Recomendações para implementar avaliações de usuários em seu produto ou serviço

Avaliações de usuários

As avaliações de usuários são muito importantes para qualquer empresa, seja ela de produtos ou serviços.

Afinal, essas avaliações são um termômetro para identificar pontos positivos e pontos negativos.

Além disso, também é essencial mostrar a quem já é seu cliente, que você se preocupa com a opinião dele. Assim como demonstrar para as pessoas que ainda não compram de você, que sua empresa é responsável e se importa com sua clientela.

Dessa forma, é fundamental que, quem anuncia pela Internet, ofereça uma forma para que seus clientes possam opinar sobre seus produtos e serviços. Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de recomendações sobre esse assunto, para que você saiba como implementar de maneira correta um sistema de coleta de avaliações de clientes. De modo a beneficiar não só a sua clientela, mas a sua empresa também.

Portanto, não deixe de ler até o final, pois essas dicas podem te ajudar a aprimorar seus serviços e aumentar suas vendas.

Conteúdo
  1. Recomendações para implementar avaliações de usuários
    1. 1.   Use um software eficiente e intuitivo
    2. 2. Tenha uma política clara sobre avaliações de usuários
    3. 3. Aceite todos os tipos de avaliações
    4. 4. Incentive a avaliação
    5. 5. Monitore as avaliações dos usuários
    6. 6. Use as avaliações como uma oportunidade
    7. 7. Comunique-se abertamente com os usuários
  2. Conclusão

Recomendações para implementar avaliações de usuários

Implementar avaliações de usuários
Implementar avaliações de usuários

Como dissemos no começo, é muito importante para qualquer empresa captar as opiniões de seus clientes, para poder demonstrar preocupação com o que eles estão satisfeitos e com o que não estão. Além disso, para quem trabalha com produtos, também é importante saber quais produtos você vende que são de boa qualidade, ou quais fornecedores precisam ser trocados.

Enfim, é inegável o quão primordial é para qualquer empresa oferecer e incentivar as avaliações dos usuários. Porém, para garantir que esse processo seja feito da forma correta e que você possa aproveitar todos os benefícios de fazê-lo, é preciso seguir algumas recomendações.

E para te ajudar com isso, separamos uma lista com dicas simples, mas valiosas.

1.   Use um software eficiente e intuitivo

A ferramenta que você utiliza para captar e divulgar as avaliações de usuários faz toda a diferença. Afinal, quando você usa um software eficiente, fluido e fácil de manipular, você agrega facilidade para seus clientes e mais tranquilidade para você aproveitar essas opiniões.

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Por isso, escolha com cuidado o programa que você quer implantar. Utilize um que integre diversos canais e que ofereça uma forma simples para o usuário avaliar. Assim, você evita que a pessoa perca o interesse devido à dificuldade em votar, e que você não consiga aproveitar esses feedbacks em benefício da sua empresa.

2. Tenha uma política clara sobre avaliações de usuários

É importante ter uma política transparente sobre avaliações em seus produtos ou serviços online. Afinal, como vimos, é preciso garantir que o cliente saiba o que e como deve fazer a avaliação. Na Internet, tudo é muito rápido, então, se o usuário encontrar qualquer dificuldade, ele vai sair sem deixar a opinião.

Sendo assim, informe aos usuários que tipo de feedback é aceito e quais são os critérios usados para avaliar. Além disso, torne a avaliação fácil, ou seja, forneça um processo simples para deixar uma avaliação.

Por exemplo, de 1 a 5 estrelas, ou notas de 0 a 5, etc.

3. Aceite todos os tipos de avaliações

Para que as avaliações mostrem a realidade, aceite todo tipo de avaliação, incluindo críticas negativas. Claro, desde que sejam relevantes e construtivas.

Isso porque aprender com as críticas é uma oportunidade valiosa de melhorar seu produto ou serviço. Além disso, ao contrário do que pode parecer, ao ver críticas ruins divulgadas, sua credibilidade com seus clientes pode aumentar. Afinal, eles saberão que você é fiel à verdade, e não tenta mascarar eventuais problemas com ilusões.

4. Incentive a avaliação

Outra boa recomendação importante é que você incentive seus clientes a deixarem avaliações, oferecendo algum tipo de recompensa em retorno. Pode ser um cupom de desconto para a próxima compra, acesso exclusivo a um infoproduto, desconto no frete no futuro, etc. Analise o perfil do seu cliente e o que seria um “mimo” relevante a ser oferecido para incentivá-lo a deixar uma avaliação.

Isso vai garantir que você tenha um fluxo constante de feedback.

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5. Monitore as avaliações dos usuários

Monitore todas as avaliações para acompanhar a experiência do usuário e responder às suas preocupações. Afinal de contas, de nada adianta ter centenas de opiniões se você não as utilizar para alguma coisa, não é mesmo?

Portanto, estabeleça uma frequência de análise e acompanhe de perto o que seus clientes estão falando a respeito dos seus produtos e serviços.

6. Use as avaliações como uma oportunidade

É muito importante que você não veja as avaliações como ataques à sua empresa. Mesmo as negativas. Isso porque elas podem ser uma excelente forma de identificar seus pontos negativos e corrigi-los. Assim, use as avaliações como uma oportunidade para fazer melhorias em seus produtos ou serviços. Encontre padrões nas avaliações e responda aos comentários de críticas, indicando como você está lidando com os problemas.

Tudo isso só reforçará para seus clientes e clientes em potencial, como você é uma autoridade na sua área e tem maturidade para lidar com o lado difícil de ser um empreendedor também.

7. Comunique-se abertamente com os usuários

Essa dica é uma extensão da anterior. Após monitorar as avaliações e utilizá-las como um norte para aprimorar seus produtos ou serviços, lembre-se de responder às avaliações. Em especial as reclamações.

Então, comunique-se abertamente com seus clientes e informe-os sobre as melhorias que foram feitas. Isso incentivará outros a avaliar e pode até mesmo trazer de volta clientes insatisfeitos. Essa política também é interessante para aumentar sua credibilidade perante os usuários.

Afinal, não é à toa que, em sites especializados em reclamações de consumidores, como o Reclame Aqui, as empresas com melhores notas são também aquelas com maior índice de resposta às insatisfações.

Conclusão

Os clientes são a espinha dorsal de qualquer empreendimento. Além de serem os responsáveis diretos pelo faturamento da empresa, eles ainda têm o poder de indicar sua empresa para outras pessoas, caso fiquem satisfeitos. Ou de acabar com sua reputação se ficarem insatisfeitos. Por isso, é muito importante acompanhar as opiniões deles acerca de seus serviços, para poder corrigir falhas antes que elas prejudiquem seus negócios.

E uma das melhores formas de se fazer isso é por meio da coleta de opiniões. Portanto, agora que você já sabe a importância das avaliações de usuários, coloque essas recomendações em prática e melhore sua imagem e suas vendas!

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Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Recomendações para implementar avaliações de usuários em seu produto ou serviço
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Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

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