Por-quanto-vender-um-blog

Por quanto vender um blog? Aprenda como avaliar

Se você tem um ou vários domínios e não sabe por quanto vender um blog aprenda a forma correta de avaliar e o valor que deve vender.

Se você já pensou em vender ou está pensando em vender então deve estar com duvidas sobre quanto pedir por ele e como proceder na venda. É sobre isso que eu quero falar neste post que já devia ter sido publicado há mais tempo.

Por-quanto-vender-um-blog

Por quanto vender um blog?

O valor de um blog depende de muitas coisas e o preço final vai ter em conta vários fatores do seu blog.

Como vender blogs e como decidir o preço?

O tema do blog.

O tema do blog é fundamental para decidir o preço de venda, pois se for um tema muito conhecido e muito debatido então está em vantagem, pois significa que tem potencial para crescer mais ainda e tem uma probabilidade de sucesso.

O domínio do site é importante, pois se o domínio estiver relacionado com o tema do blog tem uma maior probabilidade de sucesso. Não se esqueça de informar por quanto tempo está com o domínio pago.

Se, no entanto for um assunto pouco conhecido e pouco debatido então está em uma pequena desvantagem, pois não tem um grande potencial, no entanto nunca se sabe quando o tema do blog pode “explodir” na Internet e começa a receber centenas de visitas de um dia para o outro.

Comprar e vender blog depende do tempo que existe e o trabalho que teve nele

Um dos muitos assuntos em que deve pensar para decidir o valor de venda do seu blog é o tempo que tem o blog obviamente que quanto mais tempo o blog existe melhor.

O conteúdo do blog ajuda na hora de comprar e vender blog

Content is king, ou seja, conteúdo é rei um blog pode ter um mau design ou má organização, mas se tiver bom conteúdo então está em um bom caminho se estiver tudo perfeito poderá ser um blog de sucesso, no entanto se esse conteúdo não for tão bom então vai ser mais difícil na hora de vender e outro fator valioso é verificar a posição no hank dos sites de buscas e a palavra chave hankeada.

O design, a organização e o script

Se está vendendo um blog com uma plataforma grátis então não deve cobrar muito por isso, mas se está vendendo um blog com um script pago então deve ter cuidado com as licenças visto que é proibido vender scripts dos quais não possui licença.

O design também é um assunto que deve tomar em conta visto que o thema pode ser grátis ou comprado.

SEO e otimização

Antes de decidir o preço final deve pensar no SEO do site que está vendendo se está otimizado. Se tem links apontados para o os seus posts ou site? Se tem muitos links internos? O blog é fácil de ser otimizado e personalizado? Na hora de vender precisa avaliar esses fatores que influenciam muito o valor final da venda.

A posição nos motores de buscas

Outro fator que precisa ter atenção é a posição do site nos motores de buscas, claro que quanto melhor estiver posicionado especialmente no Google melhor, pois isso influencia o tráfego que recebe do motor de busca.

O tráfego que recebe

As visitas que o site em questão está recebendo é importante e quanto mais tráfego que vem dos motores de busca então isso significa que o blog está bem posicionado nesses motores, recebe muitas visitas então significa que o conteúdo do  blog é bom.

O número de pessoas na lista de e-mails

O numero de pessoas na lista de e-mails é outro fator que também é algo a ter em conta, já  ouvi em algum lugar do qual neste momento não me lembro que dizia que cada subscrito vale uns 5$. Não gosto muito de dizer que cada subscrito meu vale 5$ pois esse número varia de dia para dia e óbvio que quanto mais subscritos o site tem maior é o preço final.

O que está vendendo além do blog?

Muitas vezes quando alguém vende um blog vende também a conta de hospedagem. Precisa verificar por quanto tempo está conta esta paga. Tem que ver quanto gasta o site em questão, que recursos requer quanto custa o alojamento e por ai adiante.

Outras pessoas dão ainda a conta das redes sociais com o blog.

Como está rentabilizando o blog

Se quiser vender um blog tem que dizer como está a rentabilização e com que tipo de anúncios esta ganhando, se pode avisar se o site foi ou não banido do adsense. Se costuma usar programas de afiliados e como converte, outro fator fundamental que influencia o preço é quanto ganha com o site por mês esse valor é normalmente multiplicado por 10 ou mesmo 12 obtendo já um valor próximo do valor da venda final, portanto se ganha 10 dólares por mês com adsense e outros 10 com outros programas afiliados.

Quem decide o preço final é o vendedor e comprador

Então por quanto vender um blog? Não se deve esquecer que afinal quem decide o preço final do blog é o vendedor e o comprador, faça uma boa negociação, não exija valores muito altos se não vai acabar por não obter nenhuma proposta.

Esteja sempre aberto a negociações e também tenha a mente aberta para propostas diferentes.

Antes de compra um domínio verifique algumas informações com algumas ferramentas para avaliar o domínio.

Quem é o dono atual: http://whois.net/

Histórico do domínio: Whois Hystory

Verificar os concorrentes: SimilarWeb  e Alexa.com

Onde e como vender o blog

Se estiver decidido em vender o seu site então tem que procurar um local o onde faz vendas desse seguimento, se tem um site em inglês fora do Brasil existem vários locais para vender então indico Digital Point é um local ideal para fazer vendas de blogs, é um fórum em inglês cheio de utilizadores de todo o mundo com quase 300.000 membros registrados e mais de onze milhões de posts.

O digital-point serve também para fazer trocas, aprender dicas, vender e comprar sites e projetos e tudo o que anda na internet está no digital-point. Recomendo que façam o registro no fórum mesmo que não queira comprar ou vender nada neste momento, é um local onde pode aprender muito.

Se, no entanto tiver um projeto em português então deve fazer a venda no fórum Mais Tráfego um fórum onde se juntam os webmasters portugueses e brasileiros e neste momento o fórum conta com mais de 4300 membros e quase 20.000 posts.

O fórum Mais Tráfego é igual ao Digital Point só que em português, pode também fazer vendas, compras, aprender dicas, SEO, php, css, problemas e duvidas sobre tudo o que tem a ver com sites e webmaster.

Outros locais que indico:

Flippa

Sedo

Godaddy

Backorders

NamePros

DnForum

DomainState

V7N

WebHostingTalk

AcornDomains

SnapNames

Afternic

Agora que escolheu o local onde quer fazer a venda abra um novo tópico e comece fazendo a sua carta de venda.

Diga a razão pela qual está vendendo o site, se não tem tempo para atualizar, se não quer continuar com o projeto e por ai adiante.

Mostre provas das visitas que recebe diariamente e coloque imagens da estatística ou então use o Google Analytics.

Onde está hospedado e onde comprou o domínio bem como quanto tempo falta para expirar.

Faça também um pequeno post onde explica a historia do site, quando iniciou porque e como.

Coloque também o rendimento que recebe mensalmente com o blog e mencione também com que ferramenta recebe esse rendimento caso ache necessário coloque também uma prova desses ganhos, caso não o queira fazer faça apenas em privado a quem pedir.

Coloque também tudo o que achar que o vendedor deveria saber para não haver surpresas e problemas, mostre as funcionalidades do site, que plataforma usa e claro a url do projeto.

Estes são os dados mais importantes que recomendo que informe ao fazer uma venda de qualquer projeto, quanto mais o comprador souber sobre  o projeto mais interessado pode ficar na compra.

Existem alguns sites que dizem quanto vale o seu site, porém não confio prefiro estipular o valor conforme os ganhos atuais e futuro para decidir o valor final. Uma vez testei um desses sites em um fórum que eu tinha com 2 semanas de vida e acusou que estava valendo R$ 5.000,00.

Quando registra um domínio para ter como investimento um dia poderá ser ou não lucrativo é de extrema importância tomar muito cuidado com estelionatários que podem tentar vender um domínio comum e muito atrativo e no final ser golpe.

Outro detalhe importante não pense que você é esperto de mais. Alguns (olho junto) vendedores de domínios tem o hábito de registrar nomes de empresas, pessoas famosas ou marcas em diversas extensões e oferece o domínio para venda. Cuidado principalmente no Brasil você pode ter muita dor de cabeça com processos.

Por quanto vender um blog? Aprenda como avaliar
5 (100%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*