Aprenda como criar um blog grátis no wordpress

Dando continuidade ao tutorial para criação de um blog grátis no WordPress, vamos agora conhecer detalhadamente o editor de postagens.

Nas postagens anteriores foi ensinado como cadastrar um blog no WordPress, como escolher um template grátis para o seu blog e como criar e editar categorias.  Portanto se você ainda não leu as outras partes desse tutorial recomendo que o faça antes, nos links  seguintes: Aprenda como fazer um blog grátis no wordpress sem gastar nada

Aprenda como criar um blog grátis no wordpress

Para acessar a área de postagens clique ou apenas passe o mouse sobre a guia Artigos e em seguida clique no link Novo artigo como pode ver na imagem abaixo:

Você será direcionado então ao editor de postagens como pode ver a seguir:

A primeira coisa que gostaria que observasse é este pequeno ícone:

Ele exibe e esconde uma barra de ferramentas adicional no editor de postagens. Clicando no ícone você verá essa barra de ferramentas:

Compare agora com a imagem do editor mais acima para ver a diferença.

O editor é bem intuitivo e se você está familiarizado com outros editores, como o Word por exemplo, reconhecerá a maioria dos comandos.

Os três primeiros botões são de destaque de texto: Negrito (B : Bold em inglês), itálico e rasurado (riscado ao meio).

Depois você tem configurações de listas: Não ordenada e Ordenada. Em seguida o botão de citação que configura o texto com a tag <blockquote> que não pode ser vista no modo visual de edição.

Depois vem os botões de alinhamento: esquerda, centralizado e direita. Logo em seguida os botões para criar  ou retirar a configuração de um link.

Você terá que marcar a porção de texto que deseja transformar em link e em seguida clicar no botão correspondente.

Uma poup up um será aberta para você editar do link.

Você digitará o endereço do link, o titulo que aparecerá ao passar o mouse sobre o link e irá marcar a caixa de seleção Abrir link numa nova janela/separador caso queira que a página chamada abra em outra aba ou janela, dependendo da configuração do navegador do usuário.

Não é obrigatório digitar um texto para o link, porém é altamente recomendável pois é um  dos critérios SEO que será levado em conta pelo Google para posicionar uma página ou artigo nos resultados de uma busca.

Se você tiver criado um link e resolver desfazê-lo basta marcá-lo arrastando o mouse sobre o link, com o botão da esquerda pressionado, e depois é só clicar no botão correspondente.

Observe que o botão de criar link continua ativo, isso se dá porque, se você marcar um link existente e ao invés de clicar no botão para retirar a configuração do link você clicar novamente no botão para criar link, a poup up será novamente aberta para que você possa  editar o link em questão.

O botão que se segue inclui a conhecida tag more e ao ser incluída irá criar um resumo do post que aparecerá na página inicial assim como na página de categorias.

Só irá aparecer o texto de um artigo até o ponto onde foi incluída a tag more e será criado um link convidando para ler o resto do artigo.

Clicando no link você será direcionado para a notícia completa.

Você pode perceber aqui mesmo no blog que na página inicial só são mostrados os resumos das notícias.

O próximo ícone exibe o editor em tela cheia.

Resultado.

Agora vamos ver os comando da barra adicional de ferramentas.

O primeiro comando é um menu drop down para escolha do estilo de texto.

Podendo ser parágrafo, endereço, pré formatado ou seis níveis de títulos que representam as tags do html H1 até H6 e é definido como Cabeçalho 1 até Cabeçalho 6.

Em seguida você tem mais um destaque de texto além dos três da barra principal e é o sublinhado, marcado como U (em inglês: underline).

Depois, mais um alinhamento extra de textos para deixar o texto justificado.

O próximo comando é um menu drop down para escolha da cor da fonte e você tanto pode escolher a cor antes de começar a digitar o texto ou marcar o texto e mudar para a cor desejada.

Os dois botões seguintes são para colar textos de outro local e veja na imagem abaixo que o primeiro botão é para colar textos de qualquer local e o segundo é específico para colar textos do Word.

Ao clicar em um desses botões uma poup up será aberta para que o texto possa ser colado.

O botão seguinte (desenho de uma borracha) remove qualquer formatação de  texto que tenha sido feita anteriormente, é só marcar a porção de texto que se deseje retirar a formatação e clicar no referido botão.

Em seguida você tem um botão em forma de ferradura que abrirá uma poup up com um mapa de caracteres especiais que poderão ser incluídos no texto.

Os dois botões seguintes servem para aumentar ou diminuir o recuo, em seguida botões de fazer e desfazer e por último um botão que abrirá uma poup up com um tutorial básico de ajuda.

Vamos primeiro ver a parte de criação e atualização de categorias. A primeira coisa a saber é que o seu blog no WordPress não poderá ficar sem pelo menos uma categoria, pois os artigos terão que pertencer obrigatoriamente a alguma categoria.

Por padrão ao criar o blog você terá a categoria Uncategorized que significa Não categorizado o que não quer dizer que o artigo não pertença a nenhuma categoria, pois ela já é uma categoria em si, apenas define o artigo como não pertencendo a uma categoria específica.

Se você criar uma postagem e não definir uma categoria, ela será atribuída a categoria padrão.

Você pode alterar o nome dessa categoria padrão para uma definição mais apropriada, mesmo porque sendo o seu blog em português, não faz sentido o nome de uma categoria em inglês.

Antes gostaria de explicar que os sub itens do menu no WordPress podem ser exibidos de duas formas:

Ao passar o mouse por cima de um item, uma poup-up lateral será exibida, como na imagem abaixo:

Ou quando você clica em um item do menu, é exibido então um menu expansível que mostrará os sub itens logo abaixo:

Editando categorias no WordPress

Então localize o item de menu Artigos e escolha o sub item Categorias e terá a seguinte tela:

Do lado esquerdo você tem o formulário de cadastramento das categorias e à direita uma lista de categorias já cadastradas.

Ao passar o mouse sobre uma categoria serão exibidas três opções: editar, edição rápida e ver.

Clicando em Ver você será enviado para a página no seu blog que exibirá todas as postagens dessa categoria.

Clicando em Edição Rápida será aberto uma área de texto no próprio local para que você possa renomear a categoria.

E clicando em Editar você será direcionado para uma área mais completa de edição.

Poderá além de renomear a categoria, modificar a descrição assim como o nível hierárquico da categoria, se será uma categoria de primeiro nível os subcategoria, escolhendo qual a categoria superior.

Claro que nesse momento, como só existe essa categoria, não aparecerá nenhuma categoria como opção para categoria superior. O valor Nenhum significa que a categoria é de nível superior não sendo subcategoria de nenhuma outra.

Vamos então escolher essa última opção para modificar a nossa categoria padrão, mas antes acesse o seu blog e dê uma olhada na categoria que foi atribuída as duas postagens:

Veja que é a categoria padrão. Agora vamos fazer uma edição, apenas mudando o nome e colocando uma descrição:

Veja que apenas mudei o nome para Geral e coloquei uma pequena descrição.

Depois de clicar em Atualizar será mostrada a tela inicial das categorias e veja:

Perceba que o nome foi mudado para Geral e agora aparece a pequena descrição que adicionamos e apenas serve de referência para o administrador(s) do blog, não aparecendo para os leitores.

Agora vá até a página inicial do blog e atualize-a.

Observe que a categoria atribuída agora chama-se Geral e não mais Uncategorized apesar de ser basicamente a categoria padrão.

Criando categorias no WordPress

Agora vamos criar uma categoria no WordPress e não tem nenhum mistério. Na tela inicial de categorias, na coluna esquerda, apenas escolha um nome, e uma descrição. Veja:

Observe que escolhi Ganhar Dinheiro para o nome da categoria e a descrição “Como ganhar dinheiro com o seu blog”, porém no menu drop down que lista as categorias já cadastradas deixei em Nenhum porque quero que seja uma categoria de nível superior, mas poderia deixar como subcategoria da categoria Geral se quisesse, pois essa opção está disponível agora.

Depois de clicar no botão Adicionar nova categoria você verá listada a nova categoria.

Observe um detalhe agora:

Veja que ao passar o mouse sobre essa nova categoria você verá uma quarta opção Eliminar.

Ela não estava disponível antes porque só existia a categoria padrão. Como o blog tem que ter pelo menos uma categoria, a categoria padrão, não seria possível apagá-la, e continua não sendo possível apagar essa categoria, tanto que se você passar o mouse sobre a categoria Geral verá que a opção Eliminar não existe.

Uma informação importante: quando você tem postagens atribuídas a uma determinada categoria e esta for deletada, as postagens não serão deletadas com essa ação, ao contrário disso, as postagens que ficaram sem categorias serão automaticamente atribuídas a categoria padrão.

Criando subcategorias no WordPress

Agora vamos criar uma subcategoria da categoria Ganhar Dinheiro e para isso basta fazer o mesmo processo anterior e escolhendo no menu drop down de categoria superior a categoria Ganhar Dinheiro que será a categoria pai dessa subcategoria.

Escolhemos o nome Programa de afiliados para a subcategoria e para que se comporte como tal, escolhemos no menu drop down a opção Ganhar Dinheiro para que seja a categoria superior e colocamos uma pequena descrição: Aprenda a ganhar dinheiro na internet.

Depois de salvo a subcategoria Programa de afiliados aparecerá abaixo da sua categoria superior, no caso Ganhar Dinheiro e observe que antes do nome existe um traço exatamente para indicar que é uma subcategoria.

Observe também a imagem seguinte:

Acontece que você pode cadastrar uma categoria como subcategoria de outra, ou seja uma subcategoria de segundo nível e esse processo pode ser contínuo, podendo ter outros subníveis de categorias que desejar.

Vamos aprender inicialmente como escolher um template para o blog. É importante fazer isso no inicio porque quando você troca de tema, algumas configurações podem ser perdidas e você precisará refazê-las, ou mesmo o novo tema pode não aceita-las, portanto é muito importante que você já comece os trabalhos no blog escolhendo o template (tema) que mais lhe agrade e vá de fato usá-lo.

Observe a imagem abaixo:

Clicando no link indicado você será direcionado para a página de escolha dos templates.

Observe que logo no início lhe é apresentado o template atual do blog e alguns botões de edição. Você pode escolher fazer alguma configuração antes de mudar o tema ou deixar para depois.

Como a nossa intenção é escolher um novo template, então é melhor deixar as configurações para depois, mas podemos fazer uma configuração bem básica apenas para exemplo.

Clique no botão Personalizar como mostra a imagem acima para ser direcionado para a seguinte tela:

Vamos apenas modificar o título e subtítulo do blog. Clique então no link Titulo e subtítulo do site:

Veja abaixo como as modificações já aparecem em tempo real:

Apenas separei as palavras que compões o nome do blog e modifiquei o subtítulo que aparece na barra superior. Clique no botão Save & Publish para salvar as alterações.

Mas agora vamos escolher o nosso tema:

Antes de mais nada é importante dizer que nem tudo na plataforma gratuita do WordPress, é totalmente grátis. Algumas atualizações ou modificações custarão algum dinheiro, por isso é bom ficar atento.

Observe na imagem acima para onde aponta a última seta, que se trata de um tema pago. Você saberá imediatamente quando se trata de um template pago ou um template grátis, pois no primeiro caso, verá logo um link com o valor e terá que clicar no link para comprar o template. Os gratuitos simplesmente não marcam valor algum.

Agora observe na imagem a primeira e segunda setas. Apontam respectivamente para um menu onde você poderá escolher temas por ordem alfabética,  temas populares, recentes, premium e oferecidos por colaboradores do site.

Os templates Premium referem-se a templates pagos, mas não é o nosso caso agora.

A segunda seta aponta para um campo de busca onde você poderá usar uma palavra chave relacionada ao tema do seu blog. Lembre-se que se buscar por palavras chave em inglês terá mais chances de encontrar um template que tenha relação com o tema do seu blog.

Você também pode refinar bastante a busca clicando no link Filtro de características e terá varias características possíveis a sua escolha, desde esquema de cores, número de colunas até funcionalidades como: Cabeçalho personalizado, Menu personalizado, I

Esse é um dos motivos pelo qual é altamente recomendável que a primeira coisa a fazer quando criar um blog no WordPress seja escolher o template que irá usar, pois funcionalidades que estão presentes em um podem não está em outro e poderá ser uma dor de cabeça, principalmente para os mais inexperientes, a mudança de um tema para outro.

Veja que eu filtrei por templates com padrão de cores azul, duas colunas, largura fixa e cabeçalho personalizado.

Entenda que se trata de um filtro de busca, então você poderá fazer uma busca usando a palavra chave que melhor define a temática do seu blog, depois de apresentado os templates, como podem ser uma grande quantidade deles, você pode filtrar apenas pelas características que lhe interesse.

Então fiz uma busca pelo termo WordPress já que esse blog de demonstração tem como temática a criação de um blog grátis no WordPress. Em seguida apliquei o filtro:

Veja na imagem acima os seis primeiros apresentados e observe que o segundo e o terceiro são templates premium, ou seja, são pagos. Vou escolher um bem simples e grátis, o sexto com o nome de Contempt.

Se você já sabe o nome do template, no caso Contempt poderia encontrá-lo sem precisar usar o filtro, bastando digitar o nome no campo de busca. No entanto como se trata de um tutorial e você está aprendendo passo a passo, recomendo que faça o processo completo.

Para mudar o tema simplesmente clique no link Activar, mas pode antes clicar em Pré-Visualização para ter uma prévia da aparência do seu blog.

Depois de ativar o tema abra uma nova aba e digite o endereço do seu blog: meublog.wordpress.com/ para visualizar como ficou:

Observe que apenas por mudar o template algumas configurações já ficam diferentes no menu lateral. Aparecem 4 áreas diferentes enquanto que no template padrão eram apenas duas. Mas isso poderá ser configurado também como veremos em outra oportunidade.

Ufa consegui terminar esse artigo e agora você aprendeu como criar um blog grátis no wordpress.

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