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Quer ser bem sucedido? Aprenda a vender

Quer ser bem sucedido? Aprenda a vender. O número um da empresa normalmente é o mais atencioso e entende muito sobre o que esta falando ou vendendo essa é uma das razões porque ele tem mais dinheiro.

Se você está pensando em construir um negócio próprio, é importante saber que você não trabalha para alguém precisa entender o que esta fazendo.

Quer ser bem sucedido? Aprenda a vender

As pessoas que tendem a manter o seu emprego por mais tempo na área de vendas normalmente são os melhores em vendas, porque se você está trazendo receita para empresa na qual trabalha não faz sentido para seu empregador despedir.

Se você é um engenheiro, uma recepcionista ou gerente você deveria aprender a vender. Você vende a si mesmo o tempo todo. Quando você vai a uma entrevista de emprego você está vendendo a sua imagem para uma empresa mostrando o motivo que essa empresa deveria contratar você.

A prática faz perfeito – Se você não tentar vender, você nunca vai ficar bom nisso. Não importa o que você sabe ou o que você não sabe fazer, basta pegar o telefone, fazer algumas ligações e vender. Não espere para fazer uma venda em sua primeira chamada, basta continuar a vender até que você esteja confortável fazendo isso.

Faça uma checagem no tom de voz – Se você soar maçante e chato você vai colocar as pessoas para dormir. Grave a sua voz e faça reproduções nessas gravações poderá verificar que a sua voz pode ser diferente do que você pensa. Pergunte aos seus amigos e familiares como esta a sua voz para obter opiniões

Estudar compensa – Sabendo que você está vendendo é realmente importante estudar sobre o que você esta fazendo. Se você quer saber informações sobre uma pessoa antes de vender então pesquise ao máximo sobre o assunto e a pessoa para não dar tiros no escuro.

Você tem uma oportunidade – Nunca pense que você não vai fechar negócios. Pensamentos negativos gera resultados negativos. Quem não quer um bom negócio? Especialmente um que seja melhor do que o que seus amigos e familiares têm.

Somar os números somar – Quanto mais vendas que você fizer, mais ofertas e chances de você fechar o negócio. Vendas é um jogo de números, então é melhor você apressar e tirar o máximo proveito de cada dia.

Tempo é dinheiro – O seu tempo vale dinheiro e certifique-se que os outros saibam disso. Porém cuidado para não dar muita atenção para uma pessoa poderá parecer muito desesperado para vender.

Você é importante – Quase ninguém leva a sério as pessoas de vendas. Você pode ser o CEO de uma empresa ou alguém que você possa imaginar. Se agir como se você fosse um ninguém, você vai ser tratado dessa forma, pois o cliente percebe.

Seja persistente – Se você desistir ou começar a desertar, você nunca terá sucesso. Vender, vender, vender e nunca deixe que nada tente derrubar você. Tenha em mente que isso poderia levar meses antes de fechar o seu primeiro negócio, mas seja persistente.

Antes de sair e começar a vender você deve ter algum divertimento ou assistir algum filme motivacional.

O Vendedor e o tirador de pedido

O Vendedor e o tirador de pedido. Características de vendedores de sucesso: Vender ou gerenciar seu próprio negócio requer uma grande dose de persistência.

O Vendedor e o tirador de pedido

Os obstáculos aparecem frequentemente em sua frente porém a forma como são ultrapassados determinam o nível de sucesso que alcançará.

A melhor venda é sempre aquela na qual o cliente entra com um problema e compra uma solução e não um preço.”

Para que haja uma venda é necessário que exista de um lado o vendedor e do outro um comprador. Alguém com algo a oferecer e outro com algo a comprar. Partido dessa premissa e retornando aos primórdios da humanidade, podemos perceber que o homem já gostava de comercializar suas coisas através da troca. Isso também era uma venda. Mercadores trocavam ferramentas por comida, comida por escravos e por ai vai.

Essa característica da personalidade humana trouxe à luz um personagem e uma profissão que é a base de toda a cadeira comercial: o vendedor. Com ele veio também o tirador de pedido, o qual também podemos chamar de o genérico do vendedor, ou um vendedor que não deixa a sua marca e nem estilo.

A profissão de vendedor é ainda a única que não depende de faculdade e nem de formação, mas de vocação. É a mais democrática das profissões e exige apenas talento não importando classe social, cor, sexo ou grau de parentesco. É ainda a única que permite que uma pessoa comece do nada, até mesmo sem capital e se transforme em pouco tempo em um rico empresário ou um rico vendedor.

1. São persistentes.
As pessoas mais bem sucedidas em qualquer ramo de negócios aprenderam como lidar com os obstáculos que se apresentam em seu caminho. Elas procuram por novas soluções, persistem e nunca desistem.

2. Bons vendedores sabem definir objetivos.
Bons vendedores sabem o que querem realizar e como planejar para alcançar seu objetivo. Eles definem os objetivos de uma forma específica, motivadora, viável embora desafiante e com datas bem definidas. Eles visualizam o objetivo, determinam como será alcançado e executam ações diariamente para alcança-los.

3. Bons vendedores sabem fazer as perguntas-chaves
Os melhores vendedores fazem várias perguntas aos seus clientes (atuais e futuros) para determinar sua situação atual e as necessidades de compras. Eles sabem que a melhor forma de apresentar seus produtos ou serviços é descobrir os objetivos, preocupações e hesitações dos seus clientes. Isto permite que efetivamente discutam as características e benefícios do produto ou serviço que melhor se adaptam ao cliente.

4. Bons vendedores sabem ouvir
A maior parte dos vendedores faz uma pergunta e depois eles mesmos respondem a pergunta ou continuam a falar em vez de esperar uma resposta do cliente. Os bons vendedores sabem que seus clientes informarão tudo que necessitam se tiverem a oportunidade de falar. Sabem fazer perguntas e ouvir as respostas com bastante atenção e até tomar nota das respostas e resumi-las posteriormente. Eles sabem que o silencio é de ouro.

5. Bons vendedores são apaixonados pelos seus produtos
Eles amam sua empresa e mostram seu orgulho falando sobre seus produtos ou serviços. Quanto mais entusiasta for em relação à sua carreira, maiores serão as chances de sucesso pois quando se ama o que está se fazendo mais esforço colocamos neste trabalho. Quando somos entusiastas sobre produtos ou serviços que vendemos, este entusiasmo brilhará em cada conversa que terá.

6. Vendedores bem sucedidos são entusiastas
Bons vendedores tem sempre uma atitude positiva e seu entusiasmo é contagiante, mesmo durante períodos difíceis. Eles raramente falam negativamente sobre sua empresa ou negócios. Quando enfrentam situações negativas ou ruins eles focalizam em pontos positivos.

7. Bons vendedores assumem a responsabilidade pelos resultados.
Se não conseguem atingir as cotas eles não culpam problemas internos ou a economia ou a concorrência. Eles sabem que somente suas ações determinarão os resultados e sabem fazer o que é necessário.

8. Bons vendedores trabalham muito.
A maior parte das pessoas quer alcançar o sucesso porém não estão preparados para trabalhar muito para conseguir alcançar seus objetivos. Os grandes vendedores procuram negócios e não esperam que os negócios venham até eles. Normalmente iniciam a trabalhar bem mais cedo que seus colegas; telefonam mais; contatam mais clientes em potencial; conversam mais com pessoas e fazem mais apresentações de vendas do que seus colegas.

9. Bons vendedores sempre estão em contato com seus clientes.
Eles sabem que o contato constante ajuda a manter os clientes. Assim, usam vários artifícios para sempre estar em contato com os clientes. Enviam mensagens de agradecimentos, de aniversário etc. Telefonam e programam cafés da manhã, almoços etc. Enviam artigos importantes para seus clientes e, também, boletins informativos (newsletters). Estão sempre procurando novas formas de manter seu nome e o da sua empresa na mente de seus clientes.

10. Bons vendedores sabem demonstrar o valor dos seus produtos e serviços.
O mundo de negócios hoje é muito competitivo e muitos vendedores pensam que somente o preço é o fator motivador. Bons vendedores sabem que o preço é um fator importante em toda venda entretanto é raramente o único fator na escolha de um produto ou fornecedor. Eles sabem que um comprador bem informado baseia muito de sua decisão no valor da proposta apresentada pelo vendedor. Sabem como valorizar o seu produto para cada cliente ou comprador.

Texto original de Luis Sucupira com algumas adaptações.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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