e-mail marketing e como usar de forma eficiente

No Blog Marketing Online falamos sobre a captura de contatos e a importância do e-mail marketing, que por sinal é imprescindível para aqueles que a médio e longo prazo pretendem ganhar dinheiro com os seus blogs.

Como Trabalhar Corretamente com E-mail Marketing

O e-mail marketing trata-se, bem basicamente, de um e-mail enviado por empresas ou pessoas de qualquer ramo (nicho de mercado) para o maior número possível de destinatários.

O conteúdo desse e-mail pode ser o mais diverso:

uma informação, o convite para um evento, a divulgação de um produto ou serviço, além de diversas outras finalidades que essa ferramenta pode ter.

A essência do e-mail marketing é justamente aproveitar essa grande possibilidade de alcance oferecida pela internet para fidelizar os clientes que a empresa já tem e conquistar outros novos.

É uma importante estratégia de marketing digital para as instituições que querem expandir sua zona de atuação.

Como Trabalhar Corretamente com E-mail Marketing

Nos dias de hoje, a internet tem se tornado cada vez mais fundamental nos setores de marketing e publicidade. É um veículo de comunicação barato se comparado com os tradicionais, como a televisão, o rádio e os jornais impressos, por exemplo. Além disso, por meio da internet é possível chegar a todos os tipos de públicos.

Como utilizar o e-mail marketing?

Mesmo com todos esses pontos positivos, se o e-mail marketing não for utilizado corretamente, poderá ser um “tiro no pé”, ou seja, produzir o efeito contrário ao que se deseja. É necessário que essa mensagem seja agradável para os receptores, para que não se torne um spam.

O ponto fundamental de qualquer e-mail marketing é trazer sempre duas opções ao final da mensagem no e-mail, uma para que o receptor continue recebendo aquele conteúdo e outra para que não receba mais.

É importante fazer com que os destinatários se sintam livres para ter esse acesso ou não, isso já começa a construir uma boa imagem da empresa.

Não faça spam, envio de emails indesejados

Fazer do e-mail marketing uma simples ferramenta de propaganda (spam) também não é nem um pouco indicado. Por isso, procure enviar mensagens sempre com algum conteúdo (é claro), seja uma informação e, até mesmo, uma curiosidade que tenha relação com o segmento trabalhado no qual você atua.

Sempre que possível, procure personalizar as mensagens enviadas, mesmo que seja simplesmente iniciando o texto com o nome do destinatário. Isso demonstra que houve uma preocupação maior e é algo que os seus possíveis novos clientes certamente levarão muito em consideração.

a-importância-do-e-mail-marketing

A captura de contatos é o primeiro passo antes de começar a utilizar o e-mail marketing, dessa forma, caso ainda não tenha ideias de como capturar contatos, considere ler:

Captura de Contatos – 5 Ferramentas Indispensáveis

Mas, especificamente hoje estaremos falando sobre a importância do e-mail marketing. Estarei colocando abaixo alguns pormenores que considero importantes antes e ao executar essa estratégia.

A IMPORTÂNCIA DO E-MAIL MARKETING E ENVIAR DICAS IMPORTANTES E ATUALIZADAS

A primeira atitude que deverá ser adotada por um verdadeiro profissional, é o compromisso em disponibilizar aos seus subscritores, valor. É isso mesmo, as pessoas só passarão a confiar em você caso ofereça valor acrescido a elas em tudo que fizer.

Nunca capture contatos só por capturar, ou seja, se você não tiver algo para oferecer aos seus subscritores nem pense nessa hipótese. Despenda algum tempo para preparar e-mails atualizados e relevantes para que no momento que os usuários se subscreverem em sua lista já tenha algo de valor preparado para eles.

Aqui no Blog Marketing Online, também já temos preparado uma série de e-mails com dicas atualizadas e importantes sobre criação de blogs, formas de divulgação e várias outras dicas.

TER CUIDADO COM A FREQUÊNCIA DE E-MAILS

Como já leu em alguns artigos tenho falado, sobre a importância do e-mail marketing que deve ser aprendido antes de ser colocado em prática, pois apesar de ser muito benéfico para os seus negócios, em contrapartida poderá ser bem prejudicial caso usado de forma errônea.

Dessa forma, recomendo que antes de utilizar o e-mail marketing estude bastante para que essa estratégia possa ser bem eficiente. Caso queira aprender com quem realmente entende do assunto, recomendo que faça o curso Email Marketing Secreto, na qual é composto por várias dicas para você fazer um e-mail marketing de forma eficaz.

SOMENTE 10% DOS SEUS E-MAILS DEVEM PROMOVER ALGO

Por várias vezes tive que cancelar minha subscrição em algumas listas justamente por só receber promoções de produtos de afiliados. E o que me deixava mais chateado era perceber que nem mesmo a pessoa utilizava aquele determinado produto, mais mesmo assim empurrava ele. Prova de que a intenção era só ganhar dinheiro e nada mais.

Dito isso, é importante que se tome muito cuidado no envio de promoções, é preciso estabelecer uma porcentagem entre os e-mails enviados com dicas importantes e os e-mails que publicitar alguma coisa. Por exemplo, a cada dez e-mails que você envia com dicas e atualizações do seu blog, envie um e-mail promocional.

Isso mesmo faça a propaganda direta de algum produto ou serviço e coloque o seu link de afiliado sem medo, mas não esqueça da porcentagem para não abusar. Ao publicitar algo, não esqueça de primeiro direcionar o seu usuário para uma landing page, de modo a esclarecer em por menores sobre o produto.

Você Acha que o Marketing nas Mídias Sociais Diminuiu a Importância do Email Marketing?

ENVIAR UM BRINDE A SUA LISTA SEMPRE QUE PUDER

Ao contrário de algumas pessoas que só mandam e-mails com links de produtos de afiliados, existem outras que se preocupam realmente em disponibilizar conteúdo de qualidade para os seus subscritores. E sempre enviar algo novo e exclusivo para a sua lista é muito importante mesmo.

Dessa forma, contemple as pessoas da sua lista com um brinde exclusivo. Dê a eles o que normalmente você não ofereceria publicamente, essa estratégia faz com que as pessoas passem a confiar mais em você e principalmente em seu trabalho. Agora cabe a você utilizar a sua criatividade e ver o que poderá oferecer de valor para os seus subscritores.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO E-MAIL COM O TÍTULO DO E-MAIL

O título do seu e-mail marketing é sem dúvida muito importante. É preciso que se pense com bastante atenção, de forma a instigar os seus subscritores a abrirem o mesmo sempre que forem enviados. Existem algumas estratégias na hora de escrever o título do seu e-mail marketing que sempre dão muito certo e geralmente a taxa de abertura é maior. Veja abaixo quais são:

  • Faça alguma pergunta
  • Ofereça a solução a um problema
  • Utilize um assunto popular do momento
  • Anuncie um grande desconto ou produto

Nesse material abaixo você vai encontrar mais de 100 dicas de palavras para usar no título do seu e-mail ou até mesmo no título do seu artigo para chamar atenção e conseguir mais cliques.



Bom, acredito que essas dicas podem ajudar a compreender melhor como trabalhar com e-mail marketing. Claro que o e-mail marketing é de longe mais do que somente as dicas que citei aqui. É necessário que além dessas dicas, você estude bastante e faça cursos relacionados, para que o seu trabalho possa ser eficiente e assim consiga resultados satisfatórios.

A importância do e-mail marketing e como usar de forma eficiente
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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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