tecnicas-de-link-building-backlinks-otimizacao-para-buscadores

Técnicas de link building, backlinks e otimização para buscadores

Podemos definir o link building como uma técnica que tem por objetivo angariar backlinks para um determinado site. De forma a se atingir uma posição favorável nos motores de busca, é importante que o nosso site possua um variado número de sites de boa qualidade e sugerir através de links para o nosso site.

Esses backlinks podem surgir de forma orgânica, que são geralmente os mais valiosos, mas também pode surgir de uma forma mais artificial, fruto da aplicação de diversas técnicas de link building.

link building

Link building e backlinks

O poder dos Backlinks

Os Backlinks responsabilizam-se por transmitir aos motores de busca informações a respeito da reputação do nosso site e, consequentemente, da sua qualidade. Apesar de ser um mecanismo com imensas falhas que nem sempre ilustra na perfeição a qualidade de um determinado site, os motores de busca encaram um site com muitos e bons backlinks como sendo um site relevante e de qualidade, o que leva a uma boa classificação do mesmo nos motores de busca.

Por essa razão, é imperativo que um site consiga acumular um número razoável de backlinks, caso contrário não conseguirá usufruir de uma valorização produtiva por parte dos motores de busca.

O valor dos backlinks

O valor de um backlink vai variar conforme inúmeros fatores, podendo o mesmo exercer um impacto forte e direto na classificação do nosso site, ou ser ainda completamente ignorado pelos motores de busca.

Antes de mais, é importante saber que, quanto maior for à autoridade do site que nos linka, mais valorizado esse backlink será. Dessa forma, acredita-se que seja muito mais produtivo ter um backlink num site com um pagerank 6 do que 50 backlinks em sites com pagerank 0.

Outro fator que poderá exercer a sua influência é o número de sites com que o nosso link será dividido. Um backlink numa página que esteja a linkar apenas para um site, terá muito mais valor do que um backlink numa página que esteja já a linkar mais outros 20 sites.

Também importante, é bom ter em atenção que os links valem sempre mais quando devidamente contextualizados. Dessa forma, se tivermos um site sobre chocolates, muito mais favorável um backlink num site também ele sobre chocolates do que um backlink num site sobre automóveis. Vai ser bem útil à utilização de um texto âncora, que de preferência deverá conter as palavras chave relacionadas com o nosso site.

Técnicas de link building

Assinaturas em Fóruns

Muitos são os fóruns que disponibilizam a possibilidade de se criar uma assinatura, que basicamente será um pequeno texto ou imagem que aparecerá no final de cada post nosso, e que poderá conter um link para o nosso site. Multiplicado por um número elevado de posts, é possível através deste método conseguir largas centenas ou até mesmo milhares de backlinks. Como é óbvio, nenhum destes backlinks será extremamente valioso, mas desempenharão sem dúvida um papel importante na subida de posição do nosso site nos motores de busca.

Comentários em blogs ou sites

Sendo que a maioria dos blogs disponibiliza um formulário onde é possível colocar as suas informações pessoais, inclusive o seu site, esta é mais uma excelente forma de colecionar alguns backlinks. Lembre-se que todos os comentários devem ser devidamente construtivos, de forma a evitar passar a ideia que a sua única intenção é retirar um backlink para o seu site.

Diretórios de websites

Talvez não seja a melhor forma de se conseguir backlinks, mas estes diretórios existem em grande número que o mínimo que se pode fazer é tentar retirar algum proveito dos mesmos. Aceitando a submissão gratuita de websites, muitos destes diretórios constituem uma boa oportunidade de colecionar mais alguns links para o seu site.

Troca de links

Este é, muito possivelmente, o método mais popular de angariação de backlinks. O mesmo consiste, nada mais nada menos, em simplesmente tentar encontrar um webmaster que possua interesse em trocar links consigo, sendo que você linkará para o website dele, e ele linkará para o seu. É importante ter muito cuidado com estas estratégias, pois as mesmas nunca foram muito bem vistas pelos motores de busca. Dessa forma, evite fazer parceria com alguém que já possua uma lista demasiado extensa de parceiros.

Criação de artigos

Certos sites, como é o caso do Goarticles, permitem a divulgação de artigos que posteriormente poderão vir a ser utilizados gratuitamente por outros utilizadores. Isto significa que, ao copiarem um artigo seu e postarem em diversos blogs, você terá a possibilidade de se surpreender com centenas ou milhares de sites linkando para o seu, uma vez que os links que estiverem embutidos no seu artigo serão automaticamente divulgados com o mesmo poder.

Criação de perfis

Muitos são os sites que permitem a criação de perfis pessoais. Em muitos desses perfis, é também possível associar um website, dando assim a oportunidade de criar mais backlinks para o seu projeto. Esta é uma forma simples e produtiva de criação de backlinks, e não deve ser colocada de lado.

Conclusão

Estas são apenas algumas das técnicas mais básicas de criação de backlinks para o seu site. Aconselho que as use com moderação e discernimento, de forma a evitar ser penalizado pelos motores de busca. Apesar de muitas destas técnicas poderem revelar-se eficazes, não são geralmente apreciadas pelos motores de busca.

Otimização para buscadores

otimização-para-buscadoresOs motores de busca, ou motores de pesquisa, são locais da Internet onde se podem pesquisar diversas matérias através da procura de palavras-chave.

Para um comum visitante da Internet que procura informação, este processo é bastante simples. Muitas pessoas não se interrogam sequer o porquê de alguns endereços aparecerem primeiro nos resultados, pois apenas procuram a informação. Os motores de busca são uma forma de encontrar aquilo que se procura, por excelência.

Contudo, nem todos os utilizadores da Internet são utilizadores comuns que realizam as suas pesquisas. Se algumas pessoas utilizam os motores de busca para encontrar informação, outros utilizadores que possuem portais têm diferentes objetivos com os motores de busca.

A relação é lógica: se procuramos informação o nosso objetivo é obter essa informação com o maior rigor possível; se somos “donos” da informação, o nosso objetivo é que essa informação chegue aos utilizadores que efetuam pesquisas.

Esta lógica é bastante simples, e é através dela que se regem os resultados dos motores de pesquisa. Agora será focado o ponto de vista de um “dono” da informação, isto é, do ponto de vista de quem possui um site.

Todos os dias inúmeros sites são criados, com os mais variados objetivos. Contudo, quase todos eles têm um objetivo comum: divulgar a sua informação, o seu conteúdo, ao maior número de pessoas possível. E é nesta etapa que entram os motores de busca.

Ao criar um site em qualquer matéria/conteúdo queremos que as pessoas nos visitem que descubram aquilo que temos para oferecer, para ensinar, ou simplesmente aquilo que disponibilizamos para fins de lazer ou de diversão.

Ao criar um novo projeto devemos preocupar não apenas com o conteúdo do site, mas também com a sua projeção online.

Será que os resultados dos motores de pesquisa são aleatórios?

Porque é o site não tem destaque?

Começando por esclarecer, todos os motores de busca possuem um algoritmo próprio que permite organizar os sites para proporcionar aos utilizadores os melhores resultados possíveis. Estes algoritmos consistem numa série de fatores inerentes aos próprios sites, e que vão influenciar a sua projeção e posicionamento.

Estes fatores não são públicos, pois tal implicaria uma concorrência desleal. Contudo, ao longo do tempo e devido a testes que foram sendo feitos pelos próprios utilizadores, conseguiram descobrir alguns possíveis parâmetros que influenciam o posicionamento.

Na prática, fatores como a qualidade e quantidade do conteúdo de um site, a quantidade e qualidade de links internos e externos, a definição de palavras-chave, descrições e títulos adequados, o dinamismo do conteúdo, entre outros, são fatores que ajudam um site a destacar-se. Por outro lado, os próprios motores de busca possuem ferramentas para webmasters que permitem que os dados relativos a um site sejam monitorizados e atualizados, o que é uma ferramenta excelente.

No fundo, manter um conteúdo de qualidade, dinâmico e sempre atualizado, é um passo rumo a uma boa colocação nos motores de busca.

Contudo, um erro que muitos donos de sites cometem é o fato de apenas se lembrarem do Google quando se fala em motores de busca. É um erro, pois alguns concorrentes como o Yahoo, o Bing, até o Ask, e outros motores de busca, possuem uma grande posição no mercado.

Para abranger o maior número de utilizadores possível, é necessário tomar em atenção todos os motores de busca que for possível. Isto significa utilizar todas as ferramentas que todos eles disponibilizam a nível de otimização.

Além destas ferramentas disponibilizarem funcionalidades de otimização, fornecem também informações que nos permitirão saber através de que tipos de pesquisa os utilizadores estão chegando ao nosso site, podendo assim alterar o nosso foco ou aumentar esse foco em determinadas áreas e assuntos.

Os motores de busca são hoje em dia muito mais que apenas locais onde podemos procurar informação, e cada vez mais estes se traduzem num mercado e numa forma de promover produtos e informação.

Técnicas de otimização para buscadores

Otimizar um site para um buscador significa construir um modo a fazer com que o mesmo possa ser corretamente identificado e interpretado pelos motores de busca. Uma correta otimização poderá favorecer a classificação do seu site nos motores de busca, dando assim a possibilidade de atingir a primeira página nas pesquisas. Do mesmo modo, uma otimização negligente poderá revelar-se como sendo o principal responsável por uma má indexação do seu site.

Uma correta otimização estará dependente da execução de diversas técnicas que terão como objetivo transmitir aos motores de busca a informação o mais correta possível a respeito do tipo de conteúdo oferecido pelo site. Vou falar um pouco a respeito de algumas dessas técnicas que, quando devidamente aplicadas, só ajudarão a beneficiar o posicionamento do seu site nos motores de busca.

Palavras-Chave bem definidas

Antes de tudo, o mais importante é ter uma noção clara das palavras-chave para as quais pretende ver o seu site classificado. Errar neste campo é, por exemplo, não ter a preocupação de verificar se estão inseridas no seu site palavras-chave de relevância, que sejam mensalmente pesquisadas por um número significativo de pessoas.

Para dar este primeiro passo, só precisa explorar o Google Keyword Tool, onde poderá ficar com uma noção de quais os termos específicos relacionados com a temática do seu site que são realmente pesquisados.

Apesar de ser importante escolher palavras-chave que apresentem um número relevante de pesquisas mensais, também é importante ter a preocupação de evitar a escolha de palavras-chave demasiado concorridas, sendo que tal poderá significar nunca chegar a atingir o patamar de classificação pretendido.

Título das páginas

O título das páginas é um dos fatores de maior importância no que toca a usufruir de uma correta interpretação dos motores de busca em relação à temática do seu site e palavras-chave a serem consideradas. É importante que no título constem as palavras-chave para as quais pretende ver o seu site classificado, sendo que este é um dos pontos que serão mais valorizados pelos motores de busca.

Para além da inserção das palavras-chave, é também importante que o título seja coerente e elucidativo, de forma a dar aos seus possíveis visitantes uma ideia clara a respeito da temática abordada pelo site. O título não deverá ser muito longo, mas sim claro e objetivo, e se possível sem a repetição injustificada de palavras-chave, de forma a não ser visto como um indicador de Spam.

É importante saber o que quem procura pelas suas palavras-chave realmente quer, de modo a poder tornar o título o mais persuasivo possível.

Descrição das páginas

Na descrição deverá colocar um texto simples, que pareça o mais natural possível, e que indique de forma sucinta o propósito da página em questão. Assim como no título, é importante que as palavras-chave não sejam deixadas para trás, devendo assim aparecer devidamente enquadradas na descrição.

Tanto nas descrições quanto nos títulos, os textos não devem ser iguais para todas as páginas do site, sugerindo-se que opte sempre por conteúdo único.

Links internos

Os links internos são, por exemplo, os links constantes no seu site que dão acesso a outras zonas do mesmo, como é o caso dos links do menu. Nestes links deverá ter o cuidado de colocar um texto âncora devidamente contextualizado com a temática do site, e se possível compostos por algumas das palavras-chave escolhidas.

Header Tags

As header tags é uma forma bastante eficaz de transmitir aos motores de busca informação a respeito do conteúdo principal do site. Sendo apresentadas na página de códigos pelos sufixos < h1 >, < h2 >, < h3 >, etc, estas tags são, apesar da sua importância, muitas vezes negligenciadas por muitos webmasters.

O texto constante nas mesmas deverá enquadrar-se corretamente no conteúdo do site, de forma a revelar-se relevante para os seus visitantes. E ainda não esquecer, é importante que também se façam acompanhar por algumas das palavras-chave que definam o seu site.


Conteúdo

Textos originais e de qualidade, devidamente estruturados, são meio caminho andado para completar uma das partes mais importantes de qualquer otimização de websites. O conteúdo deve ser apresentado no formato mais simples possível, de forma a poder ser corretamente interpretado pelos motores de busca.

Na sua composição devem constar as palavras-chave escolhidas, se possível no primeiro e segundo parágrafo. É importante evitar o seu uso excessivo, caso contrário correrá o risco de ver o seu site classificado como Spam.

Lembre-se que não só a parte técnica é importante, não devendo nunca colocar de lado a qualidade do conteúdo oferecido pelo seu site, pois é isso que o tornará atraente aos olhos dos visitantes.

Atenção: com as novas atualizações o Google não usa mais como métrica o Pagehank, porém a questão de backlinks ainda continua.

Técnicas de link building, backlinks e otimização para buscadores
5 (100%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

2 comentários em “Técnicas de link building, backlinks e otimização para buscadores

  1. Parabéns pelo rico contéudo . Estava buscando algo sobre bakclinks sem complicação e parei aqui hehe. Estou fazendo um trabalho no portal da nossa empresa e esse assunto sempre gera dúvidas. O Byong por exemplo, diz que conteúdo não influencia em nada. Valeu!!