O guia completo para backlinks e sua importância no SEO

Os links são importantes para os mecanismos de pesquisa porque os ajudam a entender qual conteúdo está relacionado a outro conteúdo.

Backlinks são considerados um dos fatores mais importantes na otimização de mecanismos de busca. Eles são tão importantes, que muitas vezes são chamados de “a moeda da web”.

Eles podem ser um pouco confusos de entender, então vamos dividi-los passo a passo e mostrar como você pode criar backlinks de alta qualidade e usá-los a seu favor no futuro.

Começaremos com uma breve visão geral sobre o que são backlinks, por que eles são importantes para SEO e como criar um backlink de alta qualidade.

Quanto mais backlinks apontarem para o seu site, maior será a classificação do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Qual é a importância dos backlinks para SEO?

Backlinks são os links que apontam para um site. Eles são uma parte crucial de qualquer estratégia de SEO porque ajudam os mecanismos de pesquisa a identificar a relevância e a autoridade de um site.

Um backlink é quando um site vincula a outro site, geralmente colocando um link em seu site que aponta para outro site. Esse tipo de link também é chamado de link de entrada ou apenas backlink.

Quanto mais backlinks você tiver, maior será a classificação do seu mecanismo de pesquisa.

Lembrando não é qualquer tipo de link que você vai apontar e principalmente evitando os links de sites cheios de spam. Outros fatores e sempre afirmo é necessário ter link Nofollow e Dofollow.

Não adianta se preocupar com os backlinks se ao menos a parte Onpage pelo menos o básico não tenha sido feito.

Como obter backlinks de qualidade?

Existem muitas maneiras de obter backlinks de qualidade e elas podem ser divididas em duas categorias:

– Links pagos: A maneira mais popular de obter backlinks de qualidade é comprando. Links pagos tem um valor que nem sempre poderá manter a longo prazo.

– Links grátis: Esta é uma das formas de conseguir backlinks de qualidade para o seu blog. Você pode encontrar esses links usando mídias sociais, guest posts em outros blogs ou comentando em blogs de outras pessoas.

Lembra-se na qualidade dos links e não somente na quantidade.

O guest blogging tem sido o método de criação de links mais popular nos últimos anos. É uma ótima maneira de construir links, pois permite alcançar novos públicos e gerar tráfego de pessoas que talvez ainda não conheçam seu blog. A mídia social também é uma excelente maneira de obter links, pois permite compartilhar seu conteúdo com grandes públicos de maneira rápida e fácil.

A construção de links é um aspecto crucial do marketing digital. É o processo de aquisição de links de outros sites para o seu site.

Existem muitas maneiras de construir links, mas alguns métodos funcionam melhor que outros.

Como conseguir backlinks da Wikipédia

A Wikipédia é um dos sites mais populares da internet de muita autoridade e relevância junto aos buscadores. Tem mais de 5,5 bilhões de páginas e é classificado como um dos sites mais visitados do mundo.

Uma página da Wikipédia pode ser criada para qualquer pessoa, lugar ou coisa. Se você deseja obter backlinks através da Wikipedia, precisa criar uma página para sua empresa, produto ou serviço. Você também pode criar uma página para um evento que gostaria de promover.

As páginas da Wikipédia são criadas por editores voluntários que têm acesso ao sistema de gerenciamento de conteúdo do site (CMS).

O link da Wikipedia é nofollow, porém com muita força e autoridade e muitos desses links para onde aponta pode receber muito tráfego.

Etapas para obter uma página da Wikipedia para o seu negócio com BackLinks

Não é tão simples conseguir uma página da Wikipédia.

Como tal, não deve ser surpresa que as pessoas estejam procurando obter backlinks das páginas da Wikipédia. O problema é que não há garantias de que você conseguirá seguir todas as regras e diretrizes da Wikipédia.

– Inclua uma foto de capa que tenha o logotipo da sua empresa ou negócio.

– Inclua pelo menos três fotos de alta qualidade dos produtos ou serviços da sua empresa.

– Inclua links de vídeos de produtos ou serviços da sua empresa.

– Incluir uma lista de clientes e clientes notáveis.

– Inclua uma lista de prêmios que você ganhou de clientes ou órgãos do setor.

– Na seção “Links externos”, inclua links para todas as plataformas de mídia social da sua empresa, bem como quaisquer outros sites que possam ser relevantes para o seu negócio.

Porém também existe uma outra forma de conseguir links da Wikipedia e vamos explicar.

Você precisa ter um cadastro grátis na Wikipedia é o primeiro passo.

Vou dar como exemplo nicho de cyclones ou cosméticos vai ser que o caminho é o mesmo.

Acesse o site: https://www.webfx.com/tools/wikigrabber/

Esse site vai ajudar a encontrar links quebrados na Wikipedia.

Veja conforme a imagem abaixo:

links de autoridade
Backlinks Wikipédia

Onde está escrito “Dead link“ será o local com o artigo com um link quebrado e basta clicar para abrir o artigo na Wikipedia.

Uma forma bem rápida para achar os links quebrados é usando esse app no Google Chrome: https://chrome.google.com/webstore/detail/broken-link-checker/nibppfobembgfmejpjaaeocbogeonhch/related?hl=pt-BR

Esse app facilita apontando onde está o link quebrado.

backlinks fortes
Backlinks de autoridade que o Google gosta

Não é 100% às vezes acusa um link externo que somente está fora do ar no momento ou algum erro temporário.

No exemplo abaixo somente usei como exemplo um artigo em inglês sobre cyclones.

Outra forma é usando essa ferramenta online: https://www.deadlinkchecker.com/website-dead-link-checker.asp

Normalmente o local que terá o link quebrado na Wikipedia é na opção quase no rodapé “External Links“ e ao lado terá a opção ““edit source”.

Veja conforme a imagem abaixo:

wikipédia
Backlinks de autoridade Wikipédia

No momento que clicar na opção “edit source“ vai abrir uma tela conforme imagem abaixo e vai clicar em “Start editing“:

backlinks
Links de autoridade Wikipédia

E agora basta alterar a URL quebrada e no final clicar na opção “Publish changes“.

Na Wikipédia tenho links de artigos em português e inglês e faço no máximo 2 por dia e sempre que possível faço uma conta nova para alterar os próximo links quebrados.

Deixe o seu Voto
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informações