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Métricas de produção de conteúdo para blogs rankearem melhor

Todos os anos o Google reescreve praticamente do zero seu algoritmo de busca. Sempre procurando entregar para usuários os melhores resultados e os melhores conteúdos. Isso significa que, ano após ano, você precisa atualizar a forma como os textos do seu blog são planejados, organizados e produzidos.

Três anos atrás, com o surgimento do Panda, o algoritmo da Google eliminou a relevância do link building. Um tanto para evitar a concorrência que começava a se criar com o AdWords, mas também para exigir que sites investissem em conteúdo real, não apenas na troca de links.

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Há dois anos, com o Pinguim, o foco foi a qualidade do conteúdo. Agora, com o Beija-Flor, Google une os dois últimos.

Mas como isso afeta a produção de conteúdo do seu blog e como rankear bem com tantas mudanças?

Planejamento: Primeiro Passo Para a Produção de Conteúdo

Encarar um blog apenas como um espaço para publicação de textos é um grande erro para quem está começando.

Qualquer blog que vise crescimento, precisa de um mínimo de planejamento. Esse planejamento envolve definir um público-alvo, uma voz, calendário e um modelo editorial.

Definir o público-alvo irá ajudá-lo a entender quem é sua audiência e quantas pessoas você poderá impactar.

Com isso, será fácil definir sua voz editorial, que nada mais é do que a maneira como que você irá se comunicar.

Já o calendário e o modelo editorial vai guiar a parte prática do blog: número de publicações, tamanho e estilo das postagens.

Essa organização diz para o algoritmo de ranking que seu blog está comprometido com conteúdo de qualidade e não apenas caçando cliques em troca de publicidade.

Na Produção de Conteúdo Estabeleça Textos Fortes

A qualidade dos textos é fator determinante para um bom posicionamento no ranking. A seriedade que o Google trata disso levou muitos blogs a mudarem completamente seu estilo de escrita e modelo editorial.

Textos muito curtos ou recheados de imagem costumam não ser bem vistos pelo Beija-Flor. Assim, no seu planejamento, estabeleça que as postagens terão um número mínimo de palavras e tópicos.

Dessa forma você conseguirá criar metas para o seu conteúdo e entender quais são os posts que dão mais audiência.

Cresça Seu Link Building de Forma Natural

Antes do lançamento do Panda, muitos sites e blogs costumavam fazer da troca de links um comércio.

Pagando, era possível ver seu site bem rankeado em pouco tempo. Com as mudanças do Google, além da prática perder eficiência, muitos produtores de conteúdo foram penalizados e excluídos das buscas.

Esse movimento deixou claro que o link building ainda teria sua importância nas buscas, mas organicamente.

Se você construir um bom blog, essas referências virão de forma natural, sem a necessidade de outros artifícios. Isso não quer dizer que você fique dependendo somente do Google você precisa procurar outras fontes de tráfego.

Estabeleça como meta o número de referências que seu blog vai conquistar em determinado prazo. Atingir, ou não, esse objetivo vai servir para orientar sua produção de conteúdo.

Conseguir que seu blog esteja bem rankeado é uma mistura de persistência, planejamento e conhecimento técnico. É uma tarefa que exige dedicação, mas que certamente trará bons frutos.

Em Todos os Momentos o Marketing Está Presente

Grandes empresas possuem verba para trabalharem seu marketing e sua comunicação. E os que são menores, o que devem fazer? Primeiramente é preciso entender, tanto os grandes quanto os pequenos e micro empresário que o marketing não faz milagres, ele não serve para tirar sua empresa do fundo do poço.

Quero dizer que se você pensa que o marketing servirá para salvar sua empresa da “UTI” lamento dizer que isso não é possível, novamente digo que o marketing não é milagre. Se você está ai pensando que sua empresa é pequena demais para usar do marketing eu lhe digo que é ai que você tem que trabalhar!

Sim, para pequenas empresas os investimentos em marketing podem fazer a diferença entre o sucesso e a falência. Mas, calma ai! Não vá pegar tudo o que você tem e investir apenas aqui, pois poderá fazer falta em outro lugar, ou melhor, outras áreas. O ideal aqui é saber ponderar, não deixe de investir e nem invista tudo o que possui. Achar o equilíbrio é de vital importância!

Investimento é necessário, grande parte das empresas utiliza das seguintes formas para investir em marketing, ou reservam uma percentual de tudo o que faturam para usar como verba ou trabalham com um orçamento fixo. Veja em seu negócio qual é a melhor forma de criar uma verba para trabalhar o marketing, o importante é não ignorar!

CONHEÇA SEU CONCORRENTE

Saiba o que a concorrência está fazendo, investigue-a sim, obtenha a maior quantidade de informação sobre eles que for possível. Ao juntar essas informações jamais tome a atitude de copiá-los!

Nunca os copie, os métodos já estarão desgastados, os consumidores não sofrerão o mesmo impacto, pois já conhecerão a campanha, promoção e etc. Não desperdice dinheiro!

CONQUISTE A CONFIANÇA DE SEU PROSPECTO

Estabeleça uma relação mais próxima com seu cliente, tenha contato com ele. Já pensou em ter um banco de dados dos seus clientes? Faça um cadastro, saiba quem ele é e mostre isso a ele!

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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2 comentários em “Métricas de produção de conteúdo para blogs rankearem melhor

  1. Parabéns pelo artigo Claudio! Super orientador!
    Você nos presenteou com muita informação sobre a criação de conteúdo para a Web no todo.
    Também deu uma super orientada sobre o investimento em Marketing para empresários de todos os portes que é essencial para o crescimento de um negócio.
    Sem dúvidas o seu artigo vai ajudar muita gente!

    Mais uma vez… Parabéns! Ótimo Artigo!