Como ganhar dinheiro com blogs e sites usando google adsense – Parte 2


Frequentemente passamos mais tempo criando novos sites e novos projetos e pouco tempo tentando rentabilizar os sites e visitantes que já temos. É um erro que se vê mais nas pessoas que ainda estão a iniciando nos negócios na internet onde a vontade de fazer mais é sempre maior que a de fazer melhor. Eu mesmo já entrei muitas vezes neste erro.

Se você perdeu a parte 1 que deu início a esse artigo pode ler agora: Como ganhar dinheiro com google adsense na maneira mais fácil – Parte 1

Como ganhar dinheiro com blogs e sites

Adsense: pequenas alterações que produzem grandes resultados.

Testes A/B com Adsense

No caso de alguns sites, cuja principal fonte de receita é (ainda) o Adsense, a maneira mais rápida (e sem custos) de aumentar os rendimentos é com testes A/B junto ao Adsense.

Sim, voltamos aos testes A/B, isto também porque recebi vários e-mails pedindo algumas dicas para mostrar como fazer testes A/B com anúncios Adsense.

No mês de outubro de 2016 fiz alguns testes em outro blog de saúde e bem estar, e com um simples teste usando este mesmo código, em 3 dias consegui encontrar um anúncio cuja combinação de cores e formato consegue quase 8 vezes mais cliques que o anúncio anterior!

Isso sempre acontece? Não, mas não custa nada testar.

Fazer estes testes A/B com Adsense normalmente não é muito complicado, e requer apenas alguma organização. Eu tenho no Google Docs um arquivo chamado “Testes Adsense” em que cada site tem o seu “tab”. Depois, gosto de dar um nome a cada teste que faço do gênero Saúde1a, Saúde1b, Saúde1c e etc. em que a última letra mostra que é uma variação de um anúncio no mesmo “espaço” do site.  Se fosse para outra “zona/área” já dava um nome tipo: Saúde2a.  Com este gênero de nomes para os canais ou áreas torna-se depois muito fácil para fazer as comparações entre anúncios na mesma “zona”. Claro que anoto as cores e formatos de cada um destes anúncios.

Também costumo primeiro tentar encontrar o melhor “tamanho” de anúncio, e só depois me concentro em encontrar as melhores cores.

Em um site com 10 ou 30 mil visitas por mês, investir algumas horas fazendo estes testes A/B pode significar mais $100 ou $200 a mais por mês com Adsense. Eu diria que é bem investido, não acham?

Este teste é bem interessante, mas tem de ser feito com certa regularidade, pois até o melhor anúncio cai na rotina e já não chama mais atenção com o passar do tempo.

Como alternar cores nos anúncios do Adsense

Como ganhar dinheiro com blogs e sites manipulando as cores do Adsense?

Já tem alguns anos esse artigo do ProBlogger que é de 2008 sobre como aumentar os rendimentos com Adsense através de alterações no “design” dos anúncios, vi que faltava falar de outra opção. É uma opção pouco conhecida e que permite, no mesmo “canal” Adsense, ou seja no mesmo anúncio, e apenas com um código Adsense, alternar mais que uma escolha de cores (paleta de cores).

Para usar esta funcionalidade temos que primeiro ter paletas de cores definidas, ou então podemos usar as paletas que o Google já tem previamente escolhidas. Se quisermos, por exemplo, alternar duas paletas de cores no mesmo blog, primeiro definimos estas duas paletas em que, por exemplo, numa das opções fazemos os anúncios parecidos com o conteúdo, e na outra metemos um fundo escuro nos anúncios (mas combinando com as cores do blog).

Depois de definidas as paletas de cores, obtemos o código dos anúncios Adsense, na parte onde escolhemos as cores e temos um menu “drop down” com as paletas de cores definidas. Nesse ponto escolhemos a última opção, que diz “use múltiplas paletas”. Agora já podemos escolher mais que uma paleta de cores para o mesmo anúncio Adsense (podemos usar a tecla “Ctrl” para fazer múltiplas escolhas).

Agora, e sem necessidade de obtermos mais nenhum código do Adsense, o Google vai alternar as cores deste bloco de anúncios do Adsense.

Esta opção parece interessante para evitar um pouco o “ad blindness”, que é quando os nossos visitantes habituais se tornam “cegos” para os anúncios Adsense.

Como quase sempre em relação em aumentar os rendimentos do Adsense e nesse caso não existem grandes segredos, mas sim a necessidade de testar, testar, e voltar a testar.

Ganhe muito mais dinheiro com a pesquisa no seu blog

Aprenda como ganhar dinheiro com blogs e sites usando a caixa de pesquisa. Vou compartilhar outra dica que também pode contribuir muito para aumentar os rendimentos do Adsense.

Como tudo começou

Em 2009 estava em uma luta com o Adsense fazendo alguns testes e li um artigo no blog oficial do Adsense, sobre um site que tinha aumentado muito as receitas com o Adsense para pesquisas, aquela caixa de pesquisas, que para além de resultados do nosso site, apresenta também anúncios pagos. Na época tive os olhos brilhando.

No exemplo dado no blog do Adsense, o site em questão tinha retirado à caixa de pesquisa do Adsense do canto superior direito, e colocado numa parte mais central do site. Ao mesmo tempo aumentaram também o tamanho da respectiva caixa de pesquisa. De acordo com o post no blog do Adsense, no site em questão as pesquisas diárias aumentaram 8 a 10 vezes e os rendimentos ainda mais do que isso.

Por norma eu tenho a caixa de pesquisa em alguns sites (depende muito do projeto) sempre no canto superior direito como “manda as regras”, mas  parece óbvio que ao aumentar o tamanho da caixa e trazer mais para o meio do site aumentaria as receitas. Decidi então fazer esta alteração no site de saúde que tenho para ver os resultados. Retirei a pequena caixa de pesquisa que tinha no canto superior direito, aumentei o tamanho e mudei-a para uma parte mais central do site para essa nova caixa de busca do Adsense.

Mais pesquisas e mais receitas

Ao fim de uma semana de testes os resultados foram excelentes. As alterações que fiz levaram um aumento de 9 vezes no número pesquisas diárias e a um aumento de 10 vezes no número de cliques nos anúncios fiquei louco com o aumento. Assim, e sempre que der para fazer esta alteração num site, é uma estratégia que vou implantar.

Então e os blogs?

Vou ser bem sincero já fiz esse teste aqui no BMO com a caixa de pesquisa do Adsense e recebeu poucas pesquisas e ainda menos cliques nos anúncios, porém no blog de saúde foi maravilhoso. A realidade é que a grande maioria das pessoas que usa a pesquisa aqui no BMO são os leitores habituais do blog, e estes não tem grande tendência para clicarem nos anúncios.

O mais provável é que estejam à procura de um post. O ideal, em termos de aumentar as pesquisas e as receitas, seria ter a caixa de pesquisa Adsense muito maior em uma parte mais central do blog. As alterações que descrevi acima sobre a caixa de pesquisa do Adsense não foram viáveis aqui nesse blog, tanto por uma questão de design, de navegabilidade, e porque os leitores diários do blog não precisam de um caixa de pesquisa tão grande e que tenha pretensão de clicar nos anúncios dessa caixa.

Faça os testes no seu blog e veja os resultados.

E os visitantes dos motores de busca?

O meu blog, tal como acontece certamente com a grande maioria de vocês, recebe todos os dias centenas de visitantes dos motores de pesquisa. Estes visitantes fazem uma procura específica num dos motores de busca, e ao chegarem ao blog podem seguir um de três caminhos:

  1. Encontram o que procuram, leem o blog, e quem sabe até podem se tornar leitores do blog.
  2. Não encontram o que procuram, mas clicam num dos anúncios e dão algum dinheiro.
  3. Não encontram o que procuram, não visitam mais nenhuma das páginas do blog, e fecham o site ou voltam atrás e fazem outra pesquisa.

Normalmente perto de 70% dos visitantes que chegam a um blog têm este último comportamento este número é também conhecido como bounce rate nas estatísticas do Google Analytics. Foi pensando nestes 70% de visitantes, e mais alguns que visitam uma ou duas páginas, mas não encontram o que procuram que eu me lembrei de por em prática a dica que vou explicar.

Pesquisa Adsense destacada

No blog de saúde que tenho cheguei à conclusão que o ideal seria mostrar uma caixa de pesquisa do Adsense muito maior em uma posição mais destacada. No caso do blog de saúde, optei por inserir esta caixa de pesquisa mesmo por baixo do header do blog e antes do primeiro post.

Resultados iniciais

Não vou considerar os resultados 100% conclusivos porque ainda não testei exaustivamente esta colocação da pesquisa com Adsense para os visitantes dos motores de busca, mas os resultados iniciais são surpreendentes.

Para começar o número de pesquisas aumentou consideravelmente. O mais importante que o aumento das pesquisas foi o aumento dos cliques e do CTR destes anúncios. A razão é simples: quem está fazendo estas pesquisas são os visitantes vindos dos motores de busca que não encontram o que procuram e fazem uma nova pesquisa, mas desta vez feita, dentro do meu blog usando a caixa de busca! Nestes primeiros testes o número de cliques diários nos anúncios da pesquisa aumentou mais de 15 vezes! O CTR passou de 2% a 3% para mais de 50%!

Se você não sabe como criar a caixa de pesquisa do Adsense leia o artigo: Como implementar um mecanismo de pesquisa do google.

E se você também não sabe como adicionar essa caixa de pesquisa no WordPress também explico. No painel do seu WordPress entre em Aparência – Editor – Formulário de pesquisa (searchform.php). Primeiro copie em um bloco de notas o comando dessa caixa caso de algum erro poderá voltar com ele. Em mãos com o código da caixa de busca do adsense basta colocar nesse local e salvar e vai aparecer (normalmente) na barra lateral do seu blog.

Lembrando a caixa de busca do adsense você pode personalizar e fazer todas mudanças que desejar. Vou + – explicar como esta algumas configurações da minha caixa de busca.

O que pesquisar – Marque Apenas os sites que eu selecionar e adicione o seu domínio. Dessa forma ele vai pesquisar somente dentro do seu blog. Marque a opção Usar o SafeSearch. País ou território marque Brasil. Idioma do site Português. Na aba Resultados da pesquisa marque a opção Em uma página do Google, na mesma janela. Lembrando você pode personalizar do jeito que desejar teste, teste e teste.
Como implementar esta dica

Essa é outra dica para colocar a caixa de busca do Adsense maior no topo do site. Pode acontecer em alguns blogs/temas esse código não funcionar. Abaixo segue o código que usei para deixar a caixa de busca um pouco maior em um local bem visível que você desejar e de tamanho maior que o habitual.

dinheiro-pesquisa-google-adsense

Como ficou no meu blog.

caixa-busca-google-adesnse

Não esqueça também de testar dois ou três estilos de caixas de pesquisa do Adsense. Às vezes pequenas alterações fazem muita diferença.

Além de mostrar a caixa de pesquisa, podem usar esta técnica para mostrar outro tipo de anúncio aos visitantes vindos dos motores de busca.

Espero que gostem desta dica, que ponha em prática, e que renda mais uns trocos com Adsense no fim do mês.

Como duplicar ou até triplicar o rendimento do Adsense do seu blog

Como ganhar dinheiro com blogs e sites sem precisar burlar o Adsense?

Ao fim de mais ou menos 10 dias de testes posso dizer que consegui duplicar ou mesmo triplicar os rendimentos Adsense! Os resultados foram melhores em alguns blogs do que outros, mas em nenhum caso desci, e tenho outros em que estou triplicando os rendimentos.

Três blocos de links Adsense

A ideia é meter três blocos de links Adsense lado a lado. No caso de um blog, estes anúncios devem ser colocados no topo da página ou do post. Essa ideia eu vi em um blog brasileiro e fui estudar e tentar entender como era feito. O resultado final, que podem ver na imagem parece uma espécie de “menu”.

como-ganhar-dinheiro-com-blogs-e-sites

Sinceramente não me lembro de ter visto esta disposição dos anúncios em muitos lugares, nem mesmo nunca me ocorreu essa ideia, mas a verdade é que os resultados têm sido excelentes. Novamente como eu disse são os famosos testes A/B. Mesmo em um blog que não recebe uma grande porcentagem de visitantes dos motores de busca, pode conseguir quase que duplicar os rendimentos com o Adsense.

Variáveis para testar

Apesar dos resultados serem bons, existe várias coisas que precisa testar, sendo a mais óbvia a cor dos links. No blog de saúde os links em verde, que é a cor dos links nos posts, é a que está obtendo uma porcentagem de cliques mais elevada. Com esta cor a porcentagem de cliques é o dobro do valor obtido com os links com a cor do texto nos posts.

Outro fator a testar é a cor da “barra” que diz Anúncios Google. Nos meus testes a cor de fundo branca (cor de fundo do site) está obtendo 10% a 12% mais de cliques. Outro fator que pode ser testado, e que ainda não fiz, é o número de links nos anúncios (4 ou 5).

“Neste blog de saúde o código é colocado pelo plugin Shylock Adsense ou pode usar o plugin Quick Adsense.

Atenção: o limite do adsense são 3 blocos de links + 3 anúncios de conteúdo se colocar mais automaticamente não vai aparecer. Essa dica ajuda aumentar e muito os ganhos com os visitantes vindo dos motores de busca. A ideia é bem simples distribuição dos anúncios em três blocos de três linhas.

Outro detalhe em alguns blogs você precisa colar os 3 códigos sempre seguidos, sem ENTER, assim ficam todos na mesma linha. Mas atenção ao tamanho tem de haver espaço para os 3 blocos, se não aparece um por baixo! Eu uso os blocos na posição horizontal.

Para que os anúncios apareçam sempre na horizontal basta colocar dentro de uma tabela em alguns temas:

tabela-anuncio-adsense

Em outros temas basta colocar um código abaixo do outro e verificar as posições se esta do jeito que deseja.

Não é só para blogs

Comecei também testar esta disposição para outro modelo de site e não só para blogs. Também estou fazendo os testes A/B com resultados iniciais promissores.

Se decidirem testar esta disposição de anúncios, chamo a sua atenção que o valor do CTR (porcentagem de cliques) pode ser enganador. Se criarem um “channel” para estes anúncios, e se meterem três blocos seguidos, sempre que houver um pageview vai haver três impressões dos anúncios. Se no mesmo local estivesse um quadrado Adsense de 336×280, um pageview registra apenas uma impressão do anúncio. Ou seja, se quiserem comparar o CTR dos dois anúncios convém multiplicar o CTR dos blocos por 3. Em alternativa podem comparar o número total de cliques obtidos.

Para ganhar dinheiro na internet não basta somente o Adsense. Apesar de ser uma coisa que já disse aqui no blog várias vezes vou repetir nunca dependa de uma única fonte de renda.

E super indico o Curso Do Clube Do Marketing Digital para aumentar os seus conhecimentos.

Agora que você aprendeu outras formas de como ganhar dinheiro com blogs e sites usando o Google Adsense coloque tudo em prática.

Como ganhar dinheiro com blogs e sites usando google adsense – Parte 2
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply

Digite abaixo a numeração *