Como ganhar dinheiro com google adsense na maneira mais fácil – Parte 1

Existe um ditado Americano que diz que o primeiro milhão é o mais difícil de ganhar. Para quem quer ganhar dinheiro na internet, e normalmente começa com o Adsense, pode-se dizer que os primeiros $100 são os mais difíceis de ganhar e normalmente o mais demorado.

Sim também aconteceu comigo quando eu comecei usar o Google Adsense demorou muito para completar os $100 era tudo novo e não sabia a forma correta de usar.

O programa Adsense começou em Junho de 2003, e eu fiz a minha inscrição no programa em 2005 e tinha poucos materiais na internet na época explicando sobre a forma correta. No primeiro mês ganhei apenas alguns centavos de dólar, e depois demorei 8 meses para receber o meu primeiro pagamento. Ou seja, demorei 8 meses para ganhar os meus primeiros $100.

como-ganhar-dinheiro-com-google-adsense

Como ganhar dinheiro com google adsense na maneira mais fácil

Podia ter desistido nesse momento era loucura esperar 8 meses novamente para ganhar somente $100 na época. Oito meses para ganhar $100 é muito tempo, e eu podia muito bem até desistir. Hoje em dia muitas pessoas desistem ao fim dos primeiros meses, e mesmo com toda a informação que mostra que é possível ganhar dinheiro na internet fica pelo caminho.  Alguns nem um mês chegam a completar.

Os primeiros $100 são os mais difíceis

Como ganhar dinheiro com google adsense na maneira mais fácil?

Falem com qualquer pessoa que ganhe dinheiro na internet, e possivelmente vai confirmar que os primeiros $100 foram os mais difíceis de ganhar. O meu segundo pagamento foi mais tranquilo e fiquei com um alivio demorou apenas 6 meses, e o terceiro apenas 5.

Ufa lembro isso até hoje quando consegui diminuir esse tempo você não tem ideia da minha alegria.

Olhando hoje para a minha conta do Adsense, vejo que demorei apenas 2 ou 3 dias para ganhar os meus primeiros $100.

O segredo, se é que existe, é não desistir, é trabalhar com paixão e dedicação em algo do qual gostamos. Outro “segredo” é reinvestir no negócio. Registrem o primeiro domínio e comecem o primeiro site sem desistir, mas se for em um nicho com muita concorrência verifique se vai valer a pena.

Assim que ganharem as primeiras $100, invista esse dinheiro em outro site. Agora você já têm dois sites para ganhar com adsense. Quando derem conta tem 5, 6, ou até 10 sites a produzindo rendimento, e tudo com apenas aquele primeiro investimento de $100.

Claro que também vai investir tempo, mas terá algo na vida que não requeira tempo?

Mesmo para quem estiver apenas começando, se um dia dedicar 8 horas no seu site vai receber um retorno durante muitos dias, se possível até anos.

Lembrem-se: os primeiros $100 são os mais difíceis!

Como aumentei os rendimentos do adsense no blog

Logo que eu ganhei os primeiros $100 após longos meses estudei mais sobre o adsense comecei a mudar a forma de escrever os artigos o blog era atualizado duas vezes por dia, e às vezes até quatro vezes ao dia era uma loucura naquele tempo.

Naquele tempo não tinha como mudar um blog com mais de 700 posts de um dia para o outro, e este blog na época já estava rendendo perto de $200 por mês. E o mais surpreendente é que o blog estava apenas sendo atualizado com 2 artigos por semana com o tempo.

Estava pegando as manhas do paranauê.

Mas este blog na época ao longo dos próximos meses os ganhos aumentava com o Adsense bastando manter os posts escritos com a mesma tendência de rendimento dos posts recentemente publicados.

Vou admitir eu nunca conseguiria aumentar os rendimentos Adsense deste blog que comecei na época se o blog não tivesse estabelecido como um site autoritário aos olhos dos motores de busca, conseguido obter bons links e um bom PageRank na época. Nesse tempo Pagehank era mega, super importante.

Depois desta pequena introdução, como ganhar dinheiro com google adsense na maneira mais fácil e saber o que é preciso fazer para aumentar os rendimentos do Adsense de um blog:

  • Retirar tudo que sejam distrações para o visitante – Quando um visitante chega a um blog, quanto menos opções onde clicar tiver, maior é a probabilidade de clicar no anúncio do Adsense.  Parece óbvio. Portanto, o primeiro passo é retirar quase todos os banners, links e outras distrações que tenha no blog próximo aos anúncios do adsense.
  • Menos anúncios do Adsense – Se não estou errado, quando comecei este projeto o BMO tinha 3 blocos de anúncios do Adsense dentro dos artigos. Um no princípio dos posts, um no fim, e outro no sidebar. Usando a teoria de que menos anúncio pode ser melhor, testei várias opções de anúncios Adsense, e no fim cheguei à conclusão que os rendimentos mais elevados eram obtidos com apenas UM bloco de anúncios 336×280 no topo dos posts.  Embora não sendo sempre este o caso, a minha experiência você precisa testar e verificar onde gera mais cliques.
  • Testar diferentes cores e tamanhos de anúncios Adsense – Isto é mais uma daquelas coisas óbvias, mas que nunca é demais repetir. E ainda existem pessoas que desvalorize este aspecto porque não vê grande diferença entre ter um CTR de 1.5% e um de 0.90%. A verdade é que ao fim do mês isto pode ser a diferença entre ganhar $100 ou ganhar $400.
  • Testar temas WorPress diferentes – Outra coisa que temos que testar é o tema que estamos usando no blog. Com milhares de temas WordPress grátis e pagos, é normal que uns sejam mais favoráveis a um bom CTR nos anúncios do Adsense. Um tema grátis que eu gosto de usar para WordPress com excelentes conversões é o Tema Point.

Até aqui as alterações foram básicas e de natureza “visual”. Estas alterações só por si podem levar logo ao um aumento nos rendimentos do Adsense para o dobro ou triplo, mas não devemos ficar por aqui. O fator que mais influência nos rendimentos do Adsense acaba sempre por ser o conteúdo e quantidade de visitantes. Lembrando não existe um bom conteúdo se não tiver visitantes.

Vamos ver o que se pode fazer neste campo:

  • Escrever sobre assuntos que pagam melhor – Óbvio, não é? Mas se olharem para os seus blogs vão ver que nem sempre escrevem sobre assuntos que pagam bem. Escrever sobre o terremoto no Haiti pode até trazer muitas visitas, mas será que os cliques vão pagar bem? Penso que deve haver sempre uma maneira de integrar assuntos que pagam melhor em qualquer blog.
  • Escolher keywords para as quais é possível chegar aos primeiros lugares – Já sabemos que quando criamos um site devemos incluir na URL palavras chaves onde seja possível chegar aos primeiros lugares.
  • Escrever sobre temas para os quais haja anúncios – Este aspecto está relacionado com escolher temas que pagam melhor, mas tem um impacto diferente. Ao escrevermos sobre temas para os quais existem anúncios, o CTR dos posts (e claro do site) vai aumentar. Por exemplo, além do valor por clique aumentar, o CTR dos anúncios podem aumentar de 1% para 10%. Portanto, mesmo que não fosse feito mais nada, poderíamos só aqui conseguir aumentar os ganhos no Adsense em até 5x por mês.  O aumento do CTR nos novos posts vai ser o principal impulsionador dos ganhos no blog.
  • Fazer “link building – Como estou escrevendo sobre temas que podem ter mais concorrência, temos que ter mais atenção à criação de links para estes posts, links estes tanto externos como internos. Imaginem que vamos escrever sobre um tema específico um nicho que paga bem, e escolher um conjunto de palavras chaves longtail onde a concorrência é menor. Mesmo assim pode ser necessário obter alguns links para esse post (não para a homepage). Neste caso precisa obter links externos e links internos fazendo variações nos textos âncoras. Além destes links de outros sites (links externos), devemos também obter links internos.

São estes então os principais passos que eu segui para levar um blog que ganhava menos de $10 por mês com Adsense para um valor perto dos $200 em alguns meses. A ideia é sempre testar e testar e aplicar um conjunto de indicações e ver sempre o crescimento por mês com o Adsense dentro de algumas semanas.

Mas preciso relembrar que eu no princípio deste artigo ter dito que eu não teria conseguido isto se o blog não tivesse também alguma autoridade junto ao Google?

Pois é, criar autoridade dá trabalho e demora tempo, e se calhar ainda ter um blog com autoridade suficiente para conseguir resultados tão bons leva tempo. Neste caso têm uma alternativa muito simples e interessante: comprem um blog que esteja a ser mal aproveitado nos aspectos que eu enumerei, mas que tenha a tal autoridade.

Imaginem um blog com uma boa autoridade junto ao Google, mas com um baixo CTR nos anúncios do Adsense, e que escreve sobre temas que não cumprem os requisitos que listei. Estamos falando de um blog que não tem grandes rendimentos e que, portanto não tem grande valor.

Baixo CTR do Adsense? Possíveis causas e soluções

A verdade é que o CTR que conseguimos é um dos principais fatores que influência o quanto ganhamos no fim do mês, e ao mesmo tempo é um dos fatores sobre os quais temos mais influência. Uma conta Adsense que tenha um CTR de 1% e que dê $100 por mês podia render $600 por mês se conseguisse subir o CTR para 6%.

Em minha opinião, existem alguns fatores que podem contribuir para um CTR muito baixo, mas que na grande maioria dos casos podem ser ultrapassados. Vamos ver alguns destes fatores.

O tipo de site

Existem certos tipos de sites, como, por exemplo, os fóruns normalmente apresentam um CTR muito baixo. São sites com visitantes regulares, que acumulam muitos pageviews e que normalmente não clicam nos anúncios.

Para este tipo de site não existe uma solução fácil para aumentar o CTR. Uma possibilidade seria fazer com que os anúncios do Adsense apenas fossem visíveis para os visitantes dos motores de busca. Outra hipótese poderia fazer no fórum um sistema de partilha dos lucros do Adsense, em que tanto as pessoas que começam os threads como aqueles que respondem tenham direito a uma “X” porcentagem das impressões dos anúncios. Tinha um grande fórum estrangeiro em que o dono ganhou fortunas com o Adsense utilizando o “profit sharing” do Adsense que funcionava muito bem.  Não sei se seria apenas por esta razão, mas é uma hipótese que deve considerar ou algo similar.

A ideia aqui não é tanto aumentar o CTR destes sites, mas fazer com que não prejudiquem os resultados obtidos com Adsense nos outros sites.

Sites sem nichos específicos

Regra geral, quando mais específico for o nicho do site maior será o CTR nos anúncios, em especial dos visitantes vindos dos motores de busca. Aqueles blogs que escrevem sobre temas muito genéricos nunca vão ter anúncios Adsense tão específicos ao conteúdo como um blog que apenas escreve sobre dinheiro, carros ou créditos.

De uma boa olhada nas palavras chaves que mais trazem visitantes para o seu blog e respondam a esta pergunta: “Existem anúncios Adsense para estas pesquisas?”  Se a resposta for negativa, está aqui uma possível justificação para o baixo CTR.

A solução para este problema é criar sites e blogs com nichos mais específicos. É verdade que poderá receber menos visitantes, mas os que recebem procuram algo muito específico e por norma convertem bem, e não é só no Adsense.

Temas/Designs que não convertem

Por vezes a própria escolha do tema (design) para o blog tem muita influência no CTR. Pode ser as cores, ou o layout, mas a realidade é que é um fator que deve considerar.

Se o seu blog converte mal tente testar outro tema durante alguns dias e comparem os resultados. Por outro lado, se têm um tema que converte bem, usem esse tema na maioria dos blogs desde que este se enquadre. Eu, por exemplo, tenho conseguido um CTR na ordem dos +30% nos sites de nicho com os temas para WP Grátis Point e o Colorlib e, portanto tenho apostado em sites com esses temas. Com um CTR elevado, consigo ganhar mais com 25 visitas por dia num destes sites do que com 250 num site em que apenas tenha um CTR de 3%.

Se você deseja um tema profissional e de alta conversão indico o Tema Wp Centive One.

Testar, testar e testar

É não tem jeito e isso é fato. De todas as razões que dei até aqui para um baixo CTR, aquela que se aplica mais é provavelmente a falta de testes à disposição, cores e formato dos anúncios Adsense. Eu recomendo que qualquer pessoa que tenha um CTR muito baixo, e que não se encaixe em nenhuma das situações que dei acima, faça testes exaustivos no site a tudo que tenha a ver com os anúncios Adsense.

Na semana passada uma pessoa pediu para tentar otimizar um site (foi cobrado) que tinha tido um CTR de apenas 0.08% em Junho e 0.13% no princípio deste mês. Com apenas alguns testes, consegui subir o CTR para quase 3%, uma subida de 3650%. Ao mesmo tempo o eCPM subiu 2400%. Isto pondo apenas em prática conceitos que já compartilhei aqui no BMO e hoje nesse artigo. Reiterando o que disse no princípio, pequenas alterações podem produzir grandes aumentos no Adsense.

Agora que você aprendeu mais um pouco sobre como ganhar dinheiro com google adsense eu normalmente depois de um artigo como esse recebo alguns e-mails pedindo ajuda ou indicações de cursos e nesse caso super indico o Curso Clube Do Marketing Digital.

Existem outros fatores?

Claro que existem outros fatores no meu caso penso que listei aqui os principais fatores que podem levar um baixo CTR, mas gostaria de ouvir outras opiniões.

Como ganhar dinheiro com google adsense na maneira mais fácil – Parte 1
5 (100%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

9 Comentários

  1. Davi Santos dezembro 8, 2016
  2. Isolda dezembro 9, 2016
    • Claudio Gomes dezembro 9, 2016
      • Isolda dezembro 10, 2016
        • Claudio Gomes dezembro 10, 2016
  3. LINCOLN dezembro 27, 2016
    • Claudio Gomes dezembro 27, 2016
      • LINCOLN dezembro 27, 2016

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *