
Como alavancar o SEO no Google SGE?

Está preparado para o novo SEO? O termos SEO como sempre conhecemos mudou? Temos o velho e o novo SEO? Na verdade já encontrei de tudo e diversas informações/opiniões diferentes.
Hoje vou deixar a minha opinião/visão sobre o novo Google SGE e como se readaptar.
Conteúdo
- Algumas ideias para o novo Google SGE
- O que é o Google SGE?
- Primeiros testes do Google SGE
- Agora entra a grande questão de como criar ou adaptar o famoso SEO para o Google SGE
- Revisão de SEO para MUM e BERT
- SEO tradicional no Google SGE
- O novo modelo do usuário 2.0
- E agora o que posiciona com o novo Google SGE?
Algumas ideias para o novo Google SGE
A evolução no mundo do SEO é constante e não tem como escapar disso, e agora estamos diante de uma mudança significativa que está transformando a forma como otimizamos nossos conteúdos para os motores de busca. O Google SGE (Search Generative Experience) é o novo protagonista dessa revolução.
O que é o Google SGE?

Para compreender o SEO no Google SGE, primeiro, é essencial entender o que é essa nova experiência de busca. Nos Estados Unidos, bem como na Índia e no Japão, o Google SGE introduziu um assistente de conversação que substitui a tradicional cascata de links ou módulos ricos nas SERPs. Esse assistente de conversação, alimentado por uma IA, oferece duas modalidades: Instantâneo e Conversacional.
No modo Instantâneo, o Google SGE fornece resumos gerados por IA e inclui links para fontes externas. Já o modo Conversacional permite aos usuários fazer perguntas de acompanhamento e aprimorar suas pesquisas mantendo o contexto.
Problemas com uso da IA: leis de direitos autorais e os grandes jornaisAlém disso, o Google SGE compara informações, aprimora resultados para comércio eletrônico e busca local e exibe anúncios identificados como patrocinados. Como será a vida de quem trabalha com tráfego pago no Google Ads?
É importante destacar que o Google SGE utiliza modelos de linguagem específicos de pesquisa com "supervisão humana", garantindo a qualidade das respostas. E, em casos de dúvida, particularmente em tópicos de saúde e finanças, a IA prioriza informações confiáveis de especialistas.
Primeiros testes do Google SGE
Os primeiros testes do Google SGE indicam uma mudança notável na satisfação do usuário. Os usuários valorizam a experiência livre de anúncios intrusivos, a capacidade de fazer perguntas mais complexas e a interação conversacional com a IA. Isso significa que o conteúdo deve se adaptar a essas preferências para obter uma visibilidade no Google SGE.
Agora entra a grande questão de como criar ou adaptar o famoso SEO para o Google SGE
Para otimizar o SEO no Google SGE, é crucial compreender o novo ponto para conseguir ganhar tráfego. Novamente deixando bem claro no mundo das opiniões essa é mais uma na qual ainda estou olhando e testando, pois no Brasil ainda não está 100% ativo. Como tenho alguns conhecidos no Japão estou trocando muitas ideias, pois isso já está 100% para eles. O Google SGE escolhe três URLs ricas para exibição em seu carrossel, independentemente do posicionamento nas SERPs tradicionais. Essa escolha é baseada em frases literais ou concretas presentes nas páginas selecionadas.
O algoritmo do Google SGE é distinto da pesquisa tradicional, o que significa que os profissionais de SEO precisarão adaptar suas estratégias e medir resultados de maneiras diferentes. A ênfase agora está na exibição de conteúdo no carrossel à esquerda do Google SGE e nos links sob as conversas.
Publicidade intrusiva: Um dos vilões que o update de Conteúdo Útil pegouRevisão de SEO para MUM e BERT
A evolução do SEO não se limita ao Google SGE. O SEO tradicional está sendo reformulado para se adequar ao MUM (modo especialista em multibusca) e o BERT (buscas e resultados com linguagem mais humana). Isso significa que o conteúdo deve responder a consultas mais longas e aprofundadas, focando em otimizar palavras-chave em conversas e itinerários-chave.

Confesso que no momento que um colega citou "itinerários-chave" fiquei bem confuso, mas anotei e fui buscar informações.
Indico que procurem também, mas em resumo seria: Em outras palavras, os "itinerários-chave" indicam que as pesquisas estão se tornando mais longas, conversacionais e contextuais. Os criadores de conteúdo e profissionais de SEO precisam entender que os usuários podem estar procurando por informações de maneira mais holística, seguindo um caminho que envolve várias perguntas e respostas interligadas. Portanto, a otimização de conteúdo deve levar em consideração esses itinerários de pesquisa e oferecer informações relevantes ao longo desse percurso, respondendo não apenas a consultas individuais, mas também às necessidades mais amplas dos usuários.
SEO tradicional no Google SGE
Para se destacar no Google SGE, mídia e profissionais de SEO devem adotar uma abordagem conversacional. Isso envolve usar linguagem coloquial, antecipar consultas reais de voz dos usuários e fornecer resumos claros para respostas rápidas.
Os conteúdos devem guiar os usuários desde a pergunta até a resposta, oferecendo estruturas claras e relevantes. Isso requer um profundo entendimento do tópico e uma abordagem centrada no usuário na criação de conteúdo.
Como sobreviver ao apocalipse do SEO do Google SGE?O novo modelo do usuário 2.0
Bem, vou chamar essa nova busca como novo usuário 2.0. O "modelo de necessidades do usuário 2.0" é uma forma que visa entender as necessidades dos usuários e adaptar a produção de conteúdo com base nessas necessidades. Isso implica em focar no que os usuários realmente precisam e desejam consumir, indo além do que desejam contar.
Para quem ainda não entendeu esse novo formato de busca da uma lida: Learn as you search (and browse) using generative AI
Já vou jogar uma pimenta nessa conversa lá o povo está dizendo que backlinks perderam bastante força com esse novo padrão e busca. Será mesmo o fim do real valor dos backlinks? Bem, vamos aguardar e ver também aqui no Brasil como será na prática.
E agora o que posiciona com o novo Google SGE?
Antes do Google SGE, havia vários módulos de oportunidade nas SERPs, além dos tradicionais links textuais azuis. Com o Google SGE, a jornada do usuário muda significativamente, e os líderes de audiência precisam avaliar como isso afetará o tráfego.
Na conversa que tive o que entendi é a importância de formatos específicos, incluindo conteúdo curto, conversacional, interativo, visual e otimizado para perguntas longas. Os criadores de conteúdo especializado, como os presentes em plataformas como Reddit ou Quora, estão explorando esses formatos para melhorar o SEO e envolver as suas comunidades. Fica a pista vamos olhar bem o que está acontecendo e fazendo no Reddit e Quora.
Google SGE canibaliza mais de 80% do tráfegoUm grupo no Reddit na área de SEO que eu sigo e rola muito assunto sobre o atual momento: Will Google's SGE kill organic traffic?
E o que você está achando dessas mudanças radicais?
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Como alavancar o SEO no Google SGE?
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
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