Para que serve uma lista de contatos para email marketing?

A lista de contatos possibilita a você criar um relacionamento de confiança com os seus prospectos e manter sempre informados a respeito das novidade em seu site ou blog. Sem um Auto Responder você não captura contatos, assim as pessoas acessam o seu site e vão embora e talvez nem retorne mais.

A importância de usar e-mail marketing no seu blog

Hoje em dia fala-se muito em criar listas de e-mail e fidelizar o público através de sistema mais conhecido como E-mail Marketing. Confesso a vocês que a alguns meses atrás eu não fazia noção de como utilizar essa técnica para fidelizar meus leitores e também alavancar minhas vendas como afiliado, eu achava tudo muito técnico e complexo, mas decidi testar e comprovar se o que falavam era verdade mesmo.

E me aventurei nesse novo mundo de marketing digital e acabei tendo algumas surpresas muito boas. A primeira delas é que utilizar a técnica de e-mail marketing é mais fácil do que aparenta, a segunda é que depois de algumas pessoas cadastradas em minha lista consegui aumentar significativamente o número de vendas como afiliado, resultando em mais receita no meu trabalho com blogs.

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Por isso, um auto responder é imprescindível, pois ele está sempre lembrando os seus prospectos da existência do seu blog.

Mas ter uma lista de contatos para email marketing não é tão simples assim, é preciso utilizar algumas ferramentas para cria-la, além de conhecer algumas estratégias para todos os dias gerar mais e mais contatos, aumentado assim o número de pessoas para os nossos negócios.

O que é E-mail Marketing?

De acordo com o Wikipédia, E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.

Sendo assim, o e-mail marketing é o envio de mensagens de e-mails personalizadas, com o intuito de buscar um maior impacto juntos as destinatários. No nosso caso que são os blogs, eles podem ser utilizados para fidelizar o público alvo, divulgar novos artigos e por consequência disso, trazer tráfego para o blog e também efetuar venda de produtos.

Mas tenha em mente que trabalhar com e-mail marketing, não é simplesmente enviar e-mails, existem regras a serem seguidas, pois senão você acaba se tornando um spammer (pessoa que faz spam). Diferente do spam (mensagens indesejadas), para se utilizar o e-mail marketing, torna-se essencial o consentimento do contato, esse consentimento também é conhecido como opt-in, ou seja, o usuário deve optar por receber aquelas informações se cadastrando na devida lista.

Trabalhar com e-mail marketing é muito simples, mas são necessários alguns passos básicos a se tomar, veja a seguir:

Usar E-mail Marketing no seu blog

Primeira Dica – Isca Digital

Antes de tudo, o o primeiro passo é escolher a isca digital que irá atrair o seu público alvo a assinar sua lista, ou seja, você oferece algo para seus leitores em troca do e-mail deles, ou seja, para adquirirem essa isca eles terão a necessidade de se cadastrar em sua lista de e-mail. Essa isca pode ser qualquer coisa que seja interessante para seu público alvo, um e-book grátis, uma série de artigos, um vídeo exclusivo, qualquer coisa que seu público possa gostar.

É importante ter em mente que mesmo por se tratar de um brinde (grátis), a sua isca deve ser de qualidade, seja ela um e-book, vídeo ou artigo exclusivo.

Segunda Dica – Serviço de E-mail Marketing

A escolha do serviço de e-mail marketing é muito importante e confesso que foi uma das minhas maiores dificuldades, pois existem diversos serviços e optar por um que seja de qualidade e tenha um custo acessível foi realmente difícil. Muitos falam do Aweber, eu particularmente senti uma dificuldade em utilizar o serviço, devido ao fato dele não ser em português, mas tenho certeza que é um serviço de ótima qualidade, já que grandes empreendedores utilizam o mesmo.

Terceira Dica – Estratégia de envios

Esse dica talvez seja uma das mais importantes, pois uma estratégia mal feita pode arruinar toda a conquista da sua lista de e-mails. De nada adianta ter milhares de leads (contatos) em sua lista se você utiliza uma estratégia errada.

LISTA DE CONTATOS PARA EMAIL MARKETING PARA O SEU BLOG

Quando já temos um bom número de pessoas na nossa lista de contatos para email marketing, podemos trabalhar de diversas formas, de modo a beneficiar os nossos negócios. E uma das formas são, as visitas diretas para os nossos blogs.

É isso mesmo, é importante que você ligue o seu blog ao seu Auto responder por meio do Feed de notícias e sempre que tiver uma atualização em seu blog, você envie para os seu subscritores. Não preciso dizer que seu site receberá várias visitas imediatas e quanto maior for a sua lista de contatos maior serão o número de visitas. Se a taxa de abertura, vou calcular por baixo, for de 10%, caso você tenha 4.000 subscritores, de imediato você terá 400 visitas com um único clique. Daí dá para ver o potencial que é ter uma lista de contatos.

FIDELIZAÇÃO DA LISTA DE CONTATOS PARA EMAIL MARKETING

A fidelização de leitores se dá por meio de postagens de qualidade no seu blog  e que traga valor acrescido para os subscritores. É nesse quesito que muitas pessoas erram, pois ao invés de dá ao seu subscritor conteúdo de qualidade fica a lhes enviar só propagandas de afiliados e afins.

Portanto, envie periodicamente as atualizações do seu blog para a sua lista de contatos para email marketing, mas que seja conteúdo que de alguma forma interesse e ajude a cada um deles, pelo menos essa deve ser a intenção. Assim, a grandes probabilidade que mais e mais prospectos tornem-se leitores fidelizados.

RELACIONAMENTO COM O PROSPECTO NAS MÍDIAS SOCIAIS

Além das vantagens acima citadas, você ainda tem a possibilidade de se relacionar com seus prospectos pelas redes sociais a saber, o Facebook, que é de longe o mais acessado por todos.

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Por meio das redes sociais, você pode tirar dúvidas, resolver algum problema para o seu prospecto, além também de fechar algum negócio, vender algum curso ou serviço. Uma dica sempre que enviar e-mails para a sua lista de contatos para email marketing sempre coloque seus endereços de contatos, sem esquecer é claro do Facebook e Skype.

OFERTAS DE UM PRODUTO OU SERVIÇO

Você também tem o direito de publicitar algo. Claro, o conteúdo de qualidade dever ser prioridade, mas também não é nenhum crime você fazer a publicidade de algum produto vez ou outra. Para que fique mais claro, você pode a cada 10 e-mail fazer uma oferta, ou seja, envie conteúdo de qualidade, mande dicas exclusivamente para os seus subscritores e cada 10 e-mail desses, envie também uma oferta de um produto que você queira promover.

Caso faça ofertas demasiadas poderá perder a sua credibilidade. Então, somente 10% dos seus e-mail devem promover ou publicitar algo exclusivamente.

TRANSFORMAÇÃO DE PROSPECTOS EM CONSUMIDORES

Agora já estamos no fundo do funil, é onde você poderá transformar os seus prospectos em consumidores, compradores ou clientes. Isso acontece quando você usa o e-mail marketing de forma correta e eficiente. Você conquista a confiança de seus subscritores e automaticamente os mesmos passarão a desejar aquilo que você oferta, porque sabe que tudo que você recomenda é de alta qualidade.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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