Ajustes de conteúdo para aumentar tráfego de pesquisa sem gastar nada

Quem não gosta de mais tráfego? Não importa quantos visitantes mensais no blog você tenha você ainda quer mais. Porque mais tráfego significa mais oportunidades para construir relacionamentos, gerar leads, fechar negócios e ganhar dinheiro com isso você precisa de conteúdo para aumentar tráfego de pesquisa.

O grande problema atual com a maioria dos conselhos para geração de tráfego convencional o problema é o valor (muito caro) ou é simplesmente ultrapassado, ineficaz ou inútil.

Escrever conteúdo de alta qualidade, essa é uma das dicas padrões para os blogs incluindo os backlinks que são ótimos para uma estratégia de tráfego a longo prazo, porém vou passar a realidade é que “criar conteúdo de qualidade” não vai gerar links magicamente. Lembre-se não adianta de nada um grande conteúdo com 4 mil palavras ou escreva um conteúdo excelente se nunca é lido.

O google não vai dar as primeiras posições somente por escrever um conteúdo maravilhoso e longo, pois existem outros fatores. 

Escrever um artigo longo também depende inteiramente do tema e do que os leitores esperam e precisam. Tente escrever um artigo de 5000 palavras sobre “como faço para reiniciar meu iPhone”. Não vai funcionar.

Eu acho muito perigoso um conteúdo longo quando a única intenção/motivo é servir os mecanismos de pesquisa e não os usuários. Isso provavelmente impedirá a experiência do usuário se eles forem confrontados com grandes textos sem sentidos e que não resolvem nada.

É o usuário que decide visitar seu site e se envolver com seu conteúdo, e não o Google.

Você precisa pesar o comprimento do conteúdo com a intenção do usuário.

Mas e se você precisa de algo para criar um impacto imediato?

Neste artigo, vou compartilhar algumas estratégias e mudanças que eu fiz e você também pode fazer no seu blog com o conteúdo existente, sem gastar toneladas de dinheiro e vai ganhar mais tráfego dos motores de buscas e sites de mídias sociais criando ou usando conteúdo para aumentar tráfego de pesquisa.

O Que É Tráfego Nos Negócios Digitais?

Pode ser óbvio para alguns, mas, nem todos sabem o significado da palavra tráfego no marketing digital, principalmente se estiver começando ou querendo entrar neste mercado online lucrativo.

Por isso gosto de explicar de uma forma mais pessoal, sem ser muito técnica, pois, quem não está neste mercado pode estranhar algumas palavras, por isso simplifico para facilitar o entendimento, ok? Não é o tráfego de carros, então vamos lá.

O Que É Tráfego

Tráfego nos negócios online são as visitas das pessoas  em seu Blog, no seu canal do Youtube, na sua página do Google, na sua página do Facebook (Fan Page) e outras mídias que por ventura esteja trabalhando se for um empreendedor digital.

Resumindo, tráfego são as visitas das pessoas em suas redes sociais, em seu blog, site, páginas, canais, etc.

Mas, porque preciso de tráfego? Simples, para que suas publicações sejam vistas, suas postagens, seus vídeos, os produtos que está promovendo, pelo maior número de pessoas possíveis.

Quem trabalha na internet, necessita de tráfego, muito tráfego, pois, seu trabalho se baseia em divulgar conteúdo e promover seus produtos, sendo digitais ou não, para que o mesmo seja visto por muita gente, só assim, poderá ganhar dinheiro na internet, de nada vale ter um conteúdo, se ninguém ler, ninguém assistir, ninguém comprar, não é verdade?

Por isso o tráfego é muito importante para ter sucesso nos negócios na internet e existem dois tipos de tráfego: o tráfego pago e o tráfego orgânico, que explicarei abaixo:

Tráfego Orgânico (Grátis)

É aquele tráfego gratuito, livre, muito vantajoso, bem mais trabalhoso de conseguir, principalmente no início, demora um pouco para aparecer, mas, ao longo prazo é bem gratificante.

São aquelas visitas naturais, de graça que são geradas através de pesquisa nos mecanismos de busca, como exemplo o Google, entre outros.

Quando uma pessoa digita no Google determinada coisa que procura, ela pode clicar e ir até seu blog, site etc,  caso tenha relação com o que estava procurando, entendeu?

Mas, para isso acontecer e conseguir aparecer nas primeiras páginas do Google, por exemplo, tem muito coisa a ser feita, muito trabalho, como a otimização do blog ou site (SEO), que explico em outro artigo aqui no blog, olhe lá.

Tráfego Pago

O tráfego pago é aquele em que você paga para conseguir, mas como? Fazendo anúncios no Facebook Ads, no Google e Youtube, por exemplo.

O número de visitas para seu blog, site, ou suas páginas, através do tráfego pago será muito grande, gigantesca mesmo, bem mais rápido, só tem um porem, muitas regras estão mudando no Facebook e qualquer coisinha é motivo para bloquearem sua conta, recusarem um anúncio, então, você fica a mercê dessas empresas, tem o lado positivo de obter muito tráfego e rápido, mas, terá que ter cuidado e seguir as regras á risca para não ser penalizado, este é o lado chato, mas, vale a pena com certeza.

Resumindo, tráfego pago é aquele que você paga fazendo anúncios e recebe um grande número de visitantes em seu negócio, site, blog etc.

Ajustes de conteúdo para aumentar tráfego de pesquisa no blog sem gastar um centavo

O primeiro ponto é o uso de palavras chaves de cauda longa. Você já deve ter visto blogueiros defendendo agressivamente o conceito de “escrever para os visitantes” e não para os motores de buscas. Eu digo que precisa escrever para os dois.

Ao longo dos últimos anos, o Google esta fazendo diversas mudanças nos seus algoritmos e todas destinadas a tornar os seus resultados de buscas mais naturais para o usuário. Atenção o SEO do passado de 5 anos hoje não servem tudo mudou e precisa se adaptar. Hoje você precisa ter muito cuidado e não pode encher os artigos/posts com palavras-chave ou até mesmo criar vários backlinks e esperar que esteja nas primeiras classificações nos resultados de pesquisa.

ATENÇÃO –> As coisas mudaram.

Mesmo fazendo o que o Google pedi que é escrever para os visitantes você ainda precisa usar algumas táticas inteligentes, para vencer a concorrência e não quebrar as regras do Google e ser penalizado.

Quando você escrever o seu próximo artigo, concentre-se na bola da vez que são as palavras chaves de cauda longa (long tail) misturando no artigo nos locais certos palavras chaves de concorrência e palavras chaves exatas. 

Antigamente tinha-se o foco em palavras chaves exatas como “comida mineira” e hoje a intenção é trabalhar as palavras de cauda longa “comida mineira a melhor do brasil” por terem menos concorrência e facilidade em classificar nas buscas e vai achar de forma exata o que o usuário deseja. Repare na palavra chave exata vai encontrar 2 palavras e na cauda longa vai encontrar 6 palavras sendo exatas no desejo do usuário.

Para fazer este trabalho de forma eficaz, você pode usar o Google Webmaster Tools clique no seu domínio e selecione Tráfego de pesquisa e Search Analytics.

Atenção: Você precisa integrar/configurar o seu Google Analytics para o seu blog e integrar o Google Webmaster Tools. Se você não sabe como fazer basta procurar no google e vai achar vários artigos.

Nessa opção você vai encontrar uma lista de palavras-chave que estão enviando trafego, juntamente com a sua classificação média para cada palavra-chave. Essas palavras de cauda longa você pode adicionar em novos artigos ou até mesmo adicionar nos artigos existentes correspondentes as palavras-chave para melhorar e facilitar a busca dos usuários no motor de busca e lembrando que precisa de muita atenção no quesito quantidade de palavra chave (foco).

Abaixo no Search Console (Webmaster Tools) eu consigo verificar palavras de cauda longa e as palavras que o usuário busca no Google para chegar ao meu blog/artigo. Com essas informações adiciono no meu artigo novo ou antigo essas palavras que o usuário usou.

tráfego-de-pesquisa

Se for uma palavra chave exata você pode copiar e abra o Google e faça uma busca para achar a sua opção em cauda longa. Outro detalhe não precisa ficar preso no seu artigo somente com uma palavra chave exata ou somente uma de cauda longa pode usar outras relacionadas.

Nessa busca se você achar palavra-chave exata você pode pedir uma ajudinha ao Google e verificar quais são as palavras de cauda longa que poderá usar. Fiz um teste e também poderá fazer em cima de uma palavra chave “comida mineira” usando a busca do Google e consegui outras palavras chaves de cauda longa no rodapé da busca na opção de pesquisas relacionadas.

palavra-chave-cauda-longa

O conteúdo para aumentar tráfego + backlinks + palavras-chave corretas = mais tráfego. Claudio eu posso trabalhar o conteúdo + palavras-chave de cauda longa sem os backlinks? Também pode.

Conteúdo para aumentar tráfego de pesquisa vale a pena?

Estas são as palavras-chave de cauda longa que o Google encontra relevantes para a palavra-chave “comida mineira”. E aqui está a sua oportunidade, uma vez que essas palavras-chave não são tão competitivas quanto à palavra-chave principal, mas estão intimamente relacionados a ela.

Copiar essas palavras-chave de cauda longa e usar, de uma maneira natural, no seu conteúdo/artigo e use diferentes variações destas palavras-chave. Isto vai melhorar o seu rank não só nas palavras-chave de cauda longa, mas também sobre a palavra-chave principal, desde que o Google considere todas elas intimamente ligadas umas com as outras.

Existem outras ferramentas além do Google para achar palavras de cauda longa como:

keywordtool – uso muito

keywordtooldominator

kwfinder

ubersuggest

keywordrevealer

lsi

Conteúdo para aumentar tráfego em 40% ou mais

Certifique-se de cada palavra no seu post fornece valor para os leitores. Se você deseja usar várias palavras-chave relacionadas no seu artigo escreva o máximo possível no seu artigo para mostrar de uma forma natural e o Google que veja que esta tentando enganar. Se eu desejo usar algumas palavras tento escrever artigos com 1500/2000 palavras.

Quando uma página ou um post tem uma alta taxa de atividade do usuário a partir de suas palavras-chave alternativas, perfeitamente significa que o seu conteúdo é muito relevante e útil. Isto também significa que ele tem grandes chances de conseguir mais visitantes nos resultados de pesquisa para as suas outras palavras-chave de cauda longa.

Promova e adicione novas palavras no seu artigo antigo

É fácil se concentrar na criação de novos posts para geração de tráfego, ignorando completamente o conteúdo existente no seu blog. Cada pedaço de conteúdo no seu blog, não importa quantos anos, é um artigo e pode ser usado para trazer mais tráfego e aumentar as conversões.

Atenção: Você pode adicionar novas palavras no título do seu artigo antigo e dentro do texto mantendo a URL original do artigo e caso tenha intenção de adicionar a palavra chave nova na URL do artigo precisa fazer um redirecionamento para nova URL.

Existem várias maneiras que você pode promover.

  • Promover o conteúdo em mídia social

Você precisa promover agressivamente o seu conteúdo antigo em mídias sociais para atrair tráfego regular. Você pode usar ferramentas de gerenciamento de mídias sociais como PostCron ou Buffer para agendar atualizações sociais semanais ou mensais e criar links internos nos artigos mais novos para esses artigos mais antigos.

  • Otimizar rotas de conversão

Os visitantes podem chegar ao seu site de várias formas e caminhos diferentes sem precisar depender somente do Google. Mas certas rotas têm maiores taxas de conversões em relação aos outros. Traçar a rota de onde esta chegando mais tráfego pode ajudar a identificar o conteúdo com mais desempenho, o comprimento ideal e as melhores plataformas onde você pode promover o seu conteúdo para gerar mais tráfego.

  • Link para o seu conteúdo mais antigo usando âncoras naturais

Para alavancar o seu conteúdo mais antigo, você precisa vincular (criar links) regularmente em seus novos posts. Muita atenção é preciso ter cuidado ao escolher o texto âncora no qual vai criar o seu link interno ou externo. Em alguns casos eu uso o texto âncora palavra chave do artigo ou como – clique aqui, leia isto, leia mais.

Nem sempre você precisa criar algo novo ou gastar muito dinheiro para obter tráfego. Você pode impulsionar os seus artigos aumentando o número de tráfego e a taxa de conversão, fazendo as mudanças certas para o seu SEO.

Pense sempre no seguinte quanto mais palavras na cauda longa “será mais meior di baum” (e palavra bonita kkkkk).

Conteúdo para aumentar tráfego de pesquisa com cauda longa é a bola da vez use e veja um tráfego constante.

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6 Comentários

  1. Magda agosto 31, 2016
    • Claudio Gomes setembro 1, 2016
      • Magda setembro 1, 2016
        • Claudio Gomes setembro 2, 2016
          • Magda Reis setembro 3, 2016
          • Claudio Gomes setembro 3, 2016

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