Caso De Estudo Google Adsense – “Aprenda como ganhar mais dinheiro”

Hoje vou postar os meus testes em um caso de estudo google adsense após alguns meses testando em dois blogs. Atenção esse artigo são os meus testes isso não quer dizer que é assim que funciona ou vai funcionar para você por isso teste sempre.

Vou passar algumas informações nos testes que fiz em termos de desempenho nos ganhos e o que eu fiz de mudanças junto ao famoso Google Adsense.

Já fiz um estudo de caso anterior e se quiser pode ler: Como indexar um site no Google em até 24 horas [Estudo de caso]

Fiz os testes no Blog Marketing Online e Harmonia Natureza.

Se você ainda não tem uma conta do Google Adsense aconselho a leitura desse artigo e aprenda como ganhar em dólares: Aprenda como cadastrar no google adsense e ganhar dinheiro

Caso de estudo google adsense

Caso de estudo Google Adsense com dicas e truques para ganhar dinheiro e as mudanças que eu fiz

Como acontece com qualquer projeto, o processo é longo e às vezes os resultados não são imediatos.

Nos blogs eu não uso somente Google Adsense também uso outros programas afiliados.

A ideia foi bem simples, melhorar o posicionamento junto aos buscadores, obter mais links e aumentar o tamanho dos artigos principalmente no blog Harmonia Natureza. Nesse blog eu tinha uma média de 300/400 palavras por artigos, com vídeos, linkagem interna e externa.

Outro fator que revisei foi algumas palavras chaves principalmente no Blog Harmonia Natureza trabalhando mais em termos de cauda longa. Isso levou alguns dias de trabalho que esta compensando.

Como resultado, o meu tráfego aumentou e tenho uma média de 20% de crescimento!

Outro fator mudei de hospedagem antes era na Hostgator e hoje uso a hospedagem Meu-Servidor com certificado SSL.

Com as mudanças eu aumentei o meu tráfego e com isso os ganhos. Outro detalhe quando mudei para https levou + – cerca de 3 semanas para o search console pegar as alterações no meu sitemap e indexar.

Excelente ferramenta que poderá usar junto com o search console https://pageoutil.com/

Melhorar o posicionamento no buscador aumenta o CPC? Por que isso acontece?

Quanto mais tráfego, maior será a receita e a probabilidade de receber cliques de oferta maiores.

Quando o tráfego orgânico aumenta, seu site melhora sua posição, o que aumenta a concorrência entre os anunciantes para publicidade em seus blocos de anúncios e, como resultado, o CPC obtém lances mais altos.

Tenha em mente que o algoritmo do AdSense funciona para otimizar o ROI do anunciante, oferecendo seus anúncios nas melhores mídias. Se houver mais anunciantes lutando por seu site, maiores serão os lances.

É por isso que a única maneira confiável e segura de melhorar o CPC é melhorar o posicionamento do seu site/blog.

Mas cuidado, isso nem sempre é o caso: se você receber mais tráfego orgânico, mas sua qualidade diminui, os anunciantes começarão a perder ROI.

Para corrigir, o AdSense vai equilibrar os lances para que as campanhas continuem a ser rentáveis e o seu blog ainda vai exibir os anúncios, mas em um CPC mais baixo.

Eu preciso de um site responsivo?

Sim e sim. O Google olha isso com bons olhos e digo que hoje é uma das prioridades para quem tem um blog e já coloquei temas responsivos nos dois blogs. No Blog Harmonia Natureza grande parte dos acessos é por mobile e imagina não aproveitar esse tráfego.

O Google tem 97% de compartilhamento de tráfego de anúncios pagos por celular.

Fonte: https://www.merkleinc.com/blog/what-change-siri-search-bing-google-means-paid-search

CPC pode afetar a sua conta adsense?

Nos meus testes eu observei que o CTR por si só não influenciou tanto no que eu desejava. CTR são os mais importantes para obter um RPM alto, que é a única métrica confiável para conhecer o desempenho real de um site que monetiza com o AdSense.

Caso de estudo Google Adsense aumento do CPC no final do mês

Eu já reparei em muitos blogs e fóruns o pessoal comentando sobre o aumento do CPC bem no final do mês.

O que eu percebi até mesmo como anunciante do adwords. À medida que o final do mês se aproxima, as campanhas do Adwords são aceleradas para gastar o orçamento o que geralmente aumenta o CPC.

É um bom momento para publicar novos conteúdos ou atualizar o antigo.

Textos enganosos acima dos anúncios do AdSense

No topo de um anúncio do AdSense, nunca coloque texto que diga “você pode estar interessado”, “clique aqui” “mais visto” ou similar.

Infelizmente eu já vi muitos blogueiros fazendo isso por falta de conhecimento ou com outras intenções.

Leia com muita atenção as regras: https://support.google.com/adsense/answer/1346295

Mudança para https

Minha opinião com a mudança para htpps.

O histórico e a inteligência de cada banner adsense.

Esta é uma informação sobre os lances que acumulam cada código de anúncio ao longo do tempo (impressões, CTR, CPC, ROI, concorrência, etc.).

O que eu percebi existe duas formas de carregar as impressões, CTR e etc.

Alterar blocos de anúncios por um novo código.
Alterar o domínio para https (O Google AdSense considera um novo domínio e zera o bloco).

Foi o meu caso com a mudança dos meus dois blogs para https. Banners iniciando novamente do zero para ganhar anunciantes e naquele momento teve uma queda, e diminui os anunciantes mostrando anúncios genéricos de qualidade inferior naquele período.

Este efeito foi temporário e corrigido ao longo do tempo (dependendo do tráfego que você possui).

AMP será que é importante?

Sim e sim. Hoje eu digo que é necessário pensar e respirar essa tecnologia AMP não tem como escapar e precisa adaptar o seu blog/site. Nos dois blogs tenho uma boa quantidade de tráfego por AMP.

Google já esta usando como um dos fatores de posicionamento.

Sobre o page-level-ads

Minha opinião sobre algumas regras do Google. Esta nas regras que você pode sofrer advertências sobre banners intrusivos (de outros programas de afiliados) ou que possa atrapalhar aos visitantes, porém o próprio Adsense agora tem esse tipo de banner. Vai entender.

Achei super intrusivo e aumentou a minha taxa de rejeição após o uso desse tipo de anúncio em um blog e no outro aumento os meus ganhos. Usei o banner (anúncios vinheta) e quando a pessoa entrava no meu blog logo aparecia o banner anúncio do adsense na tela inteira, e o visitante clicava sem mesmo ler o meu artigo, e nesse período de teste com esse tipo de anúncio tive um aumento da taxa de rejeição e não uso mais esse formato. No segundo blog o banner (anúncios sobreposição) não atrapalha e fica somente no rodapé e aumentou os meus ganhos.

Anúncios Adsense InFeed

Vou dizer sobre os meus testes e não gostei do resultado dos anúncios Infeed comparado aos blocos de links que usava. Um fator na época quando usei Google tinha acabado de lançar e provavelmente ainda não tinha muitos anunciantes usando e depois não testei mais.

Por enquanto, tem poucos anunciantes usando pelo que andei perguntando para outros blogueiros, não são tão contextuais como os anúncios de texto e são identificados como anúncios com muita clareza, por isso é normal que o usuário os ignore.Eles têm uma estética semelhante aos anúncios da revista.

Eu acho que ainda não da para ganhar dinheiro com adsense usando esse formato de anúncio quem sabe no futuro volto aos testes.

Anúncios Adsense InArticle

No momento estou gostando dos resultados e estou usando nos dois blogs. Usava no topo um bloco de links e substitui por esse e tive um aumento de 5% nos ganhos com esse banner na mesma posição que estava o bloco de links.

Saldo de anúncios Google Adsense

Enquanto estava funcionando gostei muito do resultado na época que estava testando e tive um pequeno ganho nos cliques. A vantagem que mostrava anúncios melhores gerando mais ganhos.

Essa funcionalidade permitia reduzir até 20% dos anúncios exibidos sem afetar a receita, favorecendo a experiência do usuário mostrando apenas os anúncios mais relevantes.

Atenção tudo são testes e você precisa fazer a mesma coisa e os resultados podem ser diferentes para cada nicho e público.

Sobre um teste que eu fiz com o saldo de anúncios.
 
Saldo de anúncios: resultados do experimento
 
Em 25 de setembro de 2017 até dezembro de 2017, lancei um experimento para testar o equilíbrio de anúncios, reduzindo a impressão de anúncios para 90%.
 
Os dados permaneceram praticamente estáveis, embora no geral realmente caiu para 96%, então eu posso concluir que reduzir 10% das impressões não afetou a renda e poderia manter assim…
 
Mas não. Por quê?
 
Bom, porque a experiência do usuário não melhorou, mas piorou. Quero dizer:
 
Embora o tempo gasto na página seja o mesmo, o saldo de anúncios deixa um espaço em branco no local onde o banner deve aparecer. Imagine o que isso pode parecer na navegação móvel “e pimba foi nesse momento que eu percebi”, para não mencionar que aumentou a porcentagem de anúncios bloqueados…
 
Além disso, o saldo do anúncio só é compatível com os anúncios gráficos que mostram texto ou imagem, mas não com os blocos de link de texto (que geram cerca de 90% da minha receita).

Permitir e bloquear anúncios na conta adsense

Para quem ainda não sabe é possível bloquear alguns anunciantes na sua conta adsense. Alguns preferem bloquear os anunciantes que paga pouco. Não vou entrar muito nessa questão, pois existem vários que defendem e os que são contra esse uso.

Já fiz um artigo sobre esse assunto: Será que é possível ganhar dinheiro com o google adsense

Certo período teve uma queda do CPC

Se o seu CPC caiu bruscamente sem alterar as suas propagandas, fique tranquilo, pode ser o mesmo caso que tive no mês de Janeiro e as agências de marketing e os anunciantes estão analisando resultados para reativar as campanhas para o novo trimestre (o que é usual, mas é muito mais notável no início do ano).

Para forçar o aumento da competição e elevar o CPC, eu fiz o seguinte:

  • Desbloqueio temporariamente de todas as categorias, redes e anunciantes bloqueados.
  • Remova os banners com o pior CPC (máximo de 2 de 6).
  • Crie mais conteúdo.
  • Obtenha links de qualidade que envia tráfego.

Eu recomendo fazer tudo de uma vez como uma medida de emergência.

Espere uma semana, analise e decida.

Mapas de calor com Google Adsense

Eu gosto muito de usar o site hotjar.com para criar mapas de calor e com os resultados posso ver onde o visitante mais clica e posso mudar algumas posições ou estratégias dos banners de afiliados ou adsense. A vantagem do site que é grátis.

Adsense conteúdo correspondente

Usei pouco tempo + – 1 mês e somente me liguei no que estava acontecendo quase duas semanas depois de ativado no blog.

Eu achei o recurso bem legal ele substitui os plug-ins de conteúdo relacionados no final dos artigos. Cometi um pequeno erro e vou explicar.

Nas configurações eu marquei a opção: “Gerar receita com anúncios” que até nesse ponto nada de estranho.

O problema: você será cobrado por CPC, mas você estará enviando tráfego para outros sites que podem ser os seus concorrentes e foi o que aconteceu comigo e acabei tirando. Mas se você quiser usar basta desmarcar a opção “Gerar receita com anúncios”.

Tenha cuidado com o seu código pub-xxxxxxxxxxxxxx

Tenha muito cuidado com esse pequeno código que o Google Adsense libera para você. O motivo é simples alguém poderá usar de forma indevida em outro blog como se fosse você. Para obter o seu código é simples basta olhar o seu código, fonte ou acessar alguns sites que conseguem mostrar o seu código. Aqui eu não vou explicar os sites que poderá usar para ver o pub de outros usuários.

Um belo dia eu acessei a minha conta Adsense e reparei algo bem estranho alguns sites recebendo cliques. Eu não conhecia os sites e quando acessei reparei que estava usando o meu pub e entendi o motivo de receber alguns avisos do Adsense de muitos cliques inválidos.

O processo foi simples fiz um bloqueio desses sites. Para você ter ideia tinha até um fórum de discussão na lista.

Se você ainda não sabe como receber do Google Adsense aconselho a leitura do artigo Banco Rendimento Online: Pagamento Adsense em Dia

Quando aparece poucos anúncios adsense no meu blog.

Você precisa corrigir erros de rastreador do adsense. É possível que o rastreador esteja sendo bloqueado no arquivo robots.txt do site -> Para os editores do Google AdSense que enfrentam problemas recentes de preenchimento de anúncios, o acesso ao rastreador pode ser o problema.

https://marketingland.com/google-adsense-publishers-experie…

Para quem esta lendo o artigo acima e não esta conseguindo entender basta acessar e ler https://support.google.com/adsense/answer/10532

É necessário olhar essa questão chamada SEO?

Sim também é necessário e não tem como correr disso. Precisar olhar tudo incluindo SEO Onpage e SEO Offpage.

On-Page SEO está relacionado com o conteúdo e como você pode torná-lo mais relevante para o que o usuário está buscando e SEO off-page (também conhecido como link building), é o processo de obter menções (links) de outros sites para aumentar a confiança durante o processo de classificação. Não force a barra com off-page seo.

Otimize seu Robots.txt

Otimize sua estrutura de URL

Navegação e estrutura do site

Breadcrumb

Marcação de dados estruturados – Os dados estruturados são * não * usados ​​como fator de qualidade ou posicionamento. Em geral até o momento o benefício mais visível para o uso de dados estruturados continua sendo os fragmentos (destaques) nas SERPs.

URLs canônicas

Otimize sua página 404

SiteMap

Adicione SSL

Adicione AMP e Mobile

Velocidade do site

Uma dica que adiciono: Aumente os seus sinais sociais.

Dicas finais:

O que serve para um pode não servir para outro ainda mais dependendo do nicho, tráfego e assunto.
 
Para maximizar os ganhos do AdSense, é necessário continuar experimentando e testando diferentes posicionamentos de anúncios até encontrar a combinação que funciona melhor para seu site e público.
 
O que funcionou melhor para mim ou para outras pessoas, pode não ser a melhor solução para você.
 
Ao testar, é necessário procurar a melhor combinação de anúncios para usar e não apenas se concentrar no desempenho de um bloco de anúncios sozinho.
 
As unidades de anúncios maiores podem atrair mais cliques de anúncios, mas não necessariamente mais ganhos por clique.
 
No meu caso em um blog de saúde o bloco de anúncios que esta acima da dobra do conteúdo pode gerar mais ganhos por clique, mesmo que os anúncios sejam menores em tamanho.
 
Por exemplo, você pode colocar um bloco de anúncios de 300 × 600 na barra lateral, mas o lucro por clique pode ser inferior ao 300 × 250 que você tem abaixo de suas postagens ou dentro do seu conteúdo.
 
Não esqueça que quando um visitante clica em um anúncio, ele sai do seu site e visita o site do anunciante.
 
Isso significa que eles deixaram seu site sem ter a oportunidade de visualizar os anúncios que potencialmente podem gerar mais receitas para você.
 
Os ganhos por clique são diferentes por nicho – Ao fazer o cálculo de quanto tráfego você precisa para chegar a US $ xxx por mês a partir do AdSense, tenha em mente que os ganhos por clique são diferentes para cada nicho.
 
Isso eu acho super irritante. Passos para navegar em um site…: 1. ok vou aceitar cookies 2. sim, eu vou desabilitar o meu adblocker 3. desculpe, não quero me inscrever para a sua newsletter … 4. * fecha a aba de propaganda*
 
Tem alguns abusando e chega a ficar irritante.
 
Os anúncios não devem estar muito próximos das imagens e não coloquem os seus anúncios ao lado/abaixo/acima de imagens ou próximos de de vídeos.
 
Isso não é apenas contra as diretrizes do Google AdSense, mas, além disso, os vídeos reduzem a atenção dada aos anúncios.
 
Os usuários são mais propensos a se concentrarem na imagem ou vídeo e não nos anúncios.

Se você deseja aprender mais indico e aconselho o curso clube marketing digital.

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14 Comentários

  1. Jose P. outubro 4, 2017
  2. Adilson outubro 27, 2017
  3. Elpidio outubro 27, 2017
    • Claudio Gomes outubro 27, 2017
  4. Cristian outubro 27, 2017
    • Claudio Gomes outubro 27, 2017
  5. Flavio Costa outubro 27, 2017
  6. Gênnesy outubro 27, 2017
    • Claudio Gomes outubro 27, 2017
  7. Fábio Lopes da Silva outubro 27, 2017
    • Claudio Gomes outubro 27, 2017

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