Métricas de produção de conteúdo para blogs rankearem melhor

Todos os anos o Google reescreve praticamente do zero seu algoritmo de busca. Sempre procurando entregar para usuários os melhores resultados e os melhores conteúdos. Isso significa que, ano após ano, você precisa atualizar a forma como os textos do seu blog são planejados, organizados e produzidos.

Três anos atrás, com o surgimento do Panda, o algoritmo da Google eliminou a relevância do link building. Um tanto para evitar a concorrência que começava a se criar com o AdWords, mas também para exigir que sites investissem em conteúdo real, não apenas na troca de links.

Produzir conteúdo de qualidade pode ser uma tarefa difícil para muitos, nesse artigo você vai aprender algumas técnicas que deixarão você apto para escrever conteúdo atrativos e de valor para seus leitores.

Umas das partes mais importantes em se ter um blog é o conteúdo que você irá colocar nele. Ele irá criar uma relação de proximidade, confiança e até mesmo de autoridade com as pessoas que acompanham você.

produção-de-conteúdo

Há dois anos, com o Pinguim, o foco foi a qualidade do conteúdo. Agora, com o Beija-Flor, Google une os dois últimos.

Mas como isso afeta a produção de conteúdo do seu blog e como rankear bem com tantas mudanças?

Porque Você Precisa Produzir Conteúdo de Qualidade?

O site ou Blog é o local onde você irá criar um relacionamento com seus leitores. Um site com conteúdo ruim pode ser visto como um encontro, você chama uma pessoa para sair e ela aceita, mas no encontro você não consegue conversar sobre nada que interesse esse pessoa, provavelmente você não conseguirá o segundo encontro.

Assim tem que ser vista a relação entre você e seu leitor, produzir conteúdo de qualidade é encantar, chamar a atenção, bater aquele papo legal que irá fazer com que ele tenha vontade de ter o segundo, o terceiro e o quarto encontro.

Planejamento: Primeiro Passo Para a Produção de Conteúdo

Encarar um blog apenas como um espaço para publicação de textos é um grande erro para quem está começando.

Qualquer blog que vise crescimento, precisa de um mínimo de planejamento. Esse planejamento envolve definir um público-alvo, uma voz, calendário e um modelo editorial.

Definir o público-alvo irá ajudá-lo a entender quem é sua audiência e quantas pessoas você poderá impactar.

Com isso, será fácil definir sua voz editorial, que nada mais é do que a maneira como que você irá se comunicar.

Já o calendário e o modelo editorial vai guiar a parte prática do blog: número de publicações, tamanho e estilo das postagens.

Essa organização diz para o algoritmo de ranking que seu blog está comprometido com conteúdo de qualidade e não apenas caçando cliques em troca de publicidade.

Na Produção de Conteúdo Estabeleça Textos Fortes

A qualidade dos textos é fator determinante para um bom posicionamento no ranking. A seriedade que o Google trata disso levou muitos blogs a mudarem completamente seu estilo de escrita e modelo editorial.

Textos muito curtos ou recheados de imagem costumam não ser bem vistos pelo Beija-Flor. Assim, no seu planejamento, estabeleça que as postagens terão um número mínimo de palavras e tópicos.

Dessa forma você conseguirá criar metas para o seu conteúdo e entender quais são os posts que dão mais audiência.

Cresça Seu Link Building de Forma Natural

Antes do lançamento do Panda, muitos sites e blogs costumavam fazer da troca de links um comércio.

Pagando, era possível ver seu site bem rankeado em pouco tempo. Com as mudanças do Google, além da prática perder eficiência, muitos produtores de conteúdo foram penalizados e excluídos das buscas.

Esse movimento deixou claro que o link building ainda teria sua importância nas buscas, mas organicamente.

Se você construir um bom blog, essas referências virão de forma natural, sem a necessidade de outros artifícios. Isso não quer dizer que você fique dependendo somente do Google você precisa procurar outras fontes de tráfego.

Estabeleça como meta o número de referências que seu blog vai conquistar em determinado prazo. Atingir, ou não, esse objetivo vai servir para orientar sua produção de conteúdo.

Conseguir que seu blog esteja bem rankeado é uma mistura de persistência, planejamento e conhecimento técnico. É uma tarefa que exige dedicação, mas que certamente trará bons frutos.

Em Todos os Momentos o Marketing Está Presente

Grandes empresas possuem verba para trabalharem seu marketing e sua comunicação. E os que são menores, o que devem fazer? Primeiramente é preciso entender, tanto os grandes quanto os pequenos e micro empresário que o marketing não faz milagres, ele não serve para tirar sua empresa do fundo do poço.

Quero dizer que se você pensa que o marketing servirá para salvar sua empresa da “UTI” lamento dizer que isso não é possível, novamente digo que o marketing não é milagre. Se você está ai pensando que sua empresa é pequena demais para usar do marketing eu lhe digo que é ai que você tem que trabalhar!

Sim, para pequenas empresas os investimentos em marketing podem fazer a diferença entre o sucesso e a falência. Mas, calma ai! Não vá pegar tudo o que você tem e investir apenas aqui, pois poderá fazer falta em outro lugar, ou melhor, outras áreas. O ideal aqui é saber ponderar, não deixe de investir e nem invista tudo o que possui. Achar o equilíbrio é de vital importância!

Investimento é necessário, grande parte das empresas utiliza das seguintes formas para investir em marketing, ou reservam uma percentual de tudo o que faturam para usar como verba ou trabalham com um orçamento fixo. Veja em seu negócio qual é a melhor forma de criar uma verba para trabalhar o marketing, o importante é não ignorar!

CONHEÇA SEU CONCORRENTE

Saiba o que a concorrência está fazendo, investigue-a sim, obtenha a maior quantidade de informação sobre eles que for possível. Ao juntar essas informações jamais tome a atitude de copiá-los!

Nunca os copie, os métodos já estarão desgastados, os consumidores não sofrerão o mesmo impacto, pois já conhecerão a campanha, promoção e etc. Não desperdice dinheiro!

CONQUISTE A CONFIANÇA DE SEU PROSPECTO

Estabeleça uma relação mais próxima com seu cliente, tenha contato com ele. Já pensou em ter um banco de dados dos seus clientes? Faça um cadastro, saiba quem ele é e mostre isso a ele!

Quais os principais motivos de um blog ir à falência?

Tráfego

A falta de tráfego é a maior causa da falência de um blog, portanto faça divulgação do seu blog nas redes sociais para que tenha um fluxo significativo de visitas, assim é feito por muitos bloqueiros de plantão que alavancaram o seu sucesso.

Venda os seus produtos de forma honesta e com qualidade, com isso as divulgações dos mesmos fará crescer o número de vendas e o fluxo de visitas.

Aproveite as ferramentas disponíveis na internet para atrair o fluxo de visitantes, aprenda a usar as redes sociais, não tenha medo de cometer algum erro, tenha paciência e controle o seu ritmo.

Cuidado com a audiência errada, corra atrás das principais referências de seus clientes para fazer uma adaptação com os materiais adequados e poder atingir uma excelente taxa de conversão do seu site, seja simples, alcance um público menor para alcançar um público grande posteriormente. Assim, você vai focar em um determinado público.

O seu site tem que ser direcionado para um público específico, determine o seu foco e mantenha o equilíbrio na especialização.

Informações concretas

A clareza nas informações é imprescindível e tem que ter a intenção de um fator crítico para o seu sucesso. Procure saber para quem está criando o seu site e quem ele pode ajudar assim você pode causar a diferenciação dos seus serviços na rede, portanto seja claro e muito direto ao assunto.

Faça um site fácil de acessar e com explicações de passo a passo de manuseio dele, os clientes precisam observar as facilidades de acesso durante a sua visita, não deixe que ele fique procurando e tendo dificuldades de encontrar os seus serviços disponíveis. Mantenha páginas como realmente fosse você ali procurando e comprando produtos.

Deixe disponível um canal de perguntas e comentários, pois a opinião de seu cliente é fundamental para o seu crescimento e melhoria dos seus serviços.

Pesquise opiniões de outras pessoas na internet que possam estar com o mesmo propósito que o seu, podem lhe ajudar a seguir caminhos bem lucrativos e excelentes resultados com o seu site.

Perceba o que pode ser o sucesso do seu site, tenha a percepção do sucesso, é uma questão bem importante para você. Defina de um site bem sucedido. Normalmente se espera por um sucesso repentino e automaticamente se decepciona com certos acontecimentos inesperados.

No começo o trabalho pode parecer bem cansativo e sem lucros, mas se pode esperar por essas situações, pois você está só começando e tudo no começo parece ser um fim, mas não é.

Pense positivo, corra atrás dos seus objetivos, faça todas as buscas necessárias para obter informações cabíveis e bem qualificadas para alavancar os seus negócios e assim você poder se destacar nas redes sociais e ser um profissional de sucesso e sem dúvida, assim não terá um blog indo à falência.

Dicas Importantes para produzir um conteúdo de qualidade

Agora que você já sabe porque você precisa produzir conteúdo de qualidade, você tem os passos para que você possa tornar a escrita mais fácil, vamos falar um pouco sobre algumas dicas importantes.

  • Encontre a sua melhor versão para escrever, cada pessoa tem seu jeito de escrever eu falei em mapas mentais, mas você pode achar melhor somente  escrever e depois alinhar as ideias, enfim faça do seu jeito.
  • Utilize técnicas de SEO, é importante você estudar um pouco sobre SEO para que você consiga alcançar mais pessoas.
  • Se você estiver em um dia ruim em que as palavras não saem, parece que seus dedos estão travados, deixe para outra hora.

Muitas vezes podemos pensar que escrever é para poucos, ou que temos que estudar durante muito tempo para escrever bem, acredite você pode, com um pouco de estudo e dedicação.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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2 comentários em “Métricas de produção de conteúdo para blogs rankearem melhor

  1. Parabéns pelo artigo Claudio! Super orientador!
    Você nos presenteou com muita informação sobre a criação de conteúdo para a Web no todo.
    Também deu uma super orientada sobre o investimento em Marketing para empresários de todos os portes que é essencial para o crescimento de um negócio.
    Sem dúvidas o seu artigo vai ajudar muita gente!

    Mais uma vez… Parabéns! Ótimo Artigo!