Como organizar o seu blog e fazer uma limpeza geral no desempenho

É impressionante a quantidade de blogueiros que nos dias de hoje tem uma barra lateral de blog recheada de conteúdos que na verdade não interessam para nada, nem a ninguém. Como organizar o seu blog e melhorar o desempenho e velocidade de carregamento para o visitante.

A barra lateral de um blog é provavelmente um dos locais mais procurados por visitantes, leitores e paraquedistas vindos dos motores de busca, pelo que deve ser um local de atratividade e ao mesmo tempo limpo e leve.

Como organizar o seu blog corretamente

Ele deve conter apenas e somente informação relevante para o utilizador e formas práticas de o converter num assinante ou visitante regular. O exercício que lhe propomos passa precisamente por isso, organizar a sua barra lateral de forma a converter o máximo de visitantes em leitores regulares e assíduos consumidores das suas matérias.

LIMPEZA GERAL DA BARRA LATERAL

Provavelmente você até já realizou uma limpeza na barra lateral do seu blog quando falamos sobre dar uma limpeza geral no seu blog. No entanto, você poderá não ter dado à sua barra lateral, o destaque que ela merece e/ou necessidade enquanto ferramenta de trabalho. Assim sendo, você deverá realizar os seguintes passos:

#. Eliminar links desatualizados e/ou quebrados. Procure por todos os links disponíveis na sua barra lateral, e faça uma limpeza geral. Provavelmente muitas das suas indicações já não interessam, alguns dos links que recomenda encontram-se completamente desatualizados e provavelmente também, alguns desses links estão quebrados e/ou levam o visitante para páginas que já não existem ou não têm conteúdo relevante.

#. Eliminar elementos inúteis (widgets, imagens, banners, etc.). Tal como acontece na grande maioria dos blogs que visitamos regularmente, você também deve ter uma série de widgets desnecessários na sua barra lateral, banners publicitários e gifs animados que transmitem tudo menos profissionalismo, imagens que não levam o visitante a lado nenhum, contadores de visitas que na verdade não servem para nada, muito menos são fiáveis, entre outras coisas. Faça uma limpeza geral a tudo isso e deixe apenas aquilo que considera REALMENTE importante. Tudo o resto é lixo eletrônico.

Como organizar o seu blog arrumando a barra lateral

A sua barra lateral é um dos pontos de maior atratividade do seu blog. Por isso mesmo, ela deverá conter somente e apenas o que for mais relevante para o seu blog. Todas as informações nela contidas são de caráter útil e ao mesmo tempo transmitem um maior profissionalismo ao blog. Sendo assim, preocupe-se em manter na sua barra lateral algumas ferramentas que são de extrema importância.
1. Opção de subscrição. Você deverá ter no topo da sua barra lateral, as múltiplas formas de subscrever os conteúdos do seu blog. Isso significa os RSS Feeds para leitor, a caixa de subscrição do blog por e-mail, entre outras.
2. Caixa de pesquisa. A não ser que você tenha colocado a pesquisa do seu blog no topo do mesmo, você deverá dar à sua caixa de pesquisa um destaque relevante na sua barra lateral. Normalmente os internautas procuram pela caixa de pesquisa no topo ou na lateral de um blog, pelo que você não deverá esquecer esse grande pormenor.
3. Top Comentadores. Se você pretende que o seu blog receba muitos comentários, uma das primeiras coisas que deverá instituir é precisamente um top de comentadores. Isso dá aos comentadores uma razão para participarem ativamente no seu blog, da mesma forma que você acaba por promovê-los de acordo com as suas participações.
4. Contatos e Mídias Sociais. É também na barra lateral que recomendamos que você coloque os seus contatos mais relevantes. Se você não tem uma página de “Contato”, você deverá oferecer na sua barra lateral, uma forma prática dos seus visitantes e leitores entrarem em contacto consigo. O mesmo acontece com as Mídias Sociais. Coloque os links para os seus perfis nas Mídias Sociais, numa posição de destaque, caso contrário você dificilmente terá sucesso nesse campo.

DESTAQUE OS SEUS CONTEÚDOS

Destacar os seus conteúdos na barra lateral do seu blog é uma das estratégias primordiais a ter em conta.  Considere criar na sua barra lateral um menu “Destaques”, “Artigos Populares” ou “Artigos Recomendados”, a fim de você colecionar uma listagem de artigos de qualidade e acessíveis aos seus novos visitantes e leitores.
Se por ventura já tem um menu deste tipo no seu blog, considere atualizá-lo e verificar se por ventura os links não estão desatualizados e/ou desenquadrados com o modelo de negócio do blog. Talvez seja apropriado você aumentar, modificar ou diminuir a sua listagem de artigos.

Como Fazer Uma Limpeza Geral No Blog

Conseguir fazer com que um blog se distinga de entre tantos outros milhares não é tarefa fácil. Para conseguir dar um pulo, torna-se extremamente importante realizar de tempos a tempos uma limpeza geral no seu blog, que inclui entre muitas outras coisas, revisões de plugins, links quebrados, comentários de spam e outras coisas que analisaremos de seguida. Como organizar o seu blog como pequenas tarefas necessárias.

PEQUENAS TAREFAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA

Uma limpeza geral de um blog é um conceito bastante abstrato e que pode englobar praticamente tudo e de tudo. No entanto, gostaríamos de sugerir-lhe uma série de aspectos que consideramos importantes de analisar face a outros que embora tenham peso, são menos importantes do que aqueles que consideramos listar. Tome nota:

1. Corrigir links quebrados

Como referimos numa das tarefas deste artigo, a correção de links quebrados é uma tarefa extremamente importante num blog, uma vez que visa a detecção de links que por diversos motivos podem estar a prejudicar substancialmente o seu blog. Se ainda não realizou essa tarefa, aproveite para executar neste momento. Poderá fazer também de tempos a tempos para que o seu blog esteja sempre limpo e longe de eventuais problemas.

2.Descobrir páginas de Erro404

Recorrendo à ferramenta Google Webmaster Tools, poderá descobrir todas as páginas de erro presentes no seu blog. Estas páginas de erro 404, são geralmente páginas que levam o leitor a conteúdo não existente, daí que deem origem a uma página de erro. A sua estratégia deverá passar por resolver todas as páginas de erro existentes no seu blog, ligando-as aos conteúdos propriamente ditos.

3.Eliminar plugins desnecessários ou inativos

Se por ventura não sabe, os plugins para WordPress e outras plataformas, são uma das maiores fontes de problemas e ataques de hackers em blogs. Quando desatualizados, eles abrem grandes falhas de segurança no seu blog, ao mesmo tempo que representam espaço ocupado nas tabelas da sua base de dados, fazendo com que o seu blog fique mais lento a longo prazo. Procure por todos os plugins desnecessários, inúteis e inativos, e elimine-os permanentemente do seu blog. Acredite, não lhe vão fazer falta!

4.Corrigir e realojar scripts

Muitos plugins, scripts e outras ferramentas instaladas no seu blog, regra geral, precisam de pequenos códigos javascript para funcionarem corretamente. Geralmente estes códigos Javascript são colocados no cabeçalho do seu blog, e a longo prazo representam imenso código que poderia ter sido eliminado ou deslocado para o rodapé do blog, por exemplo. Tente dar uma limpeza nos códigos e scripts que utiliza no seu blog, removendo todo o código desnecessário ao seu pleno funcionamento.

5.Limpar comentários de Spam

Se por ventura deixou que os comentários de spam inundassem o seu blog, faça uma caça a esses comentários e elimine-os do seu blog. Eles dão uma péssima imagem ao leitor, ao mesmo tempo que ocupam espaço na sua base de dados, desnecessariamente. Se por ventura tem amealhado uma grande carga de comentários de spam no seu gestor de spam, elimine-os imediatamente.

6. Detalhes no template  do seu blog

Aproveitando a limpeza geral que você está realizando no seu blog, considere fazer pequenos ajustes técnicos e visuais ao template do seu blog. Se existem correções para fazer ao nível da configuração, widgets, alinhamento, tipografia, ou outros, aproveite para deixar tudo nos trinques neste momento. A ideia não é fazer alterações drásticas ao visual do seu blog, mas sim deixá-lo perfeito do ponto de vista técnico.
7. Elimine templates antigos
Muitos blogueiros, à medida que o tempo vai passando, vão acumulando templates no seu diretório de temas, que, tal como acontece com os plugins, acabam por ser portas abertas para ataques de hackers. Se por ventura já não utiliza esses templates, procure eliminá-los do seu servidor imediatamente. Eles atrasam também o rendimento do seu blog desnecessariamente.

8.Atualize a versão do seu blog

Para aqueles que utilizam o WordPress, esta é também a altura ideal para realizar uma atualização no core da sua plataforma. Se por ventura está numa versão demasiado antiga do WordPress, considere instalar o plugin WordPressAutomatic Upgrade.
Se por ventura já se encontra numa versão mais avançada, utilize o gestor de atualizações integrado no WordPress para atualizar o seu blog para a última versão disponível.

DICAS EXTRA PARA REALIZAR UMA LIMPEZA GERAL NO SEU BLOG

Concentre a sua limpeza ao nível da funcionalidade que o seu blog apresenta. Muitas vezes, nós blogueiros, ficamos presos a pormenores que consideramos importantes para o nosso blog, mas que na realidade não passam de pequenos pormenores que só atrasam a dinâmica e carregamento do blog.
É perfeitamente normal você eliminar alguns plugins que na verdade não lhe trazem nada de bom, antes pelo contrário. Procure limpar e otimizar ao máximo o seu blog, para que este carregue mais rapidamente, e ao mesmo tempo se apresente mais limpo e atrativo. Agora que você aprendeu como organizar o seu blog coloque em prática hoje mesmo e veja os resultados.

Como Otimizar Um Site – Passo A Passo

“Especialistas em SEO afirmam que um título de uma página na internet tem uma grande importância para o posicionamento do site nos buscadores”

Otimização de sites para mecanismos de buscas

A primeira coisa é saber se seu site esta cadastrado no Google, ou se ele esta indexado. A maneira mais simples de fazer isso é acessando a página principal do Google neste endereço www.google.com.br , depois faça a seguinte busca site:www.seusite.com.br. onde esta marcado seusite é o endereço da URL do seu site. Se seu site estiver indexado no Google ele ira a parecer, caso contrário, ou seja, não aparecer cadastra-o imediatamente para que seja indexado.

para fazer este procedimento e cadastrar seu site no Google, acesse o seguinte endereço. www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html coloque apenas a URL do seu site e envie para o google. Fazendo isto o Google irá indexar o seu site. Obs. seu site não irá aparecer de imediato, a indexação pode demora uns dias ou até semanas, tenha um pouco de paciência.
Aproveite também para cadastra seu site em outro mecanismos de busca como o YAHOO e o MSN basta cadastrar-se no BING no seguinte endereço http://www.bing.com/toolbox/submit-site-url.
Agora que o site já esta cadastrado nos principais mecanismo de busca, vamos começar a fazer a otimização para os mecanismos começando com as palavras chaves que é uma das principais técnicas usada na otimização de um site pois são elas que irão ser encontrada quando alguém fizer uma pesquisa sobre um determinado termo, então foque nas palavras chaves.
Se coloque no lugar da pessoa que irá fazer um pesquisa no Google, pergunte a você mesmo: “O que eu vou digitar para encontrar seu site no mecanismo?
Exemplo seu seu site é sobre “Roupas” certamente as palavras chaves seriam roupas, causas, camisas, blusas etc. Porém só isto não é o suficiente, o melhor mesmo é você encontras as palavras chaves mais procuradas no Google.
Como encontra sugestões para palavras chaves para seu site?
A resposta é: Usar uma ferramenta de palavra chaves. Para usar esta ferramenta maravilhosa e de grande valor acesse https://adwords.google.com.br/select/KeywordToolExternal 
Agora vamos para a otimização dentro do site. Obs: lembre-se que seu site é feito para pessoas e não para robôs  de mecanismo de buscas. O Google da mais valor a sites feitos para pessoas e com conteúdo relevante, portanto não escreva para robôs e sim para pessoas.

Título 

Faça um título bem significativo e chamativo. Especialistas em SEO afirmam que um título de uma página na internet tem uma grande importância para o posicionamento do site nos buscadores, então escolha um título significativo principalmente para sua página inicial. O título fica entre as tags (title) e (title) em uma página html. Siga esses passos para otimizar seu título.
# coloque palavras chaves mais importantes no seu título, quanto mais importante a palavra chave mais a esquerda ela deve ficar no título.
# o título deve conter no máximo 70 caracteres contando também os espaços.
# se tiver no site várias páginas, defina títulos significativos para cada uma delas diferenciando uma da outra.

Palavras-chave

Coloque palavras-chave dentro do corpo da página. Para ter um bom posicionamento nos buscadores é importante que tenha no texto palavras que as pessoas estão procurando. Nota importante. Não crie uma página cheia de palavras sem nenhum significativo que  não seja claro. sua página pode até ser banida do Google.
Coloque palavras-chave na URLs de cada página. certamente seu site possui várias páginas. A página principal é acessada pelo nome do seu domínio. Exemplo: www.roupaslegais.com.br. nessas páginas internas do site coloque as palavras-chave mais importantes. Ex: no site de roupas tem uma página de roupas importadas.
Então a URL ficaria assim:
www.roupaslegais.com.br/roupas-importadas OU www.roupaslegais.com.br/importadas. Use palavras chaves em negrito, procure colocar algumas palavras chaves mais relevantes do texto em negrito, mais sem exageros.

Descrição

Capriche bem na descrição em cada página do seu site. Para cada página use no máximo 150 caracteres. Uma descrição bem significativa fará com que o internauta click em seu site quando encontra-lo em um mecanismo de busca.

Links

Coloque links para cada página interna do seu site se seu site tem várias páginas, coloque links para cada página, ou então crie uma “mapa do site” em cada link é interessante colocar um texto “âncora” que condiz com o conteúdo da página incluindo também palavras-chave relevantes para as buscas.
Isto é importante porque incluindo a URL (endereço) principal do site no Google, o robô  irá visitar sua página, e vai rastrear todos os links que ele encontrar nessa página em seguida ele varrerá cada uma das páginas apontadas por estes link e então a indexará também. E então se não tiver links para cada página do site em sua página inicial o robô do Google não vai encontrar essas páginas secundárias com facilidade.
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