Como Otimizar SEO On-page – Melhor Posicionamento Triplicar o Tráfego

Após compilar aquilo que você acha um artigo interessante que vai atrair uma grande audiência, e finalmente você decide publicar o artigo no seu blog… Passam dias e semanas, infelizmente ninguém lê seu artigo a não ser você e sua família seu que está orgulhosa por você ter criado um blog. Você precisa entender e aprender tudo sobre Como Otimizar SEO On-page e conquistar mais tráfego.

O tempo passa… Com frustração no meio do caminho, você conclui que depois de tanto fracasso, desistência é a única opção.

Como Otimizar SEO On-page

Esse cenário é familiar?

Se a resposta for sim, não se preocupe porque isso acontece com 99% dos novos blogueiros ou empreendedores digitais.

É necessário entender que o trafego do seu site é como sangue do seu corpo e se isso parar de circular você está simplesmente morto.

Existem inúmeras maneiras de manter o trafego circulando no seu site e uma delas é o trafego orgânico. Mas para garantir que o seu site receba trafego orgânico, é fundamental entender como SEO funciona e como otimizar o seu site.

O Que Você Dever Saber Sobre SEO e Como Otimizar SEO On-page?

SEO significa Search Engine Optimization, traduzindo em português fica: otimização de motores de busca, em outras palavras, é a pratica de melhorar a visibilidade do seu site nos motores de busca tais como: Google, Yahoo ou Bing.

Tecnicamente, SEO se divide em duas partes distintas: SEO On-page e SEO Off-page.

Os motores de buscas utilizam esses dois elementos para determinar as posições de ranqueamento das páginas para certas palavras chaves.

Isto é, se o seu site estiver bem otimizado em termos de SEO On-page e SEO Off-page, você vai ranquear nas primeiras posições dos motores de buscas e eventualmente gerar mais trafego para o seu site.

A razão pela qual devemos colocar o seu site nas primeiras páginas do Google, é o aumento de trafego porque é onde o seu site vai atrair um bom número de visitantes.

Você não pode esquecer e precisar ficar de olho:

Algumas dicas em inglês sobre os fatores de posicionamento: https://www.searchmetrics.com/knowledge-base/ranking-factors/

Atenção sobre CTR: prepare a sua página/artigo, títulos e meta descrições para ser mais atraentes. Otimize para que “os cliques sejam de longa duração“. Não adianta conseguir mais cliques se os usuários saírem rapidamente do site.

Diferença entre SEO on-page e SEO off-page

Há que referir que há uma vasta diferença entre esses dois elementos.

De um lado, SEO On-page é a otimização interna do seu site – o esqueleto, isso inclui a qualidade do conteúdo, Titulo SEO, Meta-descrição, estrutura dos links internos, otimização de imagens, cabeçalho, etc… e tudo isso está sob o seu controle. Se esses termos e técnicas não forem familiares, não se preocupe continue lendo que vou explicar em detalhes.

Por outro lado, temos SEO Off-page que é a otimização externa do seu site, isso inclui a qualidade e quantidade de backlinks que são direcionados para seu site, social proof (número de likes no Facebook, número de tweets, pins, etc), etc.

O problema constante é que SEO off page não está totalmente sob seu controle. Apesar disso, há várias formas de reverter essa situação.

As duas áreas técnicas de SEO (on-page e off-page) são fundamentais para ranquear seu site nas primeiras posições do Google, mas é importante mencionar que a estrutura interna do seu site (o esqueleto) é fundamental para minimizar o seu esforço na altura de otimizar o SEO off-page. E muita das vezes, dependendo da concorrência do termo ou palavra chave, on-page SEO é suficiente para ranquear, mas mesmo assim muitos ignoram. Que pena!!!

Muitos encaram SEO em perspectivas erradas. O principal propósito de SEO é ajudar os usuários que estão procurando seu conteúdo encontrar o seu site… tão simples quanto isso.

Nesse artigo somente vai abranger aspectos relacionados com SEO on-page e dicas como otimizar para garantir resultados máximos e trafego para o seu site.

Como Otimizar SEO-on Page e Ranquear no Google

Otimizar SEO On-page é uma habilidade fundamental para quem quer triunfar na área de SEO ou marketing digital. Muitas vezes ignorada, SEO on-page é uma área que pode melhorar significativamente o posicionamento do seu site e aumentar trafego ou visitas do seu site.

É importante também mencionar que SEO on-page não é ciência de foguetes, mas sim algo muito simples que pode definir o sucesso do seu site.

Antes de entrar em profundidade nas dicas sobre como otimizar o seu site, deixe apresentar um plugin para wordpress muito poderoso que definitivamente vai minimizar seus esforços e ajudar você a obter resultados demolidores nos motores de buscas.

Yoast SEO – De Longe, O Melhor Plugin Para Otimizaçao SEO On-Page

Se você usa WordPress a bastante tempo, é normal que saiba da importância dos plug-ins. Não só os plug-ins servem como ferramentas para facilitar certas tarefas, mas também servem para estender a funcionalidade do seu site e explorar o potencial da plataforma WordPress.

E Yoast SEO, não é exceção. Com Yoast SEO você pode modificar as definições internas do seu site através de poucos cliques. Para instalar Yoast SEO, siga os seguintes passos.

  1. Acesse o Dashboard do site onde wordpress foi instalado.
  2. Clique em plug-ins >> Adicionar novo
  3. Escreva “Yoast SEO” na caixa “pesquisar plug-ins”
  4. Selecione “Yoast SEO” >> Instalar Agora >> Ativar plugin.

Se você não instalou WordPress no seu site leia o guia do iniciante e aprenda como configurar Yoast SEO.

Após instalar o plugin é importante selecionar a palavra chave na qual você deseja otimizar o conteúdo. Logo de início, você tem que definir que tipo de audiência deseja atrair através da escolha certa de palavras chaves.

Como Encontrar a Palavra Chave para Ranquear com Facilidade no Google e Gerar Trafego Quase Instantaneamente

Antes de você pensar em otimizar a sua página, o passo mais importante antes de tudo é a escolha da palavra. Até esse ponto você já deve ter uma ideia de qual palavra chave você quer ranquear no Google.

Se você ainda não encontrou a palavra ideal, pare e leia esse guia que eu criei que vai ajudar você a encontrar a sua palavra chave que vai trazer benefícios para o seu negócio ou blog.

E se você já seleciona a palavra chave para ranquear no Google parabéns. Agora siga os passos seguintes para otimizar internamente a sua página web ou site.

  1. Endereço URL do domínio

A otimização do SEO on-page começa à partir da URL do domínio. Portanto, é necessário tomar cuidado na hora de escolher o domínio para seu site. O meu melhor conselho seria evitar domínios com palavras chaves.

Por exemplo, se você pretende atrair uma audiência de visitantes que pretende perder peso rapidamente: Para maximizar os resultados de otimização SEO on-page, procure domínios únicos com efeito de marca. Por exemplo, se eu quiser atrair visitantes interessados em “perder peso rapidamente” optaria em registrar domínios como: saudeeprazer.com, emagrecimentoalfa.com, poderdoemagrecimento.com.

Esses domínios podem não ser os mais adequados, mas você agora deve ter uma ideia de que tipo de domínios você deve escolher.

Não vá agora registrar esses domínios, use o mesmo conceito para outros nichos porque é bem aplicável independentemente da indústria em discussão.

  1. Endereço URL da Página

O endereço URL da página que você for criar desempenha um papel fundamental para um bom posicionamento no Google e consequente aumento de trafego. Se o endereço URL da sua página não estiver otimizado para os motores de busca, sua página dificilmente terá bom posicionamento no Google e você sempre será o único visitante do seu blog.

Como Otimizar a URL

Por exemplo, se você pretende ranquear pela palavra-chave “como ganhar dinheiro online”, você deve incluir a palavra chave na seu URL. Se você usa wordpress é muito simples editar o endereço da URL para incluir a palavra chave que você pretende ranquear.

A estrutura da URL mais efetiva para um bom posicionamento no Google para uma determinada palavra chave é a seguinte: domínio.com/palavra-chave.

Por exemplo, se você pretende melhorar o seu posicionamento pela palavra chave “como ganhar dinheiro online” então a seu URL ficaria: domínio.com/como-ganhar-dinheiro-online.

Lembre-se sempre em separar as palavras com o “hífen (-)” e não tudo junto porque isso vai facilitar:

  1. O visitante em lembrar o endereço URL.
  2. Os motores de buscas podem rastrear o seu site para um posicionamento melhor.
  1. Titulo SEO/Tag:

Título SEO é um elemento que também desempenha um papel importante no posicionamento do seu site. Portanto, em nenhuma ocasião deve ser ignorado.

Título SEO identifica como o título da sua página ou artigo. Se você for notar, ele aparece bem em cima da aba do seu browser.

O Título SEO também serve para ajudar a melhor a experiência de busca dos usuários e também para melhor o posicionamento da sua página nos resultados do Google.

Uma dica muito importante é usar títulos atrativos para estimular um alto CTR (Click through rate) que é a porcentagem dos visitantes que clicam no seu site.

É necessário tomar cuidado com títulos que prometem e não cumprem porque daí o seu visitante poderá abandonar o seu site, reduzir o tempo de visita e eventualmente o Google não vai atribuir uma boa posição para o seu site. Isso explica-se pelo fato do tempo de visita é um dos muitos fatores que o Google ou outros motores de buscas usam para avaliar e ranquear o site.

Como Otimizar Título SEO para Aumentar o CTR e Tráfego para Seu Site

Otimizar Título SEO é muito importante para seu site posicionar melhor em relação a milhares de páginas na internet. A melhor prática é sempre incluir a sua palavra chave principal no título, e isso pode ser feito usando o plugin Yoast SEO.

Após instalar o plugin, quando for adicionar conteúdo na sua página, em abaixo você terá acesso as opções de editar o on-page SEO.

Algumas dicas para preencher o título de SEO são:

  1. Incluir a sua palavra chave em ordem correta (no princípio se for possível)
  2. Usar a quantidade indicada os caracteres
  3. Incluir o nome do seu blog após o hífen por motivos de branding.
  1. Meta-descrição:

A meta-descrição é o conteúdo que aparece de baixo do Titulo SEO (link) do seu site.

Meta-descrição também tem um papel preponderante no posicionamento da sua página no Google. Muitos consideram meta-descrição como a última esperança de garantir um usuário visitar a sua página. Apesar disso, ainda é um elemento de SEO on-page que muitos tendem a ignorar. Infelizmente hoje em dia já percebi em muitas SERPS o Google, não pegar o que esta na Meta-Descrição e sim alguma parte dentro do artigo.

Como Otimizar Meta-descrição e Garantir Visitas

Como outros fatores citados antes, a meta-descrição deve ser otimizada para os motores de busca posicionarem a sua página nas primeiras posições. O conteúdo da Meta-descrição pode ser inserido através do plugin Yoast SEO.

Atenção o danadinho do Google esta meio sacaninha. Já percebi isso nos meus blogs e algumas serps. Nem sempre esta puxando o que esta escrito na meta descrição e sim alguma parte do artigo. Minha opinião pessoal talvez por ser uma resposta, para a busca que o visitante esta fazendo e a meta descrição talvez não tivesse a resposta.

Algumas dicas para otimizar a Meta-descrição:

  1. Incluir a sua palavra chave em ordem correta (no princípio se for possível) sem afetar a coerência da frase.
  2. Usar no máximo a quantidade de caracteres indicada. Caracteres a mais, não serão visíveis no Google e serão substituído com reticencias(…)
  1. Palavras Chave em Foco:

Através da Palavra Chave em Foco que o Google detecta as palavras chaves que você deseja ranquear. E também necessário saber se o campo “keyword” não se mantiver preenchida, os rastreadores do Google são inteligentes para detectar. Mas em qualquer dos casos, a boa prática é sempre inserir a sua palavra chave principal.

  1. Título da Página

É fácil confundir o título da página com Título SEO. Para classificar essa confusão, o Título SEO sempre vai ser exibido nos motores de busca enquanto que o título da página não tem influência nos resultados exibidos nos motores de busca. Apesar disso é necessário, também otimizar o título da página sem sacrificar a coerência e contexto.

Como Otimizar os Títulos das Páginas do Seu Site

Para otimizar o título da página, a dica prioritária é sempre incluir a palavra chave que você pretende ranquear. A melhor prática é incluir a palavra chave no princípio assim os rastreadores dos motores de buscas acessam a sua informação com facilidade e dai a atribuição de um bom posicionamento para seu site.

  1. Interlinking:

Otimizaçao interlinking é a forma como as páginas do seu site estão interligadas. Embora seja algo também ignorado por muitos, interlinking perfeitamente feito ajuda a ranquear páginas internas mesmo sem construir links externos.

Você já entrou no site da wikipedia? Se não vá agora. Wikipedia é o melhor exemplo de interlinking entre páginas do mesmo site. Se você colocar conteúdo no seu site sem nem sequer conectar uma página com outras através, você está jogando no lixo boas chances para ranquear por palavras chaves secundárias. Não é surpresa nenhuma que muitas páginas da Wikipedia estão nos primeiros resultados do Google.

Como Otimizar os Links Internos e Ranquear por Palavras Chaves ou Termos Diversos (Long-Tail)

Estão listadas algumas dicas simples que você pode aplicar agora para interlinking das suas páginas.

  • Não inclua o mesmo link na mesma páginas por mais de uma vez (Google odeia isso).
  • Use sempre texto âncora relevante a página onde você pretende direcionar o visitante.
  • Evite usar uma frase longa como texto âncora.

Conteúdo/Artigo da Página

Se você está a bastnate tempo nessa indústria é normal que tenha ouvido a frase “Conteúdo é Rei.” Eu sou forte em concordar com essa frase, mas muitos empreendedores digitais interpretam incorretamente e sacrificam a estrutura SEO do conteúdo. Essa é uma falha enorme de muitos que se  pode limar e seu site vai gerar muito tráfego.

Aqui está uma estrutura perfeita do seu conteúdo/artigo da página.

9. Cabeçalho 1, Cabeçalho 2 e Cabeçalha 3: A regra é mesma: incluir palavra chave. Diferente do título da página e Titulo SEO onde é aconselhável incluir palavra chave no princípio, com os cabeçalhos a melhor prática que funciona bem para mim é inserir a palavra chave no meio da frase. Se o seu conteúdo for curto não há necessidade em estender até os cabeçalhos 4 e 5.

10. Imagens: Todos elementos no artigo devem ser otimizados incluindo as imagens. Os fatores importantes na otimização da imagem são o titulo da imagem e texto alternativo. Embora seja necessário conhecimento de programação HTML, com WordPress é fácil inserir esses dados. O título da imagem e texto alternativo devem conter a palavra chave, mas cuidado repetir pode causar super otimização e acabar vendo o seu site sendo penalizado pelo Google.

Densidade de Palavra Chave:

Densidade da palavra chave é o número de vezes que a palavra chave principal aparece numa página em relação ao total de números de palavras da mesma página. A densidade de palavra-chave é expressa em porcentagem (%) e também dever ser otimizado. A porcentagem ideal da densidade para obter resultados positivos varia de 3% até 7%. Porcentagem maior que essa poderá resultar na penalização do seu site.

Existem várias ferramentas para determinar a densidade da palavra chave, única coisa que você deve fazer é copiar o artigo e colocar na ferramenta, em um instante vai calcular a porcentagem.

Link: http://tools.seobook.com/general/keyword-density/

Últimas Palavras

On-page é um fator muito importante para o bom posicionamento do seu site por isso dever ser encarado com muita seriedade. Este guia vai ajudar você a lidar com SEO on-page de uma maneira diferente. Aconselho aplicar essas dicas no seu site e garanta que seu ranqueamento no Google possa melhorar significativamente com esses passos.

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