Como criar e-mails otimizados que não são detectados SPAM

Por que os e-mails caem no filtro de antiSPAM? Você deve saber que enviar Campanhas de E-mail Marketing é algo fundamental para estreitar o relacionamento com os seus prospectos, na intenção de poder gerar vendas dos seus produtos ou serviços posteriormente. Aprenda como criar e-mails otimizados.

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Acontece que dependendo da forma como você elabora o seu e-mail isso pode levar você a ter um desperdício de envios… Sim, isso mesmo, pois infelizmente, dependendo da sua formatação de texto, eles podem acabar caindo na pasta de SPAM ou Lixo Eletrônico.

E quando isso acontece, poucos são os leitores que vão lá resgatar o e-mail caído fora da pasta de Caixa de Entrada…

Então… O objetivo é estar criando esse artigo hoje é para lhe ensinar algumas dicas importantes para criar e-mails bem otimizados e que têm uma alta probabilidade de chegarem ao seu destino sem cair na caixa de SPAM.

Primeiro, gostaria de recomendar a você uma leitura obrigatória, que ensina como você deve se relacionar com seus prospectos através de e-mails, ou seja qual deve ser o teor das suas mensagens para que possam criar todo um ambiente persuasivo para que os seus contatos possam permanecer na sua lista.

Hoje você vai aprender como criar e-mails otimizados e sem problemas com a caixa de spam.

Como criar e-mails otimizados passarem pelo filtro antispam?

A formatação de seus e-mails devem ser bem simples, os filtros antispam gostam de barrar e-mails que são muito exagerados.

Sabe aqueles e-mails inoportunos de propaganda que você recebe?

Pois é… Se você perceber como é a estrutura deles… Vai saber do que estou falando, geralmente eles tem muitas palavras vermelhas, azuis, com fundo amarelo etc. Também abusam de negritos e outras firulas que acabam forçando a leitura e se tornando algo enjoativo visualmente…

É justamente isso que deve ser evitado a todo custo!

Outra coisa que você deve evitar é a inclusão de anexos ou mesmo imagens nos seus e-mails, pois isso acaba fazendo com que a sua mensagem fique mais pesada, sendo esse, outro motivo para que o seu e-mail acabe sendo considerado como SPAM!

Você sabia que até mesmo as palavras que você coloca no texto do seu e-mail contam como algo a ser avaliado pelos filtros de antispam na hora de permitirem ou não aquele email chegar na Caixa de Entrada do seu prospecto?

Veja também: Como Fazer seu E-mail Marketing não ser SPAM?

Saiba quais são as palavras que devem ser evitadas nos E-mails para não se tornarem SPAM

 

Como otimizar e-mails para não serem SPAM

 

  • Ganhe dinheiro enviando e-mails
  • Trabalhe em casa
  • Divulgue seu/sua
  • 24 horas
  • Vagas abertas
  • Lista de e-mails
  • Lista de contatos
  • Telemarketing
  • Imperdível
  • Promoção
  • Grátis
  • Agora / Já
  • Mala direta
  • Frete grátis
  • Tempo limitado
  • Renda Extra
  • Dinheiro
  • Preços / Valores (no campo assunto)
  • Compre
  • Curso
  • Curso online
  • Perda de peso
  • Oferta
  • Agência de modelos
  • Crédito
  • Não perca tempo
  • Pontuações exageradas no assunto
  • Marketing por e-mail

Dicas finais para o seu E-mail Marketing chegar na Caixa de Entrada do seu contato

É necessário que você avalie essas principais características no seu e-mail, assim poderá garantir uma maior taxa de abertura deles, fazendo com que eles cheguem direto a pasta de entrada dos seus clientes.

Os pontos principais a serem avaliados são esses:

  • Formatação do texto: Nada de exageros.
  • Imagens: De preferência não coloque nenhuma, deixe seu e-mail simples.
  • Anexos: Evite anexar arquivos nos envios de suas Campanhas de E-mail Marketing.
  • Palavras proibidas: Algumas palavras que deixam seu e-mail com cara de propaganda não podem ser colocadas, e é essa lista acima para você conhecer o que deve evitar.

7 dicas para evitar que a sua newsletter caia na pasta de spam dos clientes

Os filtros de spam são ótimos para evitar correio que nunca pedimos. Mas quando queremos enviar uma newsletter aos nossos clientes, esses filtros podem ser um obstáculo, pois por vezes marcam incorretamente a nossa newsletter como spam. Não existe fórmula mágica para evitar que isso aconteça (pois cada filtro tem a sua própria configuração), mas aqui estão 7 dicas para minimizar o problema.

Várias destas dicas aplicam-se melhor (ou até automaticamente) com a ajuda de um sistema de e-mail marketing. Pessoalmente, uso a plataforma E-goi, que está muito completa, é portuguesa e tem conta de testes gratuita. Aconselho-o a experimentar!

O que você pode fazer (dicas):

  • 1) Não envie mensagens que os seus clientes não pediram
  • 2) Envie conteúdo que seja interessante e pertinente para os seus clientes
  • 3) Limpe a sua lista de distribuição
  • 4) Não envie conteúdo que se confunda com spam
  • 5) Certifique os seus remetentes e servidores de e-mail
  • 6) Atenção à frequência dos envios
  • 7) Na própria newsletter, peça às pessoas para adicionar o seu remetente à lista de endereços seguros

 

1) Não envie mensagens que os seus clientes não pediram

Esta é a razão número um para os seus e-mails caírem no spam. O facto de serem seus clientes ou contatos não implica que todos tenham dado autorização explícita para receber a sua newsletter. Se a enviar sem a permissão deles, pode ter a certeza de que vão clicar no botão “spam”. E quando isso acontece, os ISP (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) tendem a bloquear a sua newsletter para todas as outras pessoas. Pior ainda, podem queixar-se a instituições anti-spam e colocar o seu domínio numa lista negra!

Sempre que coletar emails dos seus clientes, certifique-se que estes autorizam o envio de newsletters.

Por isso, assegure-se de que tem no seu site ou blog um formulário double opt-in de inscrição na newsletter e inclua um visto para também receberem a newsletter. Depois, envie sempre as suas comunicações só a estas pessoas!

2) Envie conteúdo que seja interessante e pertinente para os seus clientes

Mesmo quando você lança a newsletter só a quem pediu expressamente para recebê-la, os ISP estão sempre atentos ao interesse que as suas comunicações geram nas pessoas. Se elas não abrirem e clicarem na newsletter, os ISP podem filtrá-la para o spam nos próximos envios. Chama-se a isto “reatividade” (engagement) e é uma das estatísticas mais importantes para o sucesso do seu email marketing! Por isso, tente sempre criar conteúdos que sejam realmente interessantes e úteis para os seus clientes e que os incentivem a abrir e clicar. Pode usar o E-goi para medir os resultados.

3) Limpe a sua lista de distribuição

Sempre que você enviar a sua newsletter para emails desativados ou inválidos (um comportamento típico dos spammers) os ISP podem penalizá-lo e bloquear futuros envios. Portanto, é fundamental remover da lista todos os endereços que já não estejam a ser usados (os chamados bounces).

Se não quiser removê-los à mão, uma plataforma de email marketing como o E-goi faz a limpeza de soft bounces e hard bounces automaticamente e também insere um link onde as pessoas podem clicar caso se queiram remover imediatamente da lista. Quanto mais limpa a sua lista, mais reativa e bem comportada ela se apresenta perante os ISP e melhor será a taxa de entrega direta no inbox.

4) Não envie conteúdo que se confunda com spam

Antes de lançar a sua newsletter, confirme que ela não vai fazer disparar logo todos os filtros de spam! Embora cada filtro tenha as suas próprias regras, há algumas normas gerais a seguir.

  • Não envie newsletters compostas só por imagens (tem de haver um equilíbrio entre texto HTML e imagens)
  • Use código HTML bem formatado (ex. não crie o HTML da news no Word ou no Photoshop
  • Prepare sempre uma versão alternativa do email em texto simples

Para verificar estes pontos, também pode passar a sua newsletter pelo relatório anti-spam do E-goi, que não só cria automaticamente a versão em texto simples, como analisa todo o conteúdo e dá uma pontuação e dicas para melhorar o resultado.

5) Certifique os seus remetentes e servidores de e-mail

Uma das coisas a que os ISP estão mais atentos é a reputação do servidor através do qual você envia a newsletter. Para ter uma reputação credível, é fundamental autenticar o seu servidor com as principais certificações de e-mail (SPF, SenderID, DKIM e DomainKeys). Este processo deve ser feito pelos responsáveis técnicos do seu servidor.

Se optar por usar um serviço de e-mail marketing como o E-goi, o trabalho fica bastante mais facilitado, pois não só já inclui servidores certificados como disponibiliza todos os dados necessários para que os seus responsáveis técnicos configurem o seu servidor corretamente.

6) Atenção à frequência dos envios

Mesmo que as pessoas queiram receber a sua newsletter, podem achar excessivo se for todos os dias e marcá-la como spam. Por outro lado, se faz envios menos regulares (ex. mensalmente), elas podem já se ter esquecido de si e considerar que é spam.

Tem uma newsletter diária? Dê às pessoas a possibilidade de a receberem com menos frequência. Envia-a esporadicamente? Inclua sempre uma referência relembrando à pessoa o motivo pelo qual está a receber o email e a data em que se inscreveu na newsletter.

7) Na própria newsletter, peça às pessoas para adicionar o seu remetente à lista de endereços seguros

Mesmo seguindo todas as dicas acima, há sempre a possibilidade de alguns filtros demasiado agressivos meterem a sua newsletter no spam. Para tentar contornar este problema, insira sempre uma frase num sítio bem visível do email pedindo às pessoas para adicionarem o seu remetente à lista de endereços seguros.

Coloque essas dicas em prática e verá que terá mais sorte na abertura de seus e-mails!

Como criar e-mails otimizados que não são detectados SPAM
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