Manter o Foco é Vital para o seu Sucesso – Entenda o que precisa fazer

Em qualquer tarefa que você se proponha a executar é necessário manter o foco. O que isso significa? Não se distrair. Estabelecer prioridades e cumpri-las uma a uma. O resultado de todo esse esforço é satisfação e realização.

Não é possível atingir uma meta sem um mínimo de organização, planejamento e esforço. Distrair-se com novas tarefas, com o celular, com redes sociais ou qualquer outra coisa é, no final das contas, perda de tempo para concentrar-se no que de fato precisa ser finalizado.

Manter o Foco é Vital para o seu Sucesso

O tempo passa, o dia acaba e aí você tira suas conclusões de que não fez nada do que precisava ou não conseguiu finalizar o que deveria. Para ajudar a ter mais e manter o foco nas suas tarefas é necessário colocar em prática as dicas que listarei a seguir.

Planejar é fundamental, ter um guia de como ser mais focado é ótimo, mas só funcionará se passar da teoria para a prática. Vamos a elas?

O Que Fazer Primeiro?

Comece o dia sabendo o que deve ser feito, ou melhor, planeje o dia seguinte na noite anterior. Liste as prioridades emergenciais, separando daquilo que pode esperar, saiba quais as responsabilidades você precisa dar conta. Isso abrange horário para trabalhar, para almoçar, para fazer ligações importantes, período para descansar, pegar os filhos na escola, etc.

  • No seu trabalho – saiba quais são as prioridades do dia;
  • O que é urgente e o que é muito importante vêm primeiro;
  • Coloque as atividades em uma lista, enumere-as;
  • Mantenha sua lista atualizada a cada conclusão de tarefas;
  • Dê um visto quando terminar suas responsabilidades; analise se tudo está como planejado.

Ao final do dia você terá feito um acompanhamento da Produtividade do seu trabalho e do tempo projetado para cada coisa.

Eu utilizo um aplicativo chamado Evernote, é um software compartilhado, ou seja, você pode usar no seu computador de casa, no computador da empresa, ou atém mesmo no seu tablet ou Smartphone.

Vale lembrar que ele pode ser usado por outras pessoas ao mesmo tempo, e também tem uma excelente versão gratuita.

PS. em breve vou fazer um artigo falando sobre essa belezinha que ajudou a organizar minha vida..

Faça Pausas

Tão importante quanto trabalhar focado e de forma determinada, é também ter um tempo para você respirar e relaxar. Ninguém consegue trabalhar bem e cumprir metas caso não destine um período para espairecer e dar campo às novas ideias.

Não coloque seus deveres acima de sua saúde e bem-estar. Em média, a cada hora trabalhada tire de 5 a 10 minutos para:

  • Fazer um lanche;
  • Ir ao banheiro;
  • Beber água;
  • Ou se alongar.

Essas atitudes fazem toda a diferença para que seu dia renda bem. Não se descuide. Tire um tempo para o descanso, pois caso ainda não tenha notado, trabalhar em excesso é sinal de cansaço e improdutividade. Portanto, respeite seus limites físicos, depois de um tempo para “refrescar” a cabeça, volte com energia recarregada para vencer cada uma das tarefas que você planejou.

Tome conta do seu e-mail em um Momento Programado

Sabe aquele papo apocalíptico de que as máquinas dominarão os homens? Do tipo “Exterminador do Futuro”, pois é, preste atenção, porque seu e-mail pode estar sendo um grande empecilho quanto à sua produtividade! Dominando assim, grande parte do seu dia.

Se você interrompe seu trabalho a cada nova mensagem vinda da sua caixa de e-mail, isso é muito prejudicial. O tempo que você gasta em abrir o e-mail, ler a mensagem, pensar na resposta e escrevê-la – é grande. Separe um horário específico para cuidar apenas dos e-mails. Depois disso prossiga em outras atividades.

Dica: Programe seu e-mail e direcione as novas mensagens em inbox. É importante manter sua caixa de mensagens organizada.

Termine quanto antes

É comum que durante o dia você seja interrompido para realizar novas tarefas. Porém, deixe-as de lado até o momento que você finalize o que está trabalhando. Interromper a atividade atual para fazer outra tarefa é um problema para sua Produtividade.

Assim que terminar uma tarefa veja quais são as outras novas atribuições e estabeleça ordem para realizá-las.

Aprenda A Dizer Não

Já falei em outros artigos aqui no blog, e sempre que tiver oportunidade vou repetir: Saibas dizer NÃO.

Saber dizer “não”, não quer dizer rejeitar trabalho. É estabelecer suas prioridades e respeitá-las para o bem do gerenciamento da sua produção. Portanto:

  • Não permita que pessoas ou deveres de menor importância desviem sua atenção;
  • Diga “não” com sabedoria, como forma de colocar seu trabalho em ordem e poder organizar-se;
  • Para não virar uma bagunça reorganize a lista de tarefas numa folha ou caderninho.
  • No entanto, tenha o cuidado para não colocar tudo para depois. Ou pior, tudo para o mesmo dia;
  • Se puder delegar tarefas, faça-o.

Prepare O Ambiente

Tenha sua mesa preparada para trabalhar. Com espaço e Organização.

  • Caso precise fechar portas e janelas, faça antes de começar as atividades, evitando ser interrompido;
  • Saia das redes sociais, isso ocupa muito tempo e deixa o trabalho de verdade em modo de espera;
  • Deixe o telefone no mudo;
  • Caso precise de música, sintonize sua rádio ou arrume sua playlist preferida.

Com o ambiente preparado você não “se perde” nos afazeres e também não perde tempo procurando itens, porque já o fez antes. Além de ficar mais confortável – com um ambiente tranquilo para produzir ao máximo, sem distrações.

Por isso, mantenha seu local de trabalho sempre em ordem.

Não Seja Multitarefas

Ser multitarefas não é sinônimo de eficiência, mas é o oposto de ter Foco.

  • Não abrace o mundo.Ter Foco é começar uma tarefa e só passar para a próxima quando concluí-la;
  • Ao somar novas atribuições despretensiosamente você se compromete com todas essas responsabilidades e seu tempo para finalizá-las torna-se pequeno demais;
  • Sempre haverá uma tarefa inacabada e sua Produtividade praticamente inexiste. Tenha muito cuidado!

Através do vídeo abaixo o empresário Ramon Tesmann explica como o foco no trabalho afeta sua Produtividade:

Como Manter O Foco?

Uma boa maneira de manter-se focado no seu Trabalho é ouvir uma boa música que o estimule a produção. Use fone de ouvidos para não atrapalhar outras pessoas. Eu recomendo fones tipo “noise cancelling”. Ele corta ruídos externos em quase 100%.

Não quer dizer que você tenha que aumentar o volume até o último nível. Apenas o suficiente para promover maior concentração.

Foque No Prêmio

Sabe aquela sensação de vitória ao terminar um desafio? Por exemplo, tem um livro que você quer muito ler e ele possui 500 páginas. Qual sua sensação quando termina de lê-lo? Vitória por ter concluído, correto? Pois é, cada tarefa é um desafio gerado, que exigirá de você conhecimento, dedicação, habilidade e comprometimento. Então sinta-se um vencedor a cada vez que terminar um trabalho.

Redes Sociais

Eu sei que é difícil, mas sei que não é impossível. Esqueça qualquer tipo de redes sociais durante as atividades, de preferência não trabalhe com o navegador do seu computador aberto, e se tiver que abrir, utilize somente a aba necessária para o trabalho.

Quanto ao Whatsapp, elimine a quantidade maior de grupos que conseguir. Faça isso, é para o seu bem. Ahh e conforme falei antes, deixe o seu celular no silencioso 🙂

A partir de agora é com você! E então, qual é a sua primeira prioridade?

Manter o Foco é Vital para o seu Sucesso – Entenda o que precisa fazer
5 (100%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*