Como escrever um artigo de opinião com mais conversão em vendas

Conheça a melhor estratégia para publicação de conteúdo. O tipo de conteúdo que você publica e com que frequência tem um impacto direto sobre os resultados que você consegue com o seu blog. Hoje você vai aprender como escrever um artigo de opinião.

Muitos blogueiros se queixam que não recebem visitas constantes, apesar de publicar conteúdo em uma base regular. Não sabem explicar o motivo ou onde esta falhando.

Na verdade, é muito provável que a explicação está na estratégia de publicação de conteúdo que eles estão seguindo no blog. Bem, nós sabemos ou não, todos os blogueiros estão seguindo uma estratégia de publicação. Existem aproximadamente 200 milhões de blogueiros e cada um usa de uma forma diferente.

Como escrever um artigo de opinião

Ter uma boa estratégia de publicação de conteúdo é fundamental para o crescimento do blog. Neste post eu não vou resolver todos os elementos que configuram uma estratégia para a publicação de conteúdo, mas eu me concentro em dois que são os mais importantes: (1) a frequência de publicação e (2) conteúdo.

A estratégia perfeita de publicação de conteúdo é aquela que…

Melhor… serve aos seus interesses.

Em outras palavras: Não há fórmula infalível que sirva a todos igualmente. Cada caso é diferente. Nem todo mundo tem o mesmo feeling de produzir conteúdo, não temos o mesmo conhecimento, não têm os mesmos objetivos com os blogs, ou mesmo compromisso, etc.

O que quero dizer é que a estratégia de conteúdo correta será aquela que melhor se adapta à sua situação. Agora é verdade que existem algumas estratégias que são mais eficazes em seus resultados do que outros e principalmente, que todos nós devemos tentar ajustar a nossa estratégia ao nicho que seguimos.

Então vamos ver os dois principais elementos de qualquer estratégia de publicação de conteúdo: (1) frequência (2) o conteúdo.

1. Frequência

Vamos começar com a grande pergunta:

Quantos artigos publicar?

Muitas vezes ou pelo menos 2/3 por semana e mantenha uma regularidade constante, semana após semana, mês após mês, ano após ano. Se você publica dois artigos por semana dou um conselho final de ano principalmente, em novembro/dezembro publique 3 por semana principalmente quem trabalha com Google Adsense.

Você já ouviu o ditado que “o blog é uma maratona e não um sprint”. Não falta razão. Você não deve ser lento, porque não é uma caminhada, e nem deve ir rápido demais para não se esgotar. Tenha consistência no momento da publicação de conteúdo, mas sem ultrapassar duas palavras: controle de demanda.

Sabemos que o Google adora conteúdo novo e, portanto, premia os blogs que são atualizados frequentemente, por isso é essencial manter sem muitos altos e baixos mantenha a sua frequência de publicação por um longo tempo.

Além disso, a publicação muitas vezes permite que você tenha muitas páginas indexadas no Google, que é basicamente o que nós precisamos para atrair mais visitantes para o nosso blog. Portanto, minha recomendação é postar pelo menos 3 artigos por semana.

Atenção página indexada no Google é diferente de página posicionada no Google.

Melhores dias para publicar o conteúdo

A partir da experiência pessoal, os melhores dias para publicar um post, em termos de alcance de pessoas que podem chegar até o seu blog: Segunda, quarta e quinta-feira. No sábado e domingo, são os dias que o blog possui menos acessos. Visitas de sábado e domingo caem bastante em comparação com o resto da semana. É por isso que não recomendo publicar artigos importantes neste período, eles terão menos visibilidade. Lembrando tudo são testes o que funciona aqui pode ser diferente para você.

A melhor hora do dia para publicar o conteúdo

No meu caso, durante a semana, eu costumo publicar meus posts por volta das 10 horas da manhã. De 9 a 11 horas é o fuso horário que me dá os melhores resultados. Isso ocorre porque muitas pessoas aproveitam a parte da manhã para aprender.

Além disso, ao publicar seu conteúdo no início da manhã você estará dando a ele mais visibilidade, pois as horas de sono são horas “mortas” em termos de leitores e ações. Portanto, evite postar seu conteúdo no período da tarde ou à noite, porque você estaria limitando a sua visibilidade. Se você tem um blog de notícias ou artigos temporais precisa verificar o melhor para você.

2. O Conteúdo

O conteúdo é o motor do seu blog. Se eles falharem o resto não se move.

Não consegue visitas? 95% de certeza que a culpa é do seu conteúdo. Como gosto de dizer hoje pode ser bom, mas não é o suficiente. Seu trabalho deve falar por si mesmo para que os outros falem sobre isso.

Existem muitas mensagens competindo pela nossa atenção. Vivemos cada vez em uma linha de tráfego movimentada e cheia de interrupções. Sem tempo a perder. Então, estamos nos tornando mais seletivos no uso do nosso tempo na escolha de conteúdo para ler.

Em outras palavras, se você quer que os outros compartilhem o seu conteúdo você tem que trabalhar para produzir conteúdo relevante para seu público, conteúdo que agregue valor real. Isso custa tempo em alguns casos muito dinheiro.

É verdade que custa. Mas vale todo esforço…

Qual é a alternativa? Mais uma vez os seus artigos são sua carta de apresentação. Busque a excelência em seu trabalho a cada dia tentando sempre melhorar.

Mas é quando a qualidade do conteúdo não é suficiente? Hoje especialmente na internet apresentação do seu conteúdo e uma boa carta de vendas poderá fazer toda diferença.

Faça isso da forma mais fácil possível para o leitor.

Faça o seu conteúdo ser atraente e fácil de comer/ler

Para dar uma ideia. Quando eu preparo um post para os meus blogs dividido em 3 partes. Estas peças são: o título, o início da mensagem (para o primeiro parágrafo), o corpo do artigo (incluindo um pedido do leitor para compartilhar em redes sociais). Cada uma destas partes tem a sua função e, portanto requer atenção.

Vamos começar.

1. Título

Use títulos atrativos e que possa despertar o interesse do visitante. Esta é sem dúvida a parte mais importante do seu post, gaste o tempo que seja necessário.

2. O Início

O início das suas mensagens é o primeiro (e muitas vezes tudo) que os visitantes vão ler quando entra em sua página. Então comece bem as suas mensagens. Seu único objetivo é fazer com que a visita seja encorajada a continuar a leitura do texto que se segue (corpo do artigo) ou, pelo menos, verificar visualmente os parágrafos da mensagem. Para fazer isso, você tem que despertar o seu interesse em continuar a leitura.

3. O Corpo

Não só tem que despertar o interesse do leitor clicando no link que deseja levar para o seu post ou incentivar a continuar a leitura, mas nem sempre é tão fácil assim como dizem. Existem vários fatores e também tem que apresentar o texto de tal forma que seja fácil de consumir.

Tornar fácil a análise do conteúdo:

  • A estrutura do corpo do artigo se distingue claramente dos diferentes pontos do artigo.
  • Coloque manchetes.
  • Use a visão ousada para orientar o leitor.
  • Use parágrafos.
  • Use frases curtas, parágrafos curtos e palavras simples em alguns casos.
  • Faça uso de imagens para quebrar os blocos de texto e que possa tornar a leitura mais agradável e visualmente atraente.

E finalmente um lembrete: peço ao leitor para compartilhar a mensagem em uma ou duas redes sociais.  Esse último passo pode parecer supérfluo, mas acreditem os leitores precisam saber que uma boa maneira de recompensar o seu esforço é com um simples gesto: um clique nos botões para compartilhar nas redes sociais.

Você vê, nem tudo é tão simples como escrever qualquer coisa mais ou menos decente, publicar e esperar bons resultados. Como tudo nesta vida se tiver bons resultados, devemos aplicar a nós mesmos, aprender e tentar melhorar a cada dia com o que fazemos. Não existem fórmulas mágicas, apenas dedicação e amor pelo seu trabalho.

Como conseguir ideias de novos artigos e aumentar as visitas com mais vendas

Dentro da nossa rotina como blogueiros, ou seja, em qualquer outra área ou nicho, precisamos criar conteúdo diversificado e original, mas que ao mesmo tempo permita aumentar as visitas do Google para não precisar ficar tanto em função de um único local e que possa trazer visitas (e dinheiro) enquanto dormimos ou fazemos qualquer outra coisa fora do computador.

O interessante é que podemos conciliar essas duas coisas tão importantes em nossa rotina: ideias para novos posts e crescimento das visitas vindas do Google ou de outros locais. As dicas práticas desse artigo podem ajudar nesse sentido.

Primeiro de tudo, vou ensinar uma dica prática para quem já recebe algumas visitas do Google com o seu blog. Para quem tem um blog muito novo e ainda não atingiu esse nível, nesse mesmo post darei dicas complementares para atingir o mesmo objetivo!

Primeiramente, acesse as estatísticas de seu blog no Google Analytics. Se ainda não utiliza essa ferramenta, mate-se inscreva-se já, agora, nesse exato momento (a redundância é pra te aligeirar, mesmo!).

Após acessar a página inicial com as suas estatísticas, acesse “Traffic Sources” no menu à esquerda e, quando a página recarregar, abra a opção “Keywords“.

Aí, você terá uma lista com as palavras-chave que trazem visitas do Google, em ordem decrescente com o número de visitas obtidas.

Analisar as estatísticas

A primeira forma de obter alguma ideia do post que possa fazer que aumente as visitas do Google é pegar as palavras-chave que estão no topo dessa lista, mas que você ainda não criou um post focando em tais (mas pode criar obviamente) e fazer uma busca no Google para ver como você está posicionado. Em seguida basta criar um post sobre a palavra-chave e mandar ver ou acrescentar essa palavra no seu artigo atual (já criado e postado).

Observações: para se certificar de que consiga algum lucro em nível de tráfego, recomendo fazer uma pesquisa em alguma ferramenta de palavras-chave e analisar o nível de busca da palavra. Se os números agradarem manda ver no artigo.

Outra coisa que podemos fazer para não perder a viagem, caso não possa criar um post sobre a palavra-chave faça uma busca no Google e analise o Google suggest. Se você não está entre as 3 primeiras posições e mesmo assim, recebe um tráfego considerável da palavra-chave pode tentar posicionar sua página mais ao topo (por meio de Link Building) assim conquistando mais visitas.

Escolher as palavras mais rentáveis

Ao analisar os dados que aparecem na sua lista de palavras-chave você, pode obter boas ideias para novos posts naturalmente de uma hora para outra.

Basta anotar e fazer algumas pesquisas novamente na ferramenta de palavras-chave. Se encontrar algo interessante corra e escreva um novo post ou mantenha sua ideia anotada.

Reescrever Artigos

Saindo do campo do Google Analytics, vá diretamente ao seu blog e leia os seus posts. Isso mesmo que você leu! Se você conhece bem o seu conteúdo, sempre que você ler novamente vai encontrar palavras-chave que rendem ótimos posts e que, segundo seu feeling ou por pesquisas estatísticas, poderá aumentar as visitas.

Todo blog tem posts que não recebem atenção que merecia ou simplesmente fomos um desastre ao escrever. O exercício é simples, verifique as suas estatísticas, identifique os visitantes e faça as seguintes perguntas:

  • Ainda é uma ideia válida? Vale apena reescrever esse post?
  • Qual poderia ser o melhor título para este post?
  • Existe alguma informação relevante que posso incluir?
  • Eu já escrevi sobre isso em artigos que posso referenciar?
  • Se o artigo for pequeno devo apagar ou acrescentar mais conteúdo?

Claro, isso não serve apenas para os posts que quase ninguém vê, mas também para os artigos que tem muitas visitas, mas onde as pessoas não permanecem muito tempo para ler e geralmente é um sinal de que o item não está atendendo às expectativas dos seus visitantes.

Além disso, um adicional interessante é que fazendo isso também já pode fazer um pequeno trabalho de Link Building dentro desses novos posts apenas linkando as palavras-chave ou acrescentando vídeos.

Essa é especial para quem está começando com o seu blog e tem pouco conteúdo ou ainda não recebe tráfego suficiente do Google para obter ideias de palavras-chave analisando as visitas pelo Google Analytics.

Comece a ler outros blogs que tenha conteúdo relacionado ao seu e anote todas as palavras-chave que vier à cabeça e que possa render ótimos posts. Se você tiver a coisinha que chamo de feeling de blogueiro, que é imaginar a quantidade de pesquisas que certa palavra ou frase-chave pode atingir dentro do Google, você já pode seguir retirando ou modificando algumas palavras-chave inúteis.

Em outros casos, se você tiver uma mente fértil ou conhecer muito bem o nicho onde atua pode tirar palavras-chave da tua própria cabecinha, apenas fechando os olhos e pensando um pouco.

Depois disso pode estar com boas ideias de posts em mãos. Agora basta acessar (novamente) a ferramenta de palavras-chave que desejar e fazer buscas com as palavras-chave inseridas, até encontrar algumas que rendam um bom tráfego.

Estão formadas as ideias para novos posts e, além disso, possíveis chances de novas visitas vindas do Google para suas páginas!

As dicas são pequenas fáceis e muito práticas a meu ver. Além disso, trazem no meu caso um ótimo retorno isso independentemente do nicho ou blog.

Como escrever artigos inteligentes e atrair mais visitantes

Vocês já devem ter notado aqui no blog sempre escrevo artigos com o intuito mais educacional, mas a ideia por trás desses conteúdos que são conteúdos planejados, visando não apenas atrair visitas, mas também educar os leitores em determinadas situações.

Sempre tive como regra escrever 2/5 artigos de forma estratégica visando atrair visitas, tento escrever no momento o que me traz inspiração simplesmente deixo guiar pelo meu impulso sempre pensando em meus leitores e tentar fornecer informações de valor.

De uns 3 meses pra cá, mudei completamente o meu método de escrita para Web, a maioria dos profissionais segue a regra “curto e objetivo” eu particularmente, comecei a notar que o “curto e objetivo” estava tendo uma alta influência em minha taxa de rejeição e mudei radicalmente meu objetivo para “Ensinar e Educar” focando a escrita em artigos educacionais bem mais elaborados, e tenho tido sucesso com esse novo método de escrita.

4 passos para escrever um artigo com sabedoria

1 – Descubra o que as pessoas estão procurando e escreva o seu artigo sobre essa base

Do meu ponto de vista este é o passo mais importante no processo da escrita, pois o foco em si é tráfego qualificado vindo principalmente do mecanismo de busca. A partir do momento que você faz uma investigação sobre o que as pessoas já estão procurando, você pode prever que seja visitantes altamente qualificados.

Então como primeiro passo vá para a ferramenta de palavras-chave e gaste pelo menos 30 minutos do seu tempo pesquisando frases chaves, de preferência as chamadas Long Tails, por exemplo, “Como deixar de fumar em 30 dias”, ou “plugin grátis de SEO”, etc. Ao escolher as frases chave, você terá uma grande oportunidade de criar um artigo com mais relevância e que possa ganhar as primeiras posições dos mecanismos de busca. Uma coisa interessante é que o Google gosta muito de posicionar nos primeiros resultados de busca artigos e vídeos que coincidem com os termos buscados pelo usuário.

Depois de observar e escolher as frases com mais de 300 buscas ao mês e que tenha pouca concorrência (uma palavra chave para atrair visitantes), salve essas palavras-chave e pense em que tipo de conteúdo escrever o ideal é usar frases com as quais você se identifique, pois assim terá menos dificuldade em escrever artigos que possa atrair o leitor.

Vou mostrar um exemplo real da importância de pesquisar antes de escrever, eu pesquisei um pouco antes de escrever este artigo e grande parte do título como escrever artigos inteligentes e atrair mais visitantes foi criado devido a essa pesquisa e pensei sobre o assunto como escrever um artigo de opinião.

Se observar a palavra-chave “como escrever um artigo” tem uma média de 2.400 buscas (claro que isso vai mudar com o tempo) e tem uma concorrência baixa e está em correspondência exata, isto significa que as pessoas escrevem exatamente esse termo no Google “como escrever um artigo” nem mais nem menos palavras.

2 – Utilizar no título do artigo as frases que você escolher

Se for possível utilize no titulo de um artigo a frase exata que você pesquisou, isso fará com que o seu artigo se posicione rapidamente nos mecanismos de busca, já que o Google da valor a Tag H1 para posicionar um artigo ou vídeo e essa é precisamente a tag que gera títulos em qualquer artigo. Também recomendo que utilize frases com algumas tags H2 e H3 já que também poderá posicionar seu artigo ou blog com está estratégia e poderá estar nas primeiras posições do Google.

3 – Distribuir a frase ao longo do artigo pelo menos 3%

Sem exagerar é importante que as frases chave que você escolheu, seja colocada no primeiro parágrafo umas 2 vezes e depois ao longo do artigo de 2% a 3% de acordo com as palavras totais do artigo, por exemplo, se o total de palavras do artigo são 800 palavras, sugiro que utilize até 6/8 vezes a frase chave distribuída estrategicamente e em concordância com o título.

Muitos já devem ter notado que costumo colocar em negrito algumas frases importantes dos meus textos, isso também conta para ganhar posições nos rankings de busca, pois o negrito indica que aquela palavra tem um determinado valor aos robôs que rastreiam sua página.

4 – De uma solução aos leitores e agregue valor

As pessoas buscam uma solução seja ela técnica, estratégica, um software, etc. Não deixe de aprender para escrever solucionando algum problema dos leitores, uma chave é utilizar no título dos seus artigos palavras “como”, “como fazer”, etc., se você for ao Google encontrará várias possibilidades de escrever artigos relacionados “como” fazer alguma coisa, pois é uma lista ilimitada e muito pesquisada pelas pessoas e você deve estar atento a esta oportunidade.

Não se esqueça de que no momento que estiver pesquisando para escrever um artigo, não se deve focar apenas em gerar visitas em seu blog, mas você deve se preocupar sobre como escrever um artigo que forneça valor para os seus visitantes. Eles podem certamente apreciar e você vai começar a gerar um círculo virtuoso, de confiança e dessa forma você vai aprendendo como escrever um artigo de opinião cada vez melhor.

Como escrever um artigo de opinião com mais conversão em vendas
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16 Comentários

  1. Adailton Almeida dezembro 28, 2017
    • Claudio Gomes dezembro 28, 2017
  2. Mayko Franceschi fevereiro 13, 2018
  3. Daniel abril 1, 2018
  4. Victor Hugo Santana abril 1, 2018
  5. Valderlei de Jesus abril 1, 2018
  6. Cláudio Corgozinho abril 1, 2018
  7. Nayara de Melo abril 1, 2018
  8. Evertom Henrique abril 1, 2018
  9. Edvania Romero abril 1, 2018
  10. Milton oliveira abril 1, 2018
  11. Josiane abril 1, 2018
  12. André Melo abril 1, 2018
  13. Kristell Alba abril 1, 2018
  14. Alienderson Santos abril 1, 2018

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