Diversas Dicas De Como Colocar O Blog No Topo Do Google (# 19 Dicas)

Levar o seu Site ao topo dos resultados de pesquisa geralmente significa mais tráfego e visibilidade para o seu trabalho. Basicamente, SEO é a prática de melhorar e promover um site, a fim de aumentar o número de visitantes a partir dos motores de buscas. Hoje você vai aprender como colocar o blog no topo do google.

A maior parte do tráfego na web é conduzida pelos principais motores de buscas. O maior deles, obviamente, é o Google. Apesar da inteligência, da constante busca de melhorias na capacidade de rastrear a Web e da capacidade de trazer bons resultados de pesquisa, estes motores ainda possuem limites em sua capacidade de operação. Aí entra a importância de um SEO bem feito. É através dele que as ferramentas de busca encontrarão seu site.

Hoje eu vou explicar uma das perguntas que sempre recebo por e-mail: Como colocar meu blog no topo das pesquisas?

Eu sempre digo que em termos de SEO nada é 100% exato. Não sou o dono da verdade tudo são testes e você precisa fazer o mesmo testar, testar e testar.

Aprenda Como Colocar O Blog No Topo Do Google

Enquanto um trabalho de SEO mais intenso pode implicar em gastos com profissionais especializados na área ou numa reestruturação complexa no Site, há alguns passos simples que você mesmo pode fazer para melhorar o seus resultados de pesquisa. Não é nada novo, mas talvez seja algo que você nunca entendeu ou colocou em prática sobre como colocar seu site no topo do google grátis. 

Obs.: Claudio então é possível aprender como colocar meu site na primeira pagina do google grátis? A pesquisa sobre informações é grátis. Nem tudo é grátis algumas vezes será necessário investimento em dinheiro em cursos, ferramentas entre outros. Se você quer aprender como colocar o blog no topo do google precisa investir sim tempo e dinheiro.

Como Aparecer No Google Na Primeira Pagina Com Análise de Palavras-Chave, Conteúdo, Competição e Imagem

1 – Determine estratégias para escolher as palavras-chave

Este é o primeiro e talvez o mais importante passo que você deve tomar. Ao escolher as palavras-chave do seu Site esteja ciente dos seus objetivos. Um exercício interessante é ter essas perguntas em mente: Como alguém que procura por essas informações faria sua busca na internet? Que palavras usariam? Se eu quero saber como colocar o blog no topo do google preciso começar desse ponto.

Qualidade do conteúdo é algo muito relativo. Um conteúdo cheio de erros de português será ruim para o visitante/leitor, mas para a Google poderá aparecer nas primeiras posições de atender o que ele precisa. Não posso afirmar que todos os meus artigos são perfeitos no português e poderá encontrar muitos erros.

Google atualmente não usa qualquer tipo de pontuação para avaliar a leitura, escrita ou a qualidade do conteúdo no seu idioma. Não conheço ou nunca vi em nenhum lugar falar de algum algoritmo que use uma pontuação de legibilidade.

Esse artigo é bem interessante sobre esse assunto: http://www.thesempost.com/googles-use-readability-vocabulary-search-algorithms/

2 – SEO estratégico e sem exageros na quantidade de palavras-chave

Colocar quantidades exageradas de palavras-chave pode fazer com que o Spider – programa do Google responsável por mapear os sites e armazenar as informações coletadas – rotule seu site como Spammer. O Google é programado para ignorar sites com esse uso indevido do SEO. A tentativa de chegar ao topo dos resultados de pesquisa dessa forma é chamada de Keyword stuffing.

Ainda tem blogueiros usando essa técnica? Sim. Quanto tempo vai durar? Não sei responder, pois dependemos do google.

3 – Verifique a Competição de palavras-chave

Importante achar palavras no Google AdWords (mas não tão lembrado) é verificar a competição de palavras-chave. Opte por palavras que tenham menor competição.

Faça uso de palavras-chave de cauda longa.

4 – Tamanho e Qualidade do Conteúdo

Conforme diretrizes fornecidas pelo Google, o conteúdo que você escreve deve ter mais de 300 palavras.  No entanto, é recomendável que se produza um texto com mais de 600-700 palavras sempre que possível. Ao invés de produzir conteúdo sem informações apropriadas, gaste suas energias para trazer um material original e de qualidade. Quando se trata de indexação, materiais curtos e com baixa qualidade podem ser pegos pelo Google Panda.

5 – Otimização da Imagem

Os programas Spiders só podem rastrear textos (e estes não são os textos presentes nas imagens). Por essa razão, as palavras associadas à imagem precisam ser o mais descritível possível. Adicionar um atributo ALT à imagem permite que você inclua uma descrição com palavras-chave. Lembre-se, o Google é cego e sua imagem precisa ter informações suficientes para que ele a compreenda. Além disso, o texto visível em torno das imagens é valioso para o SEO.

6 – Evite conteúdo em Flash

Publique conteúdo em formato HTML evite Flash. Muitas informações valiosas bloqueadas neste formato não podem ser facilmente rastreadas e indexadas.

Obs.: Recentemente a Google informou que o links em PDFS passam autoridade.

https://www.seroundtable.com/google-pdf-links-pagerank-20573.html

https://webmasters.googleblog.com/2011/09/pdfs-in-google-search-results.html

Já fiz dois artigos sobre o assunto e indico a leitura:

Como Converter Word para PDF Mantendo os Links Clicáveis (#Tráfego)

Transformar arquivo em pdf e gerar tráfego

Dicas de SEO na Página

7 – URLs mais amigáveis

Deixe sua URL mais amigável para o Google com palavras-chave bem claras. Tente manter uma boa relação entre o texto e HTML para que o Google entenda melhor o seu conteúdo.

8 – Crie um Sitemap

Basicamente o Sitemap é uma lista com todas as páginas (URLs) do site funcionando como uma espécie de mapa. Criar um Sitemap ajuda os programas Spiders a fazer buscas. Quanto menos clicks forem necessários para chegar a sua página, melhor.

9 – Faça links com o seu próprio Site

Provavelmente, não há estratégia mais básica de SEO do que a integração de links para o arquivo do seu próprio site. É uma maneira fácil de aumentar o tráfego em páginas individuais.  Não exagere na quantidade de links!

O Google examina uma série de fatores para descobrir se os links não são naturais e não apenas o texto âncora.

Se é verdade ou não cada um deve olhar os seus resultados.

10 – Monitore a eficiência do seu SEO

Fique de olho na posição da sua página com ferramentas como o Alexa e o Google Toolbar. Você não saberá se o SEO está dando resultados se você não monitorar sua posição regularmente.

As palavras que os usuários digitam na caixa de pesquisa possuem valor extraordinário. Investir em SEO pode ter um retorno excepcional em comparação com outros tipos de marketing e promoção online.

SEO: Como Ranquear Artigos Na Primeira Página Do Google

11 – O SEO (Search Engine Optimization) é importante tanto para blogs indexados há tempos na internet e já bem otimizados, quanto para blogs iniciantes, o SEO é fundamental e indispensável para se estar nas primeiras colocações do Google, o mecanismo de busca com 98% vindo de seu tráfego. Para ranquear bem tanto artigos como o site nas primeiras posições não é fácil, mas se ler todo este post saberá como fazer.

Muitos blogs ou a maioria não conseguem a otimização, ou seja, as otimizações corretas para se alcançar esse feito e as recomendações que o próprio Google disponibiliza para se chegar ao topo. É uma série de técnicas e divididas em SEO On-PageSEO Off-Page que são colocadas da forma correta e eleva a posição do blog no Ranking do Google usando off-page seo.

No SEO On-Page são otimizações muito importantes feitas dentro do site, ou seja, nas páginas, nos posts, na interligação de todo o site fazendo uma sincronização de todo o conteúdo. A velocidade do site é de extrema importância para ranqueamento também é uma das várias recomendações do Google para otimização.

Imagine você entrando em um restaurante para comer e se deparar com um ambiente sujo e mal arrumado, cadeiras quebradas e toalhas da mesa sujas. Certamente você nunca mais em sua vida iria voltar lá não é mesmo? É  a mesma impressão quando um usuário entra em um site mal configurado, lento e de difícil navegação. Certamente isso faz com que este usuário não volte mais no site.

O Google gosta de sites rápidos, de bons conteúdos autênticos, com sincronização, de fácil navegação e principalmente com boa arquitetura de site. Isso faz com que um leitor ao entrar neste site se sinta a vontade navegando de artigo em artigo passando um bom tempo dentro do site. Quanto mais tempo de navegação leito passa em um site, faz com que o Google entenda como conteúdo de relevância para o leitor, e eleva o site no seu ranqueamento.

Então abaixo mostrarei as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para indexar na primeira página do Google:

SEO Para Indexar Artigos Na Primeira Página Do Google

SEO On-Page: TAGS H1, H2 e H3

12 – O emprego de Tags nos artigos eleva a pontuação de um artigo e são técnicas de SEO importantes para otimização do conteúdo. Para esta técnica você deverá por tags H2 contendo a palavra-chave em foco do artigo e também se possível na H3. Como padrão na maioria dos temas o H1 é o titilo do artigo, assim não precisando colocar outra H1.

PS.: Recapitulando escreva um bom artigo e coloque a palavra-chave (keyword) no título do artigo e crie subtítulos H2 e H3, contendo estas palavras também. Exemplo:

  • Palavra-Chave em foco (Como Ganhar Dinheiro)
  • Título do artigo (h1): Como Ganhar Dinheiro Com Otimização De Blogs
  • Subtítulo (H2): Agora Veja Como Ganhar Dinheiro No Blog Otimizando Com Palavra-Chave
  • Subtítulo (H3): Como Ganhar Dinheiro Com Seu Blog Todo Otimizado
  • A Palavra-chave deve conter na URL também;

Pense muito bem na palavra-chave que deseja em termos de concorrência e buscas. Vou dar uma dica com uma palavra na qual já trabalhei: como os romanos contam a hora? Não pense como os outros concorrentes procure algo diferente. Procure outros idiomas para trabalhar. Em inglês o CPC e os ganhos são melhores, porém a concorrência é bem mais pesada. Já tive blog em espanhol e o CPC foi muito parecido com o do Brasil.

Não deixe de implementar esta técnica em todos seus posts, de agora em diante. 

SEO On-Page: NEGRITO,  ITÁLICO E SUBLINHADO

Esta técnica é bastante eficaz e potencializa a otimização de seus artigos, e para isso use na palavra-chave com esta forma:

  1. Palavra-chave (keyword) em negrito no primeiro paragrafo no artigo;
  2. Palavra-chave em sublinhado no meio do artigo;
  3. Sua palavra-chave foco em itálico no ultimo paragrafo do artigo;

Desta forma seu artigo já ficará bem otimizado para conteúdo do google.

SEO On-Page: Ligação Interna

A ligação interna é importante para fazer todo o seu site se comunicar entre si, fazendo com que o usuário passa navegar de uma forma fácil. Exemplo quando criar um post de uma determinada palavra-chave, por exemplo: Como Criar Negócios Online, e num determinado trecho aparecer uma palavra que referencie outro post, por exemplo, Como Criar Um Blog WordPress, você usa um link nesta mesma palavra (WordPress) interligando os posts.

SEO On-Page: Ligação Externa

Está é uma técnica que a maiorias dos blogueiros não usam que eu aprendi com meu amigo Blogueiro de $uce$$o, e que se consiste a técnica desta forma.

SEO On-Page: Imagens e Tgs Alt

As Imagens são importantes para qualquer post, não só para questões de otimização, mas também para prender a atenção do leitor e na parte de estética também.

Então para usar imagens nos posts você deve antes de subi-las para seu site, as renomear contendo a palavra-chave, mas não apenas a palavra e sim como se estivesse descrevendo uma frase, exemplo:

Se a palavra-chave do artigo for SEO-Off Page, por exemplo, e supondo o artigo com 2 (duas) imagens, elas poderiam ficar assim:

  • Nome da imagem 1 : tecnicas-importantes-de-SEO-off-page;
  • Nome da imagem 2 : aprenda-duas-formas-de-usar- SEO-off-page;

PS: Muitos por aí na internet dizem que imagens não são importantes e as desprezam e não as incluem em seus posts, mas elas são sim importantes e o google adora imagens nos artigos. Isso ajuda a ranquear melhor nos mecanismos de busca e a encontrar seu site, se fizer um bom trabalho com imagens! Para Otimização de imagens recomendo o site Smush.it! 

SEO On-Page: Meta-Descrição

A meta description ou traduzido para nossa língua meta descrição nada mais é do que a exibição de um pequeno texto geralmente utilizado pelo Google para descrever um site ou artigo na segunda e terceira linhas abaixo do título do site nos resultados de busca.

A meta descrição não é muito importante em questão de SEO (Search Engine Optimization) mais é sim contado como um plus na otimização de artigos e recomendo que coloque a palavra-chave em foco do poste na meta descrição. Se usar o plugin SEO WordPress By Yoast, o mesmo tem essa opção de incluir a meta description.

As Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) Para Otimização de Artigos 

  1. Crie um bom título contendo a palavra-chave;
  2. Insira a palavra-chave na URL;
  3. Crie tags em H2 e H3 contendo a palavra-chave em foco;
  4. Coloque uma no primeiro paragrafo do artigo em negrito, uma no meio do artigo em sublinhado e uma no ultimo paragrafo do post em itálico;
  5. Use links internos fazendo conexão interna para outros posts do seu blog;
  6. Use Links externos para sites de autoridade como vimos no tópico acima (MUITO IMPORTANTE);
  7. Use imagens bonitas em seus posts de preferência em HD, renomeadas como se fosse uma frase contendo a keyword;
  8. Use a meta descrição contendo a palavra em foco;

Melhor Posicionamento No Google – Dicas Para O Google Não Penalizar Seu Site

Você já sofreu alguma penalização por excesso de otimização pelo Google Penguin?

Embora pareça que o Google contrate um monte de aranhas que correm em torno da internet desclassificando milhões de sites. O algoritmo é realmente uma fórmula científica. Ele roda em ranking de sinais e comportam de acordo com a forma como são programados. São apenas robôs.

Neste artigo quero não apenas oferecer algumas das diretrizes do Google, mas também falar das principais razões por que o Google penaliza seu site. É uma garantia de que se você cometer qualquer desses pontos você vai acordar com uma perda? Não, mas qualquer um deles fará você um alvo.

Posso garantir que, se ficar longe de tais táticas, nunca vai ser afetado? Não, mas quanto mais você evitar essas práticas, terá mais chances de longevidade nos motores de busca.

Excesso de Otimização. O Google Gosta?

Over Optimization é a nova palavra da moda na indústria de SEO. O princípio foi sempre compreendido, mas tornou-se mais proeminente depois do Google Penguin.

O Que É O Excesso de Otimização?

Refere-se ao excesso de táticas de SEO em um site, tentando manualmente manipular os motores de busca a ganhos de ranking. É importante notar que o SEO não é o problema, mas certas estratégias não são bem vindas pelo motor de busca. Se vai testar ou não cada um sabe dos seus riscos.

Aqui estão algumas dicas a se evitar:

13 – O Excesso De Otimização

Seu conteúdo é valioso para os leitores? Ou foi apenas criado para os motores de busca? Palavras-chave em excesso tornam um alvo. Embora não existam fórmulas específicas que detalham o uso de palavras-chave corretas, mas garanta que seu conteúdo faça sentido.

Quando escrever, elabore em primeiro lugar um bom conteúdo que agregue valor para seus leitores. Normalmente, as palavras-chave irão fluir naturalmente, pois é o que o Google quer. Se onde puder inserir uma palavra-chave, faça-o sem excesso.

14 –  Links Para Otimização

Isto se tornou o mais “comentado” desde que o Google Penguin foi lançado. Webmasters que estavam usando palavras-chave em maior parte do seu texto âncora podem ter sofrido uma penalização após o Penguin. Era comum usar as palavras-chave em suas ligações para tornar seu site mais relevante para os pesquisadores, mas o Google agora desaprova a atividade.

Uma ligação natural vai incluir texto âncora como “clique aqui” ou ”confira este site” ou até mesmo o título do post do blog, em vez de uma palavra-chave de correspondência exata.

Se quiser perder o seu ranking, continue usando as palavras-chave em seu texto âncora. Quer recuperar ou manter rankings? Considere repensar em SEO e diversificar o seu texto âncora.

Outra coisa: Mesmo um texto âncora como “clique aqui” pode soar como excesso. Varie o link do seu texto, tanto quanto possível.

Se um perfil ou link tiver um monte de âncoras kwd, isso é uma pista de que pode haver alguma ligação não natural acontecendo. Âncoras de Kwd exatas/repetidas várias vezes levantam suspeitas. Mas não é necessariamente condenado.

15 – Excesso de Metadados

Olhe para os dois exemplos abaixo do título para uma loja que vende camisas vermelhas:

1 . Camisas vermelhas | camisas vermelhas polo | camisas vermelhas listradas

2 . Camisas vermelha para Empresa

Você pode pensar que o primeiro vai recompensar com uma classificação melhor, com o Penguin soa como excesso de palavras-chave.

Manipulação de palavras-chave, mas com a chegada do Google Penguin, isso mudou.

O truque com metatags é mantê-los naturais. Metadados não são tão importantes como eles costumavam ser para rankeamento, mas eles ainda são vitais. Eles informam o Google sobre o seu site e ajuda os motores de busca para classificá-lo. O problema é o uso abusivo.

Pense em como seus usuários vão ler os metadados. O primeiro exemplo, não faria muito sentido, mas o segundo exemplo é mais alinhado com o que o usuário espera.

O Google Gosta De Conteúdo de Qualidade!

16 – Conteúdo

Conteúdo Spinner infelizmente eles são contra as diretrizes do Google. Pessoas que usam conteúdo spinners estão preocupados primeiro com o seu ranking, e não com seus visitantes. O que acaba como conteúdo mal escrito. E isso o Google não quer. (Opinião que já ouvi de algumas pessoas).

Eu uso spinner e cada um tem a sua opinião. Uso muito em projetos pequenos e webs 2.0. Um spinner substituir um redator? Claro que não.

17 – Pouco Conteúdo

Pouco Conteúdo. O conteúdo pobre, que contém poucas palavras, é “vazio”, ou não fornece valor, especialmente quando o site contém um grande número de anúncios. Sinais de pouco conteúdo, o Google vê como irrelevante para o leitor.

Aqui está o que o Google diz sobre sites afiliados de Pouco Conteúdo:

Sites de afiliados com pouco conteúdo: Estes sites coletam (PPC) de receitas de pay- per-click, enviando visitantes para os sites de programas de afiliados, oferecendo pouco ou nenhum conteúdo de valor agregado ou o serviço para o usuário.

18 – A falta de Diversidade de Ligação

De onde os seus links estão vindo? Existe coerência para elas?

O Google está colocando mais ênfase em links relevantes, de modo a concentrar em sites que são relacionados ao seu nicho, ou seja, um site de futebol não tem coerência com sites de beleza. Isso não significa que todos os outros links são inúteis, mas vale a pena gastar mais tempo para procurar oportunidades de link relacionados.

19 – Alta Velocidade De Ligação

Tenha cuidado com a rapidez que constrói seus links. Um novo site não vai atrair links tão rapidamente como um já estabelecido.

Conclusão

Você precisa analisar autoridade da sua concorrência quando for competir em uma palavra-chave, checar o conteúdo e os seus backlinks.

Um fator que eu já percebi que ajuda e muito dependendo da busca na serp são os sinais sociais e os compartilhamentos. Uma vez garimpei um site que estava na primeira posição eu não encontrei nenhum backlink ou pbn. O conteúdo tinha tudo haver com o assunto respondendo tudo, com mais de 600 palavras  e tinha vários compartilhamentos.

Velocidade da sua hospedagem também será levado em conta pelo Google quando carrega o seu blog (velocidade).

Não tem como fugir disso atualmente e você vai precisar dos backlinks, guest posts, webs 2.0 e PBNS para aumentar a sua autoridade.

Algo muito importante “latest google algorithm update” – “atualização do algoritmo do google mais recente“. Esteja sempre atualizado sobre tudo que esteja relacionado ou lançado pela Google.

Ter um site no topo das pesquisas não é fácil. Sabemos que para colocar um artigo nas primeiras posições nos mecanismos de buscas como o Google não é uma tarefa fácil quando não se tem as técnicas certas e descritas acima.

Mas se utilizar nos seus artigos conforme passei para você certamente com o passar do tempo seu site estará bem posicionado no Google com um bom SEO, trazendo tráfego qualificado!

Se este post foi relevante, deixe seu comentário abaixo! Até Mais!

Diversas Dicas De Como Colocar O Blog No Topo Do Google (# 19 Dicas)
5 (100%) 13 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Respostas

  1. Magda Reis abril 21, 2018

Deixe uma resposta