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Usando o marketing de Conteúdo para aumentar o tráfego do site

Atualmente, as grandes marcas e empresas do mundo parecem ter descoberto ótimas opções para se destacar, no competitivo mercado e como aumentar o tráfego do site. A saída não está em campanhas milionárias com celebridades famosas, mas sim, em algo muito mais simples e barato a informação.

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Dotada de valor simbólico, mais que financeiro, acaba sendo mais barato para as empresas investirem ao mesmo tempo em que ficam mais conhecidas na web.

O que é marketing de conteúdo e como aumentar o tráfego do site

O Marketing de Conteúdo, então, é, de forma geral, a criação de conteúdo valioso, com a finalidade de agregar valor à marca, tornando-a atraente à audiência e a parceiros comerciais.

Tal conteúdo consegue gerar valor porque poderá ser compartilhado, gerar visibilidade, respeitabilidade e vendas.

Isso mesmo, a informação pode levar você a vender mais, pois diversos aspectos passarão a influenciar os clientes em potencial, tanto objetivamente – com a informação – quando subjetivamente – com emoções, sentimentos e intelecto.

Que tipo de informação é vinculada pelo Marketing de Conteúdo?

As informações são as mais variadas possíveis, indo desde artigos e textos, passando por imagens em redes sociais, até chegar a vídeos, podcasts e eventos, além de email marketing e outros infoprodutos – ou produtos digitais.

Tudo é informação, tudo comunica e imprime identidade – e valor – às marcas.

Qual o objetivo de vincular informação através do Marketing de Conteúdo para aumentar o tráfego do site?

Exatamente o fato de tornar a marca mais atraente ao público, fomentando o interesse de largas camadas da audiência, que passarão a frequentar seu site e se relacionar com sua marca, ou seja, a boa e velha – e preciosa – geração de tráfego.

Por isso, os profissionais da área de Marketing de Conteúdo têm se tornado peças tão valiosas no mercado, entre as grandes empresas, na atualidade.

Não à toa, a palavra-chave em Marketing de Conteúdo é, sem dúvida nenhuma, valor.

Afinal, gera clientes, ao mesmo tempo em que fideliza o público atual.

E nesse artigo você vai aprender como gerar valor e alcançar um número expressivo de pessoas.

Dicas para começar o seu Marketing de Conteúdo conseguindo aumentar o tráfego do site

Foco

O seu foco precisa estar sobre o cliente de sites e blogs, para mostrar que você pensa de forma próxima a seu público-alvo ou potencial.

Deverá utilizar as questões mais comuns que seus clientes costumam levantar no dia a dia de sua empresa – ou de pesquisas que você tenha feito – o seu conteúdo pode utilizar as maiores dúvidas como matéria-prima e eixo temático dos textos.

Segmentação

Priorize os meios em que você irá atuar, ao menos, em cada campanha.

Caso você opte por todos os veículos de comunicação, sua campanha irá perder foco e a conversão poderá ser reduzida, ou de clientes curiosos, mas que não chegarão a fechar negócio. Ou seja, estarão fora do escopo de seu público-alvo.

Palavras-chave

Palavras-chave são tudo em Marketing de Conteúdo, ajudam a campanha a aumentar seu alcance, podem ficar melhor ranqueadas no Google, entre outros.

Uma ferramenta que poderá lhe ajudar imensamente no levantamento e localização das palavras-chave de seus artigos e materiais é o Google AdWords, por meio de seu “Planejador de Palavras-Chave”.

Sem custo algum, você pode ter essa ferramenta como aliada em todas as campanhas.

Basta fazer sua conta no Google AdWords.

Clareza e objetividade

Escrever muito e não dizer nada, não passa credibilidade.

Portanto, seus textos devem estar bem estruturados, com foco, linguagem simples e muita utilidade para os usuários do site.

Autoridade

Estude sempre sobre todo assunto que você abordar.

Desse modo, haverá uma grande possibilidade de que seus conteúdos sejam de alto níveis e possam se aprofundar bastante.

Ler vários textos sobre o tema, na hora da preparação, só irá ajudar você a construir autoridade, quando da produção de conteúdo.

Cuidado com o texto

Para que sua autoridade seja constituída, algo muito importante é ter cuidado com a escrita.

Revisar sempre o texto e ter atenção quanto ortografia, sintaxe e gramática são diferenciais.

Afinal, muitas pessoas hoje cometem grandes deslizes linguístico-gramaticais, levando o leitor e/ou cliente a se impressionar negativamente com o conteúdo – que não pode ser bom apenas, tem de parecer bom.

Experiências compartilhadas

Baseie-se em suas próprias experiências. Isso ajuda você a humanizar sua marca e seu negócio, gerando identificação no público – e podendo culminar em vendas.

Vantagens de estratégias de Marketing de Conteúdo

Entre as vantagens para marcas e empreendimentos, geradas por campanhas de Marketing de Conteúdo, destacam-se:

  • Melhor ranqueamento – ou posicionamento – entre os resultados de pesquisa em Google e outros sites de busca;
  • Melhor e maior engajamento do público em sua marca;
  • Crescimento da credibilidade da empresa na internet e no meio empresarial digital, como um todo;
  • Ampliação do tráfego do site e blog corporativos;
  • Crescimento de conversões de meta – Google Analytics -; entre muitas outras.

Por isso, micro, pequenas, médias e grandes empresas vêm investindo massivamente em aplicação de técnicas de Marketing de Conteúdo, obtendo muito sucesso e ampliando sua base de clientes.

Geração de Tráfego e o Marketing de Conteúdo

Agora que já tratamos bastante sobre as bases de Marketing de Conteúdo, você deve estar se perguntando: mas como eu, sozinho, saberei como implantar técnicas de marketing de conteúdo – a baixo custo – para atrair mais público à minha empresa?

Bem, temos boas notícias. O Marketing de Conteúdo tem sua força, exatamente na questão da geração de tráfego orgânico.

Então, se você não tem mais meios e recursos para fazer mais investimentos em Facebook ads, Google AdSense e outros,

vamos justamente apresentar, a seguir, como utilizar técnicas de Marketing de Conteúdo absolutamente simples para atingir o público que você busca, em seu negócio.

Vamos conhecer melhor essas dicas?

6 técnicas para gerar tráfego via Marketing de Conteúdo explorando qualidade para aumentar o tráfego do site

Técnica #1 – Uso da Cauda Longa

Quanto mais específico for o tema de seu artigo, assim como os termos utilizados em seu titulo e palavras-chave, maior a possibilidade de se conversar com o público-alvo.

Mas por que cauda longa? Bem, justamente pelo fato de que para ser muito específico, é necessário empregar um maior número de palavras e, assim, a expressão passa a ter uma “cauda longa”.

Dessa forma, afunila-se a possibilidade de foco do artigo, que se torna um conteúdo muito mais assertivo.

Além disso, a chamada cauda longa é muito melhor para a otimização de textos.

Exemplos da aplicação da técnica da cauda longa são os seguintes:

Sem cauda longa: Evento no Rio de Janeiro

Com cauda longa: Evento no Rio de Janeiro para nerds fãs de games de computador

Há ferramentas que podem – e muito – ajudar você a obter sucesso na empreitada de definir qual é a melhor escolha de cauda longa, tais como:

Planejador de Palavras-Chave, SEMRush, Google Alerts, que são bem famosas ou HitTail.

Técnica #2 – Uso da Persona para a empresa

A persona é um conceito muito empregado no Marketing de Conteúdo atual.

Simplificando essa ideia, trata-se da elaboração de uma espécie de “avatar”, ou de “máscara” de sua empresa, para que se apresente a seu público.

Então, dependendo da orientação que você preferir criar para sua empresa, pode nortear a criação de sua persona, baseando-se em alguns parâmetros, tais como:

dores, sonhos, desejos, necessidades, compensação de frustrações, urgência, escassez, entre outros.

Técnica #3 – Frequência de liberação de conteúdo

Fazer barulho e viralizar nas redes não é difícil, muitos conseguem.

Agora, se manter no topo do interesse, já é, literalmente, outra história.

Entre os erros de Marketing de Conteúdo mais cometidos pelos brasileiros estão, sem dúvidas, a pouca constância com a qual se publicam novos conteúdos.

Então, para driblar esse risco, elabore sua rotina semanal, e a respeite.

Assim, você conseguirá postar regularmente, além de se relacionar e responder comentários nas redes sociais – algo também muito importante para o Marketing de Conteúdo das empresas.

Técnica #4 – Atualização e otimização constante do conteúdo

Em geral, ao postarmos novas informações e conteúdos, a tendência é a de deixar o passado esquecido.

Isso também é um grande erro! Sempre atualize seus artigos antigos, inserindo novos links, complementações de informação etc.

Tudo isso ajuda tanto na indexação dos novos posts, quanto mantém os antigos.

Técnica #5 – Uso de Link Building

Embora o link building não tenha a importância e destaque de que desfrutou no passado, ainda é uma boa estratégia para ajudar na otimização offpage – ou seja, fora da página de conteúdo.

Trabalhar com hyperlinks, elementos de apelo visual e outros, também ajudam a criar atratividade para seu material.

Técnica #6 – Valor

Evidentemente, quando citamos a ideia de valor, estamos nos referindo, como já apontamos, à questão do valor gerado pela informação, pelo conhecimento, enfim, pelo conteúdo de alto nível e qualidade.

É como se, a cada acesso de seus leitores a um de seus artigos e materiais, sua audiência fosse recompensada com muita informação.

Com isso, é importante refletirmos sobre a seguinte questão, envolvendo Marketing de Conteúdo:

se valor é algo importante, um conceito-chave para qualquer estratégia de divulgação, a qualidade está sempre de mãos dadas a essa ideia.

Portanto, de nada adiantaria ter muito conteúdo, sendo divulgado de hora em hora, se não é otimizado, ou se não apresenta nada de interessante, novo ou memorável para a audiência.

Isso até gera algum interesse, mas não agrega valor e não qualifica seu tráfego.

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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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