A revolução dos motores de busca - Como sobreviver?
Estamos em um período de testes com as mudanças principalmente no Google e encontramos diversas opiniões diferentes.
Alguns conseguindo tirar e compartilhar insights sobre o revolucionário conceito de Generative Engine Optimization "um novo termo que está circulando". Se o famoso, bom e velho SEO morreu não sabemos 100%, mas o que está claro que precisamos ajustar muitas coisas para a nova forma de busca.
Agora vamos para algumas dicas de profissionais na área de SEO.
A origem da estratégia GEO e seu impacto
Gosto muito de acompanhar tudo dos dois mundos White Hat, Black Hat e acompanhar vários grupos no Brasil e fora.
Em uma dessas esbarrei em uma ideia bem interessante chamada de GEO que teve sua origem em um estudo, abrangente (disponível em formato PDF) que explora até nove estratégias para otimizar a posição de um site, em motores como SGE (Google's Generative Experience), Bing Chat e Perplexity. Os resultados são impressionantes e mostram um aumento de até 40% na visibilidade, de acordo com os autores do estudo.
Diversidade de cenários e a necessidade de estratégias específicas
Em meio a cenários diversos, torna-se crucial desenvolver estratégias de SEO adaptadas a cada ambiente. É essencial compreender que o que funciona em um mecanismo de busca generativo e pode não ter o mesmo impacto em outros.
O fim dos cookies desencadeia guerra pelo SEOJess, especialista em otimização, compartilhou um modelo fundamental para otimizar a conversão, destacando que, apesar de o conteúdo ser vital, a organização da página desempenha um papel crucial.
Aconselho a leitura: https://www.linkedin.com/posts/jessjoyce_copy-my-tested-seo-cro-framework-to-turn-activity-7142907377506267136-_ZcT/
Marco Giordano oferece uma análise perspicaz dos problemas mais comuns encontrados nas páginas web e propõe soluções práticas para otimizar, contribuindo para uma estratégia de SEO mais eficaz.
Dica de leitura: https://www.linkedin.com/posts/marco-giordano96_seo-activity-7146251140316237824-0m73/
Resumo:
Deterioração de conteúdo: Utilizar dados do GSC e GA4 é crucial para identificar conteúdos que estão perdendo relevância.
Google rescinde contrato com a Appen, mas mantém E-E-A-T como critério de SEOFalta de planejamento de conteúdo: Um equilíbrio entre intuição e dados, aliado a um plano orientado, melhora a qualidade do site.
Relatórios inconsistentes: Evitar a mistura aleatória de fontes de dados e padronizar métodos de notificação é essencial.
Monitoramento de desempenho: Ferramentas de rastreamento de palavras-chave são fundamentais para proteger o envolvimento de pesquisa. Usar sem saber o que fazer não adianta de nada, estude.
Crescimento lento: Em muitos casos, explorar outros canais para distribuir conteúdo é mais eficaz do que depender exclusivamente de mecanismos de busca.
Seguir cegamente tudo o que é passado pelo Google? Vamos agora entrar nessa batalha de debates nesse período de constantes mudanças.
A controvérsia em torno da assinatura de perfil autor no artigo
Enquanto a ênfase tem sido na conformidade com o conceito E-E-A-T, o Google surpreende ao declarar que a assinatura de autores não afeta diretamente o posicionamento nos rankings. Bem, já encontrei vários debates que fizeram testes isolados e deu um bom resultado, mas é necessário testar e validar na sua serp.
Black Hat - Leia aqui o que você deveria saber sobre esse assuntoMas vamos olhar com os olhos do Google o que ele diz: https://twitter.com/searchliaison/status/1744373098432864386
Resumo segundo o Google:
"Não verificamos as credenciais [do autor] para fins de classificação."
"Assinaturas de autores não influenciam a classificação."
"[Biografias de autores] é algo feito para os leitores, não para o Google."
Apesar de não ser um fator de posicionamento direto, a presença da assinatura do autor faz parte dos critérios de qualidade do Google, influenciando indiretamente a avaliação do site.
Ainda encontramos sites bem posicionados em algumas serps sem o perfil autor, mas agora deixo a minha opinião.
Assine seu conteúdo, ofereça informações relevantes e faça isso tanto para os usuários quanto para os (futuros) sistemas de classificação do Google. Afinal, a qualidade continua sendo a chave para o sucesso no mundo dinâmico do SEO.
Fique rico com Google Adsense ou morra tentandoEspero que tenha curtido o conteúdo sobre:
A revolução dos motores de busca - Como sobreviver?
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
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