como-deixar-seus-artigos-bem-otimizados

Tutorial Sobre SEO – Como Deixar Seus Artigos Bem Otimizados

Nesse artigo quero aprofundar mais um pouco com um tutorial sobre SEO, essa técnica que é tão falada e polêmica, ao mesmo tempo tão enigmática também, pois ninguém pode dizer com precisão quais são os critérios exatos para está na primeira página do Google sendo ele o maior buscador e por existirem vários fatores.

Mesmo eu não sendo um Expert e nem um consultor de SEO, tenho aprendido algumas técnicas que tem sido muito úteis para meu trabalho na internet, e em detrimento disso quero compartilha com você.

Tutorial sobre SEO de forma simples e direta

Como já falei, nesse artigo serei um pouco mais técnico e para você que está começando, talvez não entenda o que vou descrever nas próximas linhas, por conta disso aconselho que leia o artigo Como Fazer SEO E Otimizar Seu Negócio Online. Após entender retorne a essa página e leia todo esse conteúdo, pois te digo que com certeza ele te ajudará vai melhorar e otimizar os seus artigos aos olhos dos motores de busca, principalmente o do Google.

1 – FAÇA ARTIGOS ORIGINAIS

Antes de qualquer coisa, sempre indico que tenha conteúdos originais, ou seja, nada de plágio. O google já informou que indexa conteúdo copiado, porém eu não gosto dessa ideia é pessoal.

Um conselho que dou é que você estude bem aquilo que se propôs a fazer, e com certeza você sempre terá novas ideias para escrever em seu blog. Dito isso, procure sempre escrever artigos originais e únicos em seu blog, pois em se falando sobre SEO, isso é muito relevante.

2 – PALAVRA CHAVE NO SEU TÍTULO

A primeira coisa é você ter a palavra chave no título do seu artigo. E como poderá fazer isso? Você tem duas opções para saber qual será a palavra chave do seu título, tome nota:

A primeira coisa para descobrir a  palavra chave é você escrever todo o seu artigo sem o título e depois analisar parágrafo por parágrafo e ver qual a palavra que poderia ser tirada ali para ser o título do artigo.

A segunda opção é você pesquisar no Google Adwords que é a ferramenta de palavras chave do Google. Já tendo mais ou menos em mente o que você vai escrever, é só colocar uma palavra para pesquisar e essa ferramenta irá de dá uma centena de palavras que são buscadas todos os meses pelos os usuários, você terá que escolher a palavra mais buscada mensalmente. Feito isso, agora é só colocar a palavra chave em seu título.

3 – PALAVRA CHAVE NA PRIMEIRA FRASE

Outra coisa que faço é colocar a palavra chave na primeira frase do meu artigo. Além de você coloca-la no seu título é muito importante que essa mesma palavra chave tenha uma boa densidade em todo o seu artigo, não pode ser muita, dessa forma você começa colocado logo no primeiro parágrafo de preferência na primeira frase.

Procure e faça o máximo para ser o mais natural possível, pois você estará escrevendo para pessoas.

4 – FAZER LIGAÇÃO INTERNA PARA OUTRAS PÁGINAS

Outra coisa que deverá ser levado em conta é sobre a linkagem interna. Dentro do meu blog, já existem uma série de artigos, quando eu estiver escrevendo um novo, eu vou procurar sempre está complementando e linkando para outros artigos do meu blog.

tutorial-sobre-seo

Essa técnica é muito importante, pois diminuí a taxa de rejeição dentro do seu blog, além de ter o propósito de está sempre informando mais e mais o seu leitor.

5 – DIVERSIFICAR SUAS PALAVRAS CHAVES (negrito, itálico e sublinhado)

Dentro do seu artigo, você vai espalhar as suas palavras chaves. Bem, em cada palavra (não pode ser de forma demasiada), você poderá colocar uma em negrito, outra em itálico e a outra você pode sublinhar.

Assim, quando os robores do google fizerem uma visita em seu site e vasculhar, eles verão quais são realmente as palavras que o seu artigo está destacando.

6 – USAR A PALAVRA CHAVE NAS TAGS H1, H2 e o H3 

Você também deverá se preocupar em colocar as palavras chaves nos títulos e subtítulos, por exemplo, vamos dizer que a minha palavra chave seja Tutorial Sobre SEO, eu tenho que procurar inserir principalmente nas tags H1, H2 e H3.

H1 é o meu título principal, H2 são os subtítulos e a H3 pode ser também mais um subtítulo. Sempre obedeça essa ordem e evite de usar H1 dentro do artigo, pois o H1 já esta no título principal.

7 – UTILIZE O PLUGIN WORDPRESS SEO DA YOAST PARA AJUDAR

Uma outra ferramenta que recomendo a você é o uso do plugin WordPress SEO Yoast, esse plugin vai mostrar-lhe onde deve ser acrescentado alguma coisa, onde precisa tirar, o que está faltando, qual o local que deve ser acrescentado a palavra chave, em fim, tudo que você precisa para melhorar a SEO de seus artigos.

E atenção não fique 100% focado no plugin somente pensando no SEO hoje o Google deseja artigos úteis e direcionados para o visitante.

Como eu sempre informo não dependa somente de um lugar para gerar tráfego. O poderoso buscador atual é o Google que começou pequeno e hoje domina o mercado sempre fazendo atualizações com o conceito de melhorias para o usuário e navegação.

Entenda o sucesso que você tem agora com SEO não vai garantir o mesmo sucesso no futuro você precisa sempre se atualizar. Entenda o SEO que aprendeu no passado já mudou hoje existem outras regras para você ter uma ideia o Google faz uma média de 500 a 600 mudanças no seu algoritmo a cada ano.

Em cima disso precisamos sempre ficar antenados as informações e qualquer tutorial sobre SEO e principalmente sobre o Google.

Um desses locais e indico a leitura das recentes mudanças do Google.

http://searchnewsbrasil.com.br/google-exibindo-letras-de-musica-direto-na-serp/

http://searchnewsbrasil.com.br/google-testando-exibir-teste-de-velocidade-de-internet-na-serp/

Outra informação bem atual e indico a leitura é sobre o serviço AMP.

Ainda com uma grande força e indicado pelo Google link building e temas com suporte para mobile.

O conceito do Google é sempre melhorar e aprimorar e você pode ver isso em alguns dos seus serviços como:

  • Google Maps – fornece informações como localização e algumas de viagens.
  • Google Analytics – esse eu digo que é de uso obrigatório em qualquer site ele rastreia várias informações dos visitantes no site.
  • Nest – o Google não é bobo e comprou recente uma empresa de estudos climáticos com isso reunindo informações do tempo

É possível prever o futuro junto ao Google?

Claro que não.

Uma informação que não é privilegiada e compartilho é usar no seu site/blog Schema.org. Ás vezes não é sempre o Google pode usar para puxar algumas informações de quem esta usando e mostrar na SERP. Um plugin que eu uso e faz muito bem esse trabalho é o gd rating system.

Para que serve schema?

A única função no momento é auxiliar no conteúdo junto aos motores de busca funciona como um auxiliar ao usar schema fique tranquilo o visitante não visualiza esse recurso junto aos buscadores e o Google até o momento não usa schema para fator de classificação do site como eu disse não é prever o futuro, porém uma ajuda.

Sites para checar o SEO do seu blog/site

https://www.found.co.uk/seo-tool/

http://seositecheckup.com/seo-audit

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?hl=pt-BR

https://website.grader.com/

https://tools.pingdom.com/

https://www.woorank.com/pt/

Checklist de Análise

Listar concorrentes e ver os seus artigos e onde tem mais compartilhamento
Analisar On-page site concorrente
Análise do Conteúdo seu e do concorrente
Analise se o seu conteúdo é único
Analise a qualidade do seu conteúdo
Tipo de conteúdo utilizado e as palavras chaves
Quais são os tipos de conteúdos utilizados nas mídias sociais? (vídeo, imagens, textos, áudio).
Indicadores de sentimento – Menções positivas, negativas, neutras
Utiliza alguma estratégia pra conseguir links? (Tutorial, e-book, vídeos, download)

Resumo para ficar de olho:

Densidade da palavra chave – Frequência e proximidade da palavra chave – Links internos – Links Externos – SEO Imagem – Sitemap – Robots.txt – URL amigável

Tutorial Sobre SEO – Como Deixar Seus Artigos Bem Otimizados
2 (40%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

2 comentários em “Tutorial Sobre SEO – Como Deixar Seus Artigos Bem Otimizados

  1. Parabéns Claudio Gomes, muito boa a matéria sobre SEO, pois sou Gerente Comercial de uma empresa especializada em SEO de Alta Performance para sites e temos excelentes resultados com nossos clientes.
    Abraços