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O Que é Nofollow? Aprenda e Melhore Sua Posição no Google

Aprenda sobre o atributo nofollow e deixe de ser punido pelo Google. Saber usar corretamente o atributo Nofollow é com certeza muito importante para o crescimento de um Blog. Você sabe o que é nofollow? E como usar?

Não usar corretamente esse atributo pode acarretar em punição ao seu blog pelos motores de buscas do google, ser punido significa não aparecer nas pesquisas, e blogs que não ficam bem posicionados no google tendem a ter muita dificuldade em seu futuro crescimento.

nofollow

Todos sabemos que para alcançar o sucesso e ganhar dinheiro com um blog temos que ter muitas visitas, principalmente dependendo do seu nicho de atuação, as técnicas de SEO são essenciais para que seus artigos fiquem bem posicionados nos buscadores e consigam atrair mais visitantes.

Já escrevi aqui sobre: técnicas de SEO para imagens de artigos, técnicas de SEO para template – Sobre a opção de SEO para blog e também poderá encontrar mais artigos no grande Google, usando as técnicas certas poderá chegar a tão sonhada primeira página do Google.

Hoje em dia o google está punindo os blogs que abusam do uso de SEO em seus artigos, saber usar as técnicas de SEO corretas sem abusar é hoje a melhor maneira de conseguir um bom posicionamento nos buscadores e o atributo rel nofollow está mais que incluído neste uso, se você não usar nofollow onde é necessário no seu blog corre um grande risco de ser punido pelo google e cair nas buscas de pesquisas.

O QUE É NOFOLLOW?

Noffolow é nada menos que responsável por dizer aos motores de buscas os links que devem ser ou não seguidos. Links que não recebem o atributo serão seguidos pelos buscadores normalmente e suas páginas de destinos recebem autoridade e podem melhorar seus resultados.
Muito simples, quando colocamos o atributo rel=’nofollow’ em um link estamos dizendo aos buscadores que aquele link ou texto âncora não deve ser seguido e que não queremos passar autoridade para ele é somente isso.

QUANDO USAR NOFOLLOW?

Citação de blogs: deve e é necessário usar nofollow quando você quer/precisa citar um artigo ou um blog para o qual você não quer dar nenhum crédito. Por exemplo: sites ou blogs pelo qual você não tem nenhuma confiança mas que foi necessário por algum motivo ser citado em seu artigo.
Links Pagos / Anúncios: de extrema importância usar nofollow em links pagos, sejam eles de programas de afiliados ou qualquer outro tipo de propaganda que venha gerar alguma receita “dinheiro” para seu blog.
Usando nofollow em seus links patrocinados você evita uma grande punição do google e diz de forma clara que os respectivos anunciantes não estão influenciando em nada na autoridade do seu blog.

Menu de Marcadores: isso pode ser algo opcional mais reparei que em alguns que eu coloquei quando fiz o uso do atributo nofollow nos links de um site que tenho de saúde e bem estar meus artigos começaram aparecer em melhores posições no google. O uso de nofollow nos links de marcadores serve para evitar conteúdo duplicado, já que usava um menu baseado em marcadores e também uma nuvem de tags na barra lateral.

Veja abaixo um exemplo de como é montado um link com Nofollow.

O-Que-é-Nofollow
Para adicionar nofollow e não dar votos a outros blogs e evitar duplicação de conteúdos é só adicionar o código marcado em vermelho. Agora veja abaixo como seria um link de banner com imagem usando nofollow.
link-nofollow
Muito simples de ser usado e pode ter certeza que faz uma grande diferença na hora dos buscadores posicionarem seus artigos.

QUANDO NÃO USAR NOFOLLOW?

Citação de blogs: não ache contraditório aqui é diferente da explicação acima. Você não deve usar nofollow quando o blog/artigo citado acrescente valor ao seu conteúdo, se o link é direcionado para um artigo de qualidade e pode acrescentar grande valor ao seu conteúdo nesse caso você não deve usar o atributo nofollow.
Links internos: quando se trata de linkagem interna não devemos usar o atributo nofollow, se você usar o atributo em um link interno você estará passando ao buscador que o conteúdo que será encontrado ao clicar no link não tem nenhum valor.
O uso de nofollow em links internos só deve ser feito se for direcionado por exemplo: a uma página de contato, termos de uso, dúvidas frequentes, ferramentas de pesquisas, etc. Em outros casos nunca deve ser usado nofollow em seus links internos.
As linkagens internas são conhecidas como Link Building e são de grande importância nas técnicas de SEO, estratégias de Link Building são de grande ajuda seja feita de forma interna como externas, citar conteúdos de grande qualidade vindo de outros blogs sem colocar nofollow é de grande ajuda para fazer com que o seu artigo tenha ainda mais qualidade aos olhos do google e também do leitor.

Ao receber citações de outros blogs para seus artigos o google o considera relevante e de grande importância e com isso sua posição nos buscadores melhora, em um caso de citação de qualidade você não deve usar nofollow, pelo contrário deixe o link limpo e de sim o voto para o blog direcionado.

Bom agora que você já sabe para que serve e como usar o atributo rel=’nofollow‘ você pode ler alguns de nossos outros artigos e começar a melhorar cada vez mais sua experiência em termos de Blogs e SEO. Ler ajuda a melhorar a linguagem e o vocabulário, quanto mais você ler melhor será o seu desempenho na hora de escrever e melhorar o seu blog/site.

E VOCÊ JÁ USAVA O ATRIBUTO NOFOLLOW?

Agora que você já sabe o que é nofollow e se você não usava corretamente o atributo nofollow acerte com urgência e agora se você ainda não usava ou não sabia como usar não perca mais tempo, artigos bem configurados e de grande qualidade sempre terão um espacinho na primeira página de pesquisa.
O Que é Nofollow? Aprenda e Melhore Sua Posição no Google
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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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3 comentários em “O Que é Nofollow? Aprenda e Melhore Sua Posição no Google

  1. Duas dúvidas: imagine que você é um profissional web designer freelancer e possui um site com seu portfolio de trabalhos com desenvolvimento de sites, por exemplo. Cada um desses trabalhos realizados possui uma página única falando sobre o projeto e o que foi feito, além de um link para o site do “cliente/trabalho”. Esse link deve utilizar nofollow, pensando que o site do cliente é novo e não possui relevância ainda? Deve usar nofollow pois não tem uma relação direta com o conteúdo do site linkado? Ele é apenas um “produto entregue”.

    Outra questão é a assinatura no rodapé dos sites criados, que pode ser um link do tipo “Criado por XYZ” ou um link “Criação de Site por XYZ”… esse link ficaria no rodapé do site “novo” do cliente e linkaria para o seu portfolio. Usamos nofollow?

    1. Rodrigo mesmo o site sendo novo você pode ajudar passando autoridade ainda mais sendo de cliente. Relevância se consegue aos poucos e se ninguém passar como ele vai conseguir? Vamos dizer é uma troca, porém precisa ver cada caso. No seu caso vamos dizer que é uma agência que presta serviços para alguém e vai ter que decidir se passa ou não relevância para esse cliente se for meu cliente eu passo pois estou ajudando.

      Qualquer link de rodapé eu uso dofollow e faço variações no texto do link.