tecnicas-de-seo-para-blogs

Técnicas SEO – Técnicas de SEO Para Blogs

Hoje estou fazendo um artigo compacto, porém bem explicado sobre técnicas SEO e como usar no seu blog de forma eficiente e possa gerar resultados.

Agora é a hora de separar os meninos dos adultos que realmente querem fazer a diferença, ganhar dinheiro e posições no Google.

tecnicas-seo

Técnicas SEO Para Blogs

SEO e Otimização de Blog

SEO e Otimização de Blog, o básico para você que esta dando os primeiros passos nesta caminhada.

Search Engine Optimization, ou SEO para os íntimos, é o conjunto de técnicas utilizadas para otimizar um site/blog tornando-o mais visível e melhor posicionado nos buscadores.

Não é preciso justificar a importância desta técnica para o sucesso de um blog basta dizer que cerca de 50% dos usuários que pesquisam algo na net clicam apenas nos primeiros resultados.

SEO não é uma receita de bolo então procure sempre testar e pesquisar novas técnicas e segue abaixo algumas para que você possa iniciar:

1 – Submeta seu blog aos principais sites de busca (Google – Bing), porém tenha em mente que isto não é o suficiente para estar bem posicionado nos resultados de busca.

2 – Tenha atenção com relação ao layout, evite frames, não utilize uma página completamente em flash e evite mapas de imagens e javascript para navegação.

3 – Escolha bem as palavras-chaves que vai utilizar no conteúdo de forma sincronizada com o titulo.

4 – A tag title é muito importante na classificação dos resultados de uma busca então escolha bem o título das suas páginas com cuidado.

O que não se deve fazer: NUNCA!

1 – Nunca deixe de especificar um título para sua página e lembre-se sempre de utilizar palavras chaves no título.

2 – Cuidado com o uso excessivo de imagens e animações, lembre que os buscadores estão atrás de conteúdo.

3 – Trabalhe bem o menu, o que proporciona fácil navegação para nós pode complicar bastante para o robô que indexa as páginas, então não coloque menus em flash e javascript.

Aprendendo na prática

Lembro uma vez uma busca pelo termo “otimização de blog” (sem aspas) trazia como primeiro resultado na época, no Google, um artigo meu no site Linkk (agregador) enquanto o artigo original, publicado na época no blog marketing online, aparecia na quinta posição e mesmo assim apontando para a página inicial e não para o mesmo artigo que publiquei no Linkk.

Para o termo “Técnicas SEO” (sem aspas) aparecia na época na sexta posição com o artigo publicado no meu blog e na terceira posição com o mesmo só que publicado na época no Via 6 (agregador).

Com isso logo percebi na época que as publicações feitas em diretórios ou agregadores aparecia sempre na frente dos meus links (blog) e isso me deixou muito preocupado na época por aumentar a quantidade de clicks que o usuário precisaria para chegar à minha página o que certamente  diminuiu minhas visitas.

O melhor posicionamento era sempre no site registro no diretório ou agregador o que explicava a vantagem das visitas através de sites de referência em relação às feitas através de mecanismos de busca.

Isso é bom? Isso é ruim?

Isso é um exemplo prático da influência da autoridade no posicionamento dos resultados. Afinal de contas é o único motivo que vejo para ficar mais abaixo nos resultados de busca. Hoje eu não a conselho ninguém usar sites agregadores até mesmo pelo motivo do Google penalizar esse tipo de site.

Técnicas SEO: Tenha Cuidado com o Uso de Imagens

Assim como o menu de navegação, as categorias, textos e as imagens também são elementos do nosso blog e devem ser levados em consideração na hora de otimizar com técnicas SEO para melhorar o posicionamento nos resultados de busca. Também podemos utilizar imagens para posicionar uma página com palavras chaves em seu nome e descrição o que torna ainda mais clara a ideia de imagens como elementos de SEO.

As keywords tem uma influência direta na densidade das palavras chaves e é um fator muito importante na hora de rankear nos resultados de busca então faça uso e utilize na descrição da imagem fortalecendo sua página ou artigo.

É muito comum a utilização de imagens como âncora de links, como, por exemplo, link para Feeds, redes sociais, marcadores entre outros.

Você esta de olho na descrição destas imagens?

Preste atenção para não utilizar imagens que possam prejudicar a usabilidade, navegação e indexação do seu blog.

Estrutura de links no blog

Posso dizer, sem medo de errar, que a melhor maneira para posicionar bem uma página no Google é conseguindo que páginas com autoridade alta apontem links para a sua página. Além de ajudar a aumentar autoridade do seu blog os links apontando para nossas páginas dão autoridade as outras páginas internas e através do texto âncora diz ao Google que aquele conteúdo é relevante para determinada palavra chave.

Cada página possui autoridade única e determinado peso na hora de transferir autoridade para as outras páginas linkadas, este peso é dividido igualmente por todas as páginas que recebem os links. Esta é a importância de uma boa estrutura de links internos, e talvez a explicação para a preocupação em não manter um blogroll muito extenso.

Otimizando para o Google

Técnicas SEO para Otimização do site para buscadores

Inclusão de links apontando para páginas internas

Além de ajudar na indexação permite uma boa divisão de autoridade. No caso do Google bastou incluir links para o resultado das palavras chaves mais pesquisadas e trabalhe para ganhar posições.

Atualização constante

À medida que diminuímos o tempo de atualização os robôs diminuem o intervalo entre uma visita e outra.

Conseguir links externos

Os links que apontam para nossa página servem para aumentar a nossa autoridade e facilitar o posicionamento do site nas palavras chaves utilizadas como âncora.

Inclusão de botões de redes sociais

Botões de redes sociais são excelentes ferramentas para aumentar a popularidade.

Sociedade

O Google desaprova a troca de links, mas fazer parcerias de qualidade é sempre bom para conseguir links externos apontando para nossas páginas.

Palavras chave na URL

Por último é necessário pensar bem na URL de forma que ela contenha as palavras chave do nosso negócio.

Nem só de links externos vive um blog

Lendo sobre Técnicas SEO e Otimização de Blogs, com objetivo de aumentar as visitas e links para o meu blog, terminei passando muito tempo preocupado em aumentar os links, off page, de páginas com alta autoridade e terminei não me atentando para um pequeno detalhe…

Você já deve saber que autoridade influência bastante à ordem que as páginas serão apresentadas no google e que um link da página A2 para a página B1 ajuda a aumentar autoridade da página B1 e não de todas as páginas do domínio, por isso é comum diferentes pontuações a páginas do mesmo domínio e percebemos que a Home de um blog tem mais autoridade que as páginas do post.

O que fazer com o conhecimento apresentado acima? Vamos separar as ideias.

  • Premissas

1 – A home do nosso blog normalmente tem autoridade mais alta que as páginas de post.

2 – O google faz distinção entre links internos e externos.

  • Conclusões

1 – Uma boa maneira de aumentar autoridade total de um domínio é adicionar novas páginas; os links que apontam para uma nova página transferem autoridade, que pode ser repassado para as páginas antigas.

2 – Linkar posts na Home do blog, transferindo autoridade da Home para os novos posts.

Dicas para cadastro no google

O primeiro passo para obter um bom posicionamento nos buscadores é justamente estar devidamente indexado. Abaixo segue algumas dicas para cadastro no Google:

Cadastrado do site no Google

Você pode cadastrar seu site no Google através da página oficial para adicionar a URL.

Basta incluir a Home do site.

É claro que mesmo não efetuando esse cadastro os robôs podem indexar o teu site pelo sitemap junto ao web master tools, mas recomendo que ele seja efetuado manualmente.

Recebendo links

Os robôs entram em uma página para indexar o conteúdo e vão seguindo os links, então se o teu site for linkado por um outro já indexado pode ter certeza que em poucos dias sua página passará a constar da base do Google.

Meu site esta indexado no Google?

Para saber se tua página esta indexada no Google basta fazer uma busca utilizando o parâmetro “site”.

Ex.: site:meusite.com.br

Dessa forma o Google vai retornar todas as páginas indexadas neste domínio.

Para saber se uma página especifica do teu site já foi indexada, basta copiar a URL da mesma e fazer uma busca no Google.

Em quanto tempo meu site será indexado?

Se fizer o cadastro no site oficial do Google o processo não deve demorar mais do que uma semana.

Diferenças entre as buscas

É claro que meu blog não vai estar tão bem posicionado em todos os buscadores ou sites locais, mas isso não me desanima, pois creio que [especulation] menos de 5% dos usuários brasileiros fazem buscas no Bing.com [especulation] e como meu foco realmente é no Brasil (se não notou) por hora contento-me em TENTAR posicionar bem no Google.com.br, mas cada um faça a sua comparação testando.

  • Os grandes sites não se posicionam tão bem nas buscas por país quanto se posicionam nas buscas do Google.com.br. Isso se refere a grandes sites internacionais.
  • Os sites pequenos que aparecem bem no rank do google.com.br tendem a ter melhores resultados nas buscas por país.
  • As buscas exatas por domínio costumam ser melhores por país que pelo Google.com.br.
  • Os domínios .com ou .com.br hoje em dia não fazem nenhuma diferença em termos de posições no Google.

Técnicas SEO Google com bons resultados

Alguns nichos fortes em concorrência para algumas palavras chaves estou usando o slideshare. Fiz alguns testes com alguns artigos e não consegui uma boa posição e usando o material publicado no slideshare deu mais resultado devido a sua autoridade.

O processo é bem simples. Upo o material para o slideshare e faço todas as configurações e logo após eu cadastro esse link no Google. Crio alguns backlinks bem básicos para esse material e uso também o programa traffic spirit junto com o site indexkings para criar mais alguns links e visitas para esse material e dessa forma vou ganhando posições no Google e consegui mais resultado e posicionamento em algumas palavras de alta concorrência.

Se você não conhece ou não sabe como usar o slideshare indico a leitura do artigo: http://blogmarketingonline.com.br/mais-visitas-com-slideshare/

Técnicas SEO – Técnicas de SEO Para Blogs
2.58 (51.67%) 12 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*