empreendedor-de-sucesso

O caminho para ser um empreendedor de sucesso

Empreendedor de sucesso é uma atitude de coragem: é preciso acabar com toda a zona de conforto da nossa vida, trabalhar com os nossos medos e arriscar para fazer o novo, mas de uma maneira inovadora.

empreendedor-de-sucesso

Seja com uma empresa física ou digital, empreender sozinho é difícil. Por isso, dicas de pessoas que já passaram por isso são muito válidas e gratificantes, podendo ajudar muito no desenvolvimento do seu empreendimento.

Esse artigo busca dar algumas dicas de como montar e manter um empreendimento de sucesso no mundo digital. Vamos lá?

Como ser um empreendedor de sucesso

Como comentamos no início do texto, para empreender é preciso coragem, muita coragem. Um empreendimento digital vai um pouco além disso: é preciso também muita criatividade e uma visão que fuja do que normalmente estamos acostumados a ver no mundo online.

Um dos maiores nomes do empreendedorismo no Brasil é o de Bel Pesce. Formada no Massachusetts Institute of Technology (MIT), realizou estágios em várias empresas grandes, como o Google e a Microsoft, e também idealizou alguns negócios envolvendo o mundo digital.

Um deles foi a Lemon Wallet, um aplicativo para smartphone que ajudava o usuário a ter um controle dos gastos diários, envolvendo transações bancárias, cartão de crédito e o dinheiro vivo.

Mesmo existindo outras alternativas – muitas, inclusive, gratuitas -, a Lemon Wallet buscava apresentar ao seu usuário um diferencial em dois pontos:

o primeiro é que, automaticamente, separava os gastos e alertava onde você podia economizar mais. Por exemplo, se você estivesse gastando muito com alimentação, o programa avisaria.

O segundo ponto, envolve o fator diferencial que inclusive levou à sua venda: se o usuário perdesse a carteira física, fazia um alerta pelo aplicativo e todos os cartões e outros documentos eram automaticamente bloqueados.

Tanto que as companhias de seguro resolveram fazer lances e adquirir o aplicativo.

Um dia, tive a oportunidade de ver uma entrevista com a Bel, que comentou que é muito difícil você sair dessa zona de conforto de trabalho regular e constante para empreender.

Empreender envolve noites mal dormidas, preocupações com dinheiro e com a recepção pelo público, novas ideias para o desenvolvimento do seu produto ou serviço e por aí vai.

Mas empreender é tão legal – embora não tão fácil como parece, vale ressaltar – que todo mundo deveria ter a oportunidade de fazer isso pelo menos uma vez na vida.

Você pode não ser um gênio da informática, da administração ou muito menos o que vai revolucionar o mundo com um produto ou serviço: mas ter uma ideia que pode agradar as pessoas e mudar o conceito sobre algo é tudo o que você precisa para começar o seu empreendimento.

Possibilidades digitais para ser um empreendedor de sucesso

O bom do mundo digital é que possibilita a ação de duas maneiras: a primeira, é sempre renovar o que quer que você produza. O tempo entre uma crítica ou um problema e a solução é muito mais rápido do que num negócio físico.

O segundo ponto envolve os segmentos que ainda não foram explorados. Existe uma estratégia de marketing que chama oceano azul.

Basicamente, consiste em abraçar uma possibilidade de negócio, esmiúça-la e focar no que não existe, mas as pessoas demandam.

O maior exemplo é o Cirque du Soleil, que revolucionou as apresentações circenses.

No caso do mundo digital, existe uma série de coisas que você pode fazer:

  • Blogs;
  • Vlogs;
  • Sites;
  • Programas de afiliados;
  • Serviços de educação à distância;
  • E-books (com temáticas diversas, como emagrecimento, dicas de marketing, aulas de computação, aulas de desenho etc.);
  • Assessoria digital;
  • Realização de sites;
  • Serviços de comunicação e por aí vai…

Tudo o que você precisa é focar num determinado segmento e elaborar uma estratégia de como desenvolver esse serviço da maneira mais criativa e diferenciada possível.

O ideal para um negócio digital dar certo é você oferecer um produto ou serviço que possa sempre ser realizado à distância.

Claro que uma reunião ou outra com um cliente pode (e deve!) acontecer, mas isso pode ser feito por Skype ou pelo Hangout da Google.

Como manter um empreendimento

Essa é a parte um pouco mais “difícil” de se empreender: como iniciar um negócio e mantê-lo ativo por tempo suficiente até alcançar o reconhecimento?

São necessárias algumas ações e, claro, assumir alguns riscos. Primeiro, como você está montando um negócio de verdade, precisa elaborar um plano de negócios e também trabalhar passar por todos os trâmites burocráticos, como abrir uma empresa, ter CNPJ, recolher todos os impostos e tributos, fazer a contabilidade mensal etc.

Isso é importante para demonstrar a seriedade do seu negócio e também ir abrindo espaço para você se encaixar dentro de um segmento. E para manter o empreendimento funcionando é preciso seriedade, muito suor e esforço.

Empreender requer muito trabalho e você vai precisar estudar estratégias de marketing, entender o mercado que você está entrando, ver como os seus concorrentes trabalham e quanto cobram e também o que você tem de diferente e que, a princípio, deve ficar guardando.

Entre várias funções que um bom empreendedor deve fazer, a mais importante de se manter e trabalhar para funcionar de uma maneira correta e positiva é saber ouvir os outros.

Conselhos, dicas e críticas são essenciais para estrutura o seu negócio. Elas te ajudam a prosperar, superar as dificuldades e abrir caminho para o sucesso.

Superando as dificuldades

As dificuldades e problemas são os fatores que mais desmotivam um empreendedor. Para um negócio ter sucesso, é preciso arriscar. É preciso aprender a superar algumas barreiras, os medos e enfrentar as dificuldades, críticas e situações extremas com sabedoria.

A maioria das histórias de sucesso vem com uma sucessão de erros ou problemas e também de fracassos. Você sabia que os estúdios Disney – uma das referências em animação no mundo inteiro – quase encerraram as suas atividades nos primeiros anos?

Não fosse a perseverança e o espírito visionário de Walt Disney e talvez muitas das animações que marcaram as nossas vidas nunca teriam acontecido.

O ator Sylvester Stallone escreveu o roteiro do filme Rocky – O Lutador e recebeu mais de 40 respostas negativas quando tentava vender a obra.

Que sucesso poderia fazer a história de um boxeador? Depois de muitos nãos, reformulação do projeto e um trabalho carinhoso, Stallone finalmente recebeu uma resposta positiva e o filme ganhou vida, recebendo inúmeros prêmios e sendo muito elogiado pela crítica.

Em um empreendimento digital, pode acontecer coisa parecida. Você vai receber muitos “nãos”, muitas pessoas vão questionar o que você realmente está querendo fazer e também qual o seu objetivo.

Por isso, não desanime diante das primeiras dificuldades e obstáculos: você vai precisar lutar muito para fazer o seu negócio dar certo e prosperar, e visão de futuro é tudo o que você precisa.

Como comentamos um pouco mais acima, um empreendimento digital é uma maneira muito legal de se trabalhar pela facilidade com que você pode alterar as coisas.

A primeira edição do seu e-book tem mais erros do que acertos? Reformule-o em tempo recorde! Saiu um conceito errado na sua vídeo-aula? Refaça-a! O seu e-commerce está com o sistema travando? Troque-o!

Ter essa flexibilidade garante um negócio de sucesso e um futuro promissor.

Visão de futuro

Muitas pessoas discutem que, para ser um bom empreendedor, é preciso ter visão de futuro. Isso é verdade: quanto mais vanguardista uma pessoa for, mais sucesso ela terá.

Mas é preciso também olhar para o passado, entender o papel do mercado que você quer adentrar, quais os obstáculos e como ele está economicamente.

Você não deve apenas sonhar e planejar coisas lá para frente. É preciso entender como você pode realizar o seu trabalho e oferecer o seu produto de uma maneira que consiga adentrar o mercado de hoje em dia.

Isso não quer dizer que você não deve apresentar o novo, se não estaria me contradizendo: o que quero dizer é que você precisa trabalhar com esses três elementos temporais (o presente, o passado e o futuro) para consolidar o seu empreendimento.

Um negócio digital de sucesso era impensável 15 anos atrás. Hoje, esse segmento é real, e os que obtiveram mais sucesso sempre buscaram oferecer coisas bem inovadoras para a época e foram evoluindo com o passar do tempo, trazendo cada vez mais novidades de qualidade para os seus clientes.

Por isso, leve essa dica para a sua vida: empreender é ousar, é arriscar e é sonhar para inovar. Mas é preciso lutar. Sem luta, não tem nada.

Conclusão

Um empreendimento digital próprio pode trazer um novo horizonte em termos de carreira e vida. Seu sonho e sua criação pode atingir milhares de pessoas e mudar a vida delas também.

Você pode oferecer serviços com qualidade e diferenciados dos seus concorrentes.

Mas é como dissemos: empreender não é fácil. É preciso muita luta, muitos cabelos arrancados, muitas discussões, orientações, leituras, estudos.

É preciso dar a cara a tapa e saber como receber a resposta de volta, seja negativa ou positiva, tanto por parte de clientes, como por sócios, amigos ou investidores.

Mas empreender é tornar um sonho real. E o ser humano sempre foi capaz de tornar em inúmeras situações o impossível possível – conquistamos novas terras, os mares, o céu e o espaço.

E empreender; é conquistar. É mostrar a nossa força; a nossa capacidade de ser grande e fazer a diferença.

Talvez esse artigo tenha despertado o seu espírito empreendedor e tenha sentido um grande desejo de começar um negócio online, mas infelizmente não sabe nem por onde começar.

O caminho para ser um empreendedor de sucesso
3 (60%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*