Começar uma rede de contatos – Entenda o que precisa fazer

Quando usado com sabedoria e adequadamente, a rede de contatos é um dos meios mais eficazes como ferramenta de construção de negócios. Mas, não abordar alguém como um método para vender. Networking é o processo de criação de relacionamentos onde você pode ajudar outras pessoas a atingir os seus objetivos, e que podem ajudar a alcançar o seu. Aprenda como começar uma rede de contatos.

Começar uma rede de contatos e de emails

Começar-uma-redede-contatosSeja capaz de desenvolver relacionamentos. Pense em rede de contatos como o cultivo de benéficos, relacionamentos ganha ganha. Para ser ganha ganha, deve haver o dar e receber.  Networking não deve ser visto como “eventos” onde você vai vender seu negócio. Quando a rede de contatos for eficiente, as partes envolvidas com certeza irá compartilhar ideias, informações e recursos.

É necessário esta em contato com pessoas porque é uma das mais rentáveis atividades de geração de contatos e vendas, quando usado sabiamente, de forma adequada e profissional. Mas, talvez, possa parecer mais fácil dizer do que fazer. Algumas dicas que podem ser usadas para começar essa rede de contatos.

1. Confira vários grupos para encontrar a melhor química e valor para o seu negócio e contatos. A maioria dos grupos permite visitar mesmo antes que você tenha de aderir. Pergunte ao redor para descobrir por que as pessoas se juntaram e qual o valor que isso trouxe a elas é uma forma de começar um contato (conversa).

Resista à tentação de simplesmente ir juntar-se a qualquer grupo simplesmente porque todo mundo diz que é o melhor que você precisa fazer. Se esse não é o seu grupo alvo, então você pode apenas estar desperdiçando uma quantidade considerável de tempo e dinheiro.

Não estou dizendo que você não deve visitar ou aderir. Basta ser claro sobre o que você gostaria de conseguir e contactar no local e se é útil para sua rede de contatos. Se é para encontrar clientes ou potenciais fontes de referência, então você precisa procurar os locais certos onde esses recursos podem ser encontrados.

2. Quando você encontrar um grupo ou dois, faça visitas nas reuniões que você puder.  Não faça apenas uma ou duas vezes esperando que as coisas aconteçam. Tem que construir mutuamente benéficos, relacionamentos ganha ganha e isso vai levar algum tempo.

Os contatos que você faz precisam constantemente ver o seu rosto e ouvir a sua mensagem. Contato contínuo com os outros ao longo do tempo vai abrir oportunidades para você ir mais fundo e aprender mais sobre cada de seus pensamentos, ideias e capacidades no que diz respeito aos seus respectivos negócios.

Conhecer, gostar e confiar geralmente só acontece ao longo do tempo. Seja regular e persistente.

3. Envolva-se. Seja visível faça o máximo que puder para se tornar mais visível dentro da sua rede de contatos. Ofereça para ajudar com as reuniões mas não seja um chato.

Se envolvendo ou ajudando nas reuniões terá mais oportunidades para estabelecer conexões e conhecer alguns dos contatos que você deseja no futuro. Em segundo lugar, quanto maior a visibilidade que você tem no grupo melhor para as pessoas conhecerem você e forma a sua rede de contatos e com isso as novas pessoas que entrem no grupo, provavelmente elas vão procurar você por ver como um líder dentro da organização.

4. Mantenha seus círculos de contatos informados quando você começar uma rede de contatos não vai parar de chegar novos clientes.

Enviar convites para seus eventos ou casas abertas. Envie emails ou cartas para compartilhar uma grande notícia ou histórias de sucesso, especialmente qualquer coisa de relevância. Se você acredita que tenha ideias valiosas, informações e recursos comece a compartilhar.

5. Trabalhe em dar referências e compartilhar informações valiosas.  É isso mesmo, você precisa estar disposto a dar antes de você chegar. Que tipos de informações que você poderia ter acesso e que poderia ser útil para eles?

Você pode pensar inicialmente que não tem muito valor para compartilhar com as outras pessoas além de seu negócio e o que você fornece. Parte da chave para a obtenção em dar e receber é não fazer suposições.

Por exemplo, não assuma que algum recurso básico (por exemplo, um site na Internet) que você está ciente e visita que não poderia estar falando apenas porque eles são o “expert” nesse campo. Esteja disposto a perguntar se eles sabem sobre o recurso e pronto para compartilhar.

6. Foco na qualidade e não quantidade. Não é necessariamente sobre o número de conexões que você faz, mas sobre a qualidade dos que você vai fazer.

Conexões de qualidade será identificável porque todas as partes envolvidas serão ativamente compartilhando ideias, informações e recursos. Mas, você também precisa ser claro e objetivo  pensando sobre quais informações ou recursos que você quer e precisa.

Permanecer em contato e acompanhamento com um menor número de relações de qualidade geralmente será muito mais produtivo do que tentar acompanhar com um número maior de contatos superficiais.

7. Seja persistente, mas seja paciente quando começar uma rede de contatos precisa ter paciência. O objetivo de um evento de networking não deve ser necessariamente para conseguir contatos para vendas imediatas mas para sair com grandes contatos para sua lista. Networking geralmente leva tempo para obter as relações desenvolvidas e alimentadas.

Como melhorar drasticamente a taxa de abertura das campanhas enviadas por e-mail e vender mais

Hoje o que a maioria das empresas e empreendedores fazem: Criam listas de e-mails ou compram banco de dados de e-mails, e depois disso saem por aí enviado e-mails para essa lista com ofertas de produtos e serviço para conseguirem vender alguma coisa. Isso eu chamo de o “Marketing da esperança”, ou seja, você está dando um tiro no escuro.

Eu estou dando esse exemplo porque eu sei que muitos fazem isso… Eu também já fiz muito e realmente eu sei que você fica na expectativa de receber uma ligação, ou uma resposta de um cliente que recebeu seu e-mail. E nada, simplesmente ninguém te liga, ninguém responde o e-mail e você perde tempo e o pior dinheiro com essa campanha.

Outro exemplo para comprovar que eu estou dizendo é você. Tenho certeza de que todos os dias você recebe dezenas de e-mails com promoções e “ofertas imperdíveis”. Quantos deles fazem você comprar algo por mês? Por trimestre?

Então…

A minha pergunta é: Você realmente quer trilhar esse mesmo caminho? Você quer encher a caixa de mensagem das pessoas de promoções e elas marcarem você como spam? E esperar acontecer um milagre de uma venda?

Eu acho que não, não é mesmo?

Fiquei sabendo que é possível sim vender todos os dias através de uma lista de e-mail marketing, e melhor você não precisa de uma lista gigante de milhares e milhares de e-mails.

Não é uma mágica, é tudo muito estratégico, esse método funciona, algumas poucas empresas estão usando e estão tendo resultados.

Esse método veio dos EUA. Depois de estudar muito, e testar para saber se realmente funcionava eu aprendi o método e decidi compartilhar com você. E REALMENTE… FUNCIONA.

O que eu vou te mostrar aqui foi TESTADOS nas empresas dos meus clientes, que atuam nos mais variados segmentos, seja com prestação de serviços ou venda de produtos (físicos ou digitais), inclusive uma cliente minha Corretora de Imóveis está usando o mesmo método e em menos de 1 mês começou a ter resultados incríveis.

Não vou alongar muito esse assunto, mas você precisa saber…

Antes, eu conseguia aumentar as vendas dos meus clientes 2 a 3 meses de serviço. Depois passou para 4, 5, 6, 12 meses…

Todos os clientes gostavam muito de mim e do meu trabalho, mas precisavam de resultados mais rápidos. Com a chance de ver a minha empresa falindo, não pensei duas vezes.

Comecei a procurar formas de ajudar os empresários a gerarem resultados mais rápidos. Fui à procura de uma nova estratégia para o meu negócio, e felizmente encontrei algo fenomenal: “Campanhas de Vendas Online Com Resultados”.

Agora é hora de te contar como isso funciona.

Campanha de Vendas Online com Resultados: As 4 Fases do E-mail Marketing

O modelo de e-mail marketing que conhecemos no Brasil praticamente não tem estratégia. Você entra na lista e recebe ofertas. Pronto. A minha pergunta é, se realmente esse modelo tradicional funciona porque então que cada vez mais você exclui e-mail de promoções da sua caixa de entrada?

Nos Estados Unidos (EUA) há muito tempo que não se usa mais esse modelo, e você vai ver como a estratégia deles faz sentido…

O e-mail marketing é dividido em 4 fases:

1- Segmentação

Funciona para você filtrar o seu público. Não adianta querer vender tudo, para todo mundo, ao mesmo tempo. Você precisa focar em um segmento específico do seu público.

A segmentação é como um quebra-gelo. Você mostra um assunto e, se a pessoa se interessar por esse assunto específico, ela entra na sua lista de e-mail. Entenda esse detalhe vou repetir a pessoa precisa se interessar para entrar na sua lista.
Na fase da Segmentação é extremamente importante você entender que existe uma diferença ABSURDA entre desenvolver uma campanha para produtos digitais, produtos físicos e prestação de serviços.

Esse talvez seja um dos maiores mitos que hoje estão rondando o tema e-mail marketing. A ideia que as estratégias de marketing direto só funcionam para produtos digitais, o que não é verdade.

Para ser bem honesto, eu particularmente acho mais fácil você utilizar estratégias de vendas por e-mail para venda de produtos físicos e serviços. E a razão é muito simples.

Com produtos físicos e serviço você não precisa CONVENCER o público que ele necessita, pois tanto o produto físico com o serviço já é algo comum e as pessoas normalmente estão adquirindo aquele produto ou contratando aquele serviço. Porém, com produtos digitais existe uma primeira barreira que é “Quem é esse cara? Eu realmente preciso disso?”.

2- Engajamento

A pessoa não é segmentada à toa. Nesta etapa você vai interagir com o público mostrando algo de VALOR que seja de extremo interesse para ele. Você saberá o que é esse algo por conta da “isca” usada na segmentação. Não é um produto/serviço, e sim uma dica, informação, curiosidade…

Alguém que entrou para uma lista de um corretor de Imóveis após ler um e-book sobre comprar imóvel do jeito certo vai se interessar por curiosidades sobre compra de imóveis ou arrendamento, e não sobre Carros. Deu pra entender a lógica?

Essa é uma das fases mais importantes no processo de planejamento de vendas utilizando e-mail marketing. Quanto mais o público engaja mais preparado ele está para receber uma oferta. E o grande segredo do engajamento é dominar o TIME correto do envio de conteúdo e o TIPO correto de conteúdo.

Mais uma vez é importante ressaltar que faz muita diferença planejar uma campanha de engajamento para um produto físico, digital e serviço. São abordagens e um processo completamente diferente.

3- Oferta

Agora é a hora de fazer uma oferta sobre algo relacionado ao interesse extremo que foi utilizado na fase 2. A ideia é que a fase 2 tenha servido para despertar um desejo na pessoa, fazendo que a sua oferta realmente se torne algo bem difícil de ser recusado. É aqui que você consegue fazer muitas vendas.
Existem dois grandes erros que a maioria dos profissionais de marketing comete no momento de fazer uma oferta através do e-mail.

O primeiro grande erro consiste em TENTAR vender sem antes segmentar e engajar o público. Essa é provavelmente a principal causa de taxas de conversões medíocres em diversas campanhas dos mais variados segmentos.

O segundo grande erro consiste em parar de enviar oferta antes do momento certo. Existem 3 grandes momentos durante a fase da oferta, que nós chamamos de B.O.E.

O B representa o Benefício. Essa é a sequência de e-mails onde você deixa claro os grandes benefícios do produto/serviço que está sendo apresentado por e-mail.

O “O” represente a Oportunidade. Esse é o e-mail onde você busca deixar claro porque aquele é o MOMENTO ideal para aproveitar essa oportunidade.

Já o E representa a fase de Encerramento. Nessa fase o objetivo de cada e-mail é criar a urgência na compra, apresentando uma data final para aproveitar os Benefícios e a Oportunidade que foram detalhadas nos e-mails anteriores.

4- Reset de atenção

Existe um momento onde TODAS as suas taxas de abertura e cliques irão cair. Isso acontece principalmente após uma sequência de oferta. É nesse momento onde você precisa aplicar o que nós chamamos de Reset de Atenção. É nessa fase onde você consegue recuperar a atenção do seu público e retomar o relacionamento.

Eu não estou falando de “aquecer a lista”, ou seja, preparar a lista para comprar outro produto ou serviço, nada do tipo. Estou falando de retomar a atenção, para em seguida direcionar o público para uma ação específica.

É muito comum você ouvir erradamente no mercado conselhos como “Envia artigos e vídeos para a lista não morrer”. Sem dúvida enviar artigos e vídeos para a sua lista é melhor do que não enviar nada, porém, essa não é a estratégia ideal.

Você precisa ter um gancho central, apresentando de uma maneira de Quebra de padrão, para então direcionar o público novamente para a fase da Segmentação.

Você não tem ideia do que é isso, né? Rsrs. Todo relacionamento sofre desgastes, inclusive o de empresa e cliente/público. Depois que você engaja não dá pra ficar fazendo ofertas para sempre.

É preciso dar um reset na atenção das pessoas, deixar de afoga-las em ofertas, e descobrir uma nova forma de chamar a atenção delas, seja para algo novo ou até mesmo para aquilo que você estava abordando antes.

Resumindo:

Veja a sequência: Delimite um tema e atraia pessoas que gostam daquilo > engaje com essas pessoas mostrando mais assuntos referentes ao tema inicial > mostre para elas algo muito bom que é relacionado ao tema que foi abordado nas duas primeiras fases e, assim, gere vendas > depois de tentar vender, recomece o ciclo e procure uma nova forma de chamar a atenção (das mesmas e de novas pessoas).

Seja sincero comigo: isso que eu te disse faz sentido? Se você achar que não faz sentido, tudo bem. Você está no seu direito de achar que é bom ficar preso ao velho modelo.

Começar uma rede de contatos – Entenda o que precisa fazer
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2 Comentários

  1. Wagner Henrique setembro 21, 2012

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