Calendário Editorial Para Mídias Sociais – O Segredo Revelado

Calendário Editorial Para Mídias Sociais – Além de uma dose de espontaneidade, não se deve esquecer, que o planejamento de conteúdo vai ajudar você a organizar melhor o seu tempo e as várias tarefas que devem ser realizadas diariamente. Lembre-se que o planejamento deve ser fortemente alinhado com os objetivos gerais do seu plano de mídia social.

Calendário editorial para mídias sociais

Aqui estão quatro pontos que você deve considerar no planejamento de conteúdo.

1 – Definir os objetivos do seu conteúdo

Embora possa parecer óbvio, uma das primeiras tarefas que devem funcionar antes de levantar um calendário editorial é a definição do alvo. Faça uma lista dos objetivos do seu plano de mídia social e as tentativas para resumir por item:

  • Lealdade
  • Aumentar clientes
  • Criar marca (pessoa)
  • Espalhar marca / produto
  • Educar as pessoas no meu setor
  • O que há de novo na minha área
  • Etc

Responder a estas perguntas pode ajudá-lo a organizar os conceitos do seu calendário (canais, temas, objetivos, frequência de publicação…):

  • Que conteúdo criar? Para fidelizar os clientes que tenho? Para divulgar minha empresa? Para criar uma marca pessoal?
  • Quais plataformas devo trabalhar? Blog? Facebook? Twitter? Linkedin? Google+? Plataformas Específicas do meu setor?
  • Quais são os tipos de conteúdo que eu vou oferecer em cada espaço social? Dependendo da rede que você escolher, o tom e tipo de conteúdo devem ser diferentes.
  • Quais os recursos disponíveis? Estou sozinho no apartamento ou outras pessoas irão gerenciar? Sou freelancer e não posso contar com ninguém mais?
  • Qual será a frequência de publicação em cada espaço? Semanal? Diário? ? Dia sim, dia fora?

Ouça e analisa bem as necessidades de seus clientes para descobrir que tipos de conteúdo que você pode oferecer a eles. O que você pode fazer muito bem é a realização de pesquisas para seus seguidores.

2 – Organizar um brainstorm

Você deve ter os principais objetivos relacionados em tópicos. Isto é muito importante para saber o perfil do cliente que você quer alcançar. Quanto mais você conhecer o perfil, maiores as chances de você “bater” com o tipo de tema que ele está procurando.

Eu recomendo que você faça um par de sessões de brainstorming com os colegas para que você possa dar ideias temáticas ou abordagens destes temas que possam lhe diferenciar de seus concorrentes. Assim, os temas vão enriquecer e salvar o ponto do “o que eu escrever agora?”.

É importante a realização destas sessões com os colegas porque ajuda a manter um bom ambiente de trabalho. Neste ponto, é importante que os companheiros do departamento de vendas estejam presentes, pois podem ser a chave, porque são os que entram em contato com o cliente e que sabem seus gostos, suas necessidades…

  • Se você trabalha em uma empresa, reúna um grupo de 5-10 pessoas de diferentes departamentos. Explique o porquê da reunião e como você deseja participar. Tente fazer com que a reunião não dure mais de 30 minutos.
  • Se você é freelancer, se reúna com parceiros ou pessoas associadas com o setor. Se você não sabe onde encontrar profissionais de mente similar, participe de eventos em seu nicho ou participe de grupos de networking profissional.

Porque o que deseja é chegar a potenciais clientes com o conteúdo que você tem a oferecer, você deve tentar temas diferentes, e organizar um ou mais “brainstorming”, pois irá ajudá-lo a não ficar apenas com o seu ponto de vista.

É importante que você vá a esses encontros preparados. Eu recomendo a leitura do livro Gamestorming porque pode ajudar tanto a organização e desenvolver a própria reunião.

3 – Selecione o conteúdo

Uma vez que você tenha as ideias claras sobre o que você vai postar, e o conteúdo já está organizado por temas. Faça uma lista dos assuntos de maior interesse para os seus leitores.

Quando você tiver coletado as informações geradas por seus pares ou pessoas de sua confiança e que tem ajudado critérios, faça o seguinte:

  • Verifique e resolva as questões que surgiram.
  • Defina prioridades no âmbito dos temas de acordo com a sua importância para o seu cliente.
  • Tente ter uma distribuição de temas consistentes

Então, você vai olhar para fontes que discutem essas questões, a fim de enriquecer o seu conteúdo. E, mais importante, não se esqueça de incluir nessa seleção os eventos offline ou eventos que alguém de sua empresa irá participar isso pode ser de interesse para os seus leitores.

4 – Plano de conteúdo

Existem muitas ferramentas para a organização de conteúdo. Plataformas sempre muito interessantes, como contently permitindo que você planeje o conteúdo, especialmente se você trabalha com vários autores. Mas às vezes é mais fácil iniciar com uma tabela do Excel feita para cada um dos canais.

Você ainda está planejando algum sistema para publicação de conteúdo? Você está organizando o conteúdo que você publica em diferentes redes sociais?

O segredo para atrair fãs verdadeiros no Facebook

No Facebook você pode ter milhares de pessoas como fãs, mas ninguém realmente compra. Você pode obter mais tráfego e muitos comentários e curtis, mas, você não está fazendo negócios. Há uma grande diferença entre crescimento e um crescimento significativo “vazio”.

Um monte de gente vai dizer que você precisa de pelo menos 1.000 fãs verdadeiros. Bem, é objetivo tangível.

Para fazer negócios, os “verdadeiros fãs” são “pessoas que compram tudo o que você cria.” Ao anunciar o lançamento de um produto, a sua criação, está pronto para entrar em ação. 1000 fãs ativos no Facebook é um bom número, se a mídia é a de converter um fã verdadeiro por dia.

A questão é a maneira em que você tenta obter fãs. Todos os grandes números não valem muito sem a participação das empresas em atender às suas expectativas. O que você quer fazer com o Facebook? Coletar “smileys” sem um retorno econômico?

A verdade sobre fãs ativos no Facebook

Nem todo mundo está disposto a se tornar “ativo”. Ouso dizer que simplesmente adicionar pessoas a sua lista é uma estratégia muito pobre.

Mas, como você sabe, quando você reúne um grupo passivo? Como você encontra pessoas dispostas a tomar cuidado com a sua causa ? Eles vão querer apoiar o seu trabalho?

Há duas chaves:

  1. Relevância
  2. Contexto

A fim de obter a torcida é necessário ser muito relevante. O seu trabalho não deve ser apenas útil (o que é um requisito básico), mas também se identificar com eles. Deve ser algo em que acreditam fortemente e atendam suas expectativas.

Aqui estão algumas perguntas para refletir:

  • Qual é a causa de seus fãs?
  • Qual é o seu concorrente comum?
  • O que o faz se sentir diferente?
  • O que faz com que se sintam unidos?
  • Que histórias você conta a eles?

Quanto mais você contar uma história em que uma pessoa se identifique, mais você pode criar conteúdo que seja relevante e útil. Deste modo, o mais provável que se torne uma “pessoa que” permanece na torcida.

A importância do contexto

A quantidade de mensagens de publicidade, e intrusões que uma pessoa recebe diariamente é enorme. Aproximadamente 250 bilhões de e-mails enviados por dia. 80% são spam.

Nossa batalha não é ganhar o jogo de “criar mais coisas.” Nosso desafio é estar no topo da lista de coisas importantes para o nosso público.

  1. Imperdível. Tudo o que você precisa para captar a atenção.
  2. Importante. O conteúdo não deve ser apenas útil, mas importante o suficiente para ser prioritário.
  3. Interessante. Não deve dar a ideia de algo que “parece interessante”.
  4. Ruído. Não deve ser confundido com spam.

Um fã ativo no Facebook vê tudo o que você cria como uma obrigação. Esta não é uma opção, mas uma exigência. O fato é que esses fãs verdadeiros não são criados do nada. Requerem atenção e cuidado.

Se você quer ganhar fãs reais, você deve fazer algo que você vai fazer um modelo. Tem que se preocupar sobre a entrega de valor. Você deve criar uma experiência memorável.

  • Agradeço a cada cliente que compra um produto.
  • Criar um vídeo curto, personalizado agradecendo aos clientes.
  • Passar tempo em um evento ao vivo.
  • Criar um bônus inesperado para as pessoas que se inscrevem em seu mailing.
  • Responder a cada e-mail único.
  • Faça algo inesperado.
  • Personalizar.
  • Realizar um concurso com apenas um vencedor, e depois dar um presente surpresa para os participantes.

O caminho para a criação de uma tribo de fãs ativos no Facebook é mais parecido com uma maratona do que uma corrida e agora que você conhece o calendário editorial para mídias sociais coloque em prática. Um grande número de empresas não vão fazer isso porque é trabalhoso e muitas vezes não tem os resultados imediatos.

Que KPI’s utilizar em sua estratégia em mídias sociais

Com o advento de redes sociais as empresas investiram grandes somas de dinheiro para ter uma presença em si, muitas vezes sem objetivos claros. Atualmente as empresas estão começando a concentrar seus esforços em estabelecer metas e medir resultados. Uma parte fundamental da medição de desempenho é estabelecer indicadores (KPI), eles nos permitem saber se as estratégias e os objetivos foram alcançados com sucesso.

Com as métricas também possíveis medir o retorno sobre o investimento (ROI) em mídias sociais, no entanto a verdade é que as métricas não são fixas, mas variam de acordo com os nossos objetivos.

As Mídias sociais parecem ter removido as dúvidas sobre o seu potencial e que estão forçando a mudança na forma de consumir. Mas, mesmo sabendo disso, não é fácil escolher os KPIs adequados para acompanhar a evolução de suas ações nesse canal, especialmente se você deseja vincular valores monetários para o negócio. Este artigo irá mostrar alguns dos KPIs mais relevantes quando você planeja monitorar presença, recrutamento, retenção e engajamento, etc. em redes sociais.

O que é um Key Performance Indicator (KPI)?

Os indicadores-chave de desempenho (KPI) servem para ajudar as empresas a compreender o quão bem elas estão realizando o trabalho em conexão com suas metas e objetivos estratégicos. Num sentido mais amplo, um KPI fornece a informação mais importante de desempenho que permitem saber se você está no caminho certo.

O KPIs são utilizados para reduzir a complexidade do desempenho de uma empresa, um pequeno número de indicadores chave, a fim da estratégia tornar mais compreensível. Esta é a mesma abordagem que usamos em nossas vidas diárias. Um exemplo claro:

Se vamos ao médico, para discutir a nossa saúde, o nosso médico usa vários indicadores para entender como somos, tais como, a pressão arterial, o peso, altura, etc. E é assim que um médico é capaz de analisar a complexidade de um corpo humano.

Bem, é isso que se trata de conseguir uma empresa para determinar o seu KPI. Não vou referir à publicidade neste canal, mas apenas para outras ações:

Presença / Cobertura

 Para este fim, a coisa mais importante que temos para medir é o “escopo” de nossa presença, basicamente serve para nos responder quantas pessoas estamos alcançando com nossos posts em redes sociais, artigos de um blog, Twitter ou mensagens no Facebook, views de imagens no Flickr ou Instagram, vídeos no YouTube ou Vimeo, etc, etc …

Ferramenta seguidores instagram

Este KPI é talvez o mais fácil de medir. Você deve ser capaz de adicionar as opiniões do blog ou assinantes do RSS, fãs e seguidores, views de suas fotos ou vídeos onde quer que os tenha, e qualquer outra métrica que fale do alcance de suas mensagens.

Métricas não são precisas, mas podem muito bem dar uma informação para entender se a tendência está refletindo no público alvo que você definiu, ou se em vez disso, você tem que tomar uma ação corretiva.

Captação

Para monitorar o recrutamento através de redes sociais vai exigir tags em todas as suas mensagens e campanhas com valores reconhecidos pela ferramenta de analise web, para logo medir os seus efeitos sobre o tráfego que geram e suas conversões, e otimizar em conformidade.

Além disso, você pode adicionar um valor de referência monetária para a visibilidade de uma estimativa de ROI, com base no custo médio por visita que você gera por campanhas de aquisição não orgânicas (por exemplo, o Google Adwords, afiliados, banners, anúncios Facebook, etc…). Ou seja, se o seu custo de aquisição de uma visita dos outros canais é de 0,50 centavos, você pode atribuir este valor para as visitas atraídas para calcular o ROI de campanhas, e logo depois de medir os números das ações que você definiu como meta.

Fidelização/Engajamento

Para cumprir este objetivo, precisamos medir e monitorar o engajamento que ocorreu entre a marca e os usuários sobre as mensagens em diferentes em lugares onde você tem presença e participa. Métricas como retweets, o “curtir”, o “+1″ ou “pin ir”, as opiniões sobre um produto, ou comentários em seu blog, ou cliques, são ações que devem ser medidas para avaliar o nível de engajamento que geram essas mensagens. Você deve ser capaz de dissecar as suas mensagens de acordo com temas, tipos de produtos / serviços ou objetivos pré-definidos, para então você avaliar aqueles com maior impacto e melhorar o que é interessante, enquanto identifica aqueles que necessitam de uma mudança ou revisão.

Não se esqueça de considerar também os valores que não contribuem para as métricas, como o número de comentários negativos ou classificações, que você deve subtrair.

Você também pode considerar uma métrica muito específica de um canal, como o Facebook, o número de usuários que estão falando sobre você, que você poderia incorporar como métricas de engajamento.

Para qualquer uma destes três grandes objetivos, você pode criar um KPI para adicionar os valores das diferentes métricas para acompanhar ao mais alto nível, com mais granularidade para se aprofundar  melhor, se necessário.

Toda estratégia de marketing online tem que confiar em web analytics, que nos ajuda a conhecer e medir o comportamento do usuário que entra no nosso site e como nossas ações on-line estão alinhadas aos objetivos de negócio.  Em todos os casos, a recomendação é seguir essas métricas a cada semana, sem descurar os objetivos.

Rede social e o seu processo de transformação de uma organização

“Escrevo este artigo para compartilhar uma experiência sobre o poder das redes sociais e sobre a posição que uma determinada organização precisa tomar em relação a isso.

Primeiro vamos entender a diferença básica entre rede social e mídia social. Muitas pessoas perguntam a diferença entre ambas, mas a maioria está focada em responder que a diferença básica é que: rede social é igual a relacionamento e mídia social está voltada para o oferecimento de produtos e serviços em canais como Facebook, Twitter e afins.

De maneira geral, tal afirmação está correta e acrescento que mídia social está dentro de rede social, sendo assim, em qualquer planejamento estratégico digital o primeiro fator a ser trabalhado é a rede social. Vamos entender um pouco dessa didática.

Primeiro: A Rede Social

Se você tem um cliente que está prestes a entrar em ambiente interativo, o primeiro passo é fazer uma pesquisa para descobrir e levantar informações de como está a repercussão dele nos principais canais de redes sociais como Twitter, Facebook, YouTube, Foursquare e dentre outros.

Nessa pesquisa você vai descobrir que de repente o seu cliente está sendo muito mal falado ou muito bem falado e até mesmo os dois quesitos. Por exemplo: você descobre que a marca do seu cliente é mal falada por conta do atendimento e muito bem falada por conta dos produtos.

Feito esse levantamento, você terá que elaborar uma estratégia de atuação em cada canal de rede social a fim de posicionar a marca de maneira positiva na mente da sociedade digital fazendo a mensuração dos dados ao longo de um ou dois meses para elaborar uma nova atuação, que pode ser mantida ou aprimorada, tudo vai depender do que o público-alvo der de retorno através das ferramentas de mensuração que cada rede social possui e utilizando o Google Analytics para mensurar o resultado no site.

Veja bem, estamos trabalhando aqui uma questão crucial para o marketing que diz respeito ao posicionamento e/ou reposicionamento de uma marca, o que ajuda a mesma a ser propagada em ambiente web. Após esse trabalho que pode durar entre 4 e 8 meses é necessário fazer uma nova pesquisa e elaborar uma atuação para trabalhar a mídia social.

Segundo: A Mídia Social

Até aqui você adquiriu para a marca do seu cliente espectadores em redes sociais para trabalhar com eles a mídia social.

Na mídia social, além de fazer sorteios e promoções, você vai trabalhar a divulgação de maneira criativa e interativa dos produtos e serviços. Em suma, aqui você vai trabalhar a sua publicidade na rede social.

Ok! Mas e agora?

Vamos voltar para o tema: a rede social e o seu processo de transformação de uma organização.

Acontece que na maioria dos casos trabalhar rede social implica, quase que obrigatoriamente, fazer mudanças na estrutura organizacional de uma empresa qualquer que você atenda para poder suportar e, principalmente, acompanhar o que o público alvo diz sobre a marca do seu cliente. Do contrário você estará promovendo um grande depoimento negativo, mais do que já existe, contra a marca e ainda terá o apoio dos clientes já insatisfeitos para propagar tal ideia na internet. Lembre-se que no meio físico um cliente insatisfeito conta para no mínimo 10 pessoas, esse número no meio digital vira 10.000. Não queremos que isso aconteça.

A internet como um todo é considerada a maior fonte de pesquisa de mercado que podemos usufruir de uma forma rápida e sem custos elevados principalmente para a realidade das pequenas e médias empresas.

Imagine que a redes sociais são um universo e as mídias sociais os planetas e sistemas solares. Planetas, estrelas, sistemas solares e até mesmo as galáxias nascem cumprem suas missões e morrem, porém o universo prevalece, então saiba pontuar sua estratégia de mídia social, que tem início meio e fim, na estrutura interativa do universo de pessoas que usufruem das ferramentas de redes sociais.

Descubra, através do potencial das pessoas que utilizam a internet, que você e sua marca podem promover um diferencial competitivo para o mercado esticando uma linha de relacionamento positivo em ambiente web para que isso seja traduzido em lucros com o passar do tempo. Porém, volto a dizer, é necessário que tenha uma mudança na cultura organizacional de uma empresa que esteja com fortes comentários negativos sobre atendimento, demoras, produtos, tratamento das pessoas, localização de uma unidade comercial e muitos outros pontos que podem ser descobertos através de uma pesquisa na internet.

Qual a diferença entre mídias digitais e redes sociais?

Ao ler o título deste post, você pode ter se perguntado: “Pra que diferenciar, se representam a mesma coisa?”. Na verdade, os conceitos estão relacionados, mas não representam a mesma coisa. Saber diferenciá-los pode ajudar muito na hora de se expressar sobre o tema.

Além de mídias sociaisredes sociais, existe ainda o termo sites de redes sociais que, esse sim, pode ser considerado um sinônimo. Mas vamos às definições.

O mais fundamental de todos, e o mais antigo também, é o conceito de rede social. As redes sociais existem desde que os humanos começaram a se relacionar, formando agrupamentos sociais. O termo “rede social” é usado para representar os relacionamentos entre as pessoas e/ou as organizações, estando assim conectadas por relações afetivas, profissionais ou de qualquer outro tipo. Dessa forma, as redes sociais existem muito antes de existir internet.

Entendido o que é uma rede social, por favor não diga que alguém que trabalhe com marketing digital é um analista de redes sociais. Para isso, essa pessoa precisaria no mínimo ser um sociólogo. Esse tipo de especialista é um analista de mídias sociais. Vamos entender por quê.

As mídias sociais são os meios onde qualquer pessoa que participe desse ambiente pode receber e divulgar informações. Assim, os blogs (que permitem comentários) e sites como Facebook, Twitter, entre outros, são mídias sociais.

Por fim, os sites de redes sociais. Estes são sites cujo objetivo é expor as redes sociais das quais fazemos parte, exibindo os nossos contatos na Web. Facebook é um dos principais exemplos desse conceito.

Então podemos dizer que sites de redes sociais são sempre mídias sociais, mas nem toda mídia social é um site de rede social.

Se você entendeu direitinho o que expus até aqui, deve ter percebido que eles estão certos. O objetivo do Twitter não é expor nossa rede de contatos, mas disseminar informações publicadas pelos participantes do site. Dessa forma, o Twitter é uma mídia social.

Overdose em mídias sociais

Usar a Internet costumava ser tão fácil. No início, não havia redes sociais maciças como as conhecemos hoje. A menos que você tenha usado AOL ou GeoCities, as comunidades existentes eram aquelas entre blogueirose os fóruns foram construídos para quase qualquer interesse ou hobby. Eventualmente, no entanto, as redes sociais tornaram-se uma parte normal do nosso vocabulário cotidiano e rotina, principalmente depois da ascensão do MySpace, Facebook e agora dezenas de outras plataformas sociais.

Alguns dizem que agora estão sobrecarregados e exaustos com a mídia social. O The New York Times se referiu a esta síndrome como social Network Fatigue (fadiga nas redes sociais) em um artigo publicado em agosto de 2011. O The New York Times se refere aos conectados full time, que agora estão se sentindo sobrecarregados por sua conexão com outros através de uma infinidade de plataformas sociais e via e-mail. Embora muitos usuários de redes sociais como Facebook e Twitter tem visto um aumento no ‘sucesso’ e bem-estar por conta do seu envolvimento nas redes sociais, estes ‘pioneiros’, de acordo com o New York Times, estão experimentando a tal “fadiga nas redes sociais”. Há simplesmente muitas redes sociais e não o tempo suficiente para continuar a fazer bom uso de todas em cada uma delas.

Chris Brogan, autor, jornalista, consultor de marketing, além de um mago das redes sociais, descreve esta fadiga como também o uso intenso das redes sociais sem enxergar retorno ou chegar há um determinado ponto ou bjetivo: “compartilhamos tudo o que podemos compartilhar mas, estamos cansados ​​de executar as mesmas atividades o tempo todo.” No artigo do New York Times, “social media expert” Brian Solis nota que está ciente de algumas de suas conexões através de redes de mídia social que sofrem desta fadiga. Em um post em seu site pessoal, Solis convida os usuários de mídia social para começarem a utilizá-las com uma missão – para conseguir algo. Ele sugere o uso de mídias sociais quando estiver inspirado e sempre se questionarem: “Estou no caminho certo?” para poder ajudar os ‘oprimidos’ com a mídia social a desenvolverem uma estratégia eficaz.

Este é um bom conselho para outros especialistas em mídia social nas mesmas redes assim como Brogan e Solis, ou que aspiram ser igualmente produtivos e criativos através da construção de uma “marca pessoal”. Outros que alavancaram sua conta no Twitter para encontrar um emprego ou até uma campanha de uma pequena empresa deve sempre considerar os resultados de marketing eles querem alcançar – que a mídia social é uma parte única quando usado como parte do negócio. Utilizar a mídia social para o sucesso de uma marca pode ser demorado, especialmente quando você não tem certeza de quais plataformas sociais proporcionarão o maior ROI. Por exemplo, quando o Google+ foi lançado pela primeira vez, alguns gerentes de mídia social entraram em pânico alegando que não haveria tempo suficiente para gerenciar outra plataforma. Lembrando Google+ emitiu aviso do seu fim no mês de fevereiro 2019.

Mas este conselho é para uma pequena minoria de usuários de mídia social. Existem alguns indivíduos que não são “especialistas” ou profissionais de marketing de mídia social. Alguns somente são usuários e utilizam as redes sociais para contatos com familiares, oportunidades de trabalho, amizades, relacionamentos, ou para tomar conhecimento de eventos exclusivos. É fácil e muito rápido ficar sobrecarregado e sentir uma overdose de mídias sociais. Para esses usuários que seguem ou são amigos de profissionais, a overdose pode ser, inclusive, mais intensa devido a não percepção dos profissionais nas maneiras de abordarem suas campanhas.

Para uma pessoa comum, no entanto, a mídia social não é nada impressionante e é usada como uma distração bem-vinda ou ferramenta de passatempo (é só perguntar a qualquer um que trabalha em um cubículo). O usuário do Facebook tem, em média, apenas tem 130 amigos, e a maioria dos usuários do Twitter seguem menos de 64 outros usuários do Twitter.

De fato, das 75 milhões de contas, apenas 12 milhões de contas seguem mais de 64 usuários do Twitter, e apenas 1,5 milhões de contas no Twitter seguem mais de 512 outros usuários. Esses usuários são os viciados FarmVille e preferem comentar as fotos e ler as últimas fofocas de celebridades no Twitter do que constantemente desenvolver e executar uma estratégia para angariar mais amigos e seguidores. Para a pessoa normal, o objetivo de cada rede varia; um pequeno questionário com os seguidores no meu Twitter revelou que os usuários gostam de ficar em contato com amigos no Facebook, colegas do mundo offline que estão na rede e notícias e fofocas no Twitter. Conexões são limitadas em cada rede. Ao contrário do que se imagina, pessoas que podem estar sofrendo de fadiga (como eu), não seguem marcas. Para eles, as redes de mídia social não são uma plataforma para concursos de popularidade.

Você teve uma overdose em mídia social? Talvez você deva considerar os conselhos de Brian Solis e identificar um propósito do seu uso nas mídias sociais. Pelo menos tente identificar a finalidade de usar cada uma das redes sociais das quais você participa.

Por que você tem tantos amigos no Facebook? Você precisa de todos eles?

Você realmente se preocupa com cada uma de suas atualizações? (honestamente, você lê todas as suas atualizações?). Pense em quantas pessoas você segue no Twitter e se você realmente se preocupa com suas atualizações, qualquer um. Além disso, considere quanto tempo e energia está perdendo (para não mencionar o que você está abrindo sua privacidade). Claro, você pode perder não sendo um dos 500 primeiros a se inscrever para a próxima grande coisa, mas se ele realmente é a próxima grande coisa, você pode se inscrever para isso em breve – e você vai ter a certeza de não perder tempo. Se você pode consumir menos mídia social, você vai encontrar-se muito menos sobrecarregado, e talvez realmente ansioso para usar o Facebook quando você tem tempo livre.

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