Calendário Editorial Para Mídias Sociais – O Segredo Revelado

Calendário Editorial Para Mídias Sociais – Além de uma dose de espontaneidade, não se deve esquecer, que o planejamento de conteúdo vai ajudar você a organizar melhor o seu tempo e as várias tarefas que devem ser realizadas diariamente. Lembre-se que o planejamento deve ser fortemente alinhado com os objetivos gerais do seu plano de mídia social.

Calendário editorial para mídias sociais

Aqui estão quatro pontos que você deve considerar no planejamento de conteúdo.

1 – Definir os objetivos do seu conteúdo

Embora possa parecer óbvio, uma das primeiras tarefas que devem funcionar antes de levantar um calendário editorial é a definição do alvo. Faça uma lista dos objetivos do seu plano de mídia social e as tentativas para resumir por item:

  • Lealdade
  • Aumentar clientes
  • Criar marca (pessoa)
  • Espalhar marca / produto
  • Educar as pessoas no meu setor
  • O que há de novo na minha área
  • Etc

Responder a estas perguntas pode ajudá-lo a organizar os conceitos do seu calendário (canais, temas, objetivos, frequência de publicação…):

  • Que conteúdo criar? Para fidelizar os clientes que tenho? Para divulgar minha empresa? Para criar uma marca pessoal?
  • Quais plataformas devo trabalhar? Blog? Facebook? Twitter? Linkedin? Google+? Plataformas Específicas do meu setor?
  • Quais são os tipos de conteúdo que eu vou oferecer em cada espaço social? Dependendo da rede que você escolher, o tom e tipo de conteúdo devem ser diferentes.
  • Quais os recursos disponíveis? Estou sozinho no apartamento ou outras pessoas irão gerenciar? Sou freelancer e não posso contar com ninguém mais?
  • Qual será a frequência de publicação em cada espaço? Semanal? Diário? ? Dia sim, dia fora?

Ouça e analisa bem as necessidades de seus clientes para descobrir que tipos de conteúdo que você pode oferecer a eles. O que você pode fazer muito bem é a realização de pesquisas para seus seguidores.

2 – Organizar um brainstorm

Você deve ter os principais objetivos relacionados em tópicos. Isto é muito importante para saber o perfil do cliente que você quer alcançar. Quanto mais você conhecer o perfil, maiores as chances de você “bater” com o tipo de tema que ele está procurando.

Eu recomendo que você faça um par de sessões de brainstorming com os colegas para que você possa dar ideias temáticas ou abordagens destes temas que possam lhe diferenciar de seus concorrentes. Assim, os temas vão enriquecer e salvar o ponto do “o que eu escrever agora?”.

É importante a realização destas sessões com os colegas porque ajuda a manter um bom ambiente de trabalho. Neste ponto, é importante que os companheiros do departamento de vendas estejam presentes, pois podem ser a chave, porque são os que entram em contato com o cliente e que sabem seus gostos, suas necessidades…

  • Se você trabalha em uma empresa, reúna um grupo de 5-10 pessoas de diferentes departamentos. Explique o porquê da reunião e como você deseja participar. Tente fazer com que a reunião não dure mais de 30 minutos.
  • Se você é freelancer, se reúna com parceiros ou pessoas associadas com o setor. Se você não sabe onde encontrar profissionais de mente similar, participe de eventos em seu nicho ou participe de grupos de networking profissional.

Porque o que deseja é chegar a potenciais clientes com o conteúdo que você tem a oferecer, você deve tentar temas diferentes, e organizar um ou mais “brainstorming”, pois irá ajudá-lo a não ficar apenas com o seu ponto de vista.

É importante que você vá a esses encontros preparados. Eu recomendo a leitura do livro Gamestorming porque pode ajudar tanto a organização e desenvolver a própria reunião.

3 – Selecione o conteúdo

Uma vez que você tenha as ideias claras sobre o que você vai postar, e o conteúdo já está organizado por temas. Faça uma lista dos assuntos de maior interesse para os seus leitores.

Quando você tiver coletado as informações geradas por seus pares ou pessoas de sua confiança e que tem ajudado critérios, faça o seguinte:

  • Verifique e resolva as questões que surgiram.
  • Defina prioridades no âmbito dos temas de acordo com a sua importância para o seu cliente.
  • Tente ter uma distribuição de temas consistentes

Então, você vai olhar para fontes que discutem essas questões, a fim de enriquecer o seu conteúdo. E, mais importante, não se esqueça de incluir nessa seleção os eventos offline ou eventos que alguém de sua empresa irá participar isso pode ser de interesse para os seus leitores.

4 – Plano de conteúdo

Existem muitas ferramentas para a organização de conteúdo. Plataformas sempre muito interessantes, como contently permitindo que você planeje o conteúdo, especialmente se você trabalha com vários autores. Mas às vezes é mais fácil iniciar com uma tabela do Excel feita para cada um dos canais.

Você ainda está planejando algum sistema para publicação de conteúdo? Você está organizando o conteúdo que você publica em diferentes redes sociais?

O segredo para atrair fãs verdadeiros no Facebook

No Facebook você pode ter milhares de pessoas como fãs, mas ninguém realmente compra. Você pode obter mais tráfego e muitos comentários e curtis, mas, você não está fazendo negócios. Há uma grande diferença entre crescimento e um crescimento significativo “vazio”.

Um monte de gente vai dizer que você precisa de pelo menos 1.000 fãs verdadeiros. Bem, é objetivo tangível.

Para fazer negócios, os “verdadeiros fãs” são “pessoas que compram tudo o que você cria.” Ao anunciar o lançamento de um produto, a sua criação, está pronto para entrar em ação. 1000 fãs ativos no Facebook é um bom número, se a mídia é a de converter um fã verdadeiro por dia.

A questão é a maneira em que você tenta obter fãs. Todos os grandes números não valem muito sem a participação das empresas em atender às suas expectativas. O que você quer fazer com o Facebook? Coletar “smileys” sem um retorno econômico?

A verdade sobre fãs ativos no Facebook

Nem todo mundo está disposto a se tornar “ativo”. Ouso dizer que simplesmente adicionar pessoas a sua lista é uma estratégia muito pobre.

Mas, como você sabe, quando você reúne um grupo passivo? Como você encontra pessoas dispostas a tomar cuidado com a sua causa ? Eles vão querer apoiar o seu trabalho?

Há duas chaves:

  1. Relevância
  2. Contexto

A fim de obter a torcida é necessário ser muito relevante. O seu trabalho não deve ser apenas útil (o que é um requisito básico), mas também se identificar com eles. Deve ser algo em que acreditam fortemente e atendam suas expectativas.

Aqui estão algumas perguntas para refletir:

  • Qual é a causa de seus fãs?
  • Qual é o seu concorrente comum?
  • O que o faz se sentir diferente?
  • O que faz com que se sintam unidos?
  • Que histórias você conta a eles?

Quanto mais você contar uma história em que uma pessoa se identifique, mais você pode criar conteúdo que seja relevante e útil. Deste modo, o mais provável que se torne uma “pessoa que” permanece na torcida.

A importância do contexto

A quantidade de mensagens de publicidade, e intrusões que uma pessoa recebe diariamente é enorme. Aproximadamente 250 bilhões de e-mails enviados por dia. 80% são spam.

Nossa batalha não é ganhar o jogo de “criar mais coisas.” Nosso desafio é estar no topo da lista de coisas importantes para o nosso público.

  1. Imperdível. Tudo o que você precisa para captar a atenção.
  2. Importante. O conteúdo não deve ser apenas útil, mas importante o suficiente para ser prioritário.
  3. Interessante. Não deve dar a ideia de algo que “parece interessante”.
  4. Ruído. Não deve ser confundido com spam.

Um fã ativo no Facebook vê tudo o que você cria como uma obrigação. Esta não é uma opção, mas uma exigência. O fato é que esses fãs verdadeiros não são criados do nada. Requerem atenção e cuidado.

Se você quer ganhar fãs reais, você deve fazer algo que você vai fazer um modelo. Tem que se preocupar sobre a entrega de valor. Você deve criar uma experiência memorável.

  • Agradeço a cada cliente que compra um produto.
  • Criar um vídeo curto, personalizado agradecendo aos clientes.
  • Passar tempo em um evento ao vivo.
  • Criar um bônus inesperado para as pessoas que se inscrevem em seu mailing.
  • Responder a cada e-mail único.
  • Faça algo inesperado.
  • Personalizar.
  • Realizar um concurso com apenas um vencedor, e depois dar um presente surpresa para os participantes.

O caminho para a criação de uma tribo de fãs ativos no Facebook é mais parecido com uma maratona do que uma corrida e agora que você conhece o calendário editorial para mídias sociais coloque em prática. Um grande número de empresas não vão fazer isso porque é trabalhoso e muitas vezes não tem os resultados imediatos.

Que KPI’s utilizar em sua estratégia em mídias sociais

Com o advento de redes sociais as empresas investiram grandes somas de dinheiro para ter uma presença em si, muitas vezes sem objetivos claros. Atualmente as empresas estão começando a concentrar seus esforços em estabelecer metas e medir resultados. Uma parte fundamental da medição de desempenho é estabelecer indicadores (KPI), eles nos permitem saber se as estratégias e os objetivos foram alcançados com sucesso.

Com as métricas também possíveis medir o retorno sobre o investimento (ROI) em mídias sociais, no entanto a verdade é que as métricas não são fixas, mas variam de acordo com os nossos objetivos.

As Mídias sociais parecem ter removido as dúvidas sobre o seu potencial e que estão forçando a mudança na forma de consumir. Mas, mesmo sabendo disso, não é fácil escolher os KPIs adequados para acompanhar a evolução de suas ações nesse canal, especialmente se você deseja vincular valores monetários para o negócio. Este artigo irá mostrar alguns dos KPIs mais relevantes quando você planeja monitorar presença, recrutamento, retenção e engajamento, etc. em redes sociais.

O que é um Key Performance Indicator (KPI)?

Os indicadores-chave de desempenho (KPI) servem para ajudar as empresas a compreender o quão bem elas estão realizando o trabalho em conexão com suas metas e objetivos estratégicos. Num sentido mais amplo, um KPI fornece a informação mais importante de desempenho que permitem saber se você está no caminho certo.

O KPIs são utilizados para reduzir a complexidade do desempenho de uma empresa, um pequeno número de indicadores chave, a fim da estratégia tornar mais compreensível. Esta é a mesma abordagem que usamos em nossas vidas diárias. Um exemplo claro:

Se vamos ao médico, para discutir a nossa saúde, o nosso médico usa vários indicadores para entender como somos, tais como, a pressão arterial, o peso, altura, etc. E é assim que um médico é capaz de analisar a complexidade de um corpo humano.

Bem, é isso que se trata de conseguir uma empresa para determinar o seu KPI. Não vou referir à publicidade neste canal, mas apenas para outras ações:

Presença / Cobertura

 Para este fim, a coisa mais importante que temos para medir é o “escopo” de nossa presença, basicamente serve para nos responder quantas pessoas estamos alcançando com nossos posts em redes sociais, artigos de um blog, Twitter ou mensagens no Facebook, views de imagens no Flickr ou Instagram, vídeos no YouTube ou Vimeo, etc, etc …

Ferramenta seguidores instagram

Este KPI é talvez o mais fácil de medir. Você deve ser capaz de adicionar as opiniões do blog ou assinantes do RSS, fãs e seguidores, views de suas fotos ou vídeos onde quer que os tenha, e qualquer outra métrica que fale do alcance de suas mensagens.

Métricas não são precisas, mas podem muito bem dar uma informação para entender se a tendência está refletindo no público alvo que você definiu, ou se em vez disso, você tem que tomar uma ação corretiva.

Captação

Para monitorar o recrutamento através de redes sociais vai exigir tags em todas as suas mensagens e campanhas com valores reconhecidos pela ferramenta de analise web, para logo medir os seus efeitos sobre o tráfego que geram e suas conversões, e otimizar em conformidade.

Além disso, você pode adicionar um valor de referência monetária para a visibilidade de uma estimativa de ROI, com base no custo médio por visita que você gera por campanhas de aquisição não orgânicas (por exemplo, o Google Adwords, afiliados, banners, anúncios Facebook, etc…). Ou seja, se o seu custo de aquisição de uma visita dos outros canais é de 0,50 centavos, você pode atribuir este valor para as visitas atraídas para calcular o ROI de campanhas, e logo depois de medir os números das ações que você definiu como meta.

Fidelização/Engajamento

Para cumprir este objetivo, precisamos medir e monitorar o engajamento que ocorreu entre a marca e os usuários sobre as mensagens em diferentes em lugares onde você tem presença e participa. Métricas como retweets, o “curtir”, o “+1″ ou “pin ir”, as opiniões sobre um produto, ou comentários em seu blog, ou cliques, são ações que devem ser medidas para avaliar o nível de engajamento que geram essas mensagens. Você deve ser capaz de dissecar as suas mensagens de acordo com temas, tipos de produtos / serviços ou objetivos pré-definidos, para então você avaliar aqueles com maior impacto e melhorar o que é interessante, enquanto identifica aqueles que necessitam de uma mudança ou revisão.

Não se esqueça de considerar também os valores que não contribuem para as métricas, como o número de comentários negativos ou classificações, que você deve subtrair.

Você também pode considerar uma métrica muito específica de um canal, como o Facebook, o número de usuários que estão falando sobre você, que você poderia incorporar como métricas de engajamento.

Para qualquer uma destes três grandes objetivos, você pode criar um KPI para adicionar os valores das diferentes métricas para acompanhar ao mais alto nível, com mais granularidade para se aprofundar  melhor, se necessário.

Toda estratégia de marketing online tem que confiar em web analytics, que nos ajuda a conhecer e medir o comportamento do usuário que entra no nosso site e como nossas ações on-line estão alinhadas aos objetivos de negócio.  Em todos os casos, a recomendação é seguir essas métricas a cada semana, sem descurar os objetivos.

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